Android – Google actualizou Docs, Google+ e Sky Map

18 Comentários

A actualização regular de aplicações, seja em que plataforma for, é uma prova que algo está a ser trabalhado para melhor satisfazer o utilizador, deixando-o assim mais tranquilo relativamente às potencialidades no que usa diariamente.

Recentemente, a Google actualizou três das suas aplicações, duas delas bastante conhecidas e amplamente usadas. As melhorias são significativas e dignas de reparo. Conheça-as.


Google Docs

Esta aplicação, lançada inicialmente em Abril, veio melhorar significativamente a utilização deste serviço na plataforma Android, permitindo facilmente criar, visualizar e editar documentos dos tipos mais utilizados.

Desde essa altura, apenas existia uma versão com idioma inglês. Agora, com esta actualização, o Google Docs passou a estar disponível em 46 idiomas e foram adicionadas outras funcionalidades.

A nova funcionalidade mais interessante é a facilidade e rapidez com que se pode passar uma foto do smartphone para um documento no qual se esteja a trabalhar. Para tal (e na forma mais rápida), basta premir o botão de foto no widget do Docs, tirar uma foto e escolher a nova opção Enviar para a Área de transferência da Web. A foto é imediatamente enviada e para a adicionar num documento basta, nesse documento, clicar no botão Área de transferência da Web (com aspecto de botão Colar) e seleccionar Importados da câmara … .

Resumindo, as novidades desta versão 1.0.16 são:

  • Disponibilidade em 46 idiomas;
  • Copiar uma imagem da Galeria de fotos do Android (ou da câmara fotográfica) directamente para a Área de transferências Web do Google Docs;
  • Aceder aos documentos do Google Docs a partir de outras aplicações compatíveis instaladas;
  • Enviar qualquer documento como anexo para outras aplicações como email, MMS, Dropbox, etc.
Aproveito ainda para referir que, na listagem de aplicações, esta aplicação mudou o nome de Docs para Google Docs.
Mais informação no Google Docs blog.
Ver o Google Docs no Market

 

Google+

O aparecimento desta nova rede social teve um enorme hype. Por estar associada à Google, as plataformas de interacção foram todas aproveitadas e o Android, obviamente, não poderia ficar de fora.

No entanto, os utilizadores apontaram vários problemas e lacunas nessa aplicação onde não existiam algumas funcionalidades que estavam já disponíveis na interface Web, nomeadamente a possibilidade de partilhar conteúdos de outras pessoas.

Agora essa e outras funcionalidades já se encontram disponíveis e foram corrigidos vários outros problemas. Concretamente:

  • Possibilidade de re-partilhar uma publicação;
  • Aplicação disponível em 38 idiomas;
  • Melhorias nas notificações;
  • Opções de Carregamento Instantâneo mais evidentes na configuração inicial;
  • Possibilidade de criar novos círculos a partir de “Círculos”;
  • Eliminado o Carregamento instantâneo duplicado em modelos HTC;
  • Corrigido o problema “Sem nome” em Huddle;
  • Os Huddles 1:1 escondidos agora reaparecem quando são enviadas novas mensagens;
  • Corrigido um problema com a contagem das notificações quando era alterada a posição de vertical para horizontal;
  • Alguns problemas de desempenho e melhorias da interface.

Mais informação em Aplicação Google+ para Android.

Ver o Google+ no Market

 

Google Sky Map

Na verdade, a actualização implementada recentemente nesta aplicação não é nada de extraordinário. No entanto, devido a nunca ter sido referida num artigo aqui no Pplware, tomei a liberdade de além de referir a actualizar, falar um pouco mais acerca do seu funcionamento.

O Google Sky Map não é uma aplicação nova e acredito que bastantes utilizadores Android nem sequer a conheçam. Esta aplicação, recorrendo a uma ligação de dados, ao sensor de variação angular (giroscópio) e à localização (exacta ou aproximada) permite usar o smartphone ou tablet como uma pequena janela para o espaço, identificando muito facilmente as estrelas, constelações, planetas, etc.

Para que o funcionamento seja correcto e preciso, é apenas necessário que o dispositivo móvel esteja sempre paralelo à nossa cara, de forma a que não haja perda na posição angular.

É possível também recorrer à função de pesquisa, colocar o nome desejado e, com recurso a uma seta agregada a um círculo no ecrã, encontrar fácil e rapidamente a pesquisa feita. Se tudo estiver devidamente “calibrado” e as condições meteorológicas se proporcionarem, será ainda possível encontrar o dito nos céus.

 

A actualização implementada, na versão 1.6.3, adicionou a possibilidade de exibir Chuvas de Meteoritos (Meteor Showers), foi adicionado o ecrã de abertura para tablets e corrigidos alguns problemas nesses dispositivos.

Mais informação em Google Sky Map.

Ver o Google Sky Map no Market

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de NeMewSys
    NeMewSys

    Enquanto o google maps não tiver uma opção para guardar definitivamente os mapas no SD é uma aplicação inútil fora de casa. Sim há a cache, mas só guarda uns quantos blocos de mapa com um ou dois relevos de zoom cada, nada de jeito… Eles sabem que muita gente anda a pedir isto, mas devem ter um grande acordo com as operadoras para que nós continuemos a gastar trafego 3G para facturarem.
    A google anda-me a desiludir um bocado já à um ano.

    1. Avatar de Ikari-Pt
      Ikari-Pt

      Actualmente podes descarregar todo o mapa, ficas a carrecar num local e fazes descarregar, ele descarrega uma area de 25km se nao estou em erro, fazes isso uma duzia de vezes e tens todo o pais.

      1. Avatar de Alexandre Amaral
        Alexandre Amaral

        Não achas pouco prático? Não sei digo eu…

      2. Avatar de JPedrosa
        JPedrosa

        o limite é dez segmentos

      3. Avatar de João
        João

        há também o problema que não é possível fazer navegação (ele mostrar o caminho) sem estar ligado à net…

        era muito bom se houvesse um Ovi Maps para android 🙂

      4. Avatar de NeMewSys
        NeMewSys

        É verdade, mas comigo isso não tem funcionado muito bem, porque ele apaga o mapa quando lhe apetece e por outro lado, não deixam fazer para imagens de satélite, que para mim, sao muito superiores, pois já muitas vezes me ajudaram a descobrir atalhos que o mapa não mostra.

  2. Avatar de B Soares
    B Soares

    Quem tem um smartphone tem Plano de internet,logo o google maps é extremamente util.

    1. Avatar de Daiquiri
      Daiquiri

      não podia concordar mais. se é para ter um smartphone e andar com ele offline então mais vale ter um portátil lol

      ter plano de dados é uma experiência mais rica em qualquer smartphone

    2. Avatar de Luis Sousa

      tem? eu não, não preciso. Isso do “tem que ter plano de internet” é uma táctica das operadoras para sacar mais uns cobres ao povo. Onde quer que estejamos, shopping, escola, trabalho, (…), há net wi-fi, para quê ter um plano de Internet com velocidades e cobertura que deixam muito a desejar a com preços que por vezes são ridículos?!

    3. Avatar de Hélder Ferreira
      Hélder Ferreira

      Que curioso, eu também não tenho…
      Nem toda a gente que tem smartphones tem plano de internet.

      E para já, eu ando mais de 12 horas com o telemóvel com internet via Wi-Fi (rede Wi-Fi em casa, rede Wi-Fi onde trabalho, rede Wi-Fi onde almoço todos os dias de trabalho), portanto, para quê gastar dinheiro num plano de internet?

      Haja paciência e dinheiro.

    4. Avatar de Marco Magalhães
      Marco Magalhães

      Pois, eu também sou mais um caso de quem não tem plano de internet. Ao princípio tive, mas com o tempo percebi que não valia a pena o gasto desse dinheiro visto que posso aceder a redes wi-fi em muito lado. Claro que não tenho internet em qualquer rua, mas também não se pode ter tudo. 🙂

    5. Avatar de NeMewSys
      NeMewSys

      Mas quem tem plano de internet tem trafego limitado. Acho que não preciso de dizer mais nada.

    6. Avatar de Bruno Gonçalves
      Bruno Gonçalves

      Vai lá para o meio da serra sem acesso 2G e 3G e vê lá se é assim tão útil lolol.

      1. Avatar de NeMewSys
        NeMewSys

        Se souberes usa-lo até tem, mas não é graças ao google maps que nesse caso não te facilitará a vida.

        1. Avatar de Bruno Gonçalves
          Bruno Gonçalves

          ?? Acesso 2G ou 3G depende da cobertura dos operadores…

  3. Avatar de LProlog
    LProlog

    “adicionou a possibilidade de EXIGIR Chuvas de Meteoritos”

    LOL! Eu vou exigir umas quantas porque gosto de observar o fenómeno…

    1. Avatar de Hugo Cura

      😀 obrigado pelo reparo.

  4. Avatar de Dnail
    Dnail

    Também concordo com B Soares. Smartphone sem plano de dados é só um premio de consolação para pessoas que não tem uso nenhum para um smartphone, mas fazem questão de ter um. Fazendo uma analogia: Se vai ficar reclamando do preço da gasolina então não compra um carro esportivo V8, compra o Uno-Mile 1.0 Em casa, no trabalho, na faculdade tem internet wifi, mas pra navegar no transito? pra acessar no campo ou outro local???
    voltando à analogia: pra quê comprar combustível, se o carro desce a ladeira sozinho? Subir são outros quinhentos…