Huawei terá já pronto um poderoso SoC Kirin 9006C de 5nm para portáteis

19 Comentários

Como bem sabemos, a Huawei foi completamente ‘castrada’ no que respeita aos seus negócios e parcerias com empresas relacionadas com os Estados Unidos da América.

No entanto, de acordo com os mais recentes rumores, a empresa chinesa terá já pronto um poderoso SoC para computadores portáteis contruído num processo de 5nm. Para já, o nome do processador é uma das poucas informações reveladas, sendo que se designará Kirin 9006C.



Kirin 9006C será o novo SoC de 5nm da Huawei para portáteis

As mais recentes informações vindas de fontes ligadas à indústria da China, revelaram agora que a Huawei terá já pronto o seu novo SoC Kirin 9006C. Trata-se de um novo processador para computadores portáteis construído num processo de fabrico de 5nm.

No entanto esta é uma característica curiosa, uma vez que, atualmente, as únicas fabricantes conhecidas por já produzirem na litografia de 5 nanómetros são a taiwanesa TSMC e a sul-coreana Samsung. Contudo, ambas estão barradas de fabricar equipamentos para a Huawei devido às pesadas restrições e bloqueios por parte dos EUA. Portanto, caso este SoC se confirme e seja lançado, será interessante saber por qual fundição foi produzido.

Segundo os detalhes revelados, este SoC contará com uma configuração de 8 núcleos, sendo que o mais rápido, designado Prime, poderá atingir uma frequência de 3.13 GHz.

As informações ainda são escassas e sabe-se apenas que o primeiro computador a receber este chip será o Huawei Dyna L420. Este portátil vai ter um ecrã IPS de 14 polegadas com resolução Quad HD de 2160 x 1440 pixéis. Contará ainda com 8 GB de memória RAM LPDDR5 e 256 GB / 512 GB de armazenamento interno UFS 3.1. Terá ainda suporte a WiFi 802.11ax / WiFi 6 com conectividade Bluetooth 5.2, conector Ethernet, USB-C, USB 3.2, saída HDMI e uma bateria de 56 WHr (Watt Hour) com carregamento rápido de 65W.

Para além da fabricante do chip de 5nm, será também curioso perceber qual o sistema operativo deste possível portátil. Isto porque também o sistema Windows está barrado para uso nos equipamentos da chinesa Huawei.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tadeu
    Tadeu

    poderoso ” é uma das poucas informações reveladas”?

  2. Avatar de LarilasOS
    LarilasOS

    Portanto, não corre o Windows…mas é potente…tipo M1 (que também é de 5nm)…ah, então é um pisa-papeis…não servirá pra nada!

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      Tipo M1 é que não será de certeza já que a Huawei não tem estaleca para criar um SoC de 8 núcleos com performance próxima do M1.

      1. Avatar de LarilasOS
        LarilasOS

        claro que sim…eu disse “Tipo o M1” porque esse da marca da maçã trincada é de 5mm…para além de que poderá também ser ARM tal como esse M1! Agora que sistema operativo…é que vai ser difícil… Windows é da America, ChromeOS é da America, MacOS nem pensar…opah, não sei…só se for um daqueles Linux chineses como o Deepin…não dava pra correr grande coisa mas pronto, paciência!

        1. Avatar de João Ferreira
          João Ferreira

          o que é que 5nm tem a ver com m1? Vai ser a tsmc a produzir este chip? É que 5nm é puro marketing. eles até podem dizer que e 1nm. Este numero já nao diz nada entre fabricantes.

        2. Avatar de Bolhas
          Bolhas

          Tens ideia que Linux, varias distribuições, são compiladas para ARM?
          Para alem de Linux, tbm existe *BSD compilado para ARM.
          Calado eras tão mais inteligente.

          1. Avatar de LarilasOS
            LarilasOS

            Então e o que é que corres nisso? Need for Speed ? GTA ? Olha, está a sair a notícia de que a Adobe está a fazer o seu pacote de apps para o Linux…a ver se é desta que corro o After Effects no Linux…hum…no mundo da arquitetura então nem se fala, porque a Autodesk também já revelou o seu novo conjunto de apps para o Linux…que boas notícias…só que não! O dia 1 de Abril ainda não chegou! Por isso, isso parece me talvez um netbook ou um concorrente do Chromebook…

          2. Avatar de Samuel MGor
            Samuel MGor

            Este LarilasOS não sabe nada de nada!!
            Existe alternativas, no Linux, aos software que mencionaste mais como não sabes pesquisar no motores de busca deixo-te os links para saberes as alternativas. Eis um link se souberes inglês do Natron.
            https://www.fossmint.com/natron-an-adobe-after-effects-alternative-for-linux/

            Desta é que não estava à espera… o Blender é alternativa ao Adobe After Effects o.O
            https://shotkit.com/after-effects-alternative/
            https://alternativeto.net/software/adobe-after-effects/?platform=linux

            Para a arquitetura eis alguns softwares.
            QCAD
            FreeCAD
            BRL-CAD

            Mas não esqueças que o Wine também existe.
            Já agora:
            O conhecimento não ocupa espaço.

          3. Avatar de Miguel A.
            Miguel A.

            Samuel MGor, isso é muito giro, mas há situações de trabalho partilhado, em que a alternativa não dá. Eu posso fazer um projecto em Premiere no Windows, e o meu colega agarrar no mesmo projecto em Mac e continuar, com Linux, não vou transitar o projecto para uma alternativa. A verdade é que o Linux acaba por ter pouca expressão por essa razão. É uma pescadinha de rabo na boca. As grandes programadoras não fazem para linux porque o mercado não tem cota suficiente, e as pessoas não mudam para Linux porque não tem os programas disponíveis para Linux.

      2. Avatar de lapizazul
        lapizazul

        Não tem porquê? Em termos de tecnologia estão uns anos bem á frente da maçã…

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          Nunca se viu a Huawei à frente da Apple em performance de CPU ou GPU na mesma geração, muito pelo contrário. A Huawei limita-se a usar os núcleos desenvolvidos pela ARM tal como a Qualcomm, e está à vista de todos o quão a Qualcomm ficou atrasada com esses núcleos nos SoCs que desenvolveu para PCs.
          O facto de Huawei se limitar a usar os núcleos “lentos” que a ARM cria, demonstra o quão errada a tua frase está.

          1. Avatar de Helder Coelho
            Helder Coelho

            Lolada. O Kirin 970 revolucionou os processadores móveis com a introdução da npu. O que trouxe a Apple ? Nada. Zero.

          2. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Helder Coelho,
            revolucionou?? Onde?
            A Qualcomm foi a primeira anos antes, e o Kirin 970 foi lançado basicamente ao mesmo tempo que o primeiro SoC da Apple com NPU, por isso o teu argumento é oco. E sejamos francos o NPU da Huawei há muito tempo que deixou de ser competitivo com a oferta da Apple e Qualcomm.
            E num PC vais querer muito mais do que um NPU.

  3. Avatar de Food Eat
    Food Eat

    Já ninguém se lembra que a Samsung fábrica a maior parte dos componentes para a Apple?

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      deves viver na década passada! Se pegares num iPhone, por exemplo, o mais certo é que a única coisa que encontras da Samsung é o OLED.

  4. Avatar de Telmo
    Telmo

    Se o chip suportar distros Linux mobile agradeceria

  5. Avatar de Francisco Guise
    Francisco Guise

    Se o Windows está barrado à Huawei, porque é que os computadores da Huawei estão a ser vendidos com Windows?

    1. Avatar de Pedro Simões

      A resposta é simples. O Windows não está barrado à Huawei.

  6. Avatar de Francisco Guise
    Francisco Guise

    Pedro Simões. Então porque é que a vossa notícia diz wue está barrado?