Gasolina e Gasóleo mais baratos em Espanha! Porquê?

27 Comentários

Vivemos atualmente numa crise energética! Os valores dos combustíveis têm vindo a aumentar significativamente e tal situação não é fácil para os bolsos de quem tem de usar com frequência um carro para se deslocar.

Em Espanha o preço dos combustíveis continua abaixo do que nas restantes grandes potências europeias. A que se deve?

Gasolina e Gasóleo mais baratos em Espanha! Porquê?


De acordo com a agência Efe, num contexto marcado pela crise energética, que está a elevar o preço dos combustíveis para níveis excecionalmente altos em todo o continente europeu, tanto a gasolina, como o gasóleo são mais baratos em Espanha do que na média dos 27 parceiros europeus. No entanto, nesta última semana foram atingidos recordes.

A gasolina é atualmente vendida em Espanha a um preço recorde de 1,538 euros por litro, enquanto o gasóleo é vendido a 1,422 euros, o quinto preço mais elevado desde que existem registos.

A Espanha é o 13.º país europeu com a gasolina mais barata, bem abaixo dos valores pagos em Itália (1,796 euros), Alemanha (1,772 euros), França (1,746 euros) ou Holanda, que, com uma média de 2,01 euros, é o país europeu que atualmente tem a gasolina mais cara. Em Portugal o preço da gasolina é atualmente de 1,758 euros.

Para encontrar a gasolina mais barata da Europa, é preciso ir ao leste do continente, onde a Bulgária (1,240 euros), a Polónia (1,282 euros) e a Roménia (1,319 euros) praticam os preços mais baratos.

O gasóleo em Espanha tem um preço 9,3% inferior à média dos 27 parceiros europeus (1,567 euros), e 11,5% inferior ao preço médio da zona euro (1,606 euros). Em Portugal o valor é atualmente de 1,621 euros.

A Suécia e a Finlândia são os países que têm o gasóleo mais caro da UE (2,035 e 1,811 euros, respetivamente), enquanto Malta, com um preço de 1,210 euros, e a Bulgária (1,267 euros), oferecem os valores mais baixos.

A principal diferença entre os preços dos combustíveis registados em cada país europeu corresponde à carga fiscal, que, no caso da Espanha, geralmente representa 50% do preço final pago pelo consumidor, abaixo da grande maioria dos países vizinhos.

Em termos gerais, em Espanha, o preço da gasolina e do gasóleo baseia-se em três fatores: o custo da matéria-prima (30-35%), custos e margens de distribuição (15%) e impostos (50-55%).

De salientar que o preço do petróleo Brent, referência na Europa, fechou na sexta-feira acima dos 91 dólares, em níveis não vistos desde 2014, está a levar os preços dos combustíveis para valores historicamente elevados.

De acordo com analistas de mercado, o preço do petróleo pode continuar a subir à medida que a procura continua a aumentar e as restrições à mobilidade são gradualmente levantadas. De referir que em Portugal o desconto do ISP mantém-se até abril.

Preço dos combustíveis em Portugal

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge Manuel Botelho Geraldes
    Jorge Manuel Botelho Geraldes

    Quando se compara preços de gasolina não se considerando o nível de vida, está-se a manipular a informação.
    Por exemplo, em Espanha os ordenadas são o dobro dos ordenados de Portugal.
    Para não falar na Holanda, Suécia, etc…

    1. Avatar de Night1991
      Night1991

      Exactamente e muito mais fácil o povo de outro país qualquer da Europa suportar os aumentos, do que o país miserável que estamos, em que aumentam 40€ de salário mínimo, enquanto os produtos estão a aumentar de tal forma que se isto continuar vai andar tudo a passar fome, e andar de carro vai ser só para ricos. Eu estou a considerar mesmo parar um dos carros em casa, poupo no seguro e em gasóleo, é insuportável estes preços.

    2. Avatar de kaka
      kaka

      É facil deixem de ir todos a Galp, Bp e Repsol … Greve as bombas quem controlam os preço … ai sim eram obrigados a baixar… mas tinhamos todos que aderir…. Enquanto continuarem a dar pasta eles não param de aumentar… ACORDEM sff

      1. Avatar de Leandro Nunes
        Leandro Nunes

        Não discordo contigo, porem eu infelizmente não tenho muita sorte nisso, volta e meia abasteço em bombas low cost e o carro queixa-se, mas quando ha carros que queima tudo e nao ha problemas isso e certo, low cost para cima

        1. Avatar de Theboice
          Theboice

          Desculpem mas isso para mim é treta, em 4 carros, gasolina e gasóleo, nos últimos 20 anos, pelo menos, e perto 1 milhão de km, soma dos 4, sempre combustível do mais barato, tipo leclerc, auchan, pingo doce (prio), mosqueteiros, etc, etc, ZERO problemas. Galp’s, repsois, bp’s, só se não tiver gasosa para chegar às outras e só meto quantidade que dê lara ir a uma mais barata e conforme dizem atrás se todos fizessem assim acredita que baixava, mas mesmo assim seria sempre mais cara do que noutro qualquer país evoluído, isto porque aqui na tugalândia temos de manter mitos parasitas e agora até fascistas ditadores teremos de manter…

        2. Avatar de Kaká
          Kaká

          Isso e psicóloga lol a prio e Auchan tem aditivado… Eu abasteco carros todos na Prio e nunca tive problemas

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Sim, toda a vida foi assim. Sempre que uma empresa não vende, começa a faturar ao desbarato para resolver o problema. Ahh bananas acordem.

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Esperemos que a vizinha Espanha aumente os impostos para pelo menos 70% do custo final, para o estado de lá ganhar mais dinheiro e ainda dizer que é para defender o ambiente.

  3. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    Na verdade, as diferenças são 2: a incorporação de bio-combustíveis, que a Espanha é o pais com menos valor usado (0,0048%, contra os 9,15% de Portugal) e o lucro (em Espanha existe o limite de 6% íliquidos).
    São estes 2 que beneficiam os espanhóis…
    Em Portugal os revendedores tem 12% a 23% de lucro imediato, líquido, em cada litro vendido. É aqui que podemos ter os “super descontos de 40 cêntimos, por litro”, que são feitos, em cruzado, entre as bombas de combustível e os hipermercados ou cartões frota. Se se retirassem esse bónus, era possível termos preços médios, claro que as gasolineiras não fariam 27000 milhões de euros anualmente, em lucros.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Finalmente alguém com dois dedos de testa. Pode ser que assim entendam. Obrigado, um comentário que deveria ser considerado serviço público.

    2. Avatar de Test User
      Test User

      1- Isso seria verdade se o preço antes de impostos fosse mais caro em portugal . O que não acontece
      https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/preco-medio-sem-impostos-da-gasolina-em-espanha-e-mais-elevado-do-que-em-portugal

      2- A diferença é os impostos . Segundo ERSE.: o peso fiscal em Portugal justificou a prática de preços 19 cêntimos por litro mais altos do que em Espanha
      https://eco.sapo.pt/2021/11/09/gasolina-sem-impostos-seria-mais-barata-do-que-em-espanha/

      3- Galp vende nos dois mercados , vende mais cara em Portugal

      1. Avatar de André Silva
        André Silva

        Test User, nas bombas onde abasteço, o gasoleo simples está a 1.58 (Revendor Galp), e como ainda tem desconto para associado, o valor desce para 1.52€ e a casa ainda ganha 5 a 7 centimos em litro. Vai-me dizer que “coitadinhas” das petroliferas que são umas ostracizadas neste país.

    3. Avatar de John Doe
      John Doe

      Já passaram as eleições, podes parar com a manipulação para desviar as atenções da carga fiscal sobre os combustiveis.
      É como dizer que o mar é salgado pelas lágrimas que lá caem.

      1. Avatar de Test User
        Test User

        Vai acusar Poligrafo, ERSE e ECO de Manipulação.

        1. Avatar de Test User
          Test User

          John Doe Sorry thought it was to me.

          1. Avatar de Emme
            Emme

            Eu continuo a achar que as bombas de gasolina só deviam mudar para o novo preço quando são abastecidas pelo camião cisterna com o novo combustível, incluindo obviamente nas autoestradas em q o preço é igual para todas ao cêntimo…

      2. Avatar de André Silva
        André Silva

        @Emme, isso não é possível, pelo menos nas de Bandeira.
        Se fores franchisado Galp por exemplo, a Galp atesta-te os tanques, e tu numa semana só vendes 10 000 litros de gasóleo (o tanque é de 40 000 por exemplo), só pagas esses 10 000 á galp. Regime de consignação basicamente.
        O mesmo já não se passa com os revendedores (que não têm cartões frota, etc,etc,) têm que garantir o valor do camião á cabeça embora possam ter alguma flexibilidade de pagamento normalmente 8 a 15 dias após a descarga.

  4. Avatar de John Doe
    John Doe

    “A Suécia e a Finlândia são os países que têm o gasóleo mais caro da UE”
    É uma pena não terem petróleo, senão seria mais barato… 😀

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    Portugal esta cheio de ladrões. É muita comissão a pagar às custas de quem trabalha.
    Só isso explica o porque de tudo aqui ser mais caro.

  6. Avatar de Elkido
    Elkido

    EU não me queixo tanto como vocês… não tenho carros a gasolina e nem a gasóleo e nem sequer eléctricos.
    Gasto um combustível mais barato a 0.799€ por litro …. não estou para oferecer mais de 1€ por cada litro ao Governo em ISP e taxas e taxinhas

    1. Avatar de John Doe
      John Doe

      Provavelmente pagas a mesma carga fiscal, não?
      Se não queres pagar “taxas e taxinhas” compras um elétrico e carregas com paineis solares. Ou então podes sempre andar de bicicleta ou a pé, claro.

  7. Avatar de Desconhecido
    Desconhecido

    Santa ignorância daqueles que acreditam nas marcas.

    Se soubessem como é que os postos e as próprias marcas manipulam o sistema calavam-se com essas parvoíces.

    Quem pensa que vai a determinado posto abandeirado e está a abastecer combustível só daquela marca é mesmo ingénuo.

    Acordem….

  8. Avatar de Elkido
    Elkido

    Meto GPL Auto a 0.799€ pah.
    Achas que ia comprar um eléctrico para pagar a 27.50€ por cada 100 KMS nos carregadores públicos? Claro que não
    Seria impossível carregar sempre em casa um eléctrico … mas carregando em casa um eléctrico fica em 1.50€ cada 100 kms.
    Numa viagem um pouco longa teria de carregar o eléctrico nos carregadores públicos e tudo o que tinha poupado em casa a carregar baterias era em vão….e depois há a questão das baterias dos carros eléctricos que se degradam muito rápido.
    Terias de comprar uma baterias da tua algibeira por 20 000€ ou senão terias aqueles planos em que pagas um x por mês que é uma espécie de garantia da bateria….ou pagas a bateria toda quando a bateria se degrada ou nesses planos.
    Com o meu GPL não pago nada disso … é só colocar barato e vou para onde quero sem me preocupar

    1. Avatar de GM
      GM

      E que mesmo assim, também já não é tão barato. Cá em casa começámos a abastecer a 57cts/L, já vai em 80cts/L. Em 2,5 anos.

      1. Avatar de Elkido
        Elkido

        ISSO mesmo GM.
        Só abri a pestana em 2013… deveria ter adquirido logo em 1992 carros a GPL….
        Ainda pensei carros eléctricos mas depois do que vi desisti dos eléctricos.
        O eléctrico é bom para segundo carro e para voltinhas perto de casa para carregar sempre em casa para ficar por 1.50€ por cada 100 KMS e assim evitar a 100% os carregadores públicos.
        Mas os carros eléctricos só dá jeito a pessoas em que o cabo eléctrico não atravesse um passeio duma rua….ou seja para quem mora nos prédios a maioria não dá jeito… só em alguns do rés do chão

      2. Avatar de fogo
        fogo

        Eu também tenho saudades de abastecer a 50cts/L num jumbo de Coimbra (Eiras), foi à 4 ou 5 anos. Agora tenho perto de casa a 98cts mas andando 15 kms já encontro a 80. Mas faz confusão um acréscimo de 18 cêntimos por litro.

  9. Avatar de Jorge Peneda
    Jorge Peneda

    Estamos num país de salários baixos a nível europeu, mas a nível de impostos estamos no TOP 1, impostos,taxas e tachinhas para sustentar o poder político, volta Salazar que estás perduado.