COVID-19: Portugal está a vermelho no mapa europeu

24 Comentários

O Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) disponibiliza aos cidadãos mapas sobre a COVID-19 no território europeu. Este foi um pedido do Conselho da União Europeia, tendo em conta o agravamento da situação epidemiológica em vários países.

De acordo com o último mapa disponibilizado, há mais países a vermelho na Europa. Portugal também se mantém a vermelho, mas não é dos piores.


COVID-19: Portugal com 200 casos por cada 100 mil habitantes

De acordo com a mais recente atualização de estado da pandemia feita pelo Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC), Portugal continua no nível vermelho no que diz respeito à taxa de notificação de casos a 14 dias.

Segundo os valores partilhados, nos últimos 14 dias Portugal registou mais de 200 casos de COVID-19 por cada 100 mil habitantes.

O Centro Europeu de Controlo de Doenças indica que…

  • A VERDE estão as regiões onde a taxa de notificação de novos casos nos 14 dias anteriores é inferior a 25 casos por 100 mil habitantes e a taxa de testes positivos fica abaixo dos 4%.
  • A LARANJA é utilizada nas zonas em que, no espaço de duas semanas, há menos de 50 novos casos de infeção por 100 mil habitantes, mas a taxa de testes positivos é igual ou maior a 4%, ou no caso de esta ficar abaixo do limiar dos 4%, a taxa de notificação se encontrar entre os 25 e 150 casos por 100 mil habitantes.
  • A CINZENTO estão as zonas para as quais não há informação suficiente ou a taxa de testes é inferior a 300 casos por 100 mil habitantes.
  • A VERMELHO as regiões em que a taxa de notificação a 14 dias é igual ou superior a 50 por 100 mil habitantes e a taxa de testes positivos é igual ou maior a 4%, bem como as regiões onde a taxa de notificação a 14 dias é igual ou superior a 150 infeções por 100 mil habitantes mesmo que a taxa de testes positivos seja inferior aos 4%.

Ainda relativamente à COVID-19, Portugal bateu na terça o recorde de testes realizados (117 mil), o número mais elevado desde o início da pandemia. Os números no nosso país têm vindo a aumentar, tendo sido hoje registados 2898 novos casos e 13 mortos.

A Agência Italiana do Medicamento aprovou esta quarta-feira a vacina Comirnaty (Pfizer) contra a COVID-19 para crianças dos 5 aos 11 anos. Esta aprovação segue a autorização dada em outubro pela Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) – ver aqui.

ECDC

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    Vejam a segunda vantagem no vídeo… é por isso que estamos a vermelho:

    https://www.youtube.com/watch?v=nq-Ykvsscg8

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Segundo o vídeo, só vamos ficar no verde, quando 180% da população estiver vacinada!

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        É pá tb não precisas de exagerar…. para aí 280% chega e basta!

  2. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    A situação é tão grave que há mortos espalhados pelas ruas, em edifícios, hospitais, por todo o lado praticamente.
    Os serviços funerários não têm mãos a medir com tanto serviço, de tal forma que milhares de empresas funerárias foram criadas desde o início da pandemia.
    E até às crianças são afectadas como diz o governo, há milhares de crianças mortas. A tal ponto que muitas escolas estão fechadas por falta de alunos.

    Certo? lol eh eh

    1. Avatar de Luis
      Luis

      É um calamidade, o mundo nunca mais será o mesmo e com a chegada da inflação vai ser só miséria e fome.

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        Eu estava a ser irónico.

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Eu também 🙂

          1. Avatar de Bruno Mota
            Bruno Mota

            Ah ok lol

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Se este mundo não existisse, tinha que ser inventado!

    3. Avatar de Sagedaces
      Sagedaces

      E agora com as novas tabelas de IRS, então, já fomos, vai tudo para o galheto… caneco pá.

    1. Avatar de Memória
  3. Avatar de Zé

    Está vermelho porque somos um povo benfiquista e o resto é treta.

    1. Avatar de custodio gomes
      custodio gomes

      E Viva os Árbitros

  4. Avatar de Nunnx
    Nunnx

    Já deixou de ser somente um problema médico e passou a ser um problema de matemática.
    Não hajam duvidas de que teremos de ser todos vacinados para evitar os internamentos mas enquanto não estivermos todos infetados o problema não se resolve.
    E com vacinas ou sem vacinas… seremos todos infetados! Mais cedo do que tarde seria melhor.

    1. Avatar de José Machado
      José Machado

      Oi?
      Ficar infectado não lhe dá imunidade meu caro.
      Da-lhe anti-corpos durante 3-6 meses, depois pode ser infectado novamente.
      Fica aí o link para fazer o fact check.
      https://exame.com/ciencia/anticorpos-da-covid-19-duram-apenas-tres-meses-diz-oxford/

      1. Avatar de Nunnx
        Nunnx

        Teremos de ser vacinados a cada 3 ou 4 meses até à formação de um cluster que contorne a doença grave e a morte, não a infeção per se.
        O modelo já estará a ser implementado em diversos países e é baseado no mesmo modelo que permite a contagem estatistica de estrelas num determinado quadrante da galáxia. Conseguirão asssim determinar o numero de internamentos e de mortes associadas.
        Daí a ideia da vacinação obrigatória, na Alemanha por exemplo.
        Tudo se encaminha para a adopção global deste sistema.
        Não gosto, acho de uma grande frieza mas a gestão dos grandes numeros é realmente fria e desapaixonada.
        Vamos ver…

  5. Avatar de CRP
    CRP

    Devemos ouvir todas as vozes para formar uma opinião, a imparcialidade tem que existir, se queremos 100% de vacinados.

    “Palhaços Pobres e a Historia da Carochinha.
    Passamos de uma sociedade aberta e livre para uma sociedade em que são os organismos do Estado a conceder a seu critério permissões de liberdade condicionada.
    Tratam-nos como palhaços?
    Vai ficar tudo mal?”

    vimeo.com/652534339

  6. Avatar de Lucas
    Lucas

    “formação em massa’, um tipo de hipnose coletiva essencial para o surgimento de regimes totalitários.”

    https://www.youtube.com/watch?v=IqPJiM5Ir3A&t=10s

  7. Avatar de Marco Duarte
    Marco Duarte

    Mais um que faleceu da doença da moda “morte subita” é normal sempre morreu gente nao é verdade https://www.publico.pt/2021/12/03/sociedade/noticia/morreu-pedro-oliveira-exdirector-exame-informatica-1987336

  8. Avatar de joao
    joao

    Fechem mas é a porcaria dos Estadios de Futebol. Querem ver jogos, vejam em casa, se não há concertos por causa do Covid, porque é que ainda há Futebol ???

    que falta faz, que falta…. tretaaaaaaa

    1. Avatar de custodio gomes
      custodio gomes

      Acertado, tanto desperdício de espaço que podia ser aproveitado para coisas mais uteis

    2. Avatar de Sardinha Enlatada
      Sardinha Enlatada

      Cada um tem seus gostos. A culpa e desta farsa do Covid nao das pessoas.