Dois meses após o lançamento, iPhone 13 perde menos valor do que qualquer outro iPhone

28 Comentários

O iPhone 13 apareceu numa altura em que o iPhone 12 batia recordes de vendas e o mundo enfrentava uma nova realidade de falta de componentes. Contudo, apesar de muitos não verem grandes novidades neste novo smartphone, ele tem-se conseguido impor e atualmente é o iPhone que menos valor perdeu dois meses depois do seu lançamento.

Quem o afirma é a pesquisa da SellCell. Os dados apresentados revelam que a linha do iPhone 13, depois de 60 dias no mercado, não se desvalorizou tanto quanto o esperado.

Imagem iPhone 13 Pro Max e iPhone 12 Pro Max


iPhone 13 foi o que menos desvalorizou

Os dados de 45 fornecedores indicam que o iPhone 13 manteve o seu valor melhor do que qualquer outro smartphone da Apple nos primeiros dois meses após o lançamento.

Segundo o que nos mostra a SellCell, os modelos do iPhone 13 sofreram desvalorização de apenas 25,5%, em média. Para referência, o intervalo do iPhone 11 caiu 44,6% do seu valor no mesmo período de tempo após o lançamento. Da mesma forma, os modelos do iPhone 12 também perderam 41% do seu valor de revenda nos primeiros dois meses no mercado.

Um mês depois do seu lançamento, o valor do smartphone da Apple mais recente caiu 24,9%, e no outro mês a seguir, desvalorizou 25,5%. Portanto, em média, os modelos do iPhone 13 sofreram desvalorização de apenas 0,6% entre o primeiro e o segundo mês após o lançamento. Curiosamente, alguns modelos do iPhone 13 recuperaram o valor perdido após a queda inicial quando foram lançados.

Imagem dos dados apresentados do valor do iPhone 13 pela SellCell

A variante de 1 TB do iPhone 13 Pro Max recuperou 1,4% do seu valor, enquanto o modelo de 512 GB recuperou 1,7% e o modelo de 128 GB recuperou 1,8% dos seus valores. O iPhone 13 Pro avançou ainda mais e o modelo de 128 GB recuperou 2% do seu valor inicial, enquanto o modelo de 256 GB recuperou 4,6% do valor inicial de venda.

De todas as variantes do iPhone 13, o iPhone 13 mini foi o que mais se depreciou. Na variante de 128 GB, o mini desvalorizou 5%, e o modelo de 256 GB caiu 7,5% no seu preço de revenda nos primeiros dois meses após o lançamento. No entanto, o modelo de 512 GB do iPhone 13 mini recuperou 4% do seu preço.

iPhone é o que perde menos valor de todos os smartphones do mercado

A SellCell observou que o iPhone tem a melhor retenção de valor do que qualquer outra marca de smartphone num período de 12 meses. Segundo a empresa, “este nível de depreciação é inédito” e especulou que os modelos do novo smartphone da Apple poderão recuperar ainda mais do seu valor até o final deste ano, porque a Apple provavelmente não atenderá à forte procura tão cedo.

A empresa de análise de mercado atribui a fantástica retenção do valor do iPhone 13 à sua escassez no mercado e à “procura sem precedentes”. A necessidade foi alimentada pela crise de saúde global e pela escassez de chips que afetou praticamente todos os setores.

Além disso, o relatório diz que a procura não deve diminuir, já que a Apple supostamente cortou a produção do iPhone em 20%.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Melhor smartphone do mercado abaixo dos 900 euros. Melhor camera, autonomia, melhor ecra! Simplesmente brutal a autonomia dura mais de 3 dias!

    1. Avatar de Filipe Rocha
      Filipe Rocha

      3 dias? Calma jovem, qualquer telemóvel parado dura isso.

  2. Avatar de Sergio
    Sergio

    Como os carros, as motas.. este ano devido às circunstancias de escassez de matéria prima..etc, nunca séra um ano bom para comparações deste genero.
    Até dou um exemplo, vou comprar uma yahama mt 07 nova, porque os usados desta mota com 1 ou 2 anos estavam quase ao mesmo valor lol

    1. Avatar de Xnelox
      Xnelox

      Não compres a yamaha my 07, compra uma honda PCX que ficas mais bem servido!

      1. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        Comparação sem nexo.

      2. Avatar de Sergio
        Sergio

        Lol, realmente a duvida foi entra as duas

    2. Avatar de Imf
      Imf

      O próximo Verão vai ser a melhor altura para vender motos ( desde que não entre as inspeções).

      Estou mesmo a ponderar vender a minha pelo mesmo preço que a comprei a 4 anos a tras, e ha quem peça mais…

      O mercado de usados em Portugal é tão ridículo… mas pronto ha que aproveitar.

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Tal e qual, o problema é o tempo de entrega.

      Por acaso apanhei um excelente negócio com uma usada. Mas sim, a diferença que se pede por usado vs novo é insignificante.

    4. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Parabéns @Sergio, boa escolha, a Yamaha, é das poucas marcas que eu sou “fanático”, e fomos campeões do mundo de pilotos em MotoGP, espero que tudo corra bem, boa sorte e conduz com cuidado.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Obrigado Barao, cuidado sempre acima de tudo que o corpo é meu 😉
        De facto boa escolha dentro da categoria, boa agilidade dentro de cidade, bom desempenho.
        E é uma mota silenciosa, que eu cá não preciso de avisar que cheguei 🙂
        Abraço

  3. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Qualquer telefone em segunda para mim não vale mais de 50€. Seja Iphony ou Android.

    1. Avatar de Ollopo
      Ollopo

      Então és daqueles que vai ao olx oferecer um saco de batatas em troca de uma PS ou um iphone

    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Vendi o meu iphone 8 de 2017 por 300 euros a semana passada! Boa sorte a vender um android com 4 anos por 300 euros!

      1. Avatar de lopes
        lopes

        Olha mete uma coisa na cabeça ou puto, a malta que compra Android não é como os que compram Iphones, como é o teu caso que não serve para nada a não ser dizer que tem um.

        1. Avatar de Swappie Guy
          Swappie Guy

          Calma invejoso.

      2. Avatar de Bruno Gonçalves
        Bruno Gonçalves

        Que racional da treta. O que interessa é o diferencial entre o custo inicial e o que recebeste por ele. Não interessa se são 300 ou 500 euros lol.

    3. Avatar de lopes
      lopes

      Se fossem todos como eu, a malta dos usados estava bem lixada, só troco de equipamento quando o mesmo está a dar as ultimas, não compro smartphones usados, só novos acabados de sair para o mercado.

      1. Avatar de Swappie Guy
        Swappie Guy

        Ainda bem que nem toda a gente pensa como tu.

        Só para que te fique claro, vale mais um iPhone usado do que um android novo.

        Depois ao comprar em segunda mão também se acaba por produzir menos lixo electrónico, mas isso ainda é demais para ti e mais uns quantos como tu que ainda têm a mente muito fechada.

        1. Avatar de Zé Pataco
          Zé Pataco

          Pensa lá no que escreveste… O rapaz usa telemóveis até não funcionarem mais, portanto seja Iphone ou android, ele consome o que comprou por 5 a 7 anos, produzindo menos lixo que alguém que troque constantemente de telemóvel. Ele é que faz bem!

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            um android nem 2 anos dura quanto mais 7….o s9 topo de gama da samsung nem 18 meses levou updates

          2. Avatar de Bruno Gonçalves
            Bruno Gonçalves

            LOL sim porque os telemóveis não funcionam sem updates hahaha

  4. Avatar de mlopes
    mlopes

    é normal, todos os outros modelos já foram lançados há bem mais de dois meses 😉 😀 😀 😀

  5. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    O que eu tenho perde menos valor que o iphone como só custou 199€ mesmo que o perca todo ainda perdeu menos que o iphone ….

    1. Avatar de Swappie Guy
      Swappie Guy

      Pois, o teu lixo electrónico claro que vale menos…novidade.

      1. Avatar de Nuno Silva
        Nuno Silva

        loooool … Lixo electrónico é dar uma fortuna por uma coisa que usas a 10% da sua potencialidade … Uso o “smartphone” para chamadas ver uns emails e ver uns sites de noticias e tiro umas fotos de vez em quando … Comprar um iphone para fazer isso é que era criar lixo electrónico … Chega sobra e até é demais … Agora claro se quiser subir de status na vida lá terei que comprar um para me assumir como “sofisticado” e “fashion” …

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Pela tua logica andava tudo de clio ja que tem 4 rodas como qualquer jaguar ou ferrari e anda a 120 na autoestrada. Existe algo chamado qualidade que apesar de se fazerem coisas parecidas n quer dizer que uma maquina superior nao as faca melhor e com mais prazer em usar. Ninguem te obriga a comprar iphone mas criticar quem usa so porque n tens e de miudo birrento. Aprende que no mundo ha varios tipos de mercado e o mercado topo de gama e simplesmente melhor mesmo so para emails

          1. Avatar de Bruno Gonçalves
            Bruno Gonçalves

            LOL sim a qualidade e o prazer em usar iphones com capas TPU LOLOL.
            Podem gostar mais de um SO ou de outro mas o facto é que o de 199€ perde menos valor de mercado lol.
            Depende muito do usecase mas posso dizer que a maior parte das pessoas que conheço com iphone (ainda são algumas) só tem iphone com a desculpa da camera (mas so tiram fotos da treta), porque é “melhor” mas não sabem dizer porquê, e só usam apps normais, mail, tiktoks, instagrams que vai dar ao mesmo em qualquer lado 😀

            acho que era este o ponto do Nuno lol.
            Gastar dinheiro num telemóvel (felizmente tenho pela empresa) só mesmo pela camera, tudo o resto é tudo a mesma m€rda, o cheiro é que é diferente. Mesmo pela camera não ia para um iphone, ia para um Sony 🙂

  6. Avatar de LarilasOS
    LarilasOS

    Perincase, gostava de mudar pro iPhone…mas…não vejo razões pra isso…para além do facto de já ter MacBook M1 e iPad air…alguém me explica qual é a magia dessa coisa para além do Airdrop? É que o meu Redmi note 9s é cópia chapada do iOS 15 mas com mais funções…como aplicações clonadas…ouvir YouTube com ecrã desligado…dual sim…rádio FM, saída de minijack estereophonico, infravermelhos pra poder desligar a TV que se encontra no balcão de atendimento da segurança social,bateria de 5 mil miliamperes, oh menina…eu sei lá…