Carregar o smartphone no quarto pode levar a obesidade e diabetes, diz estudo

15 Comentários

Pode parecer estranho, mas a verdade é que um recente relatório indica que carregar o smartphone no quarto pode promover ao desenvolvimento de obesidade e diabetes.

De acordo com os detalhes, tudo está relacionado com a secreção de melatonina que poderá ficar afetada com este hábito praticado por grande parte dos utilizadores.



Carregar telefone no quarto pode causar obesidade e diabetes

Um recente relatório indica que carregar os smartphones no quarto poderá afetar a secreção de melatonina e, consequentemente, causar obesidade e/ou diabetes. De acordo com as informações, investigadores britânicos mostraram que um ambiente escuro durante o sono é propício para a produção de melatonina por parte do corpo. Tal promove o metabolismo do ser humano e melhora também a sua qualidade de sono.

No entanto, caso carregue o seu smartphone no quatro, este hábito poderá afetar a secreção de melatonina no corpo, o que pode então levar a algumas consequências, como obesidade e diabetes.

O estudo indica que, no estado de standby, o valor da radiação eletromagnética do smartphone é de 2,3 miligauss. Mas aumenta para 3,4 miligauss após se ligar o equipamento ao carregador. Para além disso, os valores de radiação eletromagnética do telefone a uma distância de 5 cm, 10 cm e 15 cm são 1, 0,5 e 0,3 miligauss, respetivamente. Ou seja, quanto mais distância houver do equipamento, menor será o valor da radiação eletromagnética.

Em suma, a sugestão dos investigadores é que o utilizador desligue o smartphone quando for dormir. E caso não queira fazer isso, então sugere-se que não leve o equipamento para o quarto e muito menos o coloque a carregar na cama, junto à almofada.

Mas se for sua intenção manter este hábito, pelo menos terá a informação e consciência de que tal ação gerará alguma radiação eletromagnética, mesmo que não pegue no smartphone. E o mesmo poderá acontecer com outros equipamentos para além do telefone.

Estes novos estudos vão ao encontro de outros realizados em 2014 por um equipa de investigadores da Universidade de Granada e também da Universidade de Manchester onde se concluiu que usar um computador ou smartphone à noite pode causar obesidade.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Dado que a radiação decresce muito rapidamente com a distância, acho que bastava dizer que se pode carregar desde que seja a mais de X de distância de nós (tipo, a mais de 1.5 metros?)

    E há alternativas a desligar, por exemplo pôr o telemóvel em modo voo.

    1. Avatar de Manel Costa Rocha
      Manel Costa Rocha

      Não se deve carregar na mesinha de cabeceira mas sim na secretaria mais afastada da cama. Eu durmo com um router no quarto que tem mais radiacao e não ha mal nenhum, os tlms não tem radiacao nenhuma comparada ao wifi dos vizinhos

      1. Avatar de FAR
        FAR

        Se o sr. o diz, deve ser verdade.

      2. Avatar de IKAROS
        IKAROS

        Talvez, mas a radiação não é toda igual. Todas as gamas de frequências têm efeitos diferentes. Provavelmente não são comparáveis os efeitos (e intensidade!) da radiação da antena celular com a antena wifi.

      3. Avatar de #conspiracyTheory
        #conspiracyTheory

        “Eu durmo com um router no quarto que tem mais radiacao e não ha mal nenhum” Quem disse? Em que estudo científico está esta afirmação baseada? Ou estará apenas baseada no típico “achismo” tuga?

  2. Avatar de Luis Costa
    Luis Costa

    Então é por esse motivo que estou gordo. Acho que vou começar a carrega-lo no ginásio

    1. Avatar de honorato
      honorato

      +1
      pensei no mesmo

    2. Avatar de Manel Costa Rocha
      Manel Costa Rocha

      Nunca vi um nerd atletico também, joga menos pc e sai mais de casa que emagreces

      1. Avatar de Luis Costa
        Luis Costa

        É sarcasmo meu rapaz

        1. Avatar de PTO
          PTO

          Ele não percebe o conceito de sarcasmo, obviamente.

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Passa pela Twitch e vais ver muitos. Talvez até te deixes de preconceitos.
        (Atenção que sair de casa faz muito bem como é óbvio)

  3. Avatar de Sergio
    Sergio

    Existe uma cura que funciona e tem resultados altamente comprovados:
    Exercicio fisico! Faz milagres!
    Olha, ir de bicicleta (se necessario auxiliado com transportes publicos dependente da distancia) ja ajuda imenso, no entanto a publicidade ao comodismo e tanta, que nao apetece fazer nada.
    Estou certo ou estou errado?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Só que não. Exercício físico contribui praticamente zero para a cura da obesidade / diabetes (tipo 2)
      Só existe uma forma de o fazer: alimentação

  4. Avatar de JS
    JS

    Só prova que todas as noticias seguidas por “diz estudo” não valem nada.
    Façam exercicio regularmente e tenha cuidado com a alimentação, e claro não se esqueçam de beber água. O resto é treta.

  5. Avatar de PTO
    PTO

    Ah, ok. Então estar gordo não tem a ver com o salpicão, as bifanas e as cervejas? Nem com a falta de exercício? E a diabetes afinal não é por consumir açucar a mais e por levar tb uma vida sedentária?

    Finalmente está tudo explicado!