iPhone 13 PRO é derrotado pelo Pixel 5a no teste cego às câmaras do MKBHD

39 Comentários

Com tantos equipamentos no mercado, os testes ajudam-nos a determinar qual é o melhor e mais capaz em determinadas funcionalidades, como a bateria, as câmaras, a rapidez e fluidez, a robustez do hardware, entre outros.

No entanto, recentemente foi revelado o teste cego anual às câmara, realizado pelo MKBHD. E de acordo com os resultados, o novo iPhone 13 Pro da Apple foi batido pelo Pixel 5a da Google.



Pixel 5a bate iPhone 13 Pro em teste cedo às câmaras

O youtuber MKBHD, ou Marques Brownlee, está de volta para mais uma edição de teste cego às câmaras dos smartphones. Tal como o próprio nome indica o teste é feito às câmaras mas sem que se saiba qual o equipamento de que se trata. Desta vez, o youtuber colocou à prova vários smartphones mais recentes das principais marcas, desde o iPhone 13 Pro, o Pixel 6 Pro, entre muitos outros.

A prova colocou os smartphones identificados apenas por uma letra e obteve milhares de votos de forma a determinar qual o equipamento que tira as melhores fotografias.

Para começar, foi tirada uma fotografia do youtuber junto a uma janela com diferentes smartphones. E nas votações, o iPhone 13 Pro superou o Motorola Edge, o Pixel 5a superou o Pixel 6 Pro, entre outros. Já na segunda ronda de votos, a fotografia é de uma mesa, com comida, uma faca e uma vela. E, surpreendentemente, o Pixel 5a, cujo preço ronda os 400 dólares, bateu o topo de gama iPhone 13 Pro da Apple, um equipamento cujo preço ronda os 1.300 euros.

Veja o vídeo:

https://videos.sapo.pt/BacJDdzfoW3NZErfIpbT

Vídeo original

Na ronda seguinte ficaram apenas em competição o Pixel 5a, o ASUS ROG 5, o OnePlus 9 Pro e o Realme GT. A foto agora é a de um cubo mágico numa mesa de snooker e algumas bolas. Os resultados colocam na final o OnePlus 9 Pro e o Pixel 5a.

Por fim, a fotografia escolhida é a de 3 pessoas, entre elas o youtuber. E o grande vencedor é mesmo o Pixel 5a da Google!

Votaria nos equipamentos que venceram os testes?

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Acho bem. Para ver se para o ano a Apple se esforçavmais em fotografia e menos em formatos de vídeo profissionais que quase ninguém usa!

    1. Avatar de IDroid
      IDroid

      Tendo a concordar contigo, embora seja dos poucos que use formatos profissionais de vídeo – Magic Lantern para filmar em RAW numa Canon 700D, e posteriormente converter em ProRes 4444 para edição em Adobe Premiere.

    2. Avatar de asdasd
      asdasd

      Extamente, apostaram no video para quê? Para quê tanto equipamento e caro para ver videos num ecra de 6 polegadas?
      Depois vem as fotos que é mais processamento e parecem filtros do instragram…

      1. Avatar de jlxpmeme
        jlxpmeme

        No entanto o teste foi completamente feito no insta onde as pessoas votaram na que mais gostaram, onde o processamento e filtros prevalecem. E o Pixel 5a até derrotou o superior Pixel 6… Claramente as fotos do iPhone são só boas para insta devido ao “processamento e filtros”…… a ironia. Vê-se que nunca usaste a câmara do 13 ou 13 Pro mas falar mal é fácil enquanto o que não falta é profissionais a aplaudir a qualidade da Apple.

        1. Avatar de Manuel da Rocha
          Manuel da Rocha

          Profissionais, maioria a quem a Apple oferece 7000 euros em apps e milhares de milhões de filtros para usarem em vez do software habitual.
          Já não tem lembras dos 12000 ipads e 9300 iphones 8 que a Apple ofereceu aos deputados europeus, para deixarem cair o processo monopolista, devido ás garantias?

          1. Avatar de Jorge Carvalho
            Jorge Carvalho

            Olha , o artista anda por aqui.
            Não metas mais tabaco não.

            Abc

    3. Avatar de JC
      JC

      Deixa-me só acrescentar… e quem que algo profissional certamente não usa um iphone para filmar!

    4. Avatar de Nuno Filipe
      Nuno Filipe

      Todos os smartphone desse teste perderam contra o Pixel 5a.

  2. Avatar de Iúri Aires
    Iúri Aires

    Este teste nem devia ser partilhado, para alem de ser um teste feito por pessoas nas redes sociais, não são escolhidos as imagens com mais qualidade, mas tal como ele diz são muita das vezes escolhidas as imagens mais claras porque parecem ter mais detalhe, o q não é a realidade.
    E para q este teste fosse certo, era preciso q em todas as eliminatórias fossem avaliadas as mesmas imagens e não tal como ele diz fotos diferentes que tem padrões diferentes.
    Este vídeo é irrelevante para o mundo, a não ser para aprendermos com o erro.

    PS. Segundo o q ele diz, é a primeira vez q o iphone passa uma eliminatória e por mim nem aparecia nos testes.

    1. Avatar de gfasdsdf
      gfasdsdf

      dxomark vamos acabar por chegar ao mesmo e é feito por pessoas profissionais.

      1. Avatar de Iúri Aires
        Iúri Aires

        Acho o mesmo.

      2. Avatar de Nuno Filipe
        Nuno Filipe

        Dxomark é uma fraude. Todos ja falaram disso incluindo o MKBHD

        1. Avatar de Iúri Aires
          Iúri Aires

          É uma fraude porque os sistemas conseguem tirar melhor nota mesmo não tendo melhor sistema de camaras, mesmo assim, é mais fiável q este.

    2. Avatar de ivan
      ivan

      percebo o que estas a dizer mas nao te podes esquecer que uma bruta maioria das fotos dos tlms tem como destino o instagram ou outras redes sociais, logo e uma mais “valia” saber quais o tipo de fotos que quem mais usa isto prefere e como tal saber qual o aparelho que consegue produzir as melhores. o que esta em causa nao e a qualidade das fotos em si mas o que o average person prefere e no final de contas e isso mesmo que é o mais importante agradar as pessoas com o resultado final e nao ser capaz de tirar uma foto super detalhada com o contraste saturacao hdr etc no ponto

      1. Avatar de Iúri Aires
        Iúri Aires

        Entendo o q dizes, mas com as de um telemóvel com mais qualidade consegues alterar a imagem para uma parecido a estas que acabam por vencer por terem mais luz.
        Ao contrario já não consegues fazer.
        E achas q serias bem aconselhado se alguém te dissesse “leva este telemóvel q tira fotos q quem não percebe gosta” ??
        Acho q não, e nem toda gente investe em telemovel para redes sociais.
        Este teste para mim só serve para mostrar os seguidores dele são ignorantes…

    3. Avatar de Carved
      Carved

      O objetivo tem sido mostrar que a maioria das pessoas apenas usa o telemovel para fotos momentânias para apanhar o momento. Não quer saber se ao fazer zoom ainda tem definição ou não. Enquadram o objeto a fotografar > ‘click’ > partilhar e ponto
      E aprendemos que se uma pessoa não usar a foto do smartphone para editar posteriormente, não vale a pena comprar um que seja mais caro (apenas considerando esse fator)

      1. Avatar de Iúri Aires
        Iúri Aires

        Entendo e esse teste é realmente importante, mas os telemóveis que estão a ser escolhidos como ele demonstra, passam as eliminatórias por fotos diferentes.
        Se ele queria isto correcto, deveria ter as 4 fotos em cada eliminatória, assim o iphone ganha a primeira sem se saber se o telemóvel a quem ganhou, na segunda eliminatória não seria melhor.
        Não sou contra o teste, mas contra a forma como foi feito.

        E claro q não iria seguir este teste como conselho para comprar um telemóvel e não aconselho ninguém a fazê-lo.

  3. Avatar de rockwoody
    rockwoody

    A Apple só tem nome

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      lol sim sim..quem te dera

  4. Avatar de Francisco
    Francisco

    Co o também derrotou o pixel 6 mas isso já não interessa…

    1. Avatar de iSheepNot
      iSheepNot

      Eish! É o fim do mundo!

  5. Avatar de Marko
    Marko

    Nem quero imaginar a tempestade de fanboys que vem aí, só porque afinal um teste as cegas com um smartphone de metade do preço correu mal para o IPhone 13 Pro…

    1. Avatar de jlxpmeme
      jlxpmeme

      Sim, imensos fanboys nos comentários mesmo….

      1. Avatar de Marko
        Marko

        Foste logo o primeiro para não chegares tarde :D… Mas eu entendo se também desse 1.000€ por um smartphone que foi comido por um de menos de metade do preço também estaria a arder lol

        1. Avatar de rodrigo
          rodrigo

          sim pq as fotos dum telemóvel ‘e a unica maneira de confirmar se um telemóvel ‘e bom ou nao.

          1. Avatar de Marko
            Marko

            Lógicamente que não e não disse isso, mas é um campo entre outros que faz parte de um um smartphone, e nesse campo…

  6. Avatar de iSheepNot
    iSheepNot

    Eish! É o fim do mundo!

  7. Avatar de Zé Gato
    Zé Gato

    Epá logo agora que ia trocar o “velhinho “ iPhone X por um 13 Pro.
    Assim sendo já não compro.
    Que chatice…

  8. Avatar de RM
    RM

    E novidades há?

  9. Avatar de JR
    JR

    Eu acho que a questão aqui é que o 5a derrotou o 6 Pro, isso sim é que deve ser destacado pois quem quer iPhone vai continuar a comprar iPhone

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Quem compra iphone garante que é 10000% superior a todos os outros e que pagou por um equipamento que vale duzentas vezes mais do que o preço que pagaram. Por isso, não vale a pena, até ao dia que não há milhares de euros disponíveis e compram outro a menos de metade do preço e sem obrigações de usar só o que a Apple obriga a usar, afinal não era assim tanto como anunciavam…

      1. Avatar de IKAROS
        IKAROS

        Se não fosses tão exagerado, até tinhas razão.

  10. Avatar de Nuno Filipe
    Nuno Filipe

    Todos os smartphone desse teste perderam contra o Pixel 5a.

  11. Avatar de zzz
    zzz

    pixel master race!

  12. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    sao todos caca.

  13. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    iPhone é overrated.

  14. Avatar de Cicrano
    Cicrano

    E novidades, há?

  15. Avatar de O Justiceiro
    O Justiceiro

    Também derrotou o Pixel 6 que custa o dobro, mas isso já não vos dá jeito meter no titulo, não é Pplware? Só vende falar da Apple, ja sabemos 🙂