Via Verde: Conheça já os novos preços para 2022

50 Comentários

A Via Verde é um sistema de portagem eletrónica utilizado em Portugal. Atualmente permite pagamentos em 18 concessões e subconcessões de autoestradas nacionais, incluindo as antigas SCUTS.

Recentemente foram publicados os preços da Via Verde para 2022!

Via Verde: Já conhece os novos preços para 2022?


Inaugurada em abril de 1991, a Via Verde Portugal tem como missão proporcionar métodos eficientes de cobrança a clientes operadores.

Os clientes operadores podem ser prestadores de serviços de mobilidade, relacionados com o automóvel, entre os quais concessionárias/operadores de autoestradas, parques, gasolineiras, ferries, McDrive ou relacionados com as pessoas, entre os quais os operadores de transportes públicos, táxis, mobilidade partilhada. Depois há os clientes finais.

Via Verde: Já conhece os novos preços para 2022?

Via Verde: Novos preços para 2022

Com a chegada do novo ano, é normal o aumento de preços em alguns serviços. Ao nível da via verde os preços já são conhecidos e entram em vigor a 5 de janeiro de 2022. De acordo com a tabela disponibilizada, há alguns preços que aumentam, mas os automobilistas podem usufruir de descontos. Por exemplo, a Via Verde Autoestrada – Pagamento anual tem um valor de 11,65 euros. No entanto, com desconto promocional extrato eletrónico, o valor passa para 5,75 euros.

A Via Verde disponibiliza um serviço online para que os condutores possam consultar toda a informação sobre o serviço. Dentro da área de clientes é possível aceder a um Centro de Mensagens, saber mais sobre o seu serviço (Saldo de Portagens/Pontos), obter movimentos e extratos, entre outras informações. Pode obter informações sobre a modalidade escolhida e a referência de pagamento associada, necessária para ativar ou alterar o cartão de débito para uso do identificador. Pode ver aqui.

Uma dica que deixamos é entrarem na página do serviço e verificarem quantos pontos têm. Os pontos valem vouchers de turismo e lazer. Tem ainda descontos nas áreas de serviço e na sua viatura: inspeção, manutenção, seguros e mais. 

Tabela Preços 2022

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Oliveira
    João Oliveira

    O link não funciona.

  2. Avatar de Luis
  3. Avatar de Antonio Santos
    Antonio Santos

    ERROR:404 Pagina nao encontrada!…? Arrependeram-se?… 🙂

    1. Avatar de Bruno Barros
      Bruno Barros

      Completamente. lol

    2. Avatar de Pedro Simões

      Ora vê agora o link do artigo e vais ver que os preços estão mesmo renovados 🙂

  4. Avatar de João
    João

    Liguei para lá assim que recebi o e-mail..de 5€ que pago agora iria ficar a pagar 11,5€ a partir de abril quando acabar o desconto do período promocional..um aumento de mais do dobro..a cancelar em 3..2..1..

  5. Avatar de Carolina Costa
    Carolina Costa

    ou seja, eu comprei o meu dístico logo vai durar mais uns 10 ou 12 anos por aí..

    1. Avatar de Roberto
      Roberto

      Se for dos novos nem 3 anos duram..

  6. Avatar de Fernando Simões
    Fernando Simões

    Têm uma modalidade tão boa que é a Leve e vão alterar ou melhor anular pois as alteração são de tal forma favoráveis para eles que deixa de ser aceitável a nova alteração. Pergunto porquê alterar o que é justo? Que aumentassem o valor da taxa inicial de acordo com a inflação seria bastante aceitável, mas pelos vistas algum big deve querer um bónus chorudo, por aumentar estupidamente os lucros da empresa….

  7. Avatar de Roberto
    Roberto

    Ou seja se a pessoa quiser usar estacionamentos de parques e auto estradas no mesmo serviço passa a pagar o dobro , quando não existe concorrência coisas destas acontecem…

    1. Avatar de falcaobranco
      falcaobranco

      Explica lá essa…

      1. Avatar de André silva
        André silva

        O Pacote mais “baixo” da via verde, pela minha interpretação só contempla pagamento de portagens.
        Se queres pagar parques de estacionamento, carregamentos eletricos, etc,etc, tens de pagar o dobro da anuidade.
        O que o @Roberto queria dizer é… há mais concorrência no pagamento de portagens e parques além da via verde? Não.

        1. Avatar de Roberto
          Roberto

          Sim era isso que referia.

          1. Avatar de falcaobranco
            falcaobranco

            Eu por acaso recebi o email dos gajos…sendo assim vou ficar alerta…se vir que sai fora dos parametros ditos normais, cancela-se a cena e siga…

  8. Avatar de José Fernandes
    José Fernandes

    A leve passa de 0.70 para 1.25 que é a que uso, simplesmente um roubo para obrigarem a passar para a anual de 5.75€

    1. Avatar de nuno8210
      nuno8210

      Mais vale não usar autoestradas!! Ou pagar na portagem…

      1. Avatar de João Ferreira
        João Ferreira

        com o preço da gasolina gasta mais a dar a volta fora da autoestrada. Nao uses é via verde. tira o ticket. Pelo menos até aparecer concorrência.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Passa para 1,75 fora do período de desconto. Lê o ponto 3

  9. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Sem ler posso afirmar que vai ficar ainda mais caro.

  10. Avatar de nuno8210
    nuno8210

    Deviam todos ir buscar um identificador na modalidade leve e depois guardar em casa só para dar despesa a esses mamoes! €0.70 já não era barato para taxa no mês em que se utilizava… Agora €1.25 é um roubo!! Ficaram os portugueses aumentos de ordenado de metade dessa percentagem!

  11. Avatar de Ricardo Gomes
    Ricardo Gomes

    Eu não consigo perceber como é que o povo Português não se revolta com isto tudo. No fundo somos quase que obrigados a usar a Via Verde porque tudo o resto não funciona devidamente (Para não termos problemas de maior no Futuro). Depois os dispositivos com tecnologia obsoleta e absolutamente dispensavel é nos vendido por um preço exorbitante, queremos trocar baterias etc…não da (tem que se comprar novo dispositivo), depois ainda nos vendem algo que somos obrigados a ter como um serviço com um preço anual…sem falar dos impostos de circulação que ja todos pagam entre todos os outros e nem vou falar nos combustiveis… e por fim o preço das portagens e scouts (que são ilegais) etc…. Bom meus amigos portugueses, vou dar um exemplo, Suiça (mas ainda exitem modelos melhores que este por exemplo alemanha): Aqui pagam-se 40 CHF (36 Euros Anuais) por viatura, andas por onde queres, as autoestradas aqui são feitas em condições, não existem subidas, descidas e curvas acentuadas a cada 500m… não são necessarios quaisquer dispositivos nos carros ou leitores ou qualquer infraestrutura para processar pagamentos ou atendimento ao cliente etc, visto serem cutos considerados desnecessarios que so diminuiam os lucros obtidos e prejudicariam o ambiente com dispositivos obsoletos e descessarios… a Suiça tem mais Km de Autoestradas que Portugal apesar de ser bem mais pequena, retira sempre um lucro que é investido em todas as estradas pelo pais (não se vêm buracos em nenhuma delas, nem autoestradas, nem nacionais, nem estradas maioritariamente usadas para somente animais vacas). Portugues abre os olhos, juntem-se, unão-se e lutem contra os burloes do nosso estado que não querem o teu bem, mas sim somente o bem deles.

  12. Avatar de TXG
    TXG

    Mas será que estou a ver mal a coisa???

    Sou cliente do VV Leve (aderi há 2 ou 3 meses, extrato electrónico – 0.70€), nunca vi qq referência a período experimental, a tabela de preços atual é esta:

    https://www.viaverde.pt/Portals/0/Faq/ViaVerde_Tabela_de_Precos.PDF

    Alguém me consegue ajudar a perceber onde é que o cliente consegue perceber de antemão que está num período experimental?

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Se entendi bem, eles é que te vão alterar o tarifário (caso não faças nada) e colocam-te num período experimental para não sentires tanto o impacto do aumento. Passado o período experimental, o preço normal é 1,75 nos meses em que passares na portagem (acrescido do valor da portagem).

      Fiquei com dúvidas na interpretação relativamente ao extracto electrónico: para quem aderiu, fora do período experimental é 1,25 ou 1,75?

      1. Avatar de Marco Lopes
        Marco Lopes

        Aumentos de 100%
        O período experimental é para “enganar” o povo…
        O que importa é preçário SEM período experimental

  13. Avatar de AE
    AE

    Ainda bem que o meu identificador foi comprado já tem uns anos e já está maia que pago.

  14. Avatar de Fpilop
    Fpilop

    Tenho um identificador da década de noventa que já passou por vários carros .
    Nao percebo porque razão nao compram o identificador a pronto , depois tem o problema resolvido por 20 ou 30 anos . Sera que ninguém sabe fazer contas neste país ?! Pagam uma vez e pronto !!

    1. Avatar de JOSÉ LADEIRO
      JOSÉ LADEIRO

      Isso eram os identificadores antigos. Os novos duram pouco.

      1. Avatar de eu
        eu

        O meu acabou de fazer 5 anos.
        Ainda me lembro da Srªa da Via Verde a comentar o facto de eu querer comprar ao invés de pagar anuidades:
        “É curioso que os homens por norma compram as mulheres ficam com anuidades”
        Ao qual respondi
        “se calhar fazem as contas”
        Calou-se e ficou de trombas…
        Não percebo….

  15. Avatar de Roberto
    Roberto

    Sim é como José referiu, os novos duram pouco, além disso eles deixaram de vender identificadores , agora e tudo aluguer.

    1. Avatar de falcaobranco
      falcaobranco

      Os novos tambem dá para mudar a pilha…dá mais trabalho que os antigos mas dá…

    2. Avatar de LS
      LS

      Disseram ser possível comprar ao telefone.
      é Possível comprar mas só em loja física por 35 euros.

      Querem me cobra futuramente 11.50 euros ( via verde mobilidade anual com extrato eletronico) apos março 2022!

      Atualmente pago 7 euros anuais para autoestrada
      com serviço complementar de:
      estacionamento parques fechados + ferries+ macdonalds + etc..

      ORA:
      como 99% das vezes uso apenas autoestrada e
      não uso ferries, nunca paguei MacDonald com via verde e é muito raro usar parques estacionamento fechados
      ate pensei anular esses serviços e pagar apenas os 5.75 por ano (VIA VERDE AUTOESTRADA)

      conclusão?
      Pondero anular o quanto antes a minha anuidade de aluguer e comprar o raio do aparelho por 35 euros e faço o que quiser sem estas anuidades ridiculas pois vao me cobrar mais 4.5 euros por ano pelo mesmo serviço atual!

      Gatunagem autentica!

      1. Avatar de Marco Lopes
        Marco Lopes

        Interessante é que o preçário actualizado NÃO contempla valores de aquisição!

        1. Avatar de Desconhecido
          Desconhecido

          Parece que a Deco Proteste já se encontra analisar a situação de não se poder comprar o aparelho a partir de 5 janeiro 2022.

          Em breve emitirá a sua posição.

          Penso que não podem acabar com essa modalidade do consumidor poder adquirir o aparelho.

        2. Avatar de LS
          LS

          boa tarde; tem la preço compra sim.
          no precário AINDA tem la o item para quem quiser comprar 35 euros!

          agora.. surge a questão: SE vai ser possível comprar após 5 Janeiro 2022.

          vou já tratar de tudo ainda hoje se possível em loja via verde

          1. Avatar de Marco Lopes
            Marco Lopes

            Tem preço de compra? Eu já olhei para a tabela de preços diversas vezes, já fiz pesquisa de “compra” e “aquisição”, e não há qualquer referência! Nos preçários actuais / anteriores há! Está lá claramente uma alínea com o valor de COMPRA!

          2. Avatar de LS
            LS

            O preço compra na lista de novos preços está com a designação
            “entidades isentas e a crédito”
            onde o custo do aparelho é 35 euros

  16. Avatar de Fpilop
    Fpilop

    .. ou seja cada vez mais , os produtos e serviços estão direcionados para a geração ” mensalidade ” . ( geração que não sabe fazer contas )

    1. Avatar de Marco Lopes
      Marco Lopes

      Certo… eu tenho 1 comprado e um alugado… porque compensa… a utilização é esporádica, e a Via Verde é responsável pela manutenção do identificador.

      Já agora… onde está o VALOR DE COMPRA no novo preçário? Não o encontro! Quanto vai custar em 2022 um identificador? Não vai ser possível comprar?

  17. Avatar de Pedro
    Pedro

    Reparem na página 2 a referência às cobranças manuais, quando há falhas no identificador. A famosa luz amarela quando acaba a pilha. Vão cobrar 0,32€ por cada passagem.

    1. Avatar de Marco Lopes
      Marco Lopes

      Já alguém tinha alertado para o facto, mas na verdade, este valor já estava previsto nos preçários anteriores e “nunca” foi cobrado (andei “anos” com o identificador sem pilha e nunca fui cobrado pela identificação fotográfica)

  18. Avatar de Marco Lopes
    Marco Lopes

    A VIA VERDE está a enviar emails aos clientes informando “A sua modalidade Via Verde vai mudar a partir de 5 de janeiro de 2022” onde diz também “A via verde vai mudar! Novas modalidades, melhor oferta”. O estranho é que esqueceram-se de INFORMAR OS CLIENTES sobre as alterações de PREÇO.

    Em primeiro lugar, as NOVAS modalidades não são PLURAL, é singular… é UMA! Uma nova modalidade que REDUZ o número de serviços a que o cliente pode aceder (basicamente, o identificador passa a servir APENAS para as autoestradas!). As “outras” modalidades nada mais são do que as modalidades ACTUAIS com NOVO NOME e com AGRAVAMENTO DE PREÇO que chega aos 100%!!! CEM POR CENTO!!!

    Preçário actualizado: https://www.viaverde.pt/Portals/0/Documentos/TermosCondicoes/18.DC.1201_Tabela_de_Pre%C3%A7os_VV_v50.pdf

    EM resumo: a via verde VAI MUDAR! Sim… vai mudar para dar mais lucro à Via Verde e prejudicar gravemente os clientes!

    https://portaldaqueixa.com/brands/via-verde-portugal-gestao-de-sistemas-electronicos-de-cobranca-s-a/complaints/via-verde-aumentos-de-100-nas-modalidades-atuais-67973021

  19. Avatar de André silva
    André silva

    Sim realmente, isto tá a virar para a geração que só sabe pagar subscrições. Isto ainda vai dar mau resultado.
    Não fosse a questão das Scut, acabava com a via verde, quando passasse pagava e acabou.
    Em chegando a março, fica o identificador só para as portagens.

  20. Avatar de Marco Lopes
    Marco Lopes

    Afinal, a modalidade “Autoestrada” vai contemplar também os estacionamentos… Menos mal…

    “Quando a Via Verde Portugal disponibilizar a funcionalidade, os Clientes que tenham subscrito a
    modalidade Via Verde Autoestrada poderão, a qualquer momento e caso assim o entendam, utilizar
    parques de estacionamento, integrados nos Serviços Complementares”

    1. Avatar de LS
      LS

      No site da via verde na secção de ajuda – perguntas frequentes não indica isso.

      Ao telefone indicaram que via verde autoestrada é só para auto estrada (portagens) e que o resto seria completamentar só disponível na modalidade via verde mobilidade que irá custar 11.50 euros mensais

      1. Avatar de Marco Lopes
        Marco Lopes

        Voltei a ler atentamente o ponto 3.4

        “3.4. Quando a Via Verde Portugal disponibilizar a funcionalidade, os Clientes que tenham subscrito a modalidade Via Verde Autoestrada poderão, a qualquer momento e caso assim o entendam, utilizar parques de estacionamento, integrados nos Serviços Complementares, ou outros serviços nestes integrados e/ou o(s) Serviço(s) Digital(ais), conforme aquilo que vier a ser, a cada momento, determinado pela Via Verde Portugal, bastando para o efeito escolher essa opção na entrada do parque de estacionamento ou de outra infraestrutura se (e quando) aplicável, sendo aplicável o Preçário Via Verde em vigor, de acordo com o disposto no número 6.6.. A disponibilização deste(s) serviço(s) avulso(s) permanecerá válida durante o período de 30 (trinta) dias.”

        Vão existir serviços AVULSO?

        Se um cliente com a modalidade Via Verde Autoestrada efectuar um estacionamento, está automaticamente a contratar o serviço AVULSO de estacionamento?

        Onde está o preçário desses serviços??

        Isto está cada vez mais confuso…

  21. Avatar de Pedro
    Pedro

    Cobrança de transação através de fotografia (valor unitário) – 0,32 €

  22. Avatar de Estouvadu
    Estouvadu

    Bom dia,

    O meu identificador foi comprado, estas alterações vão-se refletir na minha modalidade?
    Já agora onde consigo ver a minha modalidade no site da Vida verde?

    Agradeço desde já a vossa ajudar 🙂

  23. Avatar de AF
    AF

    https://www.youtube.com/watch?v=vNNy0OALHpI&ab_channel=PortaldaQueixa
    há 5 anos atrás já saiu a notícia no espaço público, e ainda ninguém foi preso