Humanos estão condenados à extinção… não há salvação!

90 Comentários

Poderá ser um fim que ninguém quer falar abertamente e onde a ciência pode ter um papel importante, contudo a degradação do habitat, a baixa variação genética e o declínio da fertilidade estão a levar o Homo Sapiens ao colapso. Os indícios são claros. Se na década de 60 uma das preocupações era a aniquilação nuclear, a outra era a superpopulação.

Cinquenta anos volvidos já se fala em declínio inevitável da população global. E de forma já destemida é mesmo usada a palavra “extinção”, como refere o paleontólogo Henry Gee, editor da Nature, na apresentação da sua teoria na Scientific American.

Ilustração da extinção dos humanos enquanto espécie


Extinção: Da superpopulação à subpopulação na Terra

Se no passado as guerras eram um problema, a corrida ao nuclear fazia prever um acidente que levasse à aniquilação da humanidade, meio século depois, essa ameaça perdeu a sua iminência. No que toca ao outro grande problema desses anos, a superpopulação, também perdeu parte da sua causa. Isto porque atualmente há duas vezes mais pessoas a viver na Terra do que nos anos 60, e vive-se (em termos muito amplos) com maior conforto e riqueza do que se suspeitava.

Assim, embora a população ainda esteja a aumentar, a taxa de crescimento caiu pela metade desde 1968. As previsões populacionais atuais variam. Mas há um consenso quanto ao limite deste crescimento. Segundo Henry Gee, a humanidade atingirá o topo em meados do século e começará a cair acentuadamente.

Adiantando um pouco o calendário até ao ano 2100, espera-se que o tamanho da população global possa ser menor que é agora. Na maioria dos países – incluindo os mais pobres – a taxa de natalidade está agora bem abaixo da taxa de mortalidade. Nalguns países, a população será metade do valor atual, em breve. As pessoas agora ficam preocupadas com a subpopulação.

 

Pouca variação genética e menos qualidade do esperma humano

Conforme refere Henry Gee, numa visão a longo prazo, as espécies de mamíferos têm uma tendência inconstante de aparecimento, desaparecimento, num período de um milhão de anos. O registo fóssil indica que o Homo Sapiens existe há cerca de 315.000 anos, mas durante a maior parte desse tempo, a espécie era rara – tão rara, de facto, que esteve perto da extinção, talvez mais do que uma vez.

Assim foram semeadas as sementes da desgraça da humanidade: a população atual cresceu, muito rapidamente, de algo muito menor. O resultado é que, como espécie, o Homo Sapiens é extraordinariamente semelhante. Há mais variação genética em algumas raças de chimpanzés selvagens do que em toda a população humana. A falta de variação genética nunca é boa para a sobrevivência das espécies.

Além disso, ao longo das últimas décadas, a qualidade do esperma humano tem diminuído maciçamente, levando possivelmente a taxas de natalidade mais baixas, por razões que ninguém está realmente seguro. A poluição – um subproduto da degradação humana do ambiente – é um dos fatores possíveis. O stress é outro!

 

A economia está a “matar” as populações

Sim, a economia é responsável pelo abrandamento do crescimento populacional, segundo Gee. Atualmente a humanidade já cativa entre 25 a 40% da produtividade primária líquida – ou seja, a matéria orgânica que as plantas criam a partir do ar, da água e do sol.

Além de ser uma má notícia para os milhões de outras espécies do nosso planeta que dependem desta matéria, tal cativação pode estar a ter efeitos perniciosos à saúde, nas perspetivas económicas humanas. Hoje em dia as pessoas têm de trabalhar mais e por mais tempo para manter os padrões de vida de que gozam os seus pais, se tais padrões forem mesmo possíveis de obter.

De facto, há provas crescentes de que a produtividade económica estagnou ou até declinou globalmente nos últimos 20 anos. Um resultado poderia ser que as pessoas estão a adiar ter filhos, talvez por tanto tempo que a sua própria fertilidade começa a diminuir.

Claro, é muito positivo o facto de que há hoje uma maior emancipação económica, reprodutiva e política das mulheres. Sem dúvida que isso melhorou o nível educacional, a longevidade e o potencial económico dos seres humanos em geral.

Há atualmente uma melhor contraceção e melhores cuidados de saúde, as mulheres não precisam de ter tantos filhos para assegurar que pelo menos alguns sobrevivem aos perigos da primeira infância. Mas ter menos filhos, e fazê-lo mais tarde, significa que é provável que as populações diminuam.

 

Dívida de extinção

O autor revela um leque de indícios que são particularmente fortes para sustentar a teoria da extinção. Contudo, é apontado que há uma ameaça insidiosa para a humanidade, algo chamado de “dívida de extinção“. Isto é, chega-se a um momento no progresso de qualquer espécie, mesmo daquelas que parecem estar a prosperar, em que a extinção será inevitável, não importa o que possam fazer para a evitar.

A causa da extinção é geralmente uma reação retardada à perda de habitat. As espécies mais ameaçadas são as que dominam determinadas manchas de habitat à custa de outras, que tendem a migrar para outros locais, por isso dispersam-se, estão mais diluídas. Os seres humanos ocupam mais ou menos todo o planeta.

No caso dos humanos, como estes capturam praticamente toda a produtividade à escala planetária, são dominantes dentro do seu próprio habitat. Portanto, poderemos estar a ver uma espécie “morta” em andamento!

Partilhar:
Tags:

Comentários

90

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SC
    SC

    Gostei do artigo, parabéns!!

  2. Avatar de Manso
    Manso

    Boa… E novidades, há?

    1. Avatar de Pedro Carvalho
      Pedro Carvalho

      Aqui alguém vive o presente?!

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Agradecido por essa tua recordação. Pelo único que existe!

  3. Avatar de Leitor
    Leitor

    Gostei do artigo: didáctico, e com a apresentação de um ponto de vista novo sobre um problema que nos vais afectar num futuro muito próximo. Na verdade, será muito impactante já na próxima geração.
    Não seria de esperar menos de um editor da Nature. Dou os meus parabéns ao Vítor por trazer o tema para aqui.

  4. Avatar de e.t.
    e.t.

    nada que não era espectável porque já sucedeu com outras espécies dominantes ;-P

    1. Avatar de cat
      cat

      Também é espectável levarmos com um meteoro de 2km porque já sucedeu a outras espécies dominantes. No entanto, a grande questão é saber quando e como. De resto, não vejo o que de especial tem o “espectável”… 😛

  5. Avatar de Dinis
    Dinis

    Excelente trabalho Vítor! É diferente dos artigos normais, mas gostei, quero ver mais de vez em quando!

  6. Avatar de Luis Henrique Santos Silva
    Luis Henrique Santos Silva

    A ciência ainda tem de entender certas coisas, a Humanidade vai continuar vivendo e evoluindo como evoluiu até agora.
    Um dia vão perceber que a Humanidade não esta fadada à fatalidade de desaparecer.

    1. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Ainda falta muito para perceberem 🙁

    2. Avatar de Manso
      Manso

      Acreditas mesmo no que dizes, ou tens provas em contrário que apoiem aquilo que tu “achas”???

      1. Avatar de Zeca
        Zeca

        Posso te dar um concelho que provavelmente n vais gostar??
        Vai ler vai estudar, n estamos condenados a extinção nenhuma de lembra-te um povo assustado é um povo controlado, isto da ase a muitas novas possibilidades

        1. Avatar de BC
          BC

          Ui, ja ca faltava…

        2. Avatar de Adelino Silva
          Adelino Silva

          Parabéns pelo comentário!

      2. Avatar de Luis Henrique Silva
        Luis Henrique Silva

        E a ciência sabe com exatidão que vamos ser estintos? Temos de ter esperança e deixar de ter visões apocalipticas na Himanidade, se saimos da barbarie, embora certos paises ainda tenham certas culturas, mas maioria evoluiu, porque não iria evoluir mais?
        Poderia vir com mais argumentos, mas não quero discutir certas áreas aqui.

    3. Avatar de Sabe-se lá
      Sabe-se lá

      Depende! Depende se a Humanidade está preparada ou não. Se está consciente ou não. Se é apanhada de surpresa ou não!
      Asteroides, Poluição, pandemias, bombas nucleares, guerras á escala global, entre outros….
      E a minha primeira afirmação vale como um todo: Podemos estar preparados mas não estarmos á espera, ou estarmos á espera, mas não estarmos preparados….

    4. Avatar de mlopes
      mlopes

      o que a não acontecer, e a seguir-mos os caminhos atuais, seria uma grande infelicidade para todos os outros seres vivos do planeta a que chamamos terra

    5. Avatar de Joao
      Joao

      Aí não?…vai construir um novo universo e viver em chips implantados em “bio-máquinas”…hummm,,,e o sol? Faz-se uma grande fogueira nuclear…rsrsrs

    6. Avatar de Joaninha
      Joaninha

      O Mundo ia acabar no ano 2000,não era?

  7. Avatar de Carlos Sárria
    Carlos Sárria

    Reprodução artificial… Só não se faz porque não há necessidade. A tecnologia sobrepõe se sempre a natureza.
    humanitas aeterna

    1. Avatar de eu2
      eu2

      E o crispr resolve a variabilidade genética

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      “A tecnologia sobrepõe se sempre a natureza.” Poderá ser no futuro actualmente não podia estar mais longe da verdade.

    3. Avatar de Joaninha
      Joaninha

      Peço desculpa mas a Natureza é a vencedora sempre e em todos os aspectos… Bgda

  8. Avatar de Gomes
    Gomes

    Já ninguém quer estar preso a um corpo humano, venha o meta-verso!

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      O metaverso não resolve a questão de estar preso a um corpo humano.

      O “transplante” do sistema nervoso central humano para um corpo artificial poderá ser a solução (se alguma vez for viável), ou a transferência de consciênca para um sistema eletrónico (menos provável, até porque nem sabemos ainda definir o que é a consciência, nem se nesse hipotético processo se perde a chamada continuidade da consciência).

      1. Avatar de Luis Henrique Silva
        Luis Henrique Silva

        Nunca iria ser viável, porque não temos poder para isso.
        Aliás quer acredites ou não, já passamos de corpos para outros corpos, pois somos uma consciência, ser imortal a que chamamos de espirito.
        Apenas andamos a evoluir de corpo em corpo, por isso a humanidade ter vindo a evoluir e ainda vai evoluir mais.
        Há coisas que não teremos controlo pois assim estariamos a ser igual a Deus, e há só um e é unico.
        Há que esperar o tempo em que iremos aceitar a reencarnação e ai percebermos que já mais humanidade nenhuma se extinguirá.

        1. Avatar de Luís Lima
          Luís Lima

          Tal e qual, caro Luís Silva. Somente pessoas já despertas e tomando ciência do Ser Espiritual que somos em experiências na matéria, e reconhecendo a Lei da Reencarnação, bem como a Lei de Causa e Efeito, dizia, poderão ascender ao que chamamos de Saber Estar neste Planeta Terra Escola.
          Aprender a ver o outro como irmão em essência, aprender a respeitar tudo e todos, assim sim, estaremos a contribuir para a necessária elevação.

        2. Avatar de Joaninha
          Joaninha

          Essa teoria é para quem é crente. Quem não é fica na mesma tal e qual… Bgda

        3. Avatar de Memória
          Memória

          Tudo o que tem um princípio tem um fim. Ou não?

    2. Avatar de Memória
      Memória

      Sabine Hossenfelder (não) tem a resposta

      Does Kirk die when he goes through the transporter?
      https://www.youtube.com/watch?v=oR9Na0Q0maQ

  9. Avatar de Nokas
    Nokas

    Pouco prevesivel, una vez que o futuro da humanidade passa pelo ser humano deixar ser uma unidade carbónica.

    1. Avatar de mlopes
      mlopes

      a resposta que negas está na que dás. se deixa de ser o que é extingue-se o que é! simples 😉

  10. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Excelente artigo,sim senhor.

  11. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    As únicas maneiras de existir a nossa extinção:
    1- Erupção da caldeira de Yellowstone
    2- Uma guerra nuclear
    3- Um LKA
    4- Perdermos por completo o Campo Magnético da Terra
    5- O Covid ter uma variante com 99% probabilidade de matar até os vacinados.

    1. Avatar de André R.
      André R.

      Esqueceste as Black Friday, nesses dias é o fim do mundo…

    2. Avatar de Memória
      Memória

      6 – Também podemos fazer “olho por olho, dente por dente, vida por vida” e ficamos todos cegos, desdentados e mortos

      1. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Acrónimo em inglês: Life Killer Asteroid ou seja em português é Asteroide Assassino de Vida 🙁
        São muitos que andam no espaço e alguns passam pela Terra.

    3. Avatar de cat
      cat

      “As únicas”… XD XD XD

      Mais um profeta … mas este tem 5 opções. Oh diabo ?!?!?

      1. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Não sou profeta mais se pensares bem são as mais prováveis de acontecer!! Nunca vais saber o que vai acontecer amanhã!! Se alguém há 5 anos dissesse que ia haver uma pandemia iam chamar-lhe maluco.

  12. Avatar de Memória
    Memória

    Interessante artigo, e o Vítor de parabéns 🙂

    Quanto à variabilidade genética, por vezes é maior do que pensamos em especial entre os portugueses.
    Eu só sabia de certeza que as famílias do meu pai e da minha mãe eram do Alentejo e do Ribatejo, é claro que cada família tem os seus mitos …

    Fiz um teste genético de uma popular empresa dos U.S. e descobri (com grande surpresa) que não eram só mitos, realmente havia além do DNA ibérico e do Norte de África uma não muito longínqua influência irlandesa (contrabandistas 😉 e italiana (mafiosos ;-).

    Até havia 2% de DNA nigeriano, LOL, e 0% de DNA judeu
    Há muitos portugueses que têm antepassados africanos sem o saber 🙂

    A minha percentagem de “european” não permitia (por enquanto) investigar a minha probabilidade de ter certos problemas cardíacos 🙂 .

    . . .Fiquei a saber de certeza que não tenho deficiência em Glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD), vulgar
    favismo que é hereditário em parte da minha família.

    Achei que foi dinheiro bem gasto …

    1. Avatar de Julião
      Julião

      Boas. Que teste é esse e onde fazer? Fiquei interessado. Obrigado

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Presumo que o Memória esteja a falar do 23andme, mas posso estar enganado…

      2. Avatar de Memória
        Memória

        O teste que fiz foi o da MyHeritage. quando fizeram uma oferta especial (49$ penso eu)
        Acho que não é técnicamente o mais avançado, a especialidade é geneologia e a procura de “matches” pelo mundo fora.
        23andme no aspecto técnico parece-me melhor, talvez algum dia o faça também. gostava p.ex. de saber qual a “minha tribo” nigeriana 🙂

        1. Avatar de Joao P.
          Joao P.

          Já pensei fazer isso também. depois li várias coisas sobre esse serviço

          After eleven years of genetic genealogy and as many genetic tests, I went straight to MyHeritage, the leader in DNA testing in France, when, in 2016, this start-up launched its first genetic tests. Their publicity is excellent, but dishonest. As for their results, they are inaccurate and incomplete. The following is a comparison of its strengths and flaws in relation to its main competitors.

          https://dna-pass.com/en/my-opinion-on-myheritages-dna-test/

          mas gostava de saber mais sobre a minha geneologia.

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      @Memória, espero que não fique ofendido com a brincadeira que vou fazer, mas é melhor esconder os resultados, se por algum motivo um dos seus filhos nascer de cor diferente o seu cônjuge, pode sempre dizer que é pelos seus 2% Nigeriano 😉
      Mas é um facto talvez muitos dos racistas que nos rodeiam também eles partilham uma herança africana e nem sonham.

      1. Avatar de Memória
        Memória

        Lol!
        Ela é 100% do norte da Europa, não temos qualquer DNA comum. A nossa filha “Wonder Girl” é 100% parecida comigo 😉
        Actualmente “reconhecimento” (e não “orgulho”) é o que sinto quanto aos meus antepassados, faria bem a alguns (ou a todos?) fazerem estes testes . . .

    3. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      O meu sem fazer o teste é 85% ibérico e 15% francês.

      1. Avatar de cat
        cat

        Serão os “únicos” ?!?! XD

    4. Avatar de Joaninha
      Joaninha

      Eu tenho antepassados judeus —de raça judaica — tanto do lado da Mãe como do pai… Aliás, o meu avô paterno tinha como apelido Ribeiro – novo cristão… Já a minha Mãe, tem no apelido Pinto—novamente novo cristão. Cá em Pt, somos uma miscelânea de misturas de raças, como é raríssimo em mais algum lugar… Bgda…

  13. Avatar de Pensador
    Pensador

    Mas quem disse que somos humanos estamos aprender a ser… Quando uns tem tanto outros não tem nada, comida, saúde, educação que é a base de uma sociedade não há. Simplesmente estamos a construir o colapso, contra factos não há argumentos.

  14. Avatar de Hugo
    Hugo

    Parece-me que não estão a incluir a população africana na categoria dos homo sapiens. Que a cultura e o povo ocidental esteja a desaparecer, basta fazer uma viagem pela França, Alemanha, Inglaterra (mas fora dos circuitos turísticos obviamente!) . O número de habitantes da população africana é 10 vezes superior hoje, em relação ao início do século XX. Segundo as previsões da ONU, em 2100 será 3 ou 4 vezes superior ao da de 2022. Basta consultar a taxa de natalidade média nesses países para se compreender que são um povo mais… “activo”, digamos assim

  15. Avatar de Costa
    Costa

    Apesar de causar muitos problemas ao planeta e a nós próprios o Homem nunca desaparecerá do planeta. Só quando o sol colapsar. A nossa inteligência permite a sobrevivência em ambientes super hostis. O que pode acontecer é a sociedade ficar caótica e diferente do que conhecemos hoje, sim isso concordo.

  16. Avatar de nuno a
    nuno a

    Artigo top, bom trabalho Vitor M.

  17. Avatar de antonio carvalho
    antonio carvalho

    Só tretas sempre se viveu não julgue alguém que vai mudar o mundo com palavras negativas só há um que sabe se vai haver extinção ou não

    1. Avatar de cat
      cat

      és tu quem sabe ?!

  18. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    A culpa da baixa natalidade é da televisão 🙂
    Nos tempos dos nossos avós como não havia mais distrações faziam-se filhos, agora ter filhos é caro, todos queremos dar o “melhor” aos nossos, seja roupa de marca, equipamentos eletrónicos de topo, o melhor carro e por ai fora, depois fazemos contas e só para as nossas vaidades quase que não chega quanto mais para os outros.
    Outros dos motivos como foi referido no artigo é as carreiras profissionais, cada vez mais temos de dar mais tempo ao trabalho e depois vai ficando adiado o “projeto” de ter filhos.

  19. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    O meu agradecimento pela publicação de um artigo que apresenta uma forma de pensar aberta e honesta, a ser explorada.

  20. Avatar de SteveRobs
    SteveRobs

    Tudo isto só prova que o facto de o ser humano se auto intitular de “espécie inteligente” é discutível!

    1. Avatar de Joao P.
      Joao P.

      boa verdade essa.

    2. Avatar de Luis Borges
      Luis Borges

      Nao ‘e preciso muito para ser considerado inteligente 🙂

    3. Avatar de cat
      cat

      Eu acho que não é discutível. Somos, de facto, a espécie mais inteligente que alguma vez existiu no planeta. O que não é tão inteligente, são as nossas opções, as nossas escolhas e o sentido de responsabilidade que temos quanto a isso. De qualquer forma, não há outra espécie que as possa fazer por nós.

    4. Avatar de AlexX
      AlexX

      Sem dúvida. Começámos por estar em 1° lugar, passámos para terceiro, e creio sermos agora a oitava espécie mais inteligente, mas tenho mais que nunca a convicção que é a contar do fim. E não faço ideia que 8 espécies menos inteligentes serão essas que foram descobrindo ao longo dos últimos 100 anos.

  21. Avatar de Joao P.
    Joao P.

    Eh pá gostei do artigo parabéns. Quero mais deste material.

    Visto e dito dessa forma de facto a humanidade é um morto a caminhar.

  22. Avatar de Serra
    Serra

    Gostei do artigo , é pena que nao sirva pra nada…

  23. Avatar de Micas
    Micas

    Finalmente uma boa noticia para o planeta!

  24. Avatar de Miguel F.
    Miguel F.

    Não se irá perder nada. Durante séculos, a única coisa que o ser humano soube fazer foi destruir, se chegar a sua vez de ser destruído, o planeta não irá perder nada
    De qualquer das formas, um artigo diferente.. muito bom

  25. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Já várias vezes fui titulado de defender teorias não científicas. Pois acredito tanto na ciência que lhe reconheço a ela o conhecimento para a sobrevivência da humanidade. Tudo depende da forma como for utilizado esse conhecimento.

  26. Avatar de cat
    cat

    É um bom artigo, ao qual eu dou os parabéns. No entanto, quando à superpopulação, há que dizer que ela é também um dos culpados no decréscimo da variedade genética da espécie. O “mal” já foi feito logo após a segunda grande guerra. O crescimento da população continuou durante os anos seguintes com razões crescentes.

    O que levou a outro grande problema que é a exaustão dos recursos do planeta para manter biliões vivos. E digo “vivos” porque grande parte do planeta “sobrevive” tendo em conta os padrões de vida occidentais. Onde a riqueza e uso desses recursos mais se concentra. É impossível, com o sistema económico actual, dar esses padrões ao resto do planeta sem o destruir … ou sem mudar para um sistema económico baseado na gestão de recursos em vez do lucro sobre os mesmos.

    Sinceramente, acho que o sistema capitalista, tendo em conta a sobrevivência da Humanidade, deixou de servir os nossos interesses. Foi um sistema que nos deu muito durante muito tempo mas seria redutor pensar que não somos capazes de criar algo melhor e que nos consiga tirar deste caminho rápido para o precipício. Quais as alternativas ? Não sei ao certo mas começaria por um sistema que põem, em primeiro lugar, uma gestão global e estratégica dos recursos naturais. É claro que a malta começa logo a pensar em socialismos e comunismos e afins mas não falo disso. Falo de uma gestão supra nacional dos recursos. Por outro lado, a livre iniciativa, o privado, faz todo o sentido em qualquer outra actividade. Principalmente no que toca aos serviços e à criação de mais valias a nível intelectual, cientifico e tecnológico. Mas lá está … olha à volta e o que vejo é mais do mesmo. Todo o sistema actual tem uma grande resistência à mudança. E quanto mais devagar mudarmos, mais depressa vamos dar cabo disto tudo. Os desequilíbrios estão à vista: ambiente, demografia, recursos e somando isso tudo, o sistema económico.

  27. Avatar de sed
    sed

    sinceridade, ta demorando ja. depois do sequenciamento do dna, pragas de 100 anos, mudaram para 10 anos, e agora de ano e ano.

    eu acredito na extinçao, mas torço que a humanidade se acerte, que os governos de 3o mundo lancem programas de populaçao, de que entendam o que se deve fazer.

    mas é dificil…todos so querem o mesmo umbigo rico

    1. Avatar de cat
      cat

      Há que perceber uma coisa. Aumentar mais a população não é uma solução. Só o é dentro do mesmo sistema económico que só consegue crescer com esse aumento. E não só cresce com esse aumento, como precisa desse aumento continuo para continuar a consumir recursos. Estes dois factores no sistema capitalista são intrínsecos “crescimento demográfico:crescimento económico”. Este é um paradoxo bem conhecido deste sistema. Aliás, é “O” paradoxo, na minha opinião.

      Aumentamos a demografia, precisamos de mais recursos. Atingimos a superpopulação, precisamos de mais recursos, damos cabo do planeta. Damos cabo do planeta, catástrofe, subpopulação. E este é um cenário onde nem sequer entra a condicionante genética mas é um cenário plausível.

      Das duas uma, ou encontramos, dentro deste sistema, um compromisso – não sei como – de criar novos bens e serviços com uma pegada natural bem menor ou então não estou bem a ver como resolver o problema.

      Por outro lado, uma demografia menor exigiria menos esforço ambiental. No entanto, este sistema económico é baseado no crescimento que só é possível com mais gente. É por isso que ficamos – alguns – todos contentes quando o país cresce, sem perceber bem que isso é feito à custa dos recursos finitos do planeta e do futuro da nossa espécie. Ainda pouca gente percebeu que este crescimento é como encher um balão de ar. Chega a uma certa altura que, simplesmente rebenta.

      Sendo assim, se a população continuar a crescer, sem mudar de sistema … malta, já devíamos estar a habitar outros planetas porque este não vai chegar para todos. Quer dizer, vai, o Homem vai continuar a existir, mas irá fazê-lo após uma catástrofe ambiental ou demográfica. A que vier antes. Após isso, vai haver menos gente mas não sei se lhe chamarão subpopulação … serão os que sobrarem.

  28. Avatar de sórrir
    sórrir

    Mais um Apocalipse.
    É de esperar um declíneo a certa altura, mas ninguém diz que a curva descendente pode inverter. É o 8 ou 80 das observações simplistas, como sempre.

  29. Avatar de ???
    ???

    Mais uma espécie entre as muitas que já se extinguiram, por não terem resiliência para as mudanças…. só as espécies com mais “ferramentas” para as novas condições climáticas e edáficas sobreviverão… é o destino!

  30. Avatar de AlexX
    AlexX

    Extinção humana não acredito. Há sempre quem sobreviva. A arqueologia contemporânea está continuamente desenterrando restos dum passado que não foi assim tão distante, e lá para 2200~2300 também estarão desenterrando o que sobrou desta civilização. O ser humano poderá nesse tempo ser maior ou menor em estatura mas a restante fisionomia será idêntica ao que é hoje. Excepto talvez para aqueles que concedam autorização à manipulação do seu ADN. Se já existiram noutros tempos sereias, minotauros, centauros, humanos com pés de bode ou cabeça de cão, sabe-se lá que tipos de manipulação genética andam agora a fazer. Mas tal como no passado, espécies de aberrações à criação divina terão sempre os seus dias contados.

  31. Avatar de Roberto
    Roberto

    Vamos pensar um pouco, todos nós todos vocês, só existe uma verdade neste mundo que é Deus o Criador e o seu único filho Jesus Cristo a quem devemos adorar e amar com todo nosso coração por ter entregue sua vida por nós na cruz para nos salvar da morte que entrou na humanidade depois do pecado de desobediência a Deus quando disse do fruto da árvore do bem o do mal não devereis comer , nós não somos provenientes do macaco e fomos evoluindo até ficar homens como muitas histórias contam , a Bíblia a palavra de Deus é a única verdade que devemos acreditar Deus criou o homem a mulher e os animais a terra está nas suas mãos Ele é o dono de tudo do universo inteiro está tudo escrito no livro da vida Ele sabe quando o mundo tem que acabar só Ele conhece os tempos o fim tenham fé e acreditem porque vai ser tudo segundo a sua vontade e do seu espírito o mais importante da vida e andar nos seus caminhos praticar o bem à justiça por em prática seus princípios e seus mandamentos

  32. Avatar de SS
    SS

    A espécie humana está condenada sim. O exemplo de Portugal um país de velhos. Cada vez adia-se mais. Não sendo homofóbico a culpa é desta sociedade. A ascensão dos LGBT. Imaginem que mais de metade da humanidade era gay/lésbica, estaríamos tramados. As fundações da família, sair mais cedo de casa, casar e ter filhos adia-se por falta de qualidade de vida, falta de emprego e de dinheiro. Cada vez há mais liberdade, mas menos humanidade. Vivemos constantemente ligados a redes sociais e telemóveis que promovem a distração com o entretenimento, e as traições e separações passam a ser também normais. Muita coisa está errada. Vamos acabar por ter aquilo que merecemos.

  33. Avatar de Manel
    Manel

    Ainda falta explorar o sistema solar…. Ngm está preocupado porque vamos importar água dos asteróides e vamos colonizar tudo. Pena que com esta mentalidade vamos ser gafanhotos mas enfim há mto para consumir

  34. Avatar de Rogério Martins
    Rogério Martins

    O estudo peca, desde logo, por se basear apenas no padrão dos países mais ricos para tirar um conclusão a nível global. Depois, se é previsível o declínio da população mundial também é previsível que quando atingir o mínimo possa começar de novo um ciclo de crescimento. A única extinção absolutamente certa é a de cada um, quando morre. E a curto prazo. O resto são previsões periódicas, tipo estórias como a do papão. Para assustar os meninos.

  35. Avatar de Rogério Martins
    Rogério Martins

    O estudo peca, desde logo, por se basear apenas no padrão dos países mais ricos para tirar um conclusão a nível global. Depois, se é previsível o declínio da população mundial também é previsível que quando atingir o mínimo possa começar de novo um ciclo de crescimento. A única extinção absolutamente certa é a de cada um, quando morre. E a curto prazo. O resto são previsões periódicas, tipo estórias como a do papão. Para assustar os meninos.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não percebeste. Traz muito mais informações e relevantes do ponto de vista antropológico.

      1. Avatar de Rogério Martins
        Rogério Martins

        E o que é que interessa a tua opinião sobre a minha opinião ? Nada. Sobretudo porque, como o artigo, não acrescenta nada de interessante.

        1. Avatar de Vítor M.

          É pena não conseguires perceber, mas pronto. Eu não disse que a minha opinião interessa sobre a tua. Eu disse que, sobre o teu comentário, tu não percebeste o assunto. Mas está tudo bem. Não tens de perceber tudo.

          1. Avatar de Rogério Martins
            Rogério Martins

            Tu não disseste mas digo eu: a tua opinião sobre a minha não tem interesse nenhum para o tema. Insisto.

          2. Avatar de Vítor M.

            Normal, se não percebeste o tema, é normal que insistas (não percebeste também o que te disse). Mas está tudo bem.

  36. Avatar de Anderson
    Anderson

    Aproximadamente mais oito anos e tida a populacão da Terra estará extinta.

    10. Entretanto, o Dia do Senhor virá como ladrão, no qual os céus desaparecerão ao som de um terrível estrondo, e os elementos se desintegrarão pela ação do calor. A terra e toda obra nela existente serão expostas ao fogo.
    11. Ora, se tudo o que existe será assim aniquilado, que espécie de pessoas é necessário que sejais? Pessoas que vivem em santidade e piedade,
    12. aguardando o Dia do Senhor e apressando a sua vinda. Naquele Dia, os céus se dissolverão pelo fogo, e todos os elementos, ardendo, se dissiparão com o calor.
    13. Todavia, confiados em sua Promessa, esperamos novos céus e nova terra onde habita a justiça.
    (2 Pedro, 3)

    O dia e a hora eu não sei, somente o PAI sabe, mas JESUS cobrou que soubessemos a época pelos sinais, de forma que a partir de quando o anticristo for revelado ao mundo eu so preciso contar sete anos.