Musk criticado pelo risco de colisão entre a Starlink e a estação espacial chinesa

20 Comentários

A ambiciosa missão de Elon Musk tem vindo a ser, aos poucos, concretizada pela SpaceX, com o envio dos satélites que darão forma à Starlink. Contudo, nem todos estão agradados. Afinal, as redes sociais chinesas têm reunido críticas ao milionário, pelo risco de colisão entre os seus satélites e a estação espacial.

A excessiva quantidade de objetos no espaço não é um problema recente, mas tem adquirido relevância, promovida pela crescente preocupação relativamente às colisões.

Elon Musk

A China apresentou uma queixa à agência da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável pela segurança espacial, afirmando que a sua estação espacial foi forçada a tomar medidas preventivas, por forma a evitar uma colisão com os satélites lançados pela SpaceX.

O documento foi apresentado no início deste mês à agência da ONU e refere que os satélites da Starlink tiveram dois “encontros próximos” com a estação espacial chinesa nos dias 1 de julho e 21 de outubro.

Uma vez que a China tomou medidas preventivas relativamente a estes encontros, os utilizadores das redes sociais chinesas têm dirigido críticas negativas a Elon Musk. À medida que as notícias sobre a queixa se espalham, os utilizadores da Weibo referem que os satélites são “apenas um monte de lixo espacial”, e descrevem-nos como “armas de guerra espacial americanas”.

Starlink

Além disso, um utilizador disse que “os riscos da Starlink estão a ser gradualmente expostos” e que “toda a raça humana irá pagar pelas suas atividades comerciais”.

O problema do excesso de objetos no espaço não é recente e os cientistas têm insistido com os governos, para que partilhem informações, por forma a reduzir os riscos de colisões. Aliás, em novembro, a NASA informou que os astronautas da Estação Espacial Internacional foram forçados a tomar medidas de emergência após destroços de um satélite russo destruído estarem a aproximar-se. Nessa altura, Elon Musk revelou que as órbitas de alguns satélites da Starlink tinham sido ajustadas para reduzir a probabilidade de colisões.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mig-21
    Mig-21

    O mais estupido nisto tudo é serem referenciados comentários de utilizadores, como se eles tivessem alguma coisa a ver com o sucedido ou conhecimento na area. Mais parece a 50c army a fazer das suas

  2. Avatar de xyr
    xyr

    Se a Starlink é apenas lixo a estação orbital Chinesa o que é ? Bonito , tudo o que é Chinoca passou a ser classificado de interessante , o que interessa ao resto da humanidade , mas não interessa ao governo Chinês passou a ser lixo….Se um dia esta gente passar a dominar o Mundo já podem ficar a saber o que vos espera…

    1. Avatar de Gr
      Gr

      Se um dia essa gente passar a dominar o mundo?
      Acorda, isso já está acontecendo e fico feliz de serem os chineses e não os patrocinadores de Contras e Al Qaedas.
      Por sinal, parece que o futuro de dominação chinês vai ser muito melhor que o passado em que os portugueses dominaram boa parte do mundo ocidental.
      Quem não gostar, vai comprando vaselina

      1. Avatar de Filipa
        Filipa

        Parecem os mesmos que diziam que a URSS iria dominar o mundo.

      2. Avatar de José
        José

        Vire para lá essa boca! Não passa de outro com “trauma do português”, tinha mesmo de mostrar o quão ignorante é! Coitado – na minha terra, a isso, chamam dor c..orno! Não diga que já comprou a vaselina para falar de forma tão entusiástica? Qual dominação chinesa qual carapuça, ninguém além do exército do 50 cêntimos e de gente sem amor-próprio ou dignidade fala assim de um regime horrível que é uma vergonha para a Humanidade. Lamento, mas vai ficar sem emprego.

    2. Avatar de RPG
      RPG

      Comparar as diversas estações espaciais (meia dúzia), de diferentes nações, nas quais são feitos os mais diversos estudos científicos, com milhares de satélites que a rede da Starlink tem, apenas para proporcionar ligação à internet … É fácil de ver qual delas é literalmente lixo, visto que daqui a uns anos será obsoleto, e consequentemente ficará ao abandono na nossa órbita LOLOL

      1. Avatar de Googler
        Googler

        Em relação ao lixo espacial, os satélites Starlink têm planos de deorbit ao fim da sua vida útil, seja através de thrusters ou naturalmente devido ao facto de se situarem na LEO (Low Earth Orbit). Estes satélites foram criados de forma a se desfazerem na atmosfera terrestre. Lixo sim é o seu comentário que só ajuda na criação de desinformação. Procure se informar antes de fazer comentários, Google is your friend!

  3. Avatar de O que sera, sera
    O que sera, sera

    China apresentou queixa a ONU? Entao um pais comunista como este, onde infrige centenas de leis – muitas delas defendidas pela ONU, onde escraviza o proprio povo, onde….nunca mais saio daqui se continuar….. – um pais deste a apresentar queixa a ONu por causa de possivel colisao xD

    Opa morri…. haha

    1. Avatar de Paulo Jaime
      Paulo Jaime

      Tá certo. Mas a tecnologia que usa no dia a dia por certo não será chinesa pois não? E já agora o tema da notícia não o afecta pois não? É que ele não distingue as cabeças cá em baixo…se são comunistas ou capitalistas…..

      1. Avatar de José
        José

        Tecnologia chinesa? Qual? A que têm roubado à descarada e a quem tem sido dada por gente sem vergonha na cara?A que eles se queixam por sinal, até é em relação à de de outros com mais capacidade, a inveja é uma coisa danada. Olho à minha volta e, nada, mas mesmo nada, do que uso no meu dia-a-dia, é criação chinesa. É curioso ler coisas dessas na Internet e, num computador – espero que chegue lá.

    2. Avatar de Gr
      Gr

      Estas consumindo muitas “dorgas”. Começa diminuindo CNN, BCC e outros defensores do muito justo capitalismo selvagem.

    3. Avatar de RPG
      RPG

      Se queres falar de escravidão nos dias modernos, o melhor é começares pelos EUA: https://www.theguardian.com/world/2018/jul/19/us-modern-slavery-report-global-slavery-index

      Fora isso, chamares a China um “país comunista”, só mostra o quão ignorante és. Mas enfim, se nos conseguires indicar um traço comunista presenta na China agradeço.

      1. Avatar de José
        José

        Não deve saber ler ou ouvir os discursos dos seus dirigentes de certeza! TUDO é comunista, até o facto usar o capitalismo para, finalmente atingir algum progresso e bem-estar! Mal atingiu um sinal que pode estar mais rica, manda hoje, o capitalismo, novamente às malvas e fala de guerra, como se isso tivesse sido obtido por mérito próprio. Deve estar à espera de obter alguma nota social positiva por admirar tal regime. Só me compadeço de gente assim. Coitados.

        1. Avatar de RPG
          RPG

          A demência é algo que o assiste claramente, se acha que alguma coisa na China é comunismo, para além do partido no poder claro. Isto supondo que sabe o que é comunismo LOL. O facto de alguém saber reconhecer que a china tem pouco ou nada de comunismo, uma vez que impera o capitalismo com traços socialistas no seu meio económico, não faz de ninguém admirar este regime. É apenas uma simples constatação dos factos, nada mais, quer se concorde ou não com o sistema. No comunismo não existe propriedade privada, algo que existe na China. No comunismo, tudo o que é produzido, é depois dividido entre todos de forma igual LOL, também não me parece que seja algo comum na China LOLOL. Isto apenas para indicar 2 pequenos exemplos. Resumidamente, você transpira ódio e irracionalidade natural de quem sente ódio, isso sim

  4. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Não foi só com a estação chinesa também foi com satélites europeus e americanos!!

    1. Avatar de José
      José

      Ui foi um fartote até do Burquina Fasso! Só não refere o “fenómeno” que teve de facto mais queixas, foi o que veio dos astrónomos e de algumas regiões que ficaram incomodadas com a “intromissão” que tais satélites provocam na luminosidade celeste.

  5. Avatar de Mouro
    Mouro

    A starlink é mais importante que a estação espacial xing ling

  6. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    Então,não é a China que lança foguetões para o espaço e estão-se a c@gar onde vão cair?

  7. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    Na minha opinião revejo o projecto “Starlink” como algo inutil se não for para combater a censura e restrições ao acesso de informação. A longo prazo questiono-me da sua utilidade.

    1. Avatar de José
      José

      Como tudo na vida.