Descobertos anticorpos capazes de neutralizar as variantes da COVID-19

23 Comentários

O mundo ainda se mantém em estado de pandemia por COVID-19, e a culpa é, provavelmente, das sucessivas variantes. A ciência tem criado soluções de proteção, mas as variantes do SARS-COV-2 têm complicado todo o cenário.

Recentemente foram descobertos anticorpos que podem neutralizar as variantes da COVID-19.

Descobertos anticorpos capazes de neutralizar as variantes da COVID-19


Descoberta de anticorpos abre porta ao desenvolvimento de novas vacinas

Uma equipa de cientistas internacional fez saber que conseguiu identificar anticorpos capazes de neutralizar as variantes do vírus SARS-COV-2. Este vírus, causador da doença COVID-19, tem tido várias variantes, destacando-se atualmente a ómicron, que é responsável por cerca de 82% dos casos em Portugal.

Segundo o que foi agora revelado, o tipo de anticorpos descobertos podem atacar partes da proteína “spike”, a chave mestra que o vírus SARS-COV-2 usa para infetar células do corpo, que não são alteradas por mutações. O estudo foi já publicado  na revista “Nature”, onde é revelado que esta descoberta abre a porta ao desenvolvimento de novas vacinas e tratamentos que serão eficazes para variantes que eventualmente venham a surgir no futuro.

Descobertos anticorpos capazes de neutralizar as variantes da COVID-19

Segundo o JN, a variante ómicron – que em Portugal representava, no final de dezembro, cerca de 82% dos novos casos – acumula 37 mutações na proteína “spike”, que se agarra em força às células, invadindo-as e, por consequência, gerando infeção.

Esta é a principal hipótese para justificar a velocidade com que esta nova variante se dissemina, bem como a sua capacidade de reinfetar e reduzir a eficácia da vacina.

Nos testes realizados, o estudo revela que quem tinha tomado as vacinas da Pfizer-BioNTech, Moderna e AstraZeneca mantiveram a imunidade à Ómicron, mas reduzida para entre 20 e 40%, muito mais baixa do que contra outras variantes. A dose de reforço demonstrou ter a capacidade de restaurar a imunidade a valores mais eficazes.

A nova variante do SARS-CoV-2, Ómicron, detetada há pouco mais de um mês na África do Sul já é considerada como a que tem a propagação mais rápida da História.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de paulo
    paulo

    bota em vacina e da mais uma dose!

    1. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      As vacinas da gripe são diferentes todos os anos e este não será exceção.

      1. Avatar de Maria do Céu
        Maria do Céu

        Tem alguma coisa contra a diferença?

      2. Avatar de Memória
        Memória

        A diferença este ano é que ainda é menos eficaz do que o habitual
        (tavez 8%)

        https://edition.cnn.com/2021/12/16/health/flu-vaccine-mismatch/index.html

      3. Avatar de Miguel
        Miguel

        As vacinas da Gripe não levas com 3 mais 50 mil testes covid $$$

  2. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    13 booster, JA!

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Mais um shoot, aproveitem que para já são grátis.

  4. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Desde o início da pandemia que se sabe que anticorpos ocorrem de forma natural em determinadas pessoas, sem a ciência saber ainda porquê, mas decerto por especificidade genética.

    Espero que a ciência não se lembre de me vir dizer que descobriu que a Terra é redonda.

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      lol!!!! Todas as pessoas (excepção para quem terá problemas imunológicos) desenvolvem anticorpos naturalmente, não é só algumas. É este o princípio usado com as vacinas para se criar imunidade contra virus, bactérias, etc, sem que o processo cause a doença.
      Poder fazer isto reduz o risco de contrair a doença ou a morte quando houver um contacto com o vírus real, etc.

      1. Avatar de Sara (não o deserto)
        Sara (não o deserto)

        Muita opinião, pouca ciência, muita confusão, muito respeito, pouco siso.

    2. Avatar de Maria do Céu
      Maria do Céu

      Não é bem assim. O que há é pessoas que possuem imunidade natural. Assim como se o bicho passasse e não ficasse.

      1. Avatar de Drps
        Drps

        E se o bicho não tocar? O que acontece?

        1. Avatar de AP
          AP

          O bicho nem existe! Foi criado pelos Chineses! Mas não existe! Mas foi criado pelos Chineses!

  5. Avatar de donodacarne
    donodacarne

    Pois….depois do secretário de estado da saúde ter dito que eram 90 % de não vacinados que estavam internados , à noite na entrevista à CNN já dizia que podiam ser 60% , 70 % , ou outro número qualquer …a base científica daquelas afirmações era uma conversa de amigos 🙂 ………Em Portugal os estudos em que se baseia o Governo para decidir , são conversas de amigos…….ninguém sabe quem são na realidade os internados . Que idade têm , qual o sexo predominante , doenças anteriores …nada . Em Portugal a ciência são conversas de amigos ….Bastava um estudo com os dados que eu referi , para se saber quem tem realmente urgência e necessidade em vacinar-se …A maioria do povo segue estes ignorantes como este secretário de estado , e vai em manada vacinar-se e testar-se , eles sem saberem porquê . Disseram-lhes que se não se vacinassem ficavam muito doentes…sem perceberem que quem fica realmente doente , são as pessoas que já sofriam doenças que os incluem nos grupos de risco , ……Nem um simples guia de comportamento , sobre como se comportar , incluindo alimentação e cuidados de saúde , em caso de sintomas a DGS foi capaz de lançar , a organização contra a vacinação fez um , bastante completo , 32 páginas ….Enquanto isso a SIC continua a dizer que quem se vacina está do lado da ciência …eu acho mais que estão do lado da ignorância ….Entretanto o Frois , anda a dizer que foi ameaçado , coitadinho… nunca o ouvi dizer , é que cada vez que emite uma opinião favorável a vacinas , há um grande conflito de interesses , porque recebe milhares dos fabricantes das vacinas …São estas as pessoas , que estão do lado da ciência …..ciência pelos vistos agora passou a ser sinónimo de conversas de amigos , ignorância e muitos $$$$$$ ….nos bolsos deles

    1. Avatar de Honorato
      Honorato

      As pessoas morrem doutras patologias mas foi de covid porque lhes interessa para por medo a populaçao

    2. Avatar de Hugo Ribeiro
      Hugo Ribeiro

      Permita-me que acrescente ao seu comentário, que o diretor do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, informou que todos os pacientes que estão em UCI no “seu” hospital estão vacinados, uns com duas doses, outros com três.
      A DGS garantidamente terá a informação que utentes internados nos cuidados intensivos estão vacinados ou não, o problema é que emitir esses dados não ajuda á narrativa da vacinação em massa.
      É mais fácil e conveniente ir a canais televisivos e despejar mentiras para cima dos cidadãos.

      1. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        O que dizes não é verdade. O diretor do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra não disse tal coisa, pelo contrário disse que a maioria dos casos seria não vacinado.
        Um responsável do São João é que mencionou que no Hospital São João a maioria dos internados já seria vacinada (não falou em UCI), mas não tinha os dados.
        O facto é quando quase todos estiverem vacinados passa a haver muito menos casos com pessoas não vacinadas já que há muito menos pessoas não vacinadas do que vacinadas. Levando ao extremo para melhor visualizares, se não houver pessoas não vacinadas então é óbvio que 100% dos casos seriam com vacinados…
        O preocupante é mesmo com 90% de população vacinada, os não vacinados representarem a maioria dos casos nas UCI nalguns hospitais.

        1. Avatar de Donodacarne
          Donodacarne

          Não , o preocupante não é isso…o que é preocupante é ninguém saber que tipo de pessoas , idade , sexo , historial clinico são estas pessoas…Só assim se definem critérios de risco….andar a contar vacinados e não vacinados é simplório demais e da uma imagem de contas de merceeiro , ou manipulação pura . Ou eles querem mesmo estudar o assunto , ou andam a fazer de nós parvos . Eu tenho quase a certeza de que estas pessoas , vacinadas ou não , são pessoas com problemas de saúde anteriores …..e esse é que é o fator determinante….não se vacinaram por medo de agravarem o seu estado de saúde….

          1. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            engraçado que no meio da desgraça achas que o mais preocupante é tu não conheceres dados e não o facto de muitas das pessoas morrerem porque não se quiseram vacinar.

  6. Avatar de Memória
    Memória

    Interessante que recentemente se descobriu que este virus também se transmite directamente entre células não necessitando desta forma das proteínas de espícula (spike proteins)

    https://www.sciencedaily.com/releases/2021/12/211223113127.htm

    1. Avatar de AP
      AP

      O virus não existe! Ainda não percebeu? Foi inventado pelos chineses! Mas não existe! Mas foram eles que o criaram…

    2. Avatar de Memória
      Memória

      É evidente que os chineses atingiram a Superioridade Quântica

  7. Avatar de AP
    AP

    As pestes no antigo Egipto já eram coisas inventadas pelos Chineses, pelas farmaceuticas, pela NASA e pelo Bill Gates! Quando esta civilização desmoronou passaram a atacar a Grega. A seguir foi Roma. Depois foi a Europa… Estas multinacionais estão em todas a criar doenças para nos sugar até ao tutano!