ReactOS 0.3.4

18 Comentários

Ouvi dizer que já estavam a ficar com saudades dos meus artigos “polémicos” sobre Sistema Operativos, por isso trago-vos mais um.

Provavelmente muitos de vós já devem ter desejado ter um sistemas operativos (de preferência gratuito) que corresse as aplicações Windows sem ser o MacOS ou o Linux com o Wine.


Este sonho não estará assim tão longe de vós. Apresento-vos o ReactOS.

O ReactOS é um sistema operativo open-source inspirado no Windows que trabalha lado a lado com o projecto Wine. Infelizmente este tem sido um projecto pouco apoiado daí ter ainda muitos erros a corrigir ,embora comparado a outros tempos já esteja bastante estável.

Exemplo do Microsoft Visual Basic 5 a funciona no ReactOS

O objectivo deste sistemas operativo é ser compatível o mais possível com software para o Windows XP e para a linha NT. Como poderão comprovar, este sistema operativo desde a instalação ao seu modo de funcionamento é muito similar ao Windows. O ReactOS está disponível em vários idiomas incluindo português.

Diablo II a funciona no ReactOS

Os requisitos mínimos de sistema são tão básicos que qualquer computador fabricado em 1999-2000 (ou antes) suporta, logo com os computadores actuais não existe qualquer problema.

Ao contrário dos outros sistemas operativos gratuitos, este não é baseado em Linux mas sim uma nova geração de sistemas Win32.

Licença: GNU
Download: ReactOS 0.3.4 (CD de Instalação) [27.16MB]
Download: ReactOS 0.3.4 (Live CD) [26.63MB]
Homepage: ReactOS [site oficial em português]

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Costa
    Rui Costa

    Esta versao tem muitos bugs? Apenas 26Mb? =s

  2. Avatar de André
    André

    @Rui Costa
    Sim, tem alguns. Mas eu relembro que é um projecto ainda muito jovem e feito de raiz.

  3. Avatar de Cesário Garcia

    A versão disponível ainda está em estado alpha, segundo os responsáveis do projecto esta versão “ainda está no estado alpha e não é recomendado para uso comum.” Este projecto encontra-se em construção desde 1996 e só a versão 1.0 será a versão para o utilizador final. Talvez lá para 2010 a Microsoft venha a ter mais uma grande dor de cabeça.

  4. Avatar de Cesar Oliveira

    Olá, boa tarde,

    Sim, a ideia é fantastica o windows mas Open-Source

    Fantastico

    Porque ele não é mais apoiado ?

    Cumprimentos
    César Oliveira

  5. Avatar de JG
    JG

    Viva!

    Já ouvi falar deste OS e ja o experimentei-o na sua fase mesmo jovem…a meu ver terá muitas potêncialidades MAS esperem pela versão 1 pois ainda existe muito para fazer e sem duvida que será um bom OS gratuito. No entanto têm muita informação acerca dos programas que funcionam ou que dão problemas numa secção do site deles

    abraço

  6. Avatar de ZeX
    ZeX

    @ Rui Costa

    São 26Mb em .zip O .Iso tem 90 Mb 😉

  7. Avatar de André
    André

    Para terem uma ideia dos programas compatíveis com este S.O. vejam esta página: http://www.reactos.org/support/

  8. Avatar de daeil
    daeil

    Já conheço este projecto há muito tempo… Infelizmente o seu desenvolvimento têm vindo a ser lento.

    Acabei de o testar na minha máquina, iniciou sem sobressaltos, mas já depois de estar com o ambiente de trabalho disponível bloqueou. Tentei de novo e surgiu o mesmo problema.

    Há que esperar até sair uma versão mais próxima da 1.0.

  9. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    Vale mais instalarem o Windows98.

  10. Avatar de Alex
    Alex

    faz-me lembrar os tempos do Lindows (Actual linspire) em que tambem corria aplicações de windows, mas, agora as novas versões estão mais para aplicações linux do que aplicações windows

  11. Avatar de psycho
    psycho

    epa axo uma perca d tempo. para isso continuo em windows. mas valia aplicarem os seus esforços para melhorarem o wine. isso sim faria mais sentido

  12. Avatar de knozer
    knozer

    ja conhecia esse projecto e digo desde ja e algo muito ambicioso mas se tudo correr como eles qures e conseguiremn realmente correr as apps do windows sem grandes problemas pode ser uma grande alternativa a sistema windows.

    http://en.wikipedia.org/wiki/ReactOS

    como podem verificar o projecto ja tem mais de uma decada e agora e que eles estao a fazer avanços de grande numero.
    espero que lancem uma versao estavel e usavel o mais rapido possivel e que este projecto passe da fase das intençoes, para algo viavel

  13. Avatar de duh!
    duh!

    psycho perda de tempo porquê?!

    Um SO baseado em winnt opensource é totalmente diferente de um projecto wine. Vejo com bons olhos este ReactOS, assim que estiver estável coloco-o na 2ª partição.

  14. Avatar de Filipe
    Filipe

    Quando tiver mais estavel e começarmos muitos a usar isto ao contrario do windows a microsoft compra e começa a vende lo..:S

    Mas sim de facto e uma excelente ideia criar assim um opensource muito bom mesmo..

  15. Avatar de José Antonio Meira da Rocha

    A demora de desenvolvimento foi porque eles aplicaram muito tempo revisando o código para não haver problemas de patentes com a M$. A grande vantagem de um sistema operacional assim é o aproveitamento de drivers de hardware, um dos pontos fracos dos sistemas *nix.

  16. Avatar de Diego Canton de Brito

    Gente calma la.

    Antes de meter o PAU, observe que é ALPHA, então problemas ocorrem mesmo.Se as Beta ja dão pau as ALPHAS dão mais.

    Wine é uma coisa bem diferente do ReactOS, e por que dizer que é perda de tempo???

    Será que você é tão abonado assim pra paga, R$490 num WIN?
    Se é que bom, mas isso é meu salario pra paga as contas, então nem da.

    Eu so totalmente a favor.

    Esperando Abril, pra usa o 0.3.5 XD

    Esperando Julho para usar o 0.4 Beta XD

    ReactOS 2009 ai vamos nós XD

  17. Avatar de Fluviofortes
    Fluviofortes

    Vale a pena esperar um pouco mais sim, é um grande projeto, lembrando que mesmo Microsoft com todo dinheiro que tem apresenta falhas nos seus sistemas até hoje e mais, não começaram da noite para o dia. Se hoje são lider de mercado porque muitos estágios se passaram e juntos as deficuldades. Acredito no projeto do Reactos e pode ter certeza vai ser sistema operacional do futuro.

  18. Avatar de Kiepper

    Caros amigos, desde o ano passado iniciei um blog sobre o ReactOS onde posto informações sobre o sistema, bem como realizo testes de compatibilidade de hardware e software. Voces podem participar do mesmo acessando o endereço: http://reactosbrasil.remotelink.info/