Toyota planeia vender apenas veículos elétricos até 2035 na Europa

10 Comentários

A Toyota anunciou um novo plano para a implementação de veículos elétricos até 2035, como parte do European Green Deal. A decisão surge na sequência do aumento das emissões de dióxido de carbono e da emergência de ações por parte de governos e fabricantes.

Apesar de estar a investir na mobilidade elétrica, a Toyota já se posicionou face à sua adoção massiva.

Toyota

Os governos e fabricantes têm definido, por forma a reduzir as emissões de dióxido de carbono e combater as alterações climáticas, objetivos bastante claros e ambiciosos. A maioria das medidas engloba a substituição de modelos de automóveis tradicionais por veículos com emissões zero, tais como elétricos, de células de combustível de hidrogénio e híbridos plug-in. Isto, com horizontes temporais de poucas décadas.

Apesar de já se ter posicionado relativamente à adoção de carros elétricos pelas massas, a Toyota Europe prometeu, de acordo com um novo relatório, que só venderá carros elétricos até 2035. Mais do que isso, o mesmo relatório refere que a fabricante planeia que 50% das suas vendas sejam de emissões zero até 2030.

Indo para além de 2030, esperamos ver mais aceleração da procura de veículos elétricos e a Toyota estará pronta para alcançar uma redução de 100% de CO2 em todos os novos veículos até 2035, na Europa Ocidental.

Disse Matt Harrison, CEO da Toyota Motor Europe.

Toyota

Até agora, a Toyota é uma das mais significativas fabricantes de veículos com motor de combustão interna. Aliás, por várias vezes, revelou, publicamente, que a transição para uma mobilidade 100% elétrica poderá não ser a solução que todos procuram.

Ainda assim, no European Green Deal, comprometeu-se a eliminar as emissões dos seus carros até 2035 e, por isso, pressupõe-se que irá cumprir. Conforme referiu o CEO, além disto, seria ótimo se a capacidade de energia renovável da Toyota aumentasse.

 

Leia também:

Toyota, Subaru e Mazda aliam-se para manter os motores de combustão vivos

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    “Toyota planeia vender apenas veículos elétricos até 2035 na Europa”
    E então depois de 2035? 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Depois não vende os térmicos.

      1. Avatar de Artemus
        Artemus

        O que o títulos significa é que a Toyota pretende vender “unicamente” veículos eléctricos até 2035, isto é, não vai vender veículos térmicos nenhuns até lá. Daí a pergunta do Luís Silva ser legítima e lógica.

        1. Avatar de Vítor M.

          Até aquela data a marca disse que quer vender unicamente veículos elétricos. Como refere no texto. Depois pode ter outra tecnologia, o mundo não para de evoluir.

          Mas a marca também nada revelou sobre o depois de 2035.

    2. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      Quer dizer que pode ser em 2034 ou 2033, por exemplo. Não pode é ser depois de 2035.

  2. Avatar de Nuno Manuel Alves
    Nuno Manuel Alves

    Palpita me que a Toyota até 2030 vai ser a nova Kodak … Já estão a ser boicotados em muitos países… Fazem campanhas anti elétrico , posters flyers muppies … O Akio está a destruir a reputação da Toyota … Carros em condicoes para se comprar nem vê los … Enfim espero mesmo que não seja um falhanço como a GM / Chrisler / Stellantis.
    Pelo que sei estão a tentar colar-se a BYD…a Mercedes a mesma coisa .
    A BYD passou a ser o 3 maior construtor de baterias e afins, produz os próprios semi condutores, baterias de fosfato de iões de lítio e ainda produz uma verdadeira frota de produtos eletrificados bastante extensa.
    A ver vamos… Palpita me que muitos legacy vão passar a ser Às nokias e as kodaks se não avançarem …mudança de paradigma diz que todos recomeçam do zero.

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Precisamente… está a acontecer o que já aconteceu no passado com tantas “empresas grandes”… Devido à sua estrutura interna, à resistência à mudança, entre outras, acabam por não conseguir acompanhar e o resultado já se conhece…

    2. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Infelizmente tb é o meu receio quanto à Toyota.
      Ficou presa no tempo com a sua excelente tecnologia dos Hibridos e não quis dar o salto para os automóveis 100% elétricos.
      É pena porque a qualidade de construção da Toyota é muito boa e os consumidores vão ficar a perder com o provável desaparecimento desse construtor que não quer mudar para o 100% elétrico.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        A Toyota, se deixar de vender na Europa, não é grande perda, o foco da Toyota está na Ásia e em Africa ai sim mercados com menos regras o que acaba por dar mais lucro.
        Quem já visitou estes dois continentes repara nas grandes frotas desta marca a circular nas estradas.
        Das duas uma, ou o preço do elétricos baixa muito ou têm de haver apoios do estado para a compra destes, ou a classe mais baixa da nossa sociedade vais ser proibida de comprar carro.
        A próxima estucada vais ser quando for necessário reciclar as baterias, lá vão aparecer as taxas ambientais e nos vão sair mais caras que o atual IUC.

        1. Avatar de Luis Garcia
          Luis Garcia

          Estou de acordo. Os eléctricos continuam a ser muito caros. Deixem passar uns 5 anos ou mais e o preço dos eléctricos cai para metade.