Satélite Starlink sai de órbita e desintegra-se na atmosfera da Terra

36 Comentários

Na noite de ontem, várias pessoas em Espanha e Portugal deram conta de fragmentos incandescentes a brilhar no céu. Segundo o que foi comunicado, estes detritos de fogo eram, na verdade, um satélite Starlink que se desintegrou na reentrada na atmosfera. Isso fez com que se tornasse uma bola de fogo impressionante que atravessou toda a Espanha e aparentemente acabou por no mar Cantábrico.

Estes pequenos satélites da rede proprietária da SpaceX pesam cerca de 260 kg e estão na órbita baixa da Terra (LEO), a uma altitude de 440 km. Mas o que se passou com esta unidade?

Imagem Satélite Starlink a cair na terra


Satélite Starlink “morreu” e caiu na Terra

Os relatos deram conta que pelas 22 horas em Portugal continental, um satélite da empresa de Elon Musk voltou a entrar na atmosfera terrestre a cerca de 27.000 km/h. Tornou-se numa bola de fogo que foi criada a cerca de 100 km de altura ao norte de Marrocos e continuou a sua jornada para noroeste através da Península Ibérica para acabar aparentemente por cair no Mar Cantábrico.

Segundo explicou José María Madiedo professor de astrofísica e química do Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC), como o satélite estava a fragmentar-se, as pessoas conseguiram ver os detritos a entrar na atmosfera como várias bolas de fogo. Elas pareciam que se estavam a mover em paralelo à medida que estes fragmentos se tornavam incandescentes.

O satélite havia sido lançado em janeiro de 2021 na missão Transporter-1, e não foi o único que entrou na atmosfera ontem: outros três satélites dessa missão caíram em diferentes partes do planeta.

Na Aeroespacial eles mantêm uma base de dados com as reentradas de todos os tipos de satélites, e nesta lista podemos ver como o satélite que foi visto nos céus de Espanha é provavelmente o Starlink-2200 (ID 47414).

 

Poderão ser um risco para os humanos?

Os planos da SpaceX é colocar a funcionar uma constelação de 12 mil satélites (com potencial de expansão para 42 mil) capaz de fornecer banda larga para qualquer lugar do mundo. Os satélites de Musk não são geoestacionários. O plano é que eles ocupem órbitas muito mais baixas, entre 340 km e 1.150 km de altitude. Isso diminui a distância que o sinal necessita de percorrer e melhora a latência.

Contudo, estes satélites têm uma vida útil relativamente curta. As informações veiculadas pela empresa dizem que cada unidade desta constelação deverá permanecer ativa até cerca e 5 anos. Por isso é um tanto surpreendente que um satélite lançado há apenas um ano acabasse por reentrar na atmosfera da Terra tão rapidamente, mas no caso dos satélites da rede Starlink, a frequência de tais reentradas parece um tanto razoável.

Isto porque, de acordo com um estudo de Jonathan McDowell, astrónomo do Harvard Smithsonian Center for Astrophysics, a taxa de falhas durante o seu ciclo de vida é de 2,5%. O especialista indicou que não é um índice excecional, mas dado o número de satélites na rede Starlink — já são mais de 2.000 em órbita — isso faz com que a frequência de falhas aumente.

Ora, quando um destes satélites falha… o seu destino é a Terra. Assim, já morto, acaba por perder altitude muito devagar até entrar para a atmosfera. Ao fazê-lo, estes desintegram-se.

O atrito com a atmosfera torna-se tão brusca que o material torna-se incandescentes e começa a evaporar, fragmenta-se e decompõem-se.

Disse Madiedo.

Portanto, respondendo à pergunta pertinente, mesmo pesando cerca de 260 kg, o perigo de cair sobre as nossas cabeças é mínimo. Grande parte do material será destruído na atmosfera. Tudo o que não seja queimado, ao tocar no solo, já é em forma de pequenos fragmentos.

Em resumo, iremos ver mais vezes este tipo de fenómeno. Mais quantidade no espaço, mais a probabilidade de haver satélites que falhem e que caiam na Terra. Assim, depois da poluição que fazem na astronomia, vão poluir a atmosfera.

Os destroços do satélite 2200 também foram vistos em Mogadouro, Portugal.

 

Leia também:

Satélites da Starlink estão a deixar os astrónomos furiosos

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SteveRobs
    SteveRobs

    Deviam cair era todos!

    1. Avatar de ficolixado
      ficolixado

      Tão não, e depois vinhas aqui meter a fibra em casa por tua conta.

      1. Avatar de SteveRobs
        SteveRobs

        Compreendo o que dizes mas essa necessidade não justifica este lixo espacial.

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Em cima da tua cabeça…

      1. Avatar de SteveRobs
        SteveRobs

        Qual o teu interesse neste lixo espacial?

        1. Avatar de Samuel
          Samuel

          O meu é ter internet a 400MB e não depender de sinal 3G na minha freguesia com velocidades de 0,70

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Aleluia Samuel.. Algum ser pensante aqui presente..

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          O mesmo interesse do lixo que estás a criar com a tecnologia utilizada para escrever esse comentário

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Huhu menos 1!! 😀

  3. Avatar de Manso
    Manso

    Esqueceram-se de dizer: O primeiro de muitos que ainda vão matar muitas pessoas.
    É só uma questão de tempo até este lixo espacial matar alguém…

    1. Avatar de Samuel
      Samuel

      Humm.. alguem não leu a notícia toda

    2. Avatar de Manuel
      Manuel

      Primeiro tens de ler a noticia, foi mais um teste bem sucedido todos estes satelites foram desenhado para se desimtegrarem completamente na reentrada ou seja até podem cair todos que nada chega ca abaixo

  4. Avatar de Migu4s
    Migu4s

    Não se percebe porque sao precisos estes satelites ja que fibra e muito melhor. A malta rural nem sabe o que e internet e o gado não precisa disso

    1. Avatar de Danny
      Danny

      lá esta o copinho de leite a demonstrar toda a sua sabedoria…
      Se soubesses o que é um satelite e suas funcionalidades, nem falavas assim. Mas entendo perfeitamente como te sentes….

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Volta pro curral que o esterco que dizes faz lá falta rapazinho.

    3. Avatar de RC
      RC

      Não, só você é que sabe o que é a internet.

      Santa Ignorância e preconceito.

  5. Avatar de Jota
    Jota

    Tudo o que vem dessa empresa é feito em cima do joelho e às três pancadas! “Faz.se e lança-se, se der problemas, depois vê-se”

  6. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Foram os Russos!

  7. Avatar de Antonio
    Antonio

    Só querem é dinheiro, mas não é necessário poluir tanto!

  8. Avatar de Zed
    Zed

    É uma invasão alienígena, mas os governos querem-nos esconder isso. Há vários especialistas a denunciar isto, mas são censurados. Podem encontrar os videos deles no youtube antes que sejam retirados. Coloquem os chapeus de aluminio na cabeça o quanto antes. Vou para o bunker… xau!

  9. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Este projeto é insano e megalómano e nunca estará dado como terminado.

  10. Avatar de António Gonçalves
    António Gonçalves

    O mundo está nas mãos de gente que só pensa em triliões, Por este andar, além de máscara, vamos ter que andar de capacete.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Andar de capacete? A atmosfera desfaz automaticamente os satélites.. Isto é o que dá quando não se lê a notícia e vem se falar

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        A ironia não é o teu forte.

      2. Avatar de Migu4s
        Migu4s

        O capacete seria para a radiacao ja que se levares com um satelite em cima o capacete não ira servir de muito

  11. Avatar de Diogo Francisco
    Diogo Francisco

    A partir de agora a frase “A NET caiu” faz mais sentido…

  12. Avatar de DFS
    DFS

    em Tonga perderam os cabos submarinos. Se este sistema estivesse a funcionar bem naquela zona, poderia ser de boa ajuda neste momento, visto que a recuperação das ligações por cabo pode demorar meses.

  13. Avatar de O que tu queres sei eu!
    O que tu queres sei eu!

    Normal, o material feito pelo Musk tem pouco tempo de vida útil

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      era mesmo esse o proposito, os stelites desintegrarem se completamente na reentrada portanto nada chega ca a abaixo, vá para a proxima le a noticia para nao fazeres figura de parvo

  14. Avatar de Pe@ce
    Pe@ce

    Ora cá está um serviço ambientalmente sustentável.
    A sustentabilidade ambiental é muito bonita mas é quando são os outros a fazer.

  15. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    😛 Qualquer dia dia além das máscaras também temos que começar a usar capacetes 😛

  16. Avatar de secaya
    secaya

    Nada surpreendente.
    Basta ver a qualidade dos Teslas. Para-choques a cair em dias de chuva, portas desalinhadas, riscos na pintura e plásticos interiores, bombas de calor avariadas, baterias de 2017 em carros de 2021, etc…