Governo do Cazaquistão bloqueia Internet e afunda a mineração de Bitcoins no país

42 Comentários

O ano não poderia estar a começar de forma mais turbulenta no Cazaquistão. O país asiático está a enfrentar uma grave crise devido aos protestos da população contra o aumento do preço dos combustíveis.

Como consequência, o governo bloqueou recentemente a Internet, o que afetou consequentemente o mercado dos Bitcoins. E sendo o país um dos maiores do mundo ao nível da mineração desta criptomoeda, a mesma viu a sua taxa de hash cair em cerca de 14% após este bloqueio.



Cazaquistão bloqueia Internet devido aos protestos

O Cazaquistão é um dos maiores países do mundo, mas neste momento está a viver uma crise gravíssima devido ao aumento do preço dos combustíveis. A população saiu massivamente à rua em protesto contra este aumento e rapidamente se instalou o caos.

Para lidar com os tumultos, o governo Cazaque bloqueou nesta quarta-feira (5) a Internet no país, o que afetou significativamente várias operações e serviços. E um dos mais afetados foi a mineração de Bitcoins, uma vez que o Cazaquistão é um do países onde mais se minera esta criptomoeda. Como tal, a mesma viu a sua taxa de hash cair em cerca de 13%.

Segundo as informações, depois que a China baniu esta atividade, o Cazaquistão tornou-se no segundo país do mundo com a maior quota de taxa de hash de Bitcoins, detendo cerca de 18% do poder computacional envolvido. Quanto mais mineradores houver na rede, maior será a capacidade das máquinas para extrair novas moedas. Mas esta taxa cai quando os mineradores deixam de estar ativos nessa rede.

E de acordo com os dados da BTC.com, a taxa de hash de Bitcoins caiu cerca de 14% nesta quinta-feira (6). Para além disso, o valor da moeda digital também caiu para menos de 38 mil euros.

via: CoinMarketCap

Os detalhes revelados pelo site YCharts (via Insider) indicam que a taxa de hash do Bitcoin caiu de 205.000 PH/s (PetaHash por segundo) para 177.330 PH/s.

Para além deste problema, parece que as manifestações de descontentamento da população se vão manter por mais algum tempo, acentuando assim a crise e o braço de ferro com o governo.

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de o verdadeiro
    o verdadeiro

    muita força para os investidores (para não escrever gananciosos) que já estão (novamente) a perder dinheiro 🙂

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      nao dizes nada de jeito

      1. Avatar de o verdadeiro
        o verdadeiro

        os seus comentário, pelo menos os que constam neste post, são mesmo brilhantes … de facto, não há como ignorar que será brevemente proposto para o prémio nobel da literatura, ou talvez da economia, já que o tema são as criptocenas 🙂

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Porque o teu tom é depreciativo e no gozo para quem investe, nota-se que ficarias contente se o crash fosse total

    2. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      eu mesmo que retirasse tudo o que tinha neste momento dava certamente para uns 20 anos ou mais do seu salário anual… mas muita força para mim! realmente preciso.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        E continua a trabalhar?
        A ser verdade que conseguia viver esse tempo todo só com os seus investimentos, e continua a trabalhar, então a personagem do Tio Patinhas deve ter sido inspira em si. 🙂

        1. Avatar de Louro
          Louro

          Ter recursos nao significa que se vá sentar debaixo da bananeira. 😉

          Isso é o pensamento de quem nivela tudo por baixo e claro como consequencia está por baixo.

        2. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          olha lá que o Tio Patinhas nao anda parado a sombra da bananeiras de forma nenhuma…

      2. Avatar de o verdadeiro
        o verdadeiro

        o meu salário, além de provavelmente ser muito superior ao seu, não é para aqui chamado … se está assim tão bem na vida, reforme-se do seu emprego, e passe o seu tempo atrás de um pc “armado” em pseudo-investidor porque só assim é que a sua fortuna aumentará 🙂

    3. Avatar de Louro
      Louro

      As primeiras BTC que comprei foram a menos de $300USD (241 para ser mais preciso), desde entao óbvio que já vendi algumas e outras converti, mas dá para perceberes onde estou a perder dinheiro.

      Neste o meu portfolio tem um valor total de $439742USD e já faz muito tempo que já retirei o meu investimento inicial e que nunca mais lá coloquei dinheiro algum.

      É só fazeres as contas.

      1. Avatar de Asilca
        Asilca

        És o meu ídolo

      2. Avatar de o verdadeiro
        o verdadeiro

        pronto, mais um que enriqueceu com as criptocenas 🙂
        peço desculpa pelo meu sarcasmo, mas cada vez que este tema é aqui debatido, só se lêem comentário de pessoas (para não escrever angariadores para este esquema em pirâmide) que ganham muito dinheiro, contudo, quando falo com conhecidos que investem (e muito) dinheiro nestas áreas, apenas ouço que têm perdido bastante … então, em que ficamos ???

        1. Avatar de NelsonR
          NelsonR

          Permita-me a minha opinião, mas nem todos perdem nem todos têm de ser gananciosos. Eu tenho pouco dinheiro investido em criptomoedas mas já ultrapassei esse valor algumas vezes com a valorização. Claro que quem por aqui anda no mundo das criptomoedas sujeita-se a um mercado sem controlo e sem suporte. No entanto posso garantir-lhe que nos primórdios da BTC minerei o suficiente para pagar um curso superior que não foi barato. Agora o que lá tenho não dá para quase nada, mas para o que me serviu chegou. Não cometi mal nenhum nem tirei nada a ninguém.

          1. Avatar de o verdadeiro
            o verdadeiro

            a sua experiência é distinta das restantes aqui retratadas, isto é, como refere “… pagar um curso superior …”, suponho que começou com as criptocenas há muitos anos, nos tempos em que a “bolha” estava a “inchar”, logo, tirou bastante proveito do seu investimento, e fez bem.
            quando me refiro aos gananciosos, não quero escrever que eles fizeram algo de mal, visto este sector nem sequer estar regulamentado, apenas que as pessoas estão a seguir a cenoura (tipo os investidores do bes e do bpp) por quererem ganhar (sem trabalho) mais “uns cobres”, mas nem sequer pensam de onde vem o retorno.

        2. Avatar de Louro
          Louro

          Ignorando os comentários dos aziados, já que há uma série de solucoes baratas para isso.

          @O Verdadeiro,
          Nao é um esquema em piramide, para ser um esquema em piramide eu teria de ganhar dinheiro sobre aquilo que os restantes investem ou ganhar dinheiro por ter referenciado outras pessoas para entrar e investir o que nao é verdade.
          Eu pura e simplesmente comprei moedas quando elas ainda estavam a um valor muito baixo e deixei as mesmas lá até que elas valorizassem.
          Da mesma forma que multipliquei os meus ganhos, poderia ter mutiplicado os meus prejuizos, daí ter investido dinheiro que sabia nao necessitar.

          Os que normalmente perdem com as Crypto, sao pessoas que estao a espera de retornos rápidos e fáceis, isso já é muito mais complicado, apesar de possível através de um toque de sorte.

          Por exemplo, se há 24 horas atrás tivesses comprado AIX (Aigang) e tivesses investido $1000USD, agora, passadas 24 horas terias cerca de $33920USD, rápido e fácil com um golpe de sorte.

          Já por exemplo se tivesses investido em BTC, terias de ter investido já há alguns anos para teres um retorno similar (proporcionalmente).

          E nao, nao enriqueci com as criptocenas, já sou investidor há muitos anos em varios mercados como Forex que basicamente sao a mesma coisa só que mais estáveis, tanto nos lucros como nos prejuizos.

          Bem haja.

        3. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Olha eu de 2 investimentos, um pessoal e outro sociedade estou com o dobro num e cerca de 5 vezes no pessoal.. não dá para deixar de trabalhar mas espero que 1 dê.. se abrir falência tento novamente

          1. Avatar de Louro
            Louro

            E fazes tu muito bem, cada um investe naquilo que quiser e só tem de arcar com as consequências que daí vierem, uns dias ganhamos, outros dias perdemos.
            Não sou investidor a full time, nunca fui, ter feito ao longo destes anos mais de 10 milhões só em crypto, não me fez deixar de trabalhar todos os dias, fez apenas que eu olhasse para a vida e para o trabalho de forma diferente.
            De resto tenho uma vida normal, como qualquer outra pessoa, não vou perder tudo o que investi porque já há muito que não tenho lá nada (do que investi).

            Boa sorte.

      3. Avatar de zakarias
        zakarias

        És o maior do bairro … xD

    4. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Como é que perdem dinheiro sem o terem?

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        É como dizer que o Musk passou a mais rico ou desceu na classificação, não é em € é em valor

  2. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    se as pessoas soubessem a verdade….
    “era” a futura sede da NWO (NEW WORLD ORDER)
    todos juntos somos mais fortes!

    1. Avatar de Paulo Andrade
      Paulo Andrade

      Pois é… os media dizem que é por causa “do aumento do preço dos combustíveis”, mas nada tem a haver com isso… Hoje em dia a “verdade” é só propaganda.

      1. Avatar de Reis
        Reis

        Combustiveis? Nada mesmo. Razao tinha o bruno de carvalho em boicotar os jornais. Felizmente o bruno agora no big brother famosos esta imparavel

        1. Avatar de R!cardo
          R!cardo

          Então é por isso que o sporting perdeu?

    2. Avatar de diogo
      diogo

      Assim a verdade tão crua?
      99% nem fazes ideia do que estas a falar 😉

    3. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      podes explicar?

  3. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Bem, se eles levassem com a gasolina a quase 2 euros o litro, como por cá, nem quero imaginar o que seria.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      O ordenado de lá anda pelos 80 euros mensais… sem serem os líderes do governo e os que tem empresas de gás natural e petróleo, ninguém tem carros que custem mais de 1000 euros (são renaults e opel novos!!!).
      A principal razão nem são os carros… é o aquecimento, pois 99% dos equipamentos são baseados em gás liquefeito, com um aumento para o dobro e um novo aumento de 50% anunciado para meados de 2022, as pessoas viram as contas disparar para valores loucos. É que cá 2 graus negativos é frio. Lá 2 graus negativos é considerado verão, pois o normal é andarem nos 10-19 negativos, com idas até aos 30 negativos no pico do inverno.

  4. Avatar de Reis
    Reis

    A situacao do Cazaquistao nada tem a ver com o que os telejornais e comunicacao falam ca e sendo a minha mulher de Astana so posso dizer que é uma vergonha que quem nos devia informar sao os que adulteram a verdade. So não digo mais porque não deixam

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Estranho de ler que tem alguém a viver… num sítio que já não existe. Há mais de 2 anos que Astana desapareceu das referências e a cidade passou a ter o nome de Nur-Sultan (com a escrita russa). Tanto de passou a ser proibido usar os códigos de referência locais (códigos postais) que tivessem a referência a Astana…

      1. Avatar de Vitor Tavares
        Vitor Tavares

        Ele não diz que a mulher VIVE em Astana…diz que NASCEU lá! Além disso a cidade continua a ser a capital do País…apenas mudou de nome! E nem é a primeira vez que acontece porque antes de se chamar Astana…chamava-se Aqmola.

  5. Avatar de Eu
    Eu

    Daqui a uns 15 dias o protocolo de dificuldade de hashrate irá novamente compor o ramalhete. Nada de novo. É a componente de maior valor que a Bitcoin tem. Entretanto, boas notícias para mim que aproveitei os saldos.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Conseguiste comprar uma PS5 a bom preço, foi? /s

  6. Avatar de Stanley
    Stanley

    Cazaquistão país do Borat.

  7. Avatar de josefina
    josefina

    a culpa é da humidade

    1. Avatar de diogo
      diogo

      Sim aqui está a 50%, e a temperatura a 18 ºC.

  8. Avatar de Louro
    Louro

    Aproveitem agora para comprar pois entretanto o valor irá subir novamente.

    1. Avatar de diogo
      diogo

      E porque tem que ser agora? Não pode cair para metade do que está?

      1. Avatar de Louro
        Louro

        Pode claro, mas isto é um investimento a longo prazo, é meteres lá algum e ir vendo de vez em quando como está.

        Possivelmente, em “breve” BTC vai atingir os $100000USD, não se sabe claro se irá demorar 1 ano ou 5

  9. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “O Cazaquistão é um dos maiores países do mundo,…” É verdade,não sabia.Vi no Jornal da Noite da SIC que tem um território maior que toda a Europa junta.Fogo. 😐

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Vês muito telejornal

  10. Avatar de TwoEyez
    TwoEyez

    É o que faz investir em algo que não existe.