IUC: AT já devolveu 15 milhões que foram cobrados indevidamente

22 Comentários

O Imposto Único de Circulação (IUC) referente às matrículas automóveis de julho pode ser pago até 31 de agosto, sem penalidades nem acréscimos.

A Autoridade Tributária (AT) cobrava, desde 2007, o IUC de alguns carros como se fossem carros novos, ignorando o ano da primeira matrícula no estrangeiro. O valor foi reposto em 2020.

IUC: AT já devolveu 15 milhões que foram cobrados indevidamente


AT devolveu, em 2020, os 15 milhões de euros do IUC pagos em excesso

O IUC  é um imposto anual que incide sobre a propriedade de um veículo automóvel (e não sobre a circulação), pago até o veículo ser abatido, cujos valores são atualizados todos os anos em janeiro. É o imposto que substitui o antigo “selo do carro” e não deve ser confundido com o ISV, que é um imposto pago apenas quando o veículo é matriculado pela primeira vez em Portugal. Em Portugal vários proprietários pagaram IUC em excesso, mas o fisco já devolveu o dinheiro.

Desde 2007 que o Fisco cobrava o IUC como se os carros fossem novos, ignorando o ano da primeira matrícula no estrangeiro.

Para receber o dinheiro, os donos de carros usados importados que pagaram IUC em excesso tiveram de apresentar pedidos de revisão oficiosa do imposto se pretendiam ser ressarcidos pelas contas erradas da Autoridade Tributária (AT).

IUC: AT já devolveu 15 milhões que foram cobrados indevidamente

De acordo com o jornal Publico, a AT devolveu, em 2020, os 15 milhões de euros do Imposto Único de Circulação pagos em excesso pelos contribuintes que compraram carros usados em Portugal com origem no estrangeiro.

Os 15 milhões devolvidos correspondem a 3,8% do IUC cobrado em 2020 (396 milhões de euros).

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André R.
    André R.

    Se errarmos perante a AT, temos de fazer uma cartinha a pedir clemência…
    Se a AT erra, temos de fazer uma cartinha a pedir a devolução e ainda pedir desculpa pelo erro deles…

    1. Avatar de Mais1ComentarioCensurado
      Mais1ComentarioCensurado

      Exatamente.
      Para alem de que isto não nenhum Imposto Único de Circulação… é sim um imposto de propriedade.
      Pois porque somos obrigados a pagar independentemente da viatura circular ou não.

  2. Avatar de Ochinês
    Ochinês

    Há uma coisa que não façam – deixar passar o prazo de pagamento do IUC.
    Aconteceu-me uma vez e jurei para nunca mais – a coima pelo atraso é quase igual ao valor do imposto. Lá está anotada – com antecedência – na(s) minha(s) agenda(s)o etrónica(s) o pagamento do IUC.
    Dantes, uma pessoa esquecia-se de pagar um imposto na data e pagava um adicional, quase simbólico, de acordo com a taxa de juro. Vão lá roubar para o c*r*lho (isto não é político, não sei em que governo começou.

    1. Avatar de windows
      windows

      Como assim a coima é quase o valor do imposto, só se for no teu caso por teres um caso antigo, pois a coima é 25€ já me aconteceu, só que o IUC do meu carro é 6x o valor da coima.

      Calha a todos, mas por norma pago logo o IUC no inicio do mês da matricula, mas tive um ano que me esqueci devido a outras circunstancias só lá fui um mês e meio de pois às finanças resolver.

      No entanto, quando ao assunto da noticia, é o país que temos, se formos nós paga e reclama depois, no inverso, reclamas, esperas e desesperas.

      1. Avatar de Ochinês
        Ochinês

        Eu contei o que me aconteceu, paguei bem mais que os 25€
        Tu pagaste 25€ aproveitando para dizer que o imposto que pagas é de 6x é de 150€. pago mais.
        Como se fazem as contas:
        – 25€ é o valor mínimo da coima
        – se tiver passado para execução fiscal são mais 76,5€
        – acrescem juros
        https://impostosobreveiculos.info/iuc/qual-e-a-coima-por-atraso-no-pagamento-do-iuc/

        Estive para dizer mais umas qualquer coisa quanto a por-se em dúvida o que os outros dizem e c*gar sentenças , mas não vale a pena.

        1. Avatar de windows
          windows

          Ainda bem que não disseste mais coisas, pois já não dizes nada que se aproveite. depois os outros é que vem cagar sentenças… LOLOLOLOLOL

    2. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Eu nunca percebi porque é que não é possível pagar o imposto por débito direto, como qualquer outro serviço.

      O serviço de finanças em Portugal está preso nos anos 50.

      1. Avatar de jo§e
        jo§e

        Por acaso até pode. O IUC e o IMI

        1. Avatar de Keyboardcat
          Keyboardcat

          É bom saber que isso mudou. Sendo assim é difícil de entender porque as pessoas deixam passar o prazo do pagamento.

      2. Avatar de windows
        windows

        É possível sim, quem anda desatualizado és tu.

    3. Avatar de PedroC
      PedroC

      A mim aconteceu pior… Enganei-me a fazer o pagamento por 3 cêntimos a menos, fiquei descansado a pensar que estava pago, quando dei conta tinha a dívida de 3 cêntimos que tive de ir às finanças pagar e depois mais tarde chegou a multa. (que não lembro o valor, mas foi bem mais que os 25€)

  3. Avatar de Test User
    Test User

    Querem palmas por não respeitarem as leis comunitárias e os contribuintes. Obrigaram contribuintes a recorrer justiça com custos desnecessários.

    Só devolveram porque foram obrigados. Só ocorreu na sequência da decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia que declarou ilegais as liquidações de IUC aos carros usados importados anteriores a 2007, consideradas uma violação dos tratados europeus.

    Devolveram sem juros, quando é contrário não são perdoados.

  4. Avatar de Thomas
    Thomas

    E isto apenas em relacao ao IUC. Queria era ver os valores é do ISV! isto sim é uma pouca vergonha. Carros importados de com mais de x anos a pagar como se fossem do ano importado. isto sim é uma vergonha que ninguem fala xD.

    1. Avatar de Zed
      Zed

      Obrigado. De vez em quando os comentários até sáo uteis.

    2. Avatar de Ochinês
      Ochinês

      Vê lá se encontras algum aviso: “Se pagar imposto a mais e dermos por isso, devolvemos-lhe o dinheiro”. Isso é que era.
      Quanto ao “venha a nós” (impostos para o Estado e coimas, de que os funcionários da AT recebem uma parte) é só facilidades. E o contribuinte fica muito satisfeito porque ir aos serviços de finanças resolver qualquer coisita de nada são duas horas.
      Engana-te e paga o IUC de há dois anos em vez do deste ano e vê o que acontece. Ficam-te com o dinheiro e não dizem nada (aconteceu com um conhecido meu).

  5. Avatar de Dinis Domingos
    Dinis Domingos

    Uma pergunta: é preciso requerer ou a devolução é automática?

    1. Avatar de Telmo M
      Telmo M

      Também queria saber quais os passos a tomar

  6. Avatar de Bruno
    Bruno

    O título e o conteúdo não é esclarecedor falta referir que foi cobrado indevidamente desde 2007 e mesmo sabendo disso apenas procedem a devolução dos últimos 4 anos!

  7. Avatar de Marco Mendes
    Marco Mendes

    Boa noite,
    como faço o pedido para reverem o meu IUC.
    Tenho dois carros importados de França e, desde essa altura, pago 147,21 € de cada um.
    Ambom têm 1500 de cilindrada. alguém pode ajudar-me?