Portugal: Tecnologia reduz velocidade dos carros sem ação do condutor

86 Comentários

A tecnologia tem sido uma forte aliada na evolução do segmento automóvel. Hoje em dia, os carros estão muito bem equipados com tecnologia, mas há ainda muito por onde crescer.

Recentemente foi testada em Portugal, mais concretamente em Matosinhos, uma tecnologia que reduz velocidade dos carros sem ação do condutor. Veja como funciona.

Portugal: Tecnologia reduz velocidade dos carros sem ação do condutor


Dispositivo na superfície do pavimento que permite captar a energia cinética dos carros

De acordo com a Universidade do Porto, a startup Pavnext instalou numa passadeira junto a uma escola de Matosinhos, no distrito do Porto, uma tecnologia que reduz a velocidade das viaturas sem ação dos condutores.

A tecnologia consiste na implementação de um dispositivo na superfície do pavimento rodoviário que permite captar a energia cinética do veículo e, desta forma, reduzir a velocidade dos carros de forma autónoma, ou seja, sem nenhuma ação do condutor, explicou a universidade numa informação que publicou no seu site.

A energia captada dos veículos é convertida em energia elétrica que pode ser utilizada para outros fins, nomeadamente alimentar outros dispositivos de segurança rodoviária ou carregar carros elétricos.

Além deste projeto, a Pavnext, incubada na UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade Porto, está ainda a testar outra tecnologia naquela passadeira, um sinal luminoso que deteta o movimento de peões e que, enquanto estes estão na passadeira, ativa um conjunto de LED para avisar os condutores da presença de uma pessoa na faixa de rodagem.

A tecnologia luminosa está a ser alimentada pela energia captada nos veículos. As tecnologias desenvolvidas pela empresa estão patenteadas internacionalmente e pretendem aumentar a segurança rodoviária.

 Francisco Duarte, diretor-executivo e cofundador da Pavnext, referiu num comunicado partilhado pela Universidade do Porto que “Com estas tecnologias estamos a promover a segurança rodoviária de forma única, já que a grande maioria dos acidentes são causados por excesso de velocidade, especialmente no meio urbano”.

Comentários

86

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Tenho ideia de projeto semelhante já ter sido aqui em tempos apresentado. De qualquer forma, há uma premissa subjacente que continua errada : “já que a grande maioria dos acidentes são causados por excesso de velocidade”. Os acidentes são provocados pelo comportamento inadequado sendo o excesso de velocidade, consequência desse comportamento. E comportamento aprende-se nas escolas, sejam as de educação sejam as de condução. Mas todos sabemos que estas últimas atuam com base no lucro e estão-se nas tintas para o resto.

    1. Avatar de Aí aí ai
      Aí aí ai

      Educação aprendes em casa, não na escola. Não podes nunca pedir professores para educar crianças onde em casa os pais não querem saber

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Confundes educação com boas maneiras. São coisas diferentes.

        1. Avatar de ...

          Caro Senhor Iluminado…

          Sempre ouvi dizer que a educação vem do berço (caso não entendas, de casa). A Educação é o pai e a mãe que a dão.
          Aos professores e educadores cabe-lhes a humilde e difícil tarefa de ensinar. Infelizmente, hoje em dia, os pais delegam nos professores e educadores a tarefa que lhes compete. E nós (sim nós, porque sou educadora/professora) temos que ensinar e educar (regras de boa educação/civismo, boas práticas durante a alimentação, boas práticas de condução, etc).
          Tenho pena que pessoas como o senhor confundam um bocado os conceitos e a quem pertence o quê…
          Passar bem 😉

          1. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            A sua iluminação, pelos vistos, não lhe trouxe nenhuma humildade, antes pelo contrário. Ou será mesmo má educação ?

          2. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Estranho chamares educadores a pessoas que não educam…

          3. Avatar de ...

            Meu caro “há cada gajo”, eu gostava que me dissesse onde está a má educação. Essa talvez tenha o senhor, uma vez que só sabe responder ofensivamente.

            Começa por dizer “Confundes educação com boas maneiras. São coisas diferentes.” E depois acaba a concordar com os demais dizendo que a educação é primeiramente dada pelos pais e não pelos docentes…
            Enfim. O senhor passa a vida a comentar o desnecessário em vez de comentar o artigo em si… devia mais apoiar-se no que lê da notícia (se é que a leu) do que andar a divagar… Passar bem

        2. Avatar de JR
          JR

          Creio que estejas a confundir as coisas….
          Boas maneiras está dentro do conceito global – Educação.
          Essa mesma educação que tem que ser dada pelos pais!
          Nas escolas obtém-se aprendizagem / ensino.
          Coisas completamente diferentes

          1. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Só não entendes por que não queres. O ensino e aprendizagem não são educação ? Claro que são. Aliás, os professores até tiram o curso na Escola Superior de Educação. Agora, as boas maneiras, que também são educação, isso é em casa. É a outra fatia do bolo.

          2. Avatar de ...

            Há com cada gajo… Contradizes-te para valer .. ‍♀️

          3. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Onde está a contradição ? Sabes o que isso é ? Ou é apenas um comentário gratuito ?

          4. Avatar de Carved
            Carved

            na escola é avaliado o conhecimento dos alunos e não se colocam em prática no dia a dia. Essa é a responsabilidade dos pais. Eles têm o dever de criar bons cidadãos com comportamentos cívicos.

        3. Avatar de César Silva
          César Silva

          Os professores trabalham para o ministério da instrução… Por isso não têm que educar!
          Enquanto docente não posso aceitar que os professores se demitam da sua função educativa que é mais importante que os conteudos que lecionam. E se não educam imagino como devem ser as vossas salas de aula, se têm regras essa já é uma forma de educação!
          Não limitem o vosso campo de acção por perguiça, se não qualquer dia teremos engenheiros a dar matemática… Isso já acontece? Por algum motivo será…

          1. Avatar de scor
            scor

            caríssimo
            para ja é Ministério da Educação Nacional e não Ministério da Instrução. Este termo ja não é usado desde 1936…
            segundo, os professores tem o dever se ensinar os alunos… claro que ao ensinar-se já se está “a educar”. No entanto, esse “educar” é diferente, porque os professores preparam os alunos para viver/estar em sociedade. Viver em sociedade é fundamental, mas sem a educação que vem de casa não é a mesma coisa… a educação tem de vir, FORÇOSAMENTE, de casa. É uma obrigação dos pais educar e até ensinar

            Acresento tambem que nao vale mandar postas de pescada, porque o que está a discutir aqui em nada tem haver com a noticia em si.. estar a discutir educação numa notícia sobre uma tecnologia e que essa tecnologia nada tem haver com a educação ou ensino é no minimo …. fica ao critério de cada um terminar a frase.

          2. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Os professores trabalham para o Ministrério da Educação e são licenciados e habilitados para a profissão com o curso obtido na Escola Superior de Educação. Não queiram separar águas. As coisas complementam-se. As boas maneiras, essa fatia do bolo da educação, tem de vir de casa, embora saibamos que não vem e que hoje em dia os professores perdem muito mais tempo a educar com boas maneiras do que a educar transmitindo conhecimento.

          3. Avatar de Messias
            Messias

            @Hácadagajo, mais uma vez digo que não vale mandar postas de pescada, porque o que está a discutir aqui em nada tem haver com a noticia em si.. estar a discutir educação numa notícia sobre uma tecnologia e que essa tecnologia nada tem haver com a educação ou ensino é no minimo …. fica ao critério de cada um terminar a frase.
            Separar o que? A bota da perdigota???
            Os professores têm o direito e o dever de formar as pessoas e não educar. claro que a educar também se está a formar a pessoa. mas, a boa educação e as boas maneiras começam em casa com os pais o resto é complemento. Ou para si a sua opinião é que conta?

          4. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Messias, devias investir mais tempo na leitura dos comentários para comentares de forma sistemática e coerente. Ou tentares investir na interpretação de texto escrito.

          5. Avatar de Messias
            Messias

            Há cada gajo: o mesmo vale para si, porque em vez que comentar sobre a noticia está a mandar postas de pescada sobre um comentário de um iluminado que começou a falar sobre os docentes, pois o que se está a falar em nada tem haver com a noticia. A noticia fala sobre tecnologia e o senhor está para aí a divagar sobre o que os professores têm de fazer ou ser. Haja coerência… já vi muitos comentários seus e o senhor é do tipo em que só a sua opinião é que conta e as outras sendo diferentes da sua estão sempre errada… o senhor é que deveria investir mais na leitura… porque neste noticia está de a falar em tecnologia e não em educação…

          6. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Messias, vê se és capaz de ler tudo com atenção em vez de estares a fazer figuras tristes.

          7. Avatar de Messias
            Messias

            Caríssimo há cada gajo… acho mesmo que deveria investir mais tempo a instruir-se… uma vez que não diz nada a não ser mandar postas. quem deveria ter atenção em vês de fazer figuras triste é o senhor.
            Já agora, uma vez que o senhor é tão inteligente, diga lá o que é que a sociedade deve fazer perante este artigo… elucide-nos com a sabedoria vasta…

          8. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Caro Messias, a sociedade é a primeira a ter responsabilidade sobre este assunto. Ou também acha que a sociedade nunca é responsável por nada ?

          9. Avatar de Messias
            Messias

            Caro, Há cada gajo:
            Pedi-lhe para me dizer algo sobre o que sociedade deveria fazer perante este artigo e nao para responder com outra pergunta…
            nao o fez…
            respondendo ao seu comentário… claro que a sociedade tem de ser responsável pelas sua acções sejam elas quais forem. tambem nao existe sociedade prefeita e caso essa Utupia existi-se este mundo ja estaria pior.
            Agradecia que da proxima vez responde-se sem outra pregunta, uma vez que independente do contexto pode ficar mal visto

          10. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Eu teria mais cuidado com a escrita.

          11. Avatar de Messias
            Messias

            AI AI

            Esse comentário só demonstra um grande poder de argumentação. Quando não se sabe mais o que dizer dá nisto.

            “Eu teria mais cuidado com a escrita”
            é de notar que o comentário anterior, mesmo sem um acento ou outro, o contexto é perceptível…
            Todavia, porém, há alguém se acha o supra-sumo da sabedoria e da escrita (pelos vistos).
            Foi-lhe pedido uma situação concreta sobre o que a sociedade poderia fazer perante a notícia aqui apresentada, mas o senhor não conseguiu elucidar os internautas… O máximo que conseguiu fazer foi responder com outra pergunta… Bravo, Bravíssimo

          12. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Messias, nada justifica a quantidade de pontapés na gramática…mas enfim, a necessidade de se mostrar superior é enorme, daí expor-se ao ridículo. E quanto a responder com pergunta : O que pretende ? Uma dissertação sobre o tema ? Acha que este tema é resumível em meia dúzia de linhas num qualquer blog do universo virtual ? E não posso responder com perguntas ? Sabe de onde vem o conhecimento ? Pois …são sempre muitas perguntas . Gosto de questionar. Gosto de fazer pensar. Gosto de “abanar” as certezas de muitos. Eu não tenho certezas, mas gosto de ouvir (ou ler) quem as (acha que) tem.

          13. Avatar de Messias
            Messias

            Há cada gajo

            Questiono-me, agora, onde estão os pontapés na gramática? enfim…
            Isto não tem nada haver com o tentar ser superior ou deixar de ser. Quanto ao expor-se ao ridículo, só se for o senhor.

            Há questões e questões … umas retóricas e outras de interrogação. Cabe à pessoa saber interpretá-las.

            Na altura, e volto a repetir, o que queria é que o senhor tivesse respondido ao que é que a sociedade poderia fazer perante a situação. Nunca foi minha intenção ler a sua dissertação sobre o tema. Já ouviu falar em resumos?
            Adiante, pois já se viu que o senhor não o consegue fazer…

            Relativamente ao conhecimento, sei perfeitamente que vêm dos porquês, das questões que muitas vezes colocamos ou se coloca. Estas também podem surgir mediante a nossa intuição e reflexão.

            Tentar abanar a cabeça de muitos sem ter conhecimento de causa ou saber do que se está a falar é complicado… no meu ponto de vista.

            Caro senhor, já vai longa a conversa… o “sumo” que levo desta conversa consigo é bastante reduzido, para não dizer praticamente nulo…
            Não vou gastar mais o meu latim com quem não percebe ou não quer entender o que se diz e contra-ataca de forma rude, se acha superior e o supra-sumo da língua nacional portuguesa.

          14. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Eu não me acho nada. Os complexos estão todos desse lado. Quem começou com a história das “postas de pescada” não fui eu. Mas ainda bem que leva, ainda que reduzido, algum sumo desta conversa, já que eu não posso dizer o mesmo. Se “contra-ataquei” é porque fui atacado (as palavras não são minhas). O que sei é que emiti a minha opinião sobre o artigo e sobre o tema. E depois foi o que se viu. De facto, mais palavras para quê ? Cometi o delito de opinião. Culpa minha.

        4. Avatar de AdN
          AdN

          Já tu confunde instrução com educação! Na escola instrui-se, o grande exemplo disso é os cientistas e médicos alemães que construíram as câmaras de gás era educados ou eram instruídos?
          Instrução não garante educação, pois há muitas pessoas com várias licenciaturas sem educação nem respeito algum…

    2. Avatar de RC
      RC

      Segundo o código da estrada se bateu é porque não conseguiu parar, logo velocidade excessiva.

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        A sério? Qual é o artigo?

        1. Avatar de RC
          RC

          Artigo 24 º

          multa de 120 a 600 euros.

          1. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Queres melhor artigo para apelar ao comportamento adequado dos condutores? É a mesma questão com a qual me venho a debater: comportamento. A velocidade excessiva é só consequência.

          2. Avatar de RC
            RC

            Consequência ? A lei também define isso ?

            A lei é clara, só fico admirado das autoridades não a fazer cumprir mais vezes. Já que andam sempre a dizer que existe caça à multa, quando na verdade é o oposto.

          3. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Sim, existe caça à multa. Não tenhas qualquer dúvida sobre isso. Quanto ao resto tens de ler tudo. O que eu digo é que a velocidade excessiva é consequência de comportamento inadequado. Percebeste ? Depois dizem que eu não digo coisa com coisa…

          4. Avatar de RC
            RC

            Caça à multa !! LOOOOOL

            Como se não houvesse motivos para multar mais.

            Não, não percebi, mas tente explicar isso ao sr da autoridade quando for “caçado” LOL

          5. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            RC, sim, há caça à multa, por mais que isto te custe a entender. E até já confrontei o comando geral da GNR num fórum publico com factos, para embaraço geral dos presentes nesse mesmo fórum. Não fui só eu a apresentar factos. Pior é quando temos ex-militares da GNR a corroborar as informações. Ainda hoje espero pela resposta do comando geral…

          6. Avatar de RC
            RC

            Pode haver num caso ou outro, mas não é generalizado.

            O que não faltam são motivos para multar, ui…. eu diria antes o contrário, que até fecham demais os outros.

          7. Avatar de RC
            RC

            …..fecham demais os olhos.

          8. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            RC, não me vou alargar muito porque quero continuar a manter a minha privacidade, mas eu descrevo-lhe o que testemunhei: num ponto de uma estrada nacional deste país foi montando estrategicamente um radar a 50km/h num local onde apenas há um cruzamento de duas vias e não há habitações. A GNR estava a mandar parar todas as viaturas que passavam no local descrito acima daquele limite( claro) e a 16km de distancia do local. Porquê ? Porque naquele local de paragem há um descampado suficiente para estacionar todos os carros em fila e fazer a cobrança. Pergunta do soldado da GNR ao automobilista quando era desviado :” O senhor foi controlado a x de velocidade, são x€, vai pagar com cheque, dinheiro ou multibanco ?” E isto foi uma tarde inteira. O local de paragem era dentro de uma localidade e quem viu, assistiu a um autentico circo. O soldado que estava na estrada a desviar todo o transito por várias ocasiões ia provocando ele mesmo acidentes, pois todos, sem exceção eram “convidados” ao pagamento. E digo-te mais: era fim do ano. O objectivo de montante em multas tinha de ser cumprido. E foi…

          9. Avatar de RC
            RC

            Então estavam a fazer e bem o trabalho deles, Parabéns aos senhores da GNR.

            Sendo assim, quando precisar deles para outras situações que possam ocorrer na sua vida, não os chame, chame antes os criminosos, ladrões e malta que anda depressa na estrada.

          10. Avatar de RC
            RC

            Já agora, esse relato só vem confirmar o que já tinha dito, só não multam mais porque não têm “vagar” para mais.

          11. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Então mas a malta vai em excesso de velocidade, é multada e quem está mal é a GNR?
            Não devia ser uma tarde mas sim um mês inteiro. Vai uma aposta que funcionava?

          12. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            RC, não percebeste. Este não é o trabalho da GNR. O trabalho da GNR não é fazer cobranças. Este relato que te fiz é sobre uma situação deliberadamente montada para fazer cobranças. Não há qualquer pedagogia nesta forma de atuar. O objectivo era mesmo fazer dinheiro. E Pedro F. Não funiona, não fucionou e nunca funcionará. E é por isso que se continua a fazer. A questão é dinheiro. E eu digo sempre que sobre a sinistralidade na estrada, ninguém está verdadeiramente interessada no combate porque não se investe na educação, não se investe na educação do comportamento. Isto vai ser sempre assim. É preciso dinheiro, arranje-se forma de o fazer.

          13. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            E dou-vos mais um outro exemplo da politica da cobrança: vejam quanto custaram os novos radares em Lisboa e depois vejam quais as receitas que foram orçamentadas para os mesmos. O objetivo é só um. Não preciso dizer mais. Ninguém quer saber da sinistralidade.

          14. Avatar de RC
            RC

            Eu percebi que inicialmente era isso, mas apesar de não acreditar nesse modus operanti, você e outros não foram melhores, já que foram cúmplices, em vez de denunciarem, mas enfim, continuo a acreditar que isso é apenas uma invenção sua, ou então é algo com muitos anos, não faz sentido nos dias de hoje.

          15. Avatar de RC
            RC

            O objetivo é sempre o mesmo, segurança, e os prevaricadores pagam o investimento, então quem devia pagar ? o cumpridor ?

          16. Avatar de RC
            RC

            Estou a ficar com a sensação que você não sabe ou não conhece o pais em que vive, é imigrante ? já agora de que pais ?

          17. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            RC, desculpe, mas está a ser preconceituoso. Esta é a realidade nacional. Só acredita se quiser. Como já lhe disse anteriormente, só não lhe dou mais pormenores para não revelar a minha real identidade, que não é para aqui chamada. Este modus operandi não foi negado pelo Comando Geral da GNR perante as provas testemunhais de elementos daquela força e perante todas as evidencias recolhidas e apresentadas em fórum publico perante outras entidades. AGora, claro que não é uma atuação exclusiva. Melhor seria !! TAmbem há pedagogia. Agora, quando um agente chega ao pé de si e só está preocupado com a forma como vai pagar (cheque, dinheiro ou multibanco), quando você tem uma estrada cujo transito é todo desviado para um descampado em fila, porque todos são autuados, não interessando se você leva droga ou se está bêbado, ou o que seja, senão cobrar…o que é que tem a dizer sobre isso ? E quando tem elementos da própria força a confirmar ordens recebidas, o que é que acha ? Muito havia mais para lhe contar, mas não posso.

          18. Avatar de scor
            scor

            uma pequena questão
            A GNR não pode multar?? se aquela zona pertencer a eles, não o podem fazer???

          19. Avatar de RC
            RC

            Desculpe, é a sua realidade, não a do pais, no entanto isso não é generalizado e se fosse a culpa é dos autuados.

          20. Avatar de RC
            RC

            Da minha parte posso dizer com orgulho, das vezes que fui multado, fui bem multado, e só não fui mais vezes porque eles não estavam lá ou fecharam os olhos.

          21. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            RC, mas acha que estas situações são generalizadas? Acho que não é assim tão ingénuo, pois não ? Mas acontecem com alguma frequência. E para que fique claro : o que está em causa não é a atuação propriamente dita, mas sim o objectivo da mesma. E esta é a realidade do país. Ainda há muito pouco tempo veio a terreno mais uma destas atuações cujos objectivos são evidentemente de fazer dinheiro em vez de fazer cumprir a lei ou de atuar pedagogicamente para o seu cumprimento. Procure na net que vai encontrar. Está a ser-lhe dificil acreditar, mas não tenha qualquer dúvida. E espero que nunca venha a ser apanhado nestas “mega-operações” pois aí irá mostrar até onde resiste o seu orgulho.

          22. Avatar de RC
            RC

            Se acontecem com frequência porque não denunciam, só estão a ser cúmplices do sistema.

            Eu nunca vi, como disse antes, para mim sempre correu na normalidade.

          23. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            RC, infelizmente a moeda tem sempre dois lados. Acredite que há muito mais do que você imagina. Para haver normalidade, tem de haver uma anormalidade. Para haver uma exceção tem de haver regra. E ficava aqui o resto do dia com frases feitas para o ajudar a compreender esta sua nova realidade. A denuncia para ter efeitos práticos, carece de prova. E como deve imaginar, é dificil obter prova. MAs como lhe disse, o mais perto que chegou relativamente à denuncia, foi apresentar situações ao Comando Geral num fórum publico sobre o tema da sinistralidade rodoviária e o papel das autoridades, fórum esse que foi presenciado e registado pela comunicação social. Num país perfeito, nada disto seria sequer possível de imaginar. Mas é capaz de me dizer onde está o país perfeito para eu ir para lá viver ?

          24. Avatar de RC
            RC

            Prova ? isso é o mais simples, tem a guia da multa ?

          25. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            RC, guia da multa ? Isso prova que foi feita uma operação de “caça à multa” ? Não sejamos ingénuos. Isso não prova nada e apenas serve, naturalmente, para ridicularizar quem diz que foi feita caça à multa. Não é credível, como é mais do que lógico. E por isso mesmo é que estas operações se vão fazendo por esse país fora. O pessoal reclama, as oportunidades de expor a questão são poucas e a prova só pode ser testemunhal vinda de dentro da instituição. Há alguma dúvida quanto a isto ? Se houver alguém interessado no assunto e alguém responsável também, vai cruzar estas situações com os momentos em que se fazem maiores volumes de cobranças para perceber o que aconteceu. Alguém tem interesse ? Óbvio que não. É dinheiro. É frustrante, mas é a realidade.

          26. Avatar de RC
            RC

            Não, isso prova se você foi multado ou não, ou se é um cúmplice, se não tem é cúmplice, então não se queixe.

          27. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            RC, mas ainda estamos nesse registo ? Pensava que a conversa estava a ser construtiva. Cúmplice ?? Cúmplice de quê ? Não estamos a falar da caça à multa pelas autoridades? Sinceramente, agora não o percebo.

          28. Avatar de RC
            RC

            Simplesmente ainda não percebi onde existiu caso que relata caça à multa.

            Pensei que estivessem a desviar as pessoas a pagar multas por fora.

          29. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            RC, está no seu direito de perceber ou não querer perceber. Como já lhe disse antes, espero que nunca seja apanhado por uma destas operações. O dinheiro custa a ganhar. Como dizem os espanhóis : “Não acredito em bruxas, mas que existem, existem. “.

          30. Avatar de RC
            RC

            Se for apanhado sou bem apanhado, que vou fazer, a lei existe é para se cumprir, você não conseguiu provar que a lei não foi cumprida, eu também já fui multado várias vezes.

      2. Avatar de Pois
        Pois

        Nem sempre é por excesso de velocidade.

  2. Avatar de andré
    andré

    vai o condutor a 100 km/h, já sabe que vai passar numa zona que o força a reduzir a velocidade, só tem de dar gás para compensar essa redução.

    em suma, não funciona.

    1. Avatar de manel
      manel

      era multar esse caes

    2. Avatar de FAR
      FAR

      Infelizmente, estou a crer que o cenário será mesmo esse. O pessoal já sabe ao que vai e dá-lhe um pouco mais de força no pedal, só naquela de não perder velocidade. Sinceramente acho pouco eficiente de um ponto de vista prático. Infelizmente também não há nada melhor do que as lombas (infelizmente porque suspensões e tal, mesmo para quem é respeitador).

    3. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Lá está: comportamento. Isto nunca vai a lado nenhum enquanto não se olhar para o comportamento. Passamos a vida a querer tratar as suas consequências sem nunca ter resultados, como é óbvio.

    4. Avatar de RC
      RC

      Que interessa acelerar, o carro não vai acelerar.

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Qual é a desaceleração promovida por este “pavimento”?
    De acordo com o vídeo (vale o que vale), a olho, um veículo de 1,5 toneladas perde 20 km/h, num espaço de 20 metros.
    Se for um ciclista de 70 kg? Sai disparado por cima do guiador, depois de a roda dianteira estancar no pavimento maravilha?
    Pergunto, por perguntar…

    1. Avatar de Abreu
      Abreu

      Uma lomba resolve isso

  4. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    Como sempre, fontes é dificil de encontrar neste blog.

    Anyway, procurei e não encontrei nada de como funciona, alguem tem um link para ver estas “lombas”?

  5. Avatar de Danyyel
    Danyyel

    Muito giro, porem como resultado o condutor carrega mais um pouco no acelerador e resolve o problema, apenas libertando mais um pouco de gases

  6. Avatar de Abreu
    Abreu

    Já existe uma solução muito boa e resulta, chama se lombas

    1. Avatar de Raks
      Raks

      Boa e muito mais barata

  7. Avatar de Fernando
    Fernando

    Dúvida: este sistema funciona bem a 50km/h, mas e a 100 ou 120? O sistema desacelera sem colocar em risco a segurança e estabilidade do automóvel? Se não conseguir mais vale ficar quieto e pôr uma lomba que é mais barato. De resto, parabéns a quem tenta inovar e contribuir para a segurança de todos.

  8. Avatar de JR
    JR

    Onde se pode encontrar mais informações sobre o pavimento? Em concreto, como funciona com bicicletas, motas ou se tiver de fazer uma travagem de emergência?

  9. Avatar de Pedro Teixeira
    Pedro Teixeira

    Sendo eu de matosinhos a única coisa que vi de diferente foi em frente à escola Escola EB1 – JI Augusto Gomes.
    E não vi leds nenhums, nem nenhuma desaceleração anormal. Ouço uma barulheira tremenda, prece que vou a passar em cima duns blocos de madeira soltos, e a passadeira terá no máximo uns 3metros.
    Resumindo, se é essa… não funciona nada como anunciado.

    1. Avatar de Pm
      Pm

      É essa. E concordo com o comentário.

  10. Avatar de Zé

    Se uma bicicleta, mota ou carro mais fraco tem de parar em cima disto depois como é? Há força para meter o veículo em movimento outra vez sem parecer um azeiteiro no picas?

  11. Avatar de iFernando
    iFernando

    Excelente ideia.
    Mas, não será colocada em prática, porque em breve, quem decide o velocidade será o próprio veículo.
    Vamos perder a liberdade de conduzir em excesso de velocidade.

    1. Avatar de RC
      RC

      Fixe, é o único veiculo onde isso não acontece.

  12. Avatar de Pedro F.
    Pedro F.

    Não é por nada mas a escassez de informação sobre esta “tecnologia” leva-me a crer que daqui a 10 anos ainda vai estar a ser desenvolvida…
    Gostava de saber como funciona e o que faz à roda frontal de uma mota, por exemplo, mas parece que que a tecnologia se resume com “capta a energia cinética”…

  13. Avatar de Kito
    Kito

    Se for um carro completamente mecânico, sem nenhum software, e ainda existem muitos senão a maioria, não actua de modo nenhum. O meu actual carro já possui detetor de peões e ciclistas que, em caso de distração do condutor, trava automaticamente, e acredito que futuramente todos os veículos virão com esta tecnologia. Sendo assim para que as tais passadeira redutoras de velocidade…?

    1. Avatar de RC
      RC

      Para que o sistema que o seu carro tem seja ainda mais seguro.

  14. Avatar de Joca
    Joca

    E que tal empedrado?

  15. Avatar de Miguel
    Miguel

    Acho muito bem. Para os ACELERAS deste mundo. Ao qual me incluo.