Suécia quer que a Europa proíba a mineração de Bitcoins

67 Comentários

A mineração de criptomoedas é uma prática já bastante comum no segmento tecnológico. No entanto sabemos que esta é uma atividade que provoca algum impacto no meio ambiente, uma vez que consome bastante energia e recursos.

Desta forma, agora a Suécia quer que a Europa proíba a mineração de Bitcoins como forma de atingir a meta climática de 1.5º C definida em Paris.



Suécia quer que a Europa proíba a mineração de Bitcoins

As autoridades suecas estão a pedir à União Europeia que proíba a mineração de criptomoedas, nomeadamente as Bitcoins, devido ao seu “uso intensivo de energia”.

De acordo com Erik Thedéen, diretor da Autoridade Sueca de Supervisão Financeira, e Björn Risinger, diretor da Agência Sueca de Proteção ambiental, o crescente uso de energia para a mineração de Bitcoins está a ameaçar a Suécia no seu objetivo para cumprir as suas obrigações no âmbito do Acordo Climático de Paris.

Thedéen e Risinger sublinharam que o consumo de energia referente à mineração de Bitcoins no país nórdico aumentou “várias centenas por cento”, sendo que atualmente a energia consumida equivale a 200.000 residências. Desta forma, uma redução ou eliminação total da mineração representaria uma economia de energia significativa que ajudaria o país a cumprir mais facilmente as suas metas.

Numa carta aberta, os diretores dos principais reguladores financeiros e ambientais da Suécia pediram que toda a UE proíba a mineração de criptomoedas. Um das principais preocupações que impulsionou esta intervenção, é o sistema “proof of work”, usada para que o utilizador prove o trabalho realizado, utilizados em muitas das mais populares criptomoedas do mundo, como Bitcoins e Ethereum.

Nos últimos meses, a mineração de moedas digitais aumentou nos países nórdicos. No entanto, Thedéen e Risinger indicam que à medida que a energia renovável é desviada do uso industrial, de transportes e fins domésticos, é, por sua vez, direcionada para a mineração de Bitcoins e outras criptomoedas.

Segundo os diretores:

Atualmente é possível conduzir um carro elétrico de médio porte por 1,8 milhões de quilómetros com a mesma energia que é necessária para extrair um único Bitcoin.

Isto é o equivalente a 44 voltas em redor do globo. E 900 Bitcoins são extraídos todos os dias. Este não é um uso razoável da nossa energia renovável.

Concorda com a proposta de acabar com a mineração de Bitcoins na Europa?

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sayWhat
    sayWhat

    Good luck with that

  2. Avatar de Pedro L.
    Pedro L.

    Prometam uma 3080 ti a quem denunciar a localização de uma rig e temos negócio 😛

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Eu tenho uma rig.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        E que câmara de vídeo e microfones usas? /s

    2. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Tens stock delas, não percebo essa choradeira

      1. Avatar de manel
        manel

        bem, se desses uso aos neuronios Ricardo, percebias que o stock existente é super limitado e o preço está absurdo…

    3. Avatar de Mitra
      Mitra

      Eu tenho 2 rigs a anos qual o problema?

      1. Avatar de Podence
        Podence

        Aguenta, Camões!

  3. Avatar de Redin
    Redin

    Concordo para dar o exemplo, embora se é que estão à espera, isso não irá trazer qualquer impacto ao funcionamento da rede devido ao ajustamento de dificuldade automático da mineração.
    Mas como vão eles fazer isso? Vão fazê-lo indiscriminadamente seja uma mineradora usar energia verde ou não?
    Para fazer burrada, mais vale estarem quietos e começarem a dar eles próprios o exemplo.
    As contas bancarias que eles tiverem em bancos que consomem energia “suja”, retirem o dinheiro de lá. Se na casa deles usarem provedores de energia “suja” também devem mudar.
    pois é… pimenta no cu dos outros para eles é refresco.

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Hora bem usando um exemplo simples: 87000000 milhões de euros que circulem durante 10 anos, levam perto 1,2 milhões de euros de energia. Usando a Bitcoin como base: para o mesmo valor, durante 10 anos, serão 29800 milhões de euros de energia eléctrica. (Isto sem inflação em ambos).
      Dá uma coisa muito parecida correcto?

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Sim. Da para comprares um teclado estúpido.

      2. Avatar de JJ_
        JJ_

        Ainda não percebes-te o funcionamento? Uma maquina a gastar apenas 10€/mês de energia, iria produzir a mesma quantidade de Bitcoins! A rede funciona por se ajustar automaticamente, de modo a produzir sempre a mesma quantidade de Bitcoin, ou seja menos poder de processamento, menos dificuldade.

        Por isso as contas estão mal feitas! A mesma quantidade de dinheiro pode ser gerada com menos energia.

        O problema aqui é os governos não querem realmente criar novas infraestruturas de produção de energia mais limpa. Estão na realidade a empurrar o problema para debaixo do tapete, como fizeram com as fabricas. Deslocam tudo para os países pobres e depois dizem que são muito ecológicos. O problema é que os países de terceiro mundo já não são tão parvos assim e também já impõem limites/regras. Depois vemos o problema que existe da falta de componentes, por estar tudo sob o controle da China.

  4. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Existe uma maneira de detetar quem minera: Vejam quem gasta mais eletricidade e retirem os negócios sendo quem gasta mais na população é de certo quem minera.

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Ahahahahahaha

    2. Avatar de cross
      cross

      Tenho 5 paineis solares a alimentar a minha rig. Ups..

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Cuidadinho com isso pá!
        Os terraplanistas, negacionistas e os que são apenas parvos, ainda vão dizer que estás a roubar energia ao sol e a causar a destruição da humanidade.

      2. Avatar de Manuel Costa
        Manuel Costa

        5 painéis… rig de 10 Asci e 10 gráficas?
        Mesmo assim, vais demorar 60 anos a conseguir pagar o investimento.
        Para uma rig de 5000 máquinas, precisas de 15000 painéis solares com uma cota de 11 horas diárias.

        1. Avatar de Eu
          Eu

          E tu vais precisar de 2300000000 neurónios para arranjares um motivo de seres parvo.

        2. Avatar de JJ_
          JJ_

          Não sei ondas a fazer contas! Mas, já pensas-te que todo o equipamento pode já estar mais que pago?

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Conheço vários exemplos de pessoas que gastam bastante mais electricidade e não mineram. Vamos lá cortar-lhes a electricidade?

      1. Avatar de Manuel Costa
        Manuel Costa

        Para minerar, a electricidade necessária é muito semelhante a uma plantação de Cannabis de 300 pés ou uma siderurgia de 1870 toneladas mensais.

        1. Avatar de Eu
          Eu

          O que tu queres sei eu. °|°

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Alguém anda a frequentar um centro de pesquisa
          https://twitter.com/tireidoku

    4. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Não precisam detectar nada, basta ordenarem os ISPs para cortar o acesso às pools de mineração.
      Passas a gastar energia sem conseguir minerar até que desistes.

      1. Avatar de andre
        andre

        Ideia Genial, vai partilha-la com o governo chinês que eles, os reis do bloqueio estão com dificuldade em faze-lo

  5. Avatar de João
    João

    No futuro eu aposto que todos terão uma cota de energia a ser utlizada. É o único meio de fazer com que o custo da energia não seja balizada pela mineração. Há muito tempo eu digo que será proibido, devido ao consumo de energia. Parece que agora está “caindo a ficha das autoridades”

    1. Avatar de Rrrrrrr
      Rrrrrrr

      nao acho que o problema seja o consumo de electricidade.
      Cada vez mais se consome mais electricidade por diversos motivos.

      O principal objectivo deveria sim utilizarmos apenas energia renovavel e 100% limpa

  6. Avatar de TT
    TT

    Alguém na UE com dois dedos de testa, parabéns Suécia!

    1. Avatar de manel
      manel

      nem a suécia nem tu têm 2 dedos de testa se acham que isto faz sentido lol

      1. Avatar de FreakOnALeash
        FreakOnALeash

        Este acha-se mais inteligente que o governo sueco! LOL

        “Sweden maintains a Nordic social welfare system that provides universal health care and tertiary education for its citizens. It has the world’s eleventh-highest per capita income and ranks very highly in quality of life, health, education, protection of civil liberties, economic competitiveness, income equality, gender equality, prosperity and human development.”
        https://en.wikipedia.org/wiki/Sweden

  7. Avatar de Sandra Mafamedes
    Sandra Mafamedes

    ah ah ah…. mais uns otários que pensam conseguir o que a China e o India não conseguiram.

    Grande parte da mineração é feita utilizando energias alternativas e obviamente que essa energia é o que sobra da utilização normal, ou seja, energia que seria perdida de outra forma. Basicamente é aproveitar algo que seria desperdiçado. Mas quem fala do que não sabe dá nisto…. talvez por isso a Suécia está como tá, cada vez mais a chacota da Europa.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      “…talvez por isso a Suécia está como tá, cada vez mais a chacota da Europa.” Como ?? Que desplante !! Só para o informar que na Suécia,onde não existe o salário mínimo,cada pessoa leva para casa 25.000 coroas suecas,o que equivale a quase 2.400 euros por mês(e já com os descontos de 32% de impostos que por lá se pagam) !! Realmente,é cá uma “chacota” a Suécia. 🙂

      1. Avatar de andre
        andre

        A suécia está a viver os tempos bons que causam homens fracos.
        A sua qualidade de vida vem das decisões tomadas nas décadas passadas, as decisoes tomadas agora só se vão ver no futuro.

        A continuar assim, paises como a suécia e como o canadá, daqui a umas decadas estão como a argentina.

  8. Avatar de Ze Povinho
    Ze Povinho

    Bora lá tentar…
    quando chegar a ser eficiente a medida, vamos ver quanto é que os governos da EU não cobram em IVA e taxas de energia…
    Os meus 20 Antminer L3++ nem estão em Portugal, nem na EU, já por causa do preço da energia, mas onde estão tambem não pagam nada….
    Mas os +- 150USD dia ou melhor +-4500USD por mês, sabem-me muito bem, afinal trabalhar para que? Estou de ferias há 4 anos….

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Só? Com um investimento inicial de 190000 euros, conseguias ter uma rig no Azerbaijão, ganhares 25000 euros por mês e ainda receberes 3 bitcoins por ano. Nas redes sociais é fácil encontrar investimentos destes. Até há mais, aqueles que pagas 26 bitcoins e podes ganhar 600 ao final de 12 meses de actividade.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Além de estúpido és cego ou não sabes ler.
        Compra um teclado novo pá!

  9. Avatar de Tempo ao tempo
    Tempo ao tempo

    Esta questão vai ser facilmente contornada pelos governos. Obrigam as comercializadoras de eletricidade a ter um tarifário semelhante ao da água. O custo do kWh, para clientes domésticos, progressivo, de acordo com o consumo. De tal forma que os ganhos serão absorvidos pelo custo da energia. Esperem para ver.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Para que isso fosse possível, teríamos de ter políticos com neurónios saudáveis.
      Espera sentado e não te desenrasques sozinho que vais ver…

  10. Avatar de JR
    JR

    Querem acabar com algo que, neste momento, funciona maioritariamente por energias renováveis…. Mas não querem reinventar o sistema energético do sistema atual financeiro?

    Sem falar que estas frases:
    ” Atualmente é possível conduzir um carro elétrico de médio porte por 1,8 milhões de quilómetros com a mesma energia que é necessária para extrair um único Bitcoin.
    Isto é o equivalente a 44 voltas em redor do globo. E 900 Bitcoins são extraídos todos os dias. Este não é um uso razoável da nossa energia renovável.”

    São uma grande falácia já que os eletricos que tentam promover, devido a tecnologia em si, polui bastante mais

    Se querem atirar areia para os olhos das pessoas, ao menos façam no como deve ser.

    1. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Achas que é produzido por energias renováveis?! Eu acho que andas a dormir!! Se tu minerares em casa para usares apenas a energia solar precisas pelo menos de 10 a 15 paneis solares e rezares para no dia seguinte para o céu não ficar nublado. O que realmente acontece que que tu só reduzes a conta da eletricidade para metade ou seja ao invés de pagares 300 euros vais só pagar 150 euros.

      1. Avatar de JR
        JR

        “Se tu minerares em casa para usares apenas a energia solar precisas pelo menos de 10 a 15 paneis solares e rezares para no dia seguinte para o céu não ficar nublado.”
        Esta frase matou me.
        Now i know the troller you are.

        1. Avatar de Samuel MGor
          Samuel MGor

          Lê bem a frase “… PARA USARES APENAS ENERGIA SOLAR…”
          You are more troller than everyone else 😛
          I am sorry that you can read very well 😛

    2. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Enegias renováveis? ROTFLLLLLLLLLLLLLL
      Vai lá ver os 10 países mais mineradores… energias renováveis são, 0,000017% da produção usada. Tudo bem que 60% é de energia nuclear e 33% de energia pela utilização do carvão, essa super energia renovável.
      Olha para o Líbano, eram 80% de renováveis, agora o país tem electricidade por 6 horas diárias, pois as 11 centrais de combustíveis fósseis não conseguem pagar para produzir mais que isso.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Cada vez estás pior.
        Antes eram os números, agora são a letras.
        Compra um teclado estúpido.

  11. Avatar de LA
    LA

    Concordo. Já vão tarde.

  12. Avatar de Ruben Gomes
    Ruben Gomes

    Tanto ignorância junta. O. Sistema tradicional (bancos) consome mais energia que o Bitcoin… O problema deles é não controlarem o Bitcoin. Alguém consegue transferir dinheiro do outro lado em menos de 15 min com o atual sistema bancário? Com o Bitcoin é possível.

    O Bitcoin é um sistema descentralizado, ninguém consegue corromper o sistema, isso é uma dor de cabeça para os parasitas.

    1. Avatar de PeterOak
      PeterOak

      Eu vinha aqui escrever os meus argumentos pró-Bitcoin mas o Ruben adiantou-se. Obrigado.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Menos de 15 minutos? Praticante todas as transferências bancarias que fiz são instantâneas e o dinheiro fica disponível na hora. Transferências internacionais talvez demorem mais dependendo do pais

      1. Avatar de Ruben Gomes
        Ruben Gomes

        Depende da moeda. No Bitcoin a transação só é confirmada quando o bloco é mineradora.

  13. Avatar de Luis
    Luis

    Deviam era proibir e ilegalizar as bitcoins.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Ya, tal como censurar o tráfico e lavagem de dinheiro.

    1. Avatar de PedroLeal
      PedroLeal

      eu concordo, só faria que em p2p o preço aumentasse, e por consequência eu tinha mais profit 🙂

  14. Avatar de Mais1ComentarioCensurado
    Mais1ComentarioCensurado

    Concordo, é só mais um motivo para comprar barato 🙂

  15. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    isto a juntar à lei pirataria online + certificados vacinação + censura… daqui a pouco até 1 peido vai ter que ser justificado

    1. Avatar de Redin
      Redin

      Depende se cheirar bem ou mal. Os que incomodarem pagam mais taxa.

  16. Avatar de paulo
    paulo

    biotcoin so big to fail! querem lancar fud para o ppl machar as cryptos mas! estao a perder o control do dinheiro!

  17. Avatar de SteveRobs
    SteveRobs

    CONCORDO !!!! Onde tenho de assinar?

  18. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Concorda com a proposta de acabar com a mineração de Bitcoins na Europa?” É evidente que oncordo e não havia de ser só na Europa mas sim em todo o mundo.Moedas virtuais ?? Por favor…

    1. Avatar de Eu
      Eu

      “Concorda com a proposta de acabar com essa coisa chamada de Internet?”
      É evidente que concordo. É só pedofilia, pornografia, fraudes e comercio ilicito. Mercados virtuais?? Por favor…
      -TROL

  19. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    Já vão tarde.

    Gostava de comprar uma gráfica a preços decentes…

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Como se a culpa da falta das placas gráficas fosse do Bitcoin, certo?

  20. Avatar de andre
    andre

    Tanta gente aziada!!!!
    Olhem ainda nao vão tarde, bitcoin até 100 000 euros é barato.

  21. Avatar de Redin
    Redin

    Hoje é um excelente dia para comprar Bitcoin. Também teve direito a Black Friday.
    Todos os mercados em baixa. Comprem antes que os governos encontrem aqui a solução dos experts em ditadura energética. LOL