Mistério: Objeto espacial desconhecido envia sinais de rádio a cada 18 minutos

14 Comentários

Antes que tenham a ideia de ser algo produzido pelos terráqueos, temos de referir que este sinal é diferente de tudo o que já vimos antes, segundo os especialistas. O mistério está num objeto espacial desconhecido que emite ondas de rádio aproximadamente três vezes por hora, informaram os investigadores do Centro Internacional de Pesquisa em Radioastronomia (ICRAR).

De acordo com um comunicado de imprensa, o objeto foi visto pela primeira vez em março de 2018 e tem sido observado desde então para entender as suas origens. Serão alienígenas a tentar comunicar?

Ilustração de objeto espacial que envia sinais de rádio a cada 18 minutos


Sinais de rádio vindos do universo

Poderão dizer que este tipo de assunto já não é novo e que até já foi confundido com um microondas, num laboratório de observação. Mas este parece muito diferente do que até hoje foi captado.

Os objetos celestes que emitem ondas pulsantes são uma observação bastante regular para um astrónomo. Chamados de transientes, estes objetos levam meses para desaparecer ou podem rapidamente desaparecer em questão de segundos, ou mesmo milissegundos, conforme referiu Gemma Anderson, astrofísica do ICRAR, no comunicado à imprensa.

Contudo, no caso deste objeto, a sequência repetida de pulsos é um pouco estranha.

A observação foi feita usando o Murchison Widefield Array (MWA) instalado na Austrália Ocidental, que consiste em 4.096 pequenas antenas de baixa frequência em forma de aranha dispostas em 256 grades. Segundo o site da organização por trás destes equipamentos, isto dá ao radiotelescópio um campo de visão e faixa de frequência muito amplos.

O MWA é o precursor do Square Kilometer Array (SKA) que está a ser construído através de colaboração internacional e será o maior radiotelescópio do mundo.

O objeto descoberto pelos investigadores é incrivelmente brilhante, mas menor do que o nosso Sol. Os sinais altamente polarizados recebidos sugerem que há um forte campo magnético ao seu redor.

Ondas de rádio: Serão alienígenas a tentar comunicar?

Segundo a astrofísica Natasha Hurley-Walker, da Universidade Curtin, que liderou a descoberta, o objeto poderia ser um magnetar – uma estrela de neutrões que gira lentamente e que só teve existência teórica até agora. A sua equipa vigia atualmente o objeto para ver se ele volta a ligar-se.

O objeto foi apelidado de GLEAM-X J162759.5-523504.3 e está localizado a cerca de 4.000 anos-luz da Terra, informou a Hurley-Walker, que chamou à sua localização de o nosso “quintal galáctico”. A astrofísica está confiante que não são alienígenas, já que o sinal consiste numa ampla faixa de frequências e não é artificial.

Os dados do MWA são transmitidos para o Pawsey Supercomputing Center em Perth para armazenamento de longo prazo e os investigadores podem vasculhar os dados históricos recolhidos na última década para encontrar instâncias semelhantes de outros objetos pulsando ondas de rádio desta maneira.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    Quantas vezes é que vocês já escrevem esta notícia?

    1. Avatar de Vítor M.

      Aí é que está, este é diferente 😉 os outros já foram descobertos.

  2. Avatar de Manuel Maciel
    Manuel Maciel

    Se for pi vezes por hora é para levar a sério!

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Pode ser uma UPS estrelar sem corrente

  3. Avatar de João
    João

    eles andem ai

  4. Avatar de e.t.
    e.t.

    vieram buscar-me … finalmente 🙂

    1. Avatar de André R.
      André R.

      Sortudo…

  5. Avatar de luis nascimento
    luis nascimento

    è o João Rendeiro a mandar sinais de socorro.

    1. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      “keep it greasy so it will go down easy”

  6. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Para mim é um Pulsar,uma estrela de neutrões.Digo eu.

    1. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Um pulsar não pode ser. Quanto muito pode ser um magnetar. Ambas são estrelas de neutrões, mas são extremamente diferentes.

  7. Avatar de Nuno V
    Nuno V

    “objeto poderia ser um magnetar – uma estrela de neutrões que gira lentamente e que só teve existência teórica até agora” Esta frase está errada. Já catalogamos mais de 20 Magnetars. O que foi descoberto é possivelmente o primeiro magnetar com um período extremamente longo, algo que previmos mas ainda não tínhamos descoberto um.

  8. Avatar de Domdiego
    Domdiego

    Bolas, esqueci-me de desligar a iluminação de Natal. Pensamento de algum alienígena…

  9. Avatar de Ricardo Gomes
    Ricardo Gomes

    Para mim isso é outro Magnetar até se provar o contrário…