Papa Francisco: jovens estão prisioneiros dos telemóveis

32 Comentários

Depois de em 2015 o Papa Francisco ter dito que as famílias deviam desligar os smartphones às refeições, agora o alto chefe da igreja veio dizer que os jovens estão prisioneiros dos telemóveis.

Tal aconteceu em num encontro em Atenas, na Grécia, onde o Papa pediu que os jovens se encontrem e não se fechem.

Papa Francisco: jovens estão prisioneiros dos telemóveis


Jovens estão nas redes sociais, mas não são muito sociáveis

O papa Francisco alertou hoje para o facto de que muitos jovens “estão nas redes sociais, mas não são muito sociáveis”, vivendo “prisioneiros dos seus telemóveis”. Segundo o Papa Francisco…

Corremos o risco de esquecer quem somos, obcecados por milhares de aparências, por mensagens esmagadoras que fazem a vida depender das roupas que vestimos, do carro que conduzimos, da maneira como os outros nos olham

Francisco aconselhou os jovens a reconhecerem o seu próprio valor, por aquilo que são e não por aquilo que possuem. “Não tens valor pela marca de roupa ou calçado que usas, mas porque és único, és único”, disse.

Papa Francisco: jovens estão prisioneiros dos telemóveis

Para o papa, atualmente muitos jovens “estão nas redes sociais, mas não são muito sociáveis, encerrados em si mesmos, prisioneiros do telemóvel que têm nas mãos”. “No ecrã falta o outro, os seus olhos, a sua respiração, as suas mãos”, insistiu.

O papa pediu aos jovens que saiam “das suas zonas de conforto” porque, embora “seja mais fácil sentar-se no sofá em frente à televisão”, isso é “algo de velhos”.

Leia também…

Papa Francisco: famílias devem desligar smartphones às refeições

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Concordo plenamente.E não só os jovens.Desde crianças de tenra idade até gente bem adulta.A humanidade,tão própria da nossa civilização,aos poucos vai morrendo com a abstração para estes dispositivos.Hoje em dia não há meio termo com o uso frenético dos telemóveis.Onde se passa vê-se toda a gente a olhar para um ecrã como se a própria vida dependesse disso.Ninguém se desliga,e pior,ninguém se quer desligar.Enfim…

    1. Avatar de Zé Montanelas
      Zé Montanelas

      O que noto nos dias de hoje é que existe uma hyperdiversificação a nivel cultural e em termos de interesses, o que faz com que a probabilidade de encontrares outras pessoas que estejam por de dentro destes e com o mesmo nivel de elaboração seja bastante mais baixo.

      Eu vejo este problema como uma dificuldade em termos de exposição de identidade, autoexpressão e navegação na esfera social pelo facto de não existirem ferramentas adequadas para tal, ou seja plataformas ou redes sociais que não sejam extremamente mediocres e pobres em funcionalidade.

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    Felicito o autor do artigo.

    1. Avatar de Paulop Baptista
      Paulop Baptista

      +1

  3. Avatar de Mysta
    1. Avatar de Paulop Baptista
      Paulop Baptista

      +1

  4. Avatar de sayWhat
    sayWhat

    “jovens estão prisioneiros dos telemóveis”
    Os telemóveis é que são prisioneiros dos jovens e até dos adultos.

    Mania de culpar a tecnologia.
    Até ver, a tecnologia não tem vontade própria.
    As pessoas é que são culpadas.

  5. Avatar de diogo
    diogo

    Antes isso que estar preso numa sacristia com um padre sozinho…

    Os padres cada vez tem menos moral para falar dos jovens.

    1. Avatar de xyr
      xyr

      Eu não me importava de ficar preso numa sacristia com 10 freiras noviças ……

      1. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        Também não me importava mas o pior seria como é que iria criar 40 crianças 🙁

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      A religião é muito mais que isso, os padres e mesmo o Papa são apenas mensageiros, porque a fé no cristianismo ou em outra qualquer religião ultrapassa qualquer coisa mundana

      1. Avatar de AP
        AP

        Deixe lá. São extremistas. Tomam a parte pelo todo. Entre estes e os talibãs a diferença é pouca.

  6. Avatar de RatazanaDoPunjab
    RatazanaDoPunjab

    Um Papa comuna, onde isto chegou.
    Um indivíduo destes, que perante a notícia da morte de fiéis numa Igreja francesa às mãos de um adorador da religião da paz, limita se a dizer, ah e tal ofenderam o Deus deles…. Ou seja, está do lado dos assassinos.
    Não fazem a este o que fizeram a outros que se portaram mal porquê?
    Mistério…

    1. Avatar de AP
      AP

      Já percebi: só os Outros é que têm que respeitar a Nossa verdade absoluta. Nós estamos tão correctos que não temos que respeitar a de mais ninguém.

      É tão extremista coko os malucos que atacaram o Charlie Hebdo.

  7. Avatar de Tiago
    Tiago

    Quando as pessoas estavam refens da igreja não o ouvi dizer nada….vao a Polonia onde nem pilulas do dia seguinte se compram nas farmacias porque a igreja não deixa!

    1. Avatar de Linux
      Linux

      Pois não, não eras nascido ainda, quando à Polônia, as crenças são outras tal como os idealismos, talvez se estudares um pouco consigas perceber como funcionam as coisas.

      1. Avatar de Apple
        Apple

        Os idealismos sao outros quais? Toda a populacao e a favor do aborto e da pilula…a igreja apenas impoe que seja proibido. Se tivesses vivido na Polonia como eu saberias, assim mais valia estares calado!

    2. Avatar de AP
      AP

      Então na polónia estão viciados no sexo sem cuidado nenhum, é isso? 🙂

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    100 % verdade, principalmente depois dos tempos de pandemia e quarentenas.. agora para combinar alguma coisa é preciso cair um burro do céu, mas falam todos os dias no whatsapp e instagram etc…

  9. Avatar de Antonio cão
    Antonio cão

    Não existem redes sociais, mas sim REDES-NÃO-SOCIAIS.

    1. Avatar de wtvlol
      wtvlol

      Exacto. De social tem muito pouco.

      O utilizador é o produto.

  10. Avatar de f242
    f242

    Quando se toca na ferida… a tendência é para mudar de assunto.
    No caso, o Papa apenas chamou a atenção para uma realidade que todos conhecem. E se tiverem bom senso e usarem de consciência não “assobiam para o lado” e mudam de assunto. Doeu?! Foi?

  11. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Falso papa e home,… este tipo e um comunista da pior especie!

    1. Avatar de AP
      AP

      Queres açambarcar às custas dos outros guloso! 😉

  12. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    Os jovens estão viciadíssimos nos telemóveis. Não sabem socializar sem o aparelho.
    Não é só o futuro intelectual que está em risco. Os ecrãs seja de telemóveis ou PCs cansam demasiado a vista mesmo que se façam algumas pausas.

  13. Avatar de oh
    oh

    Se prestasse mais atenção às m3rdas que se passam na igreja tinha mais juízo..
    Pior que os jovens estarem agarrados aos telemóveis, é gente agarrada à religião. É desses que deviamos ter medo.

    1. Avatar de AP
      AP

      As nossas avós por exemplo?

  14. Avatar de informado
    informado

    Ainda bem que o MEU PAPA É O BENTO XVI … ESTE AQUI SÓ DIZ DISPARATES. SÓ JOVENS? E FICAR NO SOFÁ É COISA DE VELHOS? GOSTO MUITO DO NEU SOFÁ QUENTINHO E PORREIRO . ESTÁ CALADO MAS É ! O BENTO XVI É O MEU PAPA . ESSE SIM É QUE É UM PAPA COMO DEVE SER

  15. Avatar de f242
    f242

    “Jovens estão nas redes sociais, mas não são muito sociáveis”
    Se havia alguma razão para dúvidas… atendendo a alguns comentários… ficou claríssimo.
    O discurso do ódio e da ignorância persiste. Lamentável!