Nova Iorque proíbe gás nos novos edifícios

24 Comentários

Não só as fabricantes estão a caminhar em direção à neutralidade carbónica. Afinal, a lista de governos a tomar medidas nesse sentido também tem aumentado. Desta vez, foi Nova Iorque que decidiu proibir o gás nos novos edifícios.

A medida histórica representa o primeiro passo rumo à eletrificação da cidade.

Nova Iorque

Numa decisão histórica, os legisladores de Nova Iorque aprovaram uma nova medida que prevê a redução das emissões de gases com efeito de estufa e a consequente poluição atmosférica. À luz desta nova medida, a cidade irá eletrificar os novos edifícios, ao longo dos próximos anos.

A partir de 2023, os novos edifícios em Nova Iorque deixarão de poder estar ligados à infraestrutura de gás. Portanto, os sistemas de aquecimento e de água quente terão de ser, nessa altura, totalmente elétricos. Este prazo aplicar-se-á a edifícios mais pequenos, pelo que as estruturas com mais de sete andares terão até 2027 para se eletrificarem.

Apesar da medida histórica para os edifícios, existem várias estruturas isentas, como habitações, lavandarias e cozinhas comerciais.

gás

Nova Iorque será a primeira de muitas cidades

Um estudo desenvolvido pelo Rocky Mountain Institute concluiu que a nova medida a ser adotada em Nova Iorque poderia evitar 2,1 milhões de toneladas de dióxido de carbono até 2040. Comparativamente, isto seria como tirar 450.000 carros da estrada. Além disso, os contribuintes pouparão dinheiro que, de outra forma, seria gasto nas ligações à infraestrutura de gás.

Este é um passo histórico nos nossos esforços para alcançar a neutralidade de carbono até 2050 e reduzir a nossa dependência dos combustíveis fósseis.

Disse Ben Furnas, diretor do clima e sustentabilidade da câmara municipal de Nova Iorque, ao The New York Times.

Mais do que isso, garantiu que, se é possível pôr em prática uma medida desta dimensão em Nova Iorque, sê-lo-á “em qualquer lugar”.

Desta forma, a cidade americana poderá tornar-se numa referência mundial na redução de emissões das grandes cidades, sem ter em conta aquelas promovidas pelos automóveis.

 

Leia também:

Noruega atinge 94,9% de carros eletrificados em novembro

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de diogo
    diogo

    Já a anos que não uso gás em casa, tudo eléctrico foi o melhor que fiz, tenho termocumulador que carrega com energia solar, e naqueles dias que não existe de chuva está programado para usar energia da rede das 4:00 as 8:00 da manha pois a minha tarifa é mais barata a noite.

    Pago menos e é mais seguro que ter gás em casa!

    1. Avatar de Imf
      Imf

      Esta bem, ate podemos ter tudo eléctrico em casa, mas fogão a gas é completamente diferente de um eléctrico…
      Sem sombra de dúvida.

      Mas esquecendo isso, o mundo nao gira a volta das grandes cidades, embora seja la onde exista as grandee indústrias e serviços e grande parte da população.
      No campo, nao existe as infraestrutura eletricas, agua, ou saneamento como nas cidades.

      Logo é indispensável haver gasoleo, gas, etc para essas pessas substituirem.
      A menos que se comece a produzir tudo em grandes fabricas ( alimentação) e vamos todos almocar comprimidos.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Também fazer tudo ao lume com lenha é diferente de gás e foi em frente, aqui já só uso indução na minha casa principal e não tenho nada a reclamar, os fornos electricos bons também mimicam um a gás na perfeição.
        Na casa do alentejo continuo com a lenha e fazer tudo no forno a lenha.

    2. Avatar de sert
      sert

      e quando faz chuva de onde pensas que sai a electricidade da energia da rede?

    3. Avatar de Zed
      Zed

      Teremoacumuladores, banhos com tempo contado e gastar energia para aquecer água que não é usada, é assim tão eficiente?

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Se for uma bomba de calor ou um hibrido não há problema.

        1. Avatar de Zed
          Zed

          Porquê? Não há desperdicio de energia?

  2. Avatar de Verde mais nem tanto
    Verde mais nem tanto

    Alguém me explica porquê da isenção para habitações?
    Moro numa habitação com 10 anos e não tenho gás em casa! (Apesar de ter sido obrigado a fazer toda a instalação e vistoria).

  3. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Os “nova Yorkers ” fazem lembrar a elite Portuguesa made in cascais que toma decisões destas em nome do resto do pais.

    Sentido de resiliência e projeção de maior angulo é igual a zero . Basta que algum inimigo faça detonar uma bomba de EMP de grane magnitude que lá vai a rede elétrica toda á vida e não só. Nem é preciso ser uma bomba convencional que mate pessoas, basta atacar a sociedade atual de tal forma dependente da tecnologia, rede elétrica e microprocessamento que lá vão morrer milhares de frio. Redundâncias analógicas ou físicas não devem existir decerto…~

    Assim como os carros elétricos não devem estar protegidos contra EMP nocivas. Até nos carros a combustão novos, o meu que é de 2020 no outro dia detetou um gasóleo que deveria ter um pouco de água entrou logo em pane, nem me deixou andar mais. Este tipo de tecnologias tão essenciais nos dia de hoje á nossa vida deveriam ter redundâncias físicas ou analógicas que impeçam a total paragem do sistema. Nos carros elétricos por exemplo, existir uma redundância que caso a unidade de processamento falhe que permita pelo menos que a bateria dê energia ao sistema motriz e travões e luzes, como mínimo dos mínimos. Qual a vossa opinião?

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      O exercito está sempre recrutar. Em alternativa é tentar os serviços secretos.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Melhor resposta de sempre!

    2. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Vais a andar na rua e levas uma facada no bucho e morres devido a perda de sangue. Talvez não devêssemos existir sem ter proteções analógicas que nos salvem destas situações.

      A sério? Uma bomba EMP? Eu sei que o novo Matrix esta agora a estrear. Mas isso não justifica teorias de conspiração.

      Em caso de guerra acho que tens algo mais que te preocupar do que o aquecimento da casa.

      Já para não falar que atacar uma rede de distribuição de gás é igualmente simples.

      Muitas cidades europeias já tomaram iniciativas semelhantes. Londres, Amsterdão, etc. Hoje em dia bombas de calor são bem eficientes e com bom isolamento os custos para aquecimento da casa são inferiores aos do gás. Isto sem contar com os custos de manutenção de caldeiras a gás e o perigo gerado por fugas.

      Com os custos atuais do gás natural a transição vai acelerar e vamos ver cada vez mais cidades a tomarem medidas semelhantes.

    3. Avatar de o outro
      o outro

      “… entrou logo em pane …” ??? mais valia teres escrito o texto todo em francês 😛

    4. Avatar de Bibó
      Bibó

      Resposta: painéis solares

      1. Avatar de Imf
        Imf

        Paineis solares é tudo muito bonito, agora vive no meio do nada, literalmente!

        E depois diz se os painéis solares sao a solução!

        Paineis solares são bons quando estão ligados a rede geral, quando funcionam sozinhos é uma porcaria, tal como nos carros precisas de muitas baterias, o que se torna inviável.

        Esquece la o oquecedor eletrico, o fogao eletrico, o forno eletrico, a máquina de capsulas, a chaleira eletrica, a torradeira, o secador de cabelo, etc
        Tudo o que tem grandes consumos instantaneos podes esqucer.
        Logo é inviável.

        É muito bonito falar de ambiente, de paineis solares etc, quando se vivi num sitio com infraestruturas boas e quando se esta ligado a rede geral.

        Mas vao la viver para o campo 1 mes isolados do mundo, essas manias dessparecem logo ao final de 2 semanas

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Se é um sitio bastante isolado sem acesso a electricidade e gás, a única opção é mesmo lenha, muita lenha

      2. Avatar de Pe@ce
        Pe@ce

        Em Nova Yorque não deve ser fácil, deve haver demasiadas sombras que tornam logo todo sistema ineficiente.

  4. Avatar de DB
    DB

    Já não uso gás a muitos anos…

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Nós temos um desgoverno xuxa que obriga todas as novas construções a instalar o gás, mesmo na maior parte do país, onde nunca vai ter gás canalizado!!!!!!

    Temos uns visionários a governar-nos que é um espetáculo!!!!!!

  6. Avatar de Nuno
    Nuno

    Quando estive no Canadá em 1998 os prédios de +20 andares não tinham gás.

    Não uso gás em casa há muitos anos.

  7. Avatar de Zed
    Zed

    Eu tenho gás apenas para aquecimento de águas sanitárias, uma vez que não há alternativa elétrica viavel para mim.

    1. Avatar de Milhais
      Milhais

      Porque nao tens alternativa viavel? Se queres so aguas sanitarias a bomba de calor e o ideal e o preco e razoavel ( uma boa Daikin 2000-3000 euros). Quando uma casa tem radiadores ai tem as bombas de calor tornam se num assunto mais complicado com precos que pode chegar acima dos 10000 euros.

  8. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Não tenho gás em em casa. Quando comprei a casa à 2 anos, tinha o aquecimento central, mas que a caldeira já não estava em condiçoes. Optei por retirar e colocar um termoacumulador hibrido. Tenho ar condicionados nos quartos, mas uso muito raramente, mesmo no verão.
    No entanto acho que isto devia ser uma opção. Estão a pôr os ovos todos no mesmo cesto e arriscamos daqui a uns anos a ter uma crise energética grave.

    1. Avatar de Nildo
      Nildo

      Ainda esse ano estavam falando em crise energética, (vi muito barulho exatamente por causa da energia elétrica).
      Isso tudo não passa de negócios, apenas negócios.