Combustíveis em Portugal: Redução do ISP mantém-se até abril

26 Comentários

No passado dia 31 de janeiro estava previsto o fim da redução do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP). No entanto, o Governo prolongou por mais três meses, até 30 de abril, a redução extraordinária das taxas do ISP sobre a gasolina e gasóleo, mantendo a descida em dois cêntimos na gasolina sem chumbo e em um cêntimo no gasóleo.

Portugal: Redução do imposto sobre combustíveis mantém-se até abril


As notícias sobre combustíveis não agradam os portugueses. A escalada de preços é preocupante, ainda mais quando se sabe que 60% do valor vai para impostos.

Valor do ISP reduzido até 30 de abril de 2022

Esta redução do ISP foi aplicada pela primeira vez em outubro, tendo o Governo decidido que a redução se mantinha até final de janeiro deste ano. Na ocasião foi igualmente decidido que iria proceder-se a uma monitorização da medida para que pudesse ser “ajustada em função da evolução do mercado”.

A prorrogação desta medida excecional e temporária, que terminava a 31 de janeiro, está prevista numa portaria conjunta dos ministros de Estado e das Finanças, João Leão, e do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes, a que a Lusa teve acesso, e que foi publicada em Diário da República.

Combustíveis em Portugal: Redução do ISP mantém-se até abril

Segundo o diploma, o Governo se comprometeu a monitorizar a evolução da cotação da matéria-prima e, consequentemente, do preço dos combustíveis e que, se verifica, no momento atual, que os pressupostos subjacentes à medida extraordinária implementada se mantêm, torna-se necessário prorrogar os efeitos da redução extraordinária das taxas unitárias do ISP aplicáveis no continente à gasolina sem chumbo e ao gasóleo rodoviário.

O ISP é o Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos. Aplica-se a toda a gasolina e gasóleo, bem como ao gás propano e butano, petróleo e GPL, que se destinem a venda ou consumo.

Conforme o Código dos Impostos Especiais de Consumo, o ISP incide sobre todos os produtos petrolíferos e energéticos e outros, como o hidrocarboneto, se forem consumidos ou colocados à venda para uso como carburante ou como combustível. Excluem-se apenas a turfa e o gás natural

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de John Doe
    John Doe

    Todas as segundas sobe bem mais que isso, portanto isto é gozar com as pessoas, mas a julgar pelo resultado das eleições, o povo gosta que gozem com a cara dele.

    1. Avatar de e.t.
      e.t.

      o que importa são as promessas e mais promessas do tipo: o salário mínimo vai passar para 900 € … o que importa essa fortuna (estou a ser sarcástico !!!) se para se sobreviver neste país é necessário ter um rendimento 3 vezes maior (mas aí já se é considerado rico, portanto, é-se taxado como se vivêssemos na noruega) ou viver com os subsídios (rsi, habitação, …) estatais ??? enfim, estamos perdidos 🙁

  2. Avatar de k
    k

    E dizem isso como se fosse alguma benesse e os combustíveis não estivessem o mais caro que alguma vez estiveram.

  3. Avatar de Elkido
    Elkido

    O Governo no seu melhor…. embolsa mais de 1€ por litro em taxas e taxinhas e impostos nos combustíveis e os portugueses até adoram.
    Mas não engana a mim porque desisti dos carros a gasolina e gasóleo em 2013

    1. Avatar de John Doe
      John Doe

      2013? Elétricos? E que tal?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        E quanto levam com taxas e taxinhas e impostos nos carregamentos?

        1. Avatar de Elkido
          Elkido

          Chegam a levar uns 55€ por cada 200 KMS nos carregadores elétricos públicos nos carros eléctricos.
          Se carregarem os carros eléctricos em casa fica apenas por 1.5 a 2€ por cada 100 kms… mas não se pode carregar sempre em casa nas vezes que vamos para viagens mais longas temos de usar os carregadores públicos.
          E depois tb há o inconveniente que a partir dos 170 000 a 200 000 KMS nos carros eléctricos teremos de substituir as baterias que custam pelo menos 20 000€…. pois ficam super viciadas

    2. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Bem, se não tiveres uma casinha (quer dizer, agora com a energia elétrica a subir tambem há de doer) tens de ir carregar aos postos de carregamento e aí até choras

  4. Avatar de Fábio Antunes
    Fábio Antunes

    continuem a votar nos mesmos…..

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      A maioria do país não está contente…
      mas não vão votar porque acha que um voto não faz diferença… o problema é que demasiadas pessoas pensam assim

  5. Avatar de João Cartaxo
    João Cartaxo

    Os elétricos vão pelo mesmo caminho.. Taxas e táxinhas e não tarda fica na mesma caro ” abastecer” um eletrico

    1. Avatar de Sonicreducer
      Sonicreducer

      Já é experimenta simular uma viagem ao gerês com abastecimento rápido

      1. Avatar de sómaisum
        sómaisum

        O problema não é só esse abastecimento do carro… é que a demanda de energia começa a aumentar tanto, que em casa tambem se paga a factura!
        Mas o que interessa é que “o carro” consome menos, nem que se pague 1.3 ou 1.5x mais em casa… não é só por inflacção e ajustes de preço que a eletricidade sobe… chamem-lhe burros 🙂

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Tive de vir comentar… ora aí está!
          O mundo não está preparado para a frota de automóveis eléctricos que pretendem, para isso é preciso reformular toda a criação e distribuição de energia. Não é por acaso que muitos paises já estão em fases avançadas para construção de fábricas de energia nuclear.
          Quem paga isso tudo?
          Com certeza será quem paga energia, em qualquer sítio.

  6. Avatar de Mais1ComentarioCensurado
    Mais1ComentarioCensurado

    Espetáculo, muito obrigado Doutor António Costa.

  7. Avatar de André Silva
    André Silva

    Epá não me digam que o governo aumenta todas as semanas os impostos sobre os combustíveis.
    As petrolíferas também estão pobrezinhas coitadas. Acho que até já estão a pedir esmola ali na Tomás da Fonseca nas Torres de Lisboa.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Com certeza os impostos aumentaram mais que o preço do barril, basta ver estatísticas…

  8. Avatar de nt3cc
    nt3cc

    Pelo resultado de domingo estão baratos, para mim era subir ja para 2€

    1. Avatar de e.t.
      e.t.

      infelizmente, se o preço continuar a subir, a alimentação também vai ficar mais cara 🙁 seja como fôr, para a maioria das pessoas não interessa a comido, o importante é ao fim-de-semana ir passear de carro com a “maria” e o “putos” para mostrar aos vizinhos que eles é que são os maiores.

  9. Avatar de Jonny
    Jonny

    Xuxalismo que dizer todos votarem agora gramem mais 4 anos.

  10. Avatar de Reis
    Reis

    Gozam na nossa cara mas ganham com maioria absoluta . Os portugueses ainda não perceberam como é e ainda estão a gostar … ainda …

  11. Avatar de e.t.
    e.t.

    terminada a festa (i.e., a campanha eleitoral e as eleições) cada um vai para o seu lado e acabam-se as amizades (i.e., as promessas de que tudo vai ser melhor) … em 6 anos os ditadores que desgovernam esta nação mostraram o que são capazes de (não) fazer, mas as pessoas votaram novamente neles, portanto, agora é gramá-los 🙁

  12. Avatar de Zé

    Quando o ordenado mínimo estiver a 900€
    O gasóleo vai estar 3€ o litro !!!

  13. Avatar de Elkido
    Elkido

    O Governo Português faz o que lhe apetece com o preço dos combustíveis,… já ganha mais de 1€ por cada litro de combustível em taxas e taxinhas e ISP.
    Mas cmg não se safa
    E se for carros eléctricos nos postos públicos o roubo é muito pior
    Votem no mesmo porque vocês gostam de ser roubados

  14. Avatar de Elkido
    Elkido

    Vocês têm de mentalizar que os carros eléctricos não são o futuro com os preços exorbitantes do preço dos carregamentos das baterias nos carregadores públicos…. muitas vezes 55€ por cada 200 KMS….ou mudar as baterias por uns 20 000€ quando o carro ter 170 000 a 200 000 KMS pois estas ficam super viciadas.
    Não podemos carregar os carros eléctricos sempre em casa por 1.50 a 2€ por cada 100 KMS….. senão nunca sairíamos num perímetro de 100 KMS ou pouco mais de nossas casas nos nossos carros eléctricos.
    EU tenho outra alternativa muito mais económica que carros eléctricos ou a gasolina ou a diesel ou híbridos

  15. Avatar de sócromos
    sócromos

    …engraçado aqui tantas pessoas a criticar o governo PS que curiosamente ganhou com a maioria
    dos portugueses que votaram ,onde sera que andam as que votaram PS ,é que aqui so se vê frustrados que não votaram . so falta aparecerem aqui os Trumpistas a dizer que houve fraude nas eleições
    e que o PSD é que ganhou…