SpaceX: Foguetão Falcon 9 descontrolado vai colidir com a Lua

24 Comentários

Uma secção de um foguetão Falcon 9 da SpaceX, lançado a partir da Florida em 2015 para pôr em órbita um satélite de observação do clima, está numa rota de colisão com a Lua e o impacto deve acontecer a 4 de março.

Segundo os especialistas, este foguetão irá acabar no solo lunar após passar quase sete anos a atravessar o espaço.



A Lua será o alvo do foguetão da SpaceX

Este poderia ser um acontecimento único ao qual os humanos, a partir da Terra, poderiam assistir. Contudo, o impacto acontecerá no lado oculto do nosso satélite natural, o que impossibilitará acompanhar o incidente diretamente a partir do nosso planeta.

Este é o segundo módulo de um foguete da SpaceX que foi lançado há sete anos para pôr em órbita um satélite de observação climática da Terra, o Dscovr (Observatório Climático do Espaço Profundo, em tradução livre).

Conforme descreveu Bill Gray, o astrónomo que descobriu a nova trajetória, desde essa altura, o segundo módulo utilizado para impulsioná-lo flutuou no cosmos numa órbita chamada “caótica”.

Já no início deste ano, o objeto passou muito perto da Lua, o que fez com que a órbita mudasse, explicou o responsável pelo Projeto Plutão, um software que permite calcular as trajetórias de asteroides e outros objetos, usado por programas de observação financiados pela NASA.

Uma semana depois, o especialista conseguiu observar novamente partes do foguete e percebeu que elas irão colidir com a face oculta da Lua no dia 4 de março.

Imagem foguetão Falcon 9 da SpaceX que irá colidir com a Lua

 

Colisão na Lua não será visível da Terra

Após lançar um apelo à comunidade de astrónomos amadores para que novas observações fossem feitas, os dados foram confirmados.

A hora e o local precisos ainda podem mudar em minutos e quilómetros, mas a colisão é certa. Assim, a queda deste objeto de cerca de 4.000 kg não será visível da Terra.

A colisão deverá provocar uma cratera que poderá ser observada pelos cientistas mais tarde, em particular pelo LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter) da NASA ou pela missão indiana, a Chandrayaan-2, e lançar uma nova luz sobre a geologia lunar.

 

Não era suposto isto acontecer

A maioria dos foguetes SpaceX separam-se do segundo módulo a uma distância menor, normalmente permitindo que esta secção entre novamente na atmosfera da Terra, onde se desintegra sobre o oceano.

No entanto, estes impactos lunares não planeados podem multiplicar-se no futuro, especialmente devido aos objetos que os programas lunares dos Estados Unidos e da China deixarão no seu caminho.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fusion
    Fusion

    Não querendo ser falso moralista porque eu não faço reciclagem e cenas, mas lá no espaço não estaremos a ser m pouco desmedidos? Pelo que tenho visto/lido estamos a deixar o espaço bem sujo com montes de porcarias, e agora destroços na lua. Marte já deve estar a repensar toda a sua vida, “- Aqueles gajos vêm agora para aqui também a poluir? “

    1. Avatar de Helder Coelho
      Helder Coelho

      Concordo e pergunto para quê?
      Uma coisa são satélites de comunicações e telescópios para estudo até concordo agora quem autorizou esse musk a fazer o que faz ? A população não tem voto na matéria ? Todo esse dinheiro dirigido para o bem da Terra iria ser muito mais bem aplicado, agora deixarem esse indivíduo bem como outros a realização de caprichos de adolescência é outra coisa. Ninguém tutela ? Cada vez tenho menos fé na humanidade.

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        Obviamente que as coisas têm de ser aprovadas, existe múltiplos commites que têm que aprovar.

        Entre eles tens de ter bem planeado como os detritos são tratados, normalmente são planeados serem insenerados na reentrada, neste caso o que deve acontecer é a todo o processo ser investigado e possivelmente uma multa e sanções para a SpaceX

  2. Avatar de DB
    DB

    Reza a lenda que o rato Mickey descolou da terra em 1960 e aterrou no lado oculto da lua…. por azar não podemos confirmar…

  3. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Atenção que o que vai colidir com a Lua é o segundo estágio de um Falcon 9, e não o 1º como ilustra nas imagens. Vai deixar lá uma pequena cratera, mais uma entre muitas.

    1. Avatar de Paulop Baptista
      Paulop Baptista

      +1
      Ora, finalmente alguém a saber do que fala. É que começar com um título CM “Foguetão Falcon 9 descontrolado vai colidir com a Lua” e, depois, no lead da notícia “Uma secção de um foguetão Falcon 9 da SpaceX, lançado a partir da Florida em 2015” para, mais abaixo, ainda no lead “Segundo os especialistas, este foguetão irá acabar no solo lunar”, torna evidente a confusão que vai nesta notícia. A notícia é bem vinda mas, vá lá, mais empenho.

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Esta companhia tem sido uma desgraça

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Uma desgraça? Se não fosse a SpaceX hoje não terias nenhum foguetão reutilizável, ninguém se metia nisso, todos diziam que eram doidos. Agora quase todos os concorrentes trabalham para fazer o mesmo. Não terias a possibilidade de pequenas empresas startups lançarem as suas cargas através dos programas rideshare. Não terias uma Internet de banda larga por satélite com uma grande cobertura. A SpaceX nos poucos anos que tem, conseguiu avançar mais a tecnologia espacial do que muitos concorrentes em décadas.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Mas o objectivo desse foguetão reutilizável é fazer turismo espacial, por isso é uma desgraça!
        Principalmente em termos de poluição

        1. Avatar de Rui Ribeiro
          Rui Ribeiro

          O StarShip não é para fazer turismo. É para por 100 toneladas em órbita a um preço acessível. Eventualmente será também usado para turismo espacial. Quanto à “poluição”… este será o foguete mais sustentavel pois queimará metano, o qual será produzido através do CO2 retirado da atmosfera tornando-se, efectivamente, o primeiro foguete com pegada de carbono zero! (o spaceshuttle também tinha, mas apenas para os motores centrais, os laterais eram uma porcaria…) O compromisso da SpaceX é que toda a energia obtida deverá ser de fontes renováveis. A única coisa que me deixa preocupado é o aumento da temperatura na atmosfera realizado pela combustão. Um ou outro foguete não será problema, mas para lançar 1000 naves em direção a marte serão necessários mais 15000 lançamentos… aí sim, será um problema.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Obrigado pelo esclarecimento, não sabia.
            Eu de facto desgosto um pouco do Musk devido ao hype parecer ser maior que os feitos.

        2. Avatar de Rui Ribeiro
          Rui Ribeiro

          O Hype em torno do Musk parece despropositado, mas ao mesmo tempo é completamente merecido. Parece despropositado porque a sua “riqueza” é toda feita de ativos especulativos (a Tesla tem uma cotação bolsista superior a todas as grandes construtoras de automóveis juntas, sem ter um centésimo da produção! A SpaceX fatura muito pouco em cada lançamento que faz, mas todos os que conseguem põem lá dinheiro!). Mas é merecido porque a decisão dele podia ter sido vender a PayPal, sacar os milhões e ser mais um milionário anónimo. Podia ser um milionário “filantropista” como Bill Gates ou comom Bezos quer ser… mas não! A decisão tem sido no tudo ou nada, no risco, tudo para uma missão que é tanto utópica como importante, salvar a humanidade perante as catástrofes globais (aquecimento global, evento de extinção planetária). Eu fico satisfeito por o idolo de tanta gente ser um empresário/engenheiro com sindrome de Asperger que nos faz sonhar e não um cantor com mensagens ocas que nada acrescenta à sociedade, ou um “fascista de meia tigela” que arrasta multidões para o ódio e para a violência.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            É mesmo por isso que não acho que ele mereça tanto hype.
            É apenas um homem riquissimo, a jogar milhões para as ideias que lhe passam pela cabeça.
            Tem um ego bastante grande e mente de engenharia, mas na realidade tudo aparece feito, porque contratou no início pessoas fantásticas que fizeram acontecer.
            E ele tem tanto dinheiro que joga para todos os pensamentos, como por exemplo a Boring company.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Mas sim, não posso deixar de passar que tb tenho respeito por ele, apenas aparece demasiado nos media.
            E estou completamente de acordo quanto ao último ponto

        3. Avatar de Rui Ribeiro
          Rui Ribeiro

          O segredo do sucesso é tentar vezes suficientes. Quando se tem dinheiro, dá para tentar muitas vezes. Quando se tem pouco, temos que que ir gerindo os resultados para tentar mais tarde. Sim, o EM, pensa de forma diferente e, porque tem “crédito”, consegue chamar talentos e pagar ao nível de fazer as coisas acontecer. Existem dezenas de ideias que foram deitadas para a rua, dinheiro desperdiçado, mas será que foi mesmo assim? Tentar é aprender, é testar e ver que não funciona e aplicar esse conhecimento lá à frente. Eu também tenho muitas dúvidas na Boring, no Hiperloop, na NeuraLink, … mas depois existem projetos como OpenAI que ele coloca lá muito dinheiro e terá impacto transversal em todo o mundo.
          Seja como for, a Boring têm uma razão de ser… em Marte e na Lua a única forma de sobreviver é debaixo de terra. O tamanho das máquinas e o peso não é por acaso que está alinhado com as especificações da StarShip… existe um plano maior.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Sem dúvida, no erro é que está a aprendizagem

  5. Avatar de Zé
  6. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    😛 Uiiii se preparem, se a Lua resolver contra-atacar vamos levar com as marés….. 😛 depois quero ver como vai ser.

  7. Avatar de adbu
    adbu

    Não chega fazer lixo por cá, também vão vão fazer para a lua

  8. Avatar de John MD
    John MD

    Se fosse o fogetão inteiro com o titulo dá a entender ainda podia acontecer como no filme “Time Machine” de 2002 (procurem no IMDB ou no youtube por “time machine 2002 moon” 🙂

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Bom fine, mas não, nem que ele estivesse cheio das maiores armas nucleares existentes. Mal fazia mossa (para a obter o mesmo do filme)

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Isso nunca sucede visto que o primeiro estágio separa logo após chegada ao espaço, e regressa. O que segue viagem é apenas o segundo estágio. Neste caso como a carga foi colocada numa órbita bem elevada, o segundo estágio acabou por não ter capacidade de regressar ao planeta para se desintegrar na atmosfera, acabou por ficar numa trajetória que permitiu que a gravidade lunar exercesse a sua influência, e gradualmente vai ficar mais próximo até colidir.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ora aí está um aviso…. imagina que o impacto altera ligeiramente a rota e a lua vai embora? estas brincadeiras….

  9. Avatar de zakarias
    zakarias

    Ui vai se despenhar no lado oculto da LUA ? Que raridade de evento … uma vez que o lado oculto permanece sempre do lado oposto, terá que entrar na orbita da lua para se despenhar …