Certificado Digital COVID-19 da União Europeia com validade de 270 dias

31 Comentários

O certificado digital COVID da União Europeia (UE) abrange a vacinação, teste ou recuperação da COVID-19 e está disponível em formato digital e em suporte papel.

A partir de hoje, o Certificado Digital COVID-19 da UE passa a ter uma validade de 270 dias para efeitos de viagem no espaço comunitário e a incluir informação sobre doses de reforço das vacinas.

Certificado Digital COVID-19 da União Europeia com validade de 270 dias


Certificado Digital COVID-19 também inclui info sobre dose de reforço

De acordo com o comunicado da Comissão Europeia, a partir de hoje adotaram-se novas “regras relativas ao Certificado Digital COVID-19 da UE, estabelecendo um período de aceitação vinculativo de nove meses – precisamente 270 dias – de certificados de vacinação para efeitos de viagens intra-UE”.

Para Bruxelas, “é essencial manter a coordenação para o funcionamento do mercado único e proporcionar clareza aos cidadãos da UE no exercício do seu direito à livre circulação”, ainda que vários Estados-membros, como Portugal, estejam a reimpor obrigações como de teste mesmo para vacinados que entrem no país devido ao agravar da situação epidemiológica da COVID-19 e à nova variante Ómicron, muito mais contagiosa que as anteriores.

No que toca ao período de nove meses, a instituição explica que “este período de validade tem em conta a orientação do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças, segundo a qual as doses de reforço são recomendadas o mais tardar seis meses após a conclusão do primeiro ciclo de vacinação”.

Certificado Digital COVID-19 da União Europeia com validade de 270 dias

Acresce que “o certificado permanecerá válido por um período de carência de mais três meses para além desses seis meses, a fim de assegurar que as campanhas nacionais de vacinação possam ser ajustadas e que os cidadãos tenham acesso às doses de reforço”, explica Bruxelas.

As doses de reforço passam também a estar incluídas na informação do certificado de vacinação, ainda que distinguidas do ciclo primário de inoculação, de acordo com a Comissão Europeia.

Dados da Comissão Europeia revelam que, até agora, foram emitidos 807 milhões de certificados na UE, num total de 60 países e territórios dos cinco continentes que já aderiram ao sistema.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dani
    Dani

    Pensavam que se iam safar com a vacina..

    1. Avatar de Nildo
      Nildo

      Heheheheheheeh não mesmo!

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Depois de tomarem muitos afirmaram: já estou despachado.
      O que não disseram é despachado como… e até quando
      E assim se enganam os tolos

      1. Avatar de honorato
        honorato

        o bill gates disse que começava acabar em 2023 se é verdade ou nao, nao sei vamos indo e vamos vendo

  2. Avatar de Zé Cabra
    Zé Cabra

    A Sociedade Espanhola de Epidemiologia (SEE) alertou hoje para a necessidade de serem adotadas “medidas urgentes” para reduzir o impacto das sucessivas vagas de covid-19 e exortou a população “a não baixar a guarda”.

    Com o aumento da incidência acumulada e a alguns dias do início das férias do Natal, esta associação lança um novo aviso para sensibilizar a população de que a vacinação por si só não é suficiente para controlar a pandemia e deve ser acompanhada por medidas de prevenção não-farmacológicas.

  3. Avatar de ZeDasCabras
    ZeDasCabras

    Vou levar o reforço e acabou. Não há mais pão para malucos.
    Não quero que isto de andar a levar vacinas de 9 em 9 meses seja o meu novo normal.

    1. Avatar de Elkido
      Elkido

      É mesmo os 2 Zés das Cabras têm razão…. Vou levar mais uma senão terei o acesso vedado em muitos sítios como no tempo da PIDE.

      1. Avatar de falcaobranco
        falcaobranco

        Digo o mesmo…

      2. Avatar de Chalupa pela verdade
        Chalupa pela verdade

        Comparar isto com a PIDE/Holocausto é de uma burrice tão extrema que só tenho isto a dizer: quem me dera que desse para trocar uma pessoa que realmente esteve lá por ti e por pessoas que pensam como tu.

    2. Avatar de João
      João

      Aproveita leva já 2 doses, pode ser que assim fiques livre até março ou abril.

    3. Avatar de Manuel
      Manuel

      Aposto que disseste isso também antes de levar a segunda dose. Agora a terçeira e para o ano é a quarta… realmente isto só tem fim se as pessoas porem um fim. Mas enquanto houver pessoas a acreditar e a sustentar esta palermia, isto nunca terá fim.

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        e muita gente que tomou a de “toma única” dizia que assim ficava arrumado

    4. Avatar de Miguel
      Miguel

      Sim sim, a frase faz todo sentido: como não quer que seja normal levar doses a cada 9 meses, é por isso que vai levar

    5. Avatar de honorato
      honorato

      daqui a pouco temos que ter não sei o que para entrar no supermercado e em casa

  4. Avatar de robin
    robin

    O papel que viola todas as leis.
    e a farsa da justiça sabe e come e cala , a corrupção ao vivo e as claras.

  5. Avatar de robin
    robin

    Em África devem estar a morrer aos milhões já nem devem ter covas para enterrar, sem vacinas sem guetos e sem salvos condutos.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      E estão, mas de fome, má nutrição, falta de cuidados de saúde e higiene. Por isso é que é preciso uma vacina, para que se garanta que continuem a morrer do que sempre morreram.

    2. Avatar de Chalupa pela verdade
      Chalupa pela verdade

      Também morrem de malária aos magotes porque infelizmente os robins hoods, os migueis e os enlatados de lá inventam cada coisa mais absurda(como dizer que a vacina da malaria vai provocar infertilidade) e por isso continuam a morrer porque não se querem vacinar e evitar morrer de uma morte estúpida.

      Ainda bem que em Portugal isto é uma percentagem pequena de b&%$s.

      1. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Tu realmente ao menos consultas os dados antes de vomitares? África do Sul média de 20k casos 7 dias – média de 40 mortes 7 dias.. Uma coisa louca

    3. Avatar de Eu sei lá
      Eu sei lá

      Hoje, em Portugal: 9.837 infetados e 11 mortos.
      O pior dia de sempre (28/01/2021): 16.432 infetados e 303 mortes.
      O que está a fazer a diferença – especialmente no número de mortos? A vacinação.
      Toda a gente percebe isto – menos os anti-vacinas.

      1. Avatar de honorato
        honorato

        Ta a chegar o natal/ano novo eles aumentam os números quando foi as eleições eles baixaram para a conveniência deles. o covid tem medo das eleições será isso?? quando houver novamente eleições vejam se não baixa os números de infetados de covid.

        a india os casos estam a baixar: https://www.google.com/search?q=nemeros+de+covid+india&oq=nemeros+de+covid+india&aqs=edge..69i57.8848j0j1&sourceid=chrome&ie=UTF-8

        Na china: https://www.google.com/search?q=nemeros+de+covid+india&oq=nemeros+de+covid+india&aqs=edge..69i57.8848j0j1&sourceid=chrome&ie=UTF-8

        Nos EUA: https://www.google.com/search?q=nemeros+de+covid+india&oq=nemeros+de+covid+india&aqs=edge..69i57.8848j0j1&sourceid=chrome&ie=UTF-8

        ha paises que a higiene é pior do que muitos paises e tem menos casos alguma coisa esta mal penso eu de que…

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Esta é mais uma teoria da constipação que se torna realidade, como já aconteceu a muitas outras.

  7. Avatar de Tiago
    Tiago

    E a vacina da gripe não é de periocidade anual ? qual o problema em tomar uma covid anual ?! Até agora não há contra indicações quanto a isso, esperemos !

    1. Avatar de Godlike
      Godlike

      Problema: obrigatoriedade.
      Outro problema = é um experimento.

      Mais outro problema = Precedentes que estão a ser criados para o futuro.
      Mesmo que por algum milagre as elites decidam abrir mãos do controlo que têm neste momento, o que as impede de criar outra situação semelhante no futuro? Afinal de contas, o medo é a mais poderosa ferramenta de controlo, e são precisamente os medrosos que, como se pode ver, encarregam-se de criar divisão e discórdia entre a população, tudo em nome do bem maior, claro!!!
      Que absurdo seria o pensar que as elites se possam aproveitar de tais situações para ganhar mais poder e riqueza sem terem que sujar as próprias mãos!

      1. Avatar de darksantacruz
        darksantacruz

        Muito bem escrito. Subscrevo a 200%

  8. Avatar de Guilherme Lino
    Guilherme Lino

    E farmacêuticas a lucrar biliões

    Devia deixar de pagar impostos

    Temos um SNS que mal funciona excepto para distribuir vacinas para uma doença pouco pior que a gripe

    1. Avatar de Yur-pt
      Yur-pt

      No filme “O Pátio das Cantigas (2015), há uma expressão que diz: “Oh Evaristo, não percebes nada disto”.

  9. Avatar de Crisanto Tomás
    Crisanto Tomás

    a solução é o booster: só custa o 1º, o resto é pescoço!