Governo pretende subir para 8 milhões os incentivos aos elétricos

70 Comentários

Como é do conhecimento dos portugueses, o Governo dá incentivos para quem pretenda comprar carros elétricos.

De acordo com informações recentes, sem avançar uma data, o secretário de Estado da Mobilidade referiu que os incentivos à compra de veículos elétricos “deixarão de fazer sentido”, mas “ainda não é o momento”.

Governo pretende subir para 8 milhões os incentivos aos elétricos


Governo quer disponibilizar oito milhões para veículos elétricos

O secretário de Estado da Mobilidade Eduardo Pinheiro revelou que, com a evolução da oferta e dos preços dos veículos elétricos, a curto prazo os incentivos à compra deixarão de fazer sentido. Mas “ainda não é o momento”, afirma, justificando a intenção de duplicar esse apoio em 2022, refere o Jornal de Negócios.

Segundo Eduardo Pinheiro…

a oferta do setor automóvel é cada vez maior e mais acessível e haverá no futuro uma evolução ao nível das baterias que reduzirá substancialmente a diferença entre o custo de um automóvel a combustão e um 100% elétrico”, mas que “neste momento, ainda faz sentido este apoio

Governo pretende subir para 8 milhões os incentivos aos elétricos

De referir que em 2017, os incentivos para aquisição de elétricos foi de “pouco mais de dois milhões”. Em 2019 o valor subiu para os três milhões e passou para quatro milhões em 2020. A intenção do Governo para 2022 é de “apresentar uma proposta de oito milhões”.

Segundo o governante…

A substituição de carros a combustão por carros elétricos não é a única solução, até porque o problema não é só a poluição e as emissões de gases com efeito de estufa, é também o congestionamento que temos nas cidades. Isso não se resolve com uma substituição direta entre um veículo e outro. Tem de haver um reforço do transporte público e aposta nos modos ativos, mas continuaremos a ter automóveis ligeiros e de mercadorias

Sobre os transportes, Eduardo Pinheiro defende que é mais importante melhorar a qualidade e a quantidade da oferta, do que serem gratuitos.

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Crow-
    Crow-

    Campanha eleitoral de um governo demissionário…

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Exactamente!
      Como este governo de esquerda não tem nada de positivo para mostrar……
      https://pbs.twimg.com/media/FHAfoTVWUAwaoGE?format=jpg&name=large

      Os xuxalistas, depois governarem o país nos últimos 6 anos ou se formos mais além, nos últimos 25 anos, governaram 20…… podem estar contentes por estarmos a tornarmos no país mais pobre da UE, parabéns xuxalistas, vocês são umas máquinas!!!!!

  2. Avatar de JF
    JF

    Uma vez mais, o Governo liderado pelo Primeiro-Ministro António Costa promove a destruição da Natureza, do Meio-Ambiente, e do Homem, ao fazer propaganda aos automóveis eléctricos que para além de ineficazes são extremamente poluentes.

    Na Finlândia, um cidadão Finlandês fez explodir o seu automóvel eléctrico:

    https://www.rt.com/news/543738-tesla-explosion-musk-finland/

    1. Avatar de Silva
      Silva

      Sim, a defesa da natureza é feita através dos veículos a combustão, que entre a prospeção de petróleo, transporte em petroleiros até às refinarias, transporte até aos postos de combustíveis e na queima final, isto durante a duração de vida do veiculo. A isto juntamos as doenças respiratórias geradas pela poluição nas cidades. Isto sim é que é defender a natureza.

      1. Avatar de Keyboardcat
        Keyboardcat

        Deixa lá os hipócritas espalhar a desinformação. Quando mais atenção mais eles se sentem motivados.

        Para estas pessoas todo tipo de mudança é vista como algo negativo. Mas ao mesmo tempo estão constantemente a queixar-se que as coisas estão más.

        1. Avatar de Food Eat
          Food Eat

          por isso é que as pessoas falecem, caso contrário andávamos todos a pé

        2. Avatar de RC
          RC

          Exacto, não entanto porque raio compraram um telefone ou um computador.

    2. Avatar de Louro
      Louro

      Claro que sim, eu até estou a pensar em comprar um carro a diesel só para meter na sala com o motor ligado de dia e de noite para substituir o purificador de ar que lá tenho.

      Nao sei é que cor haverei de comprar para combinar com as cortinas.

      1. Avatar de Apenas Uma opinião
        Apenas Uma opinião

        lol

      2. Avatar de Keyboardcat
        Keyboardcat

        A cor não interessa. Com um motor a diesel tudo vai ficar preto com a quantidade de carvão que sai pelo escape. Especialmente se seguires a recomendação dos mais sábios desta caixa de comentários, em que o melhor a fazer é remover o filtro de partículas.

        1. Avatar de Louro
          Louro

          @Keyboardcat,
          Obrigado pela recomendacao, por acaso nao tinha pensado nisso.

          Qual achas ser as RPM ideais para purificar mais o ar? Qualquer coisa nas 3000rpm deve de chegar nao?

    3. Avatar de Apenas Uma opinião
      Apenas Uma opinião

      não percebo o comentário, teve oportunidade de ver o motivo pelo qual o proprietario fez isso? Não teve nada a ver com a capacidade ou não de poluir o ambiente… comentário completamente absurdo, por todos os motivos e mais alguns…

    4. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Perdeste uma grande oportunidade para ficares quieto e “calado”.
      Quanto à noticia, se soubesses inglês, ele explodiu o tesla após saber o preço para substituir a bateria. A noticia não tem nada a ver com poluição 😛

    5. Avatar de RC
      RC

      Mais um petrolhead ambientalista.

      Nunca vi tantos na vida.

  3. Avatar de Food Eat
    Food Eat

    nem 1 euro por contribuinte dá

    1. Avatar de paulo
      paulo

      se der 1 euro ! es tu que pagas esse euro ! ou achas que o cinheiro dos incentivos veem de onde? gorvernos imprimem dinheiro sem lastro algum e o povo paga com inflacao nos produtos!

      1. Avatar de zzz
        zzz

        diz que tens crypto sem dizeres que tens crypto 🙂

  4. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Subsidiar veículos que são demasiado caros para o que valem e que apenas são carros de brincar ou para exibicionismo pelintra ao fim de semana. Assim se estoura com os meus impostos.

    1. Avatar de Louro
      Louro

      O Portugues pensa assim…

      Comprar um Nissan Leaf por 27900Euros (https://www.nissan.pt/veiculos/novos-veiculos/leaf.html), nah… é muito caro… vou antes comprar um Ibiza a diesel por 26800Euros (https://configurador.seat.pt/cc-pt/pt_PT_SEATN/S/drive/I12)

      Lindo… lol

      1. Avatar de Crow-
        Crow-

        Os azeiteiros não gostam dos elétricos porque não pintam a mala de preto 😀

      2. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Estás errado!! Comprar um leaf por 27900 e após alguns anos pagar 5000 a 7000 para substituir a bateria ou comprar um Ibiza a diesel por 26800 e não ter de pagar para substituir a bateria.

        1. Avatar de palhacada
          palhacada

          E o Ibiza não tem turbo? Não faz manutenções? E o combustível mais caro? Já é muita conta para fazer não? Para isso compra um carro usado…

          1. Avatar de Samuel MGor
            Samuel MGor

            Desde quando se paga 5000 a 7000 por uma bateria num ibiza?

        2. Avatar de Ricardo Silva
          Ricardo Silva

          Percebe-se mesmo que sabes muito do assunto, esses 5000 a 7000€ foram gastos no VE? A Substitição foi porquê? Chegou ao fim o prazo de validade?

          1. Avatar de Samuel MGor
            Samuel MGor

            Por acaso até me enganei nos valores o valor certo é 20 mil euros só a bateria!! Fazes 160 mil km e é uma bateria nova.

        3. Avatar de Louro
          Louro

          @Samuel MGor,
          A bateria possivelmente tera de ser subsitituida daqui a uns 10 anos, isto a correr muito mal.
          Portanto a menos que tenhas um testiculo de cristal, nao sei qual sera o valor de uma bateria nessa altura.

          No diesel, há que fazer manutencao extremamente cara, mudar o turbo, mudar o motor e rezar para que a FAP nao para o torto.

          1. Avatar de Samuel MGor
            Samuel MGor

            Pelo andar disto em 10 anos quem quiser mudar a bateria vai pagar 10000 euros 😛

          2. Avatar de Samuel MGor
            Samuel MGor

            Correção:
            Pelo andar disto em 10 anos quem quiser mudar a bateria vai pagar 40000 euros

        4. Avatar de eu2
          eu2

          E o motor de combustão? São mais uns 5000 para substituir!

        5. Avatar de Pedro
          Pedro

          Então a bateria e o preço de metade do carro? Alguém tem dinheiro disponível para isso? Não me parece.

          1. Avatar de RC
            RC

            Onde é que a bateria custa metade do dinheiro do carro e porque a tem de substituir ? quando tem uma avaria no motor também o substitue ?

      3. Avatar de darksantacruz
        darksantacruz

        Diesel? O ibiza que eu saiba já só vem nas opções gasolina ou gás naturale o preço de entrada ta nos 17mil não percebo essa comparação.

        1. Avatar de Louro
          Louro

          Vai ver outra vez.

          1. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            Só por acaso fui confirmar e realmente só tem gás e gasolina.. a começar em 17,600€

      4. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Arranja-me um monovolume com 7 lugares, eléctrico e com autonomia acima de 1000km e com o preço igual ao monovolume a combustão. Quando encontrares, diz.

  5. Avatar de Tonheco
    Tonheco

    O Costa até deve a andar a raspar no chão á procura de palha para dar de comer ao gado antes do final de Janeiro 🙂
    Por enquanto parece um espectro que aparece em todos os programas dos desocupados.

    1. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      Vergonha de CS…ai se fosse o culpado disto tudo a aparecer nos programas da manhã e da tarde e fazer campanha!
      PêÉSe! PêÉSe! PêÉSe!

  6. Avatar de Ze Nandoooo
    Ze Nandoooo

    Nao sei se esse limite existe, mas os apoios não deveriam ser para veículos que custassem mais de 25 ou 30 mil euros.

    1. Avatar de Crow-
      Crow-

      Porque?…
      Então os gajos que mais impostos pagam e querem trocar o seu carro a diesel por um elétrico também não podem ter direito ao mísero apoio de 2000/3000€?
      Não é que isso faça muita diferença num carro de 50k ou 70k, mas é uma questão de justiça. Ou só quem vai comprar um Dacia Spring pode ter apoios do estado?
      O apoio é um valor fixo, não é proporcional ao valor do carro. O estado não vai ficar mais pobre se eu comprar um Mercedes EQS ou um Nissan Leaf.
      Há com cada um…

      1. Avatar de Ricardo Silva
        Ricardo Silva

        Realmente é verdade… há com cada um…
        Em poucas frases foste capaz de diz um bom par de asneira.
        Parece que para o Estado conceder um beneficio ao carro A ou B é a mesma coisa, mas na realidade não é, porque os incentivos não são concedidos porque sim ou porque há dinheiro para “esbanjar”.
        O Objectivo é incentivar a transição para uma moblidade mais sustentável, mas isso não pode acontecer a “qualquer preço” e deve ter também como objetivo que os construtores lançem VEs cada vez mais baratos, por isso, é melhor esquercer o incentivo para a compra do EQS, porque existe um limite para obter o incentivo do Estado sim, como é logico, em termos sociais e fiscais.
        Aliás se há coisa que está errada aqui é o limites do valor de compra dos VEs ser demasiado elevado, uma boa forma de acelerar a massificação, seria reduzir esses limites.

      2. Avatar de Ze Nandoooo
        Ze Nandoooo

        Porque este apoio deve ser um *incentivo* à mudança, e como dizes, esse montante num carro de 50 ou 70 mil não faz diferença, logo, não é um incentivo.

      3. Avatar de fogo
        fogo

        Não deveria haver apoios para a compra de carros novos, ponto.
        Nunca tive condições para comprar um carro novo, e estou sempre a financiar quem os pode comprar…

        1. Avatar de Louro
          Louro

          Nao estas a financiar quem os pode comprar, estas a pagar impostos como todos, se alguem ganha mais paga mais impostos, portanto se ganhas menos, contribuis menos que eles.
          De uma certa forma o governo nao esta a financiar nada, esta a “dar de volta” uma pequena parte dos impostos pagos pela compra do carro.

      4. Avatar de Grunho
        Grunho

        O Nissan Leaf, vá que não vá, agora quem compra um Mercedes EQS não precisa de apoio para nada.

        1. Avatar de RC
          RC

          Nem vai ter, incentivo é para veículos até 62 mil euros incluído iva.

        2. Avatar de Silva
          Silva

          Realmente o nome assenta perfeitamente, perito em alarvidades. Comenta mas nem sequer faz ideia das regras de atribuição do incentivo. Brilhante.

  7. Avatar de Luís Costa
    Luís Costa

    Isto até 30 de janeiro vai ser um tal prometer coisas que não cumpriram.. e depois é ver os enganaditos a irem atrás da palha.. este governo Costa só promete mas fazer tá qieto

  8. Avatar de °0°
    °0°

    Incentivos a quem tem posses de comprar carro novo, já quem quer comprar carro importado “usado” paga chorudos impostos.
    Governos a ser governos.

    1. Avatar de Louro
      Louro

      Alguém que compre um carro de 50 mil, paga só em IVA quase 10 mil euros, achas que é um problema grave para o governo “dar” 2000 de desconto?

  9. Avatar de Bernardo duro
    Bernardo duro

    Mecânicos e vendedores óleo gasolineiras etc o vosso fim está próximo aprendam uma profissão… Senão….

    1. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      Comentário infeliz! Também quero um BEV para mim, mas nem classe média sou. Na questão dos mecânicos e afins, como em tudo há bons e maus profissionais!

  10. Avatar de Silva
    Silva

    Ninguém lhe vai arranjar nada, não se constroem carros a a pensar “em cada gajo”. Não gosta? Não compra, é indiferente. Pelintras são os que, continuamente, comentam de forma negativa cada notícia, inventando, arranjando argumentos falsos e infantis, para justificar os buracos nos bolsos.

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Alerta fundamentalista!

  11. Avatar de alt.menino
    alt.menino

    As alternativas são poucas ou a circulação passa a ser uma coisa de classes, do tipo só para….. ou então terá de se começar a utilizar mais o conceito de uma econômia circular.

  12. Avatar de Fernando Pereira
    Fernando Pereira

    Se estes 8 mil milhões fossem destinados a autocarros electricos que podem transportar não apenas 5 mas 50 passageiros, era mais bem empregue.

  13. Avatar de Silva
    Silva

    Primeiro, não são 8 mil milhões, são 8 milhões. De que forma é que esse investimento seria melhor? Que autonomia têm os autocarros elétricos? Quanto custam? Que infraestrutura seria necessária. Enfim.

    1. Avatar de RC
      RC

      Custam muito e reduzem muito o custo de operação, há cidades já com milhares deles em operação, a média anda pelos 300 km por carga, na maioria dos casos nem nem metade usam.

    2. Avatar de Fernando Pereira
      Fernando Pereira

      Quando se vê no centro de uma cidade meia dúzia, se não mais, de autocarros a poluir o ar , acho que isso seria um bom beneficio/investimento . Certamente que uma autonomia de 600 KM dava para economizar mais em CO2 do que os 600 Km de 1 veiculo ligeiro . O custo, nem que fosse 10 x mais do que os 50 K de alguns ligeiros, certamente que teríamos retorno . As infraestruturas , não é problema. O local ondem aparcam certamente que tem condições para efetuar as recargas. A vontade da mudança para que todos usufruam é que é pouca. Enfim….

      1. Avatar de RC
        RC

        Há cidades com milhares deles, havemos de lá chegar.

  14. Avatar de Silva
    Silva

    Isso é simplesmente falar sem qualquer tipo de fundamento, sem saber custos, desafios, benefícios. Apenas chuta para a atmosfera opiniões, mais nada. Quer tornar um problema complexo em algo de simples, como se fossem todos burros e o Fernando um génio, que mesmo sem perceber nada do tema, tem todas as soluções na algibeira.

    1. Avatar de RC
      RC

      Já se sabe custos sim, eu já os uso à mais de 15 anos.

      Quais são as duvidas ?

      1. Avatar de Silva
        Silva

        Portanto, já sabe a relação custo/benefício para Portugal e onde ir buscar o financiamento. É isso?

        1. Avatar de RC
          RC

          Financiamento para quê ?

          1. Avatar de Silva
            Silva

            Com essa pergunta, fiquei esclarecido. Percebe tanto disto como eu de alquimia. Bom Natal!

          2. Avatar de RC
            RC

            ?

            Então ficou sem argumentos e acabou a conversa !

  15. Avatar de Silva
    Silva

    Quais argumentos? Deu algum? Apenas opiniões sem fundamentação, que depois não chega a concluir. Que virar o bico ao prego? É que o primeiro a ficar sem resposta fui eu, portanto ficamos esclarecidos.

    1. Avatar de RC
      RC

      Hein ?

      Você não fez o mesmo ? afirmou que não se sabe, eu disse que sabia, e perguntei quais são as duvidas ?

      Sobre financiamento eu perguntei para quê, para o carro, para a luz ?

    2. Avatar de RC
      RC

      Ah, já percebi, financiamento dos 8 milhões ?

      Esse dinheiro vem do fundo ambiental, não é financiamento, ou gasta ou devolve.

      Entre no site do Fundo Ambiental, está lá tudo e também onde o dinheiro é usado, do mesmo que serve para fazer ciclovias, passadiços, investimento em transportes públicos, comparticipação dos passes, etc,etc,

  16. Avatar de Silva
    Silva

    Mas quais 8 milhões? Não invente… Para os 8 milhões, não preciso de explicação. Era mesmo para o seu “projeto” de mobilidade elétrica. Mas deixe estar, desfrute o natal e não perca tempo com coisas que, pelos vistos, nem faz ideia.

    1. Avatar de RC
      RC

      Para o meu projeto ? não tenho projeto nenhum, comprei os veículos, instalei painéis e pronto, o dinheiro que ia literalmente para queimar, uso-o para meu proveito.

      Faço, tanto que fiz…