Spotify deixa a concorrência da Apple, Google e Amazon muito longe no mercado do streaming

25 Comentários

Com cada vez mais utilizadores premium, o mercado do streaming de música é uma área em crescimento acelerado e que desperta um interesse do Spotify, Apple, Amazon e até YouTube. Isso tem sido patente com o aparecimento de cada vez mais serviços nesta área.

Se neste mercado temos um serviço que domina de forma clara, a concorrência parece estar a crescer, mesmo que muito lentamente. O Spotify está longe de ver a sua posição ameaçada, tendo a concorrência da Apple, Amazon e YouTube muito longe, segundo os dados apresentados pela MIDia.

Spotify Apple YouTube Amazon streaming

O Spotify domina o mercado do streaming

A informação agora apresentada pode parecer distante da realidade atual, mas mostra algo que todos sabemos ser verdade. Os dados referem-se ao segundo trimestre de 2021 e revelam o cenário do mercado do streaming de música.

O relatório da MIDia, mostra um mercado que está dominado pelo Spotify, que reclama para si 31% da sua quota. Este valor desceu dos 33% que o serviço tinha um ano antes e os 34% que tinha em 2019. Mesmo com este desacelerar, está ainda muito longe da sua concorrência.

Spotify Apple YouTube Amazon streaming

Apple e Amazon muito longe do topo

A segunda posição está atribuída ao eterno segundo neste campo. Falamos da Apple e do seu serviço de música, que tinha em meados de 2021 uma quota de mercado de 15%. A diferença para o topo é de tal forma grande, que dificilmente poderá ser em breve uma ameaça para o Spotify.

Já a Amazon Music teve um comportamento completamente diferente de toda a concorrência. Este é o serviço que mais cresceu de 2020 para 2021. Saltando dos 13%, aumentou o número de utilizadores em 25%, mais que os 20% de crescimento que o Spotify teve.

Spotify Apple YouTube Amazon streaming

YouTube Music cresceu mais que todos em 12 meses

No que toca a recordes de crescimento, quem dominou foi sem qualquer dúvida o YouTube Music. Está ainda longe do topo, com os seus 8%, mas conseguiu aumentar em 50% o seu número de utilizadores ao longo dos 12 meses anteriores aos deste relatório.

Fica assim claro o estado do mercado dos serviços de streaming de música. Estes dados surgem apenas agora dado o volume que esteve em análise, mas mostra que dificilmente o Spotify irá perder o domínio, mantendo a Apple, a Amazon e a Google longe de ser uma ameaça.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zed
    Zed

    Ainda sou do tempo em que por aqui se dizia, quando apareceu o Apple Music, que este iria extinguir rapidamente o Spotify…

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Eu sou do tempo em que quando apareceu o Apple Music praticamente todos vaticinaram que iria ser um flop monumental. Houve opiniões para todos os gostos.

      1. Avatar de Zed
        Zed

        Não me lembro de tais opiniões, disparatadas, quando falamos de um serviço da gigante Apple.

  2. Avatar de Ironi5
    Ironi5

    A apple tem qualidade hi fi ao mesmo preco do spotify premium com qualidade normal e ainda acham que a spotify esta melhor? Pelo contrario, estao aflitos com a proposta muito superior da concorrencia e eles que prometeram hifi este ano ainda nada

    1. Avatar de Não digo
      Não digo

      Sim porque faz uma grande diferença sonora…

    2. Avatar de LarilasOS
      LarilasOS

      Apple lossless? Grande coisa…já experimentei…durante praticamente 6 meses só com o Apple music e sem recorrer ao Spotify…não noto nada de diferente…a qualidade de áudio do Spotify no máximo é-me igual…para os meus ouvidos! E o algoritmo de pesquisa do Spotify é melhor…a única coisa a nível de som que é melhor na Apple é o spacial áudio que está muito fixe…experimentei com os airpods 3 e aquilo é engraçado

    3. Avatar de iDroid
      iDroid

      A Spotify disse que iria ter um tier hifi com um custo adicional em 2021 (que como disseste, ainda não apareceu), e nesse mesmo ano a Apple apresentou qualidade lossless sem aumentar o custo. Se fosse um dos accionistas da Spotify também ficaria nervoso.

      1. Avatar de Galo
        Galo

        “Se fosse um dos accionistas da Spotify também ficaria nervoso.” Leste a noticia?

    4. Avatar de jviegas6
      jviegas6

      Falar sobre Hifi num dispositivo movel que não tem grandes definições para passar som em hifi é algo que sempre me supreendeu.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Se ligar um mini amplificador ao smartphone (podes achar que é overkill, mas há pessoas que o fazem), isso fará uma diferença substancial na qualidade do som.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Não esquecer dos auscultadores de alta definição. E um Power Bank para alimentar tudo.

          1. Avatar de LarilasOS
            LarilasOS

            Bolas…a andar na rua com tanto instrumento, qualquer dia, ainda me chamam inspetor Gadget! Deixa lá a “calidade de som” que o normal com uns Sony MDR XB950BT já é bom o suficiente

    5. Avatar de Zed
      Zed

      Quantos audiófilos é que notam a diferença, e têm o equipamento necessário para o fazer? O Spotify deve ter perdido para aí uns 20 clientes desses… 😀

  3. Avatar de jl
    jl

    Abandonei o Spotify premium para ir para o Apple Music… e não volto atras!
    Uma das razões foi o Spotify não atualizar a página dos novos lançamentos nos géneros. Um problema que se arrasta desde 2019/2020… em termos mundiais e que a empresa spotify finge não existir… basta perder alguns minutos no respetivo forum de suporte.
    Outra foi a má qualidade de reprodução.
    O apple music não tem problemas? Sim tem! Mas a aplicação tem um ambiente muito mais amigável, a qualidade do streaming essa então comparada com o Spotify é bem marcada.
    …e número de utilizadores não revela qualidade… até porque o Deezer , do qual também ja fui assinante tem qualidades que supera o Spotify.
    O spotify tem muitos assinantes porque assinantes trazem assinantes… não trazem qualidade!

    1. Avatar de czarito
      czarito

      Eu no meu caso experimentei o Apple Music, mas desisti passado um tempo e fiquei somente com o Spotify, pois os grupos que gosto, ou não existem lá, ou têm álbuns e singles em falta.
      A Apple Music parece-me demasiado americanizada e pop em termos musicais para o meu gosto. O Spotify tem correspondido com o seu logaritmo musical, o que me tem permitido descobrir novas músicas e grupos que me têm surpreendido pela positiva.

      1. Avatar de jl
        jl

        Pois… POP não sigo! E o Spotify oferece muito. Se queres descobrir novas bandas experimenta o Deezer. Se quiseres ver novos lançamentos no Spotify por exemplo nos géneros rock ou metal vai-te ser oferecido como novidade os lançamentos (e escassos) de 2019 e 2020, pois ha um problema que o spotify “ignora” e que utilizadores de todo o mundo reclamam no forum de suporte… utilizadores premium… Basta fazer uma pequena comparação com o apple music, youtube music, deezer, tidal e amazon music, para se ver que algo está a correr mal no spotify.

    2. Avatar de Zed
      Zed

      “Outra foi a má qualidade de reprodução.”
      Onde reproduzes a música?

      1. Avatar de jl
        jl

        em vários equipamentos… a qualidade é abaixo até do Deezer!

  4. Avatar de LarilasOS
    LarilasOS

    A cena boa da Apple que a meu ver, compensa…é o Apple One…ficas com os 4 serviços num só e pagas menos que uma assinatura do Netflix…só que o Apple TV+ para mim não tem nada de interessante!

    1. Avatar de jl
      jl

      o apple tv+ o que tem até é interessante… mas infelizmente é pouca quantidade… ainda

      1. Avatar de LarilasOS
        LarilasOS

        A qualidade até que é boa…mas não podemos comparar a uma Netflix da vida…quanto muito a uma Amazon Prime Vídeo…

        1. Avatar de jl
          jl

          exacto… e HBO

          1. Avatar de LarilasOS
            LarilasOS

            naaaah, Chernobyl, é Chernobyl…e Game of Thrones é Game of Thrones…Apple nunca teria algo idêntico !

      2. Avatar de czarito
  5. Avatar de Marco
    Marco

    Mas se continuar sem áudio HIFI vai ficar para trás, eu vou cancelar assinatura spotify se em breve não chegar HIFI, é pena o fiio m9 não ser compatível com Apple music, sou utilizador android e testei Apple music e a qualidade de áudio sem perdas
    e alta resolução é fantástico não sei como à pessoas que dizem que não ouvem diferença para áudio com perdas
    Quero é o QOBUZ em portugal