Se um dia a Terra estiver ameaçada por asteroides, quem nos pode defender?

21 Comentários

Quantas vezes não ouvimos já os especialistas a dizer que a Terra é um planeta cheio de sorte? Mas a verdade é que desde há muitos milhões de anos que esta nossa esfera não é um alvo de um asteroide destruidor, como aquele que levou à extinção dos dinossauros.

No receio de sermos surpreendidos, crescem as vozes de que deverão ser os Estados Unidos da América a “salvar Terra do Apocalipse”. Mas por que razão terão de ser os americanos?

Ilustração asteroide contra a Terra

 


O fim da Terra é um tema que já foi inspiração para muitos filmes de Hollywood. Apesar da ficção não sair dos ecrãs, a verdade é que podemos ser um alvo, sem aviso, de um asteroide destruidor.

O jornal Político traz à luz da discussão o assunto e tudo porque os apelos para uma estratégia de defesa planetária global aumentam à medida que milhares de asteroides próximos à Terra são descobertos a cada ano.

 

De quem será a obrigação de prevenir o Apocalipse?

Conforme tem sido amplamente difundido, a NASA prepara-se para lançar uma nave espacial contra um asteroide a mais de 41.000 km/h. Tudo isto na tentativa pioneira de desviar a rocha da sua rota.

No entanto, a missão de um ano programada para começar a 24 de novembro levanta uma questão existencial aos cientistas e especialistas em segurança: quem terá a responsabilidade de defender o planeta contra uma rocha espacial possivelmente destruidora da vida se alguma estiver a voar na nossa direção?

A resposta para já é… ninguém!

Muitas vezes já fomos alvo, aliás, o nosso planeta está cheio de crateras provocadas por impactos de asteroides. Seguramente muitos foram devastadores. Aliás, é a própria NASA que afirma que a probabilidade de um grande asteroide atingir a Terra é um “evento do tipo que ocorre uma vez por milénio”.

No entanto, a agência espacial também usa novos telescópios e outras técnicas de observação de estrelas para localizar milhares de “objetos próximos à Terra” até então desconhecidos a cada ano, com órbitas que irão eventualmente levá-los até à nossa vizinhança galáctica.

 

Mas há muitas descobertas de novos asteroides?

De facto há muitas descobertas todos os anos. Para termos uma ideia, mais de 27.000 asteroides foram localizados até agora e mais de 2.700 somente este ano, incluindo um do tamanho da Pirâmide de Gizé que foi descoberto em setembro e passou “a ripar” perto de nós, a apenas 3 milhões de quilómetros da Terra. (Isto é considerado um quase acidente; para referência, a Lua está a cerca de 386.243 km de distância).

Contudo, não há ninguém (agência ou organismo internacional) encarregado de desviar um asteroide que possa estar em vias de destruir a Terra.

Não há quem tenha qualquer plano assumido de ativar uma missão para destruir a ameaça, seja empurrando-a levemente para fora de rota ou até ter uma ação mais radical, como explodindo-a com uma saraivada de mísseis.

 

Os países não têm tecnologia para defender a Terra dos asteroides

Até agora, as estimativas mostram que o atual arsenal militar das nações é incapaz de evitar uma colisão com um grande asteroide. Alguns objetos menores podem ser pulverizados ou partidos em fragmentos, mas mesmo estes pedaços causariam danos consideráveis.

Ninguém está encarregado da mitigação. O Congresso aprovou uma lei para a Casa Branca determinar quem deve ser responsável, mas até agora quatro administrações subsequentes rejeitaram o seu pedido.

Disse Peter Garretson, ex-estratega espacial da Força Aérea dos EUA.

Existem três milhões de asteroides e não temos a menor ideia onde estão ou se estão a voar ao nosso redor.

Afirmou Danica Remy, presidente da Fundação B612, que está a construir uma base de dados para procurar e vigiar objetos próximos à Terra.

Atualmente, os cientistas concordam que a forma mais segura de prevenir um potencial apocalipse é “afastar suavemente” o asteroide da sua trajetória em direção à Terra.

Como tal e nessa linha de pensamento, a NASA vai lançar a missão DART, para testar como poderíamos no futuro desviar um asteroide de modo a proteger a Terra desta espécie de ameaça.

 

Leia também:

NASA já tem solução para desviar asteroide e estará pronta em 2022

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Queira Deus que isso nunca aconteça,queira Deus. 😐

    1. Avatar de TAMBEMacho
      TAMBEMacho

      Não é esse o gajo que supostamente nos defende? Ah.. espera isso era nas primeiras revistas de ficção santifica ups.. cientifica!

    2. Avatar de paulo rodrigues
      paulo rodrigues

      Pode pedir mais perto… à Senhora de Fátima! Naquele lugar existem “milagres” extraordinários, eu vi um destes há muitos anos… aceitará donativos em moeda digital?

    3. Avatar de RPG
      RPG

      Se ficarmos à espera de Deus, segundo Murphy, acontecerá inevitavelmente. Entre os dois, deposito a minha “fé” no segundo.

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Segundo as previsões irão cair alguns, e nada nem ninguém os irá conseguir impedir, e com a enorme quantidade deles que aparecem sem ninguém estar a contar com eles não é de estranhar que venha mesmo a acontecer, até porque se for grande e aparecer sem ninguém estar realmente à espera não há nada que possa ser realmente feito para sequer tentar desviar.

    1. Avatar de Fernando Bernardo
      Fernando Bernardo

      Todos os objectos grandes são conhecidos

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Isso é o que dizem, mas do dizerem ao ser verdade vai uma grande distância. E não raramente são surpreendidos por exemplo por coisas que vêm de trás do Sol… e para provocar estragos não precisam de ser gigantes.

  3. Avatar de Telmo Rocha
    Telmo Rocha

    Com o Bruce Willis e a sua equipa estamos safos eheh

  4. Avatar de Paulo Pires
    Paulo Pires

    “Apesar da ficção não sair dos ecrãs, a verdade é que podemos ser um alvo, sem aviso, de um asteroide destruidor.”
    Se for sem aviso é óbvio que ninguém poderá salvar.

  5. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    São os americanos porque eles pensam ser os donos e senhores disto tudo, como se eles fossem os Deuses do Universo, ou melhor. são os Diabos vestidos de anjos.

    1. Avatar de Koso
      Koso

      agora são os chineses lol

      se o Sr. Guterres lhes puser a responsabilidade (EUA e China) de defender a Terra desses “calhaus”, deixam-se logo de palermisses de tentar mandar no mundo eheh

      1. Avatar de kolas tarik
        kolas tarik

        *palermices

  6. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Se isso acontecer estamos todos fu#$&?os 🙁

  7. Avatar de kolas tarik
    kolas tarik

    O Hitler também achava que ele é que sabia tudo, assim como o Estaline, e o Trump, e o da coreia do Norte….
    Eles querem o financiamento para sustentar a narrativa, acredite quem quiser. Eu, se não me meterem a mão ao bolso, não dou nem um tusto a esses gajos. No campo das probabilidades, é remota a hipótese de vir um que nos aniquile, não tem sido sorte não. Vejam a última fotografia que o Hubble tirou à terra antes de se ir embora, e vejam se acertavam no planeta com alguma coisa. É que nem se vê….

    1. Avatar de Godlike
      Godlike

      Usas o nome de um bilionário de +70 anos que arriscou a sua vida, paz e segurança da sua família, um homem cuja a vida foi revistada de uma ponta a outra pelas agências de inteligência ANTES e durante o seu mandato, o único presidente que não começou nenhuma guerra e conseguiu até um acordo histórico de paz entre as as Coreias (entre tantas outras coisas) mas sobretudo, um presidente que foi censurada e BANIDO pelas redes sociais para fazer uma comparação com Estaline e Hitler?

      Então o quê? Segunda essa lógica, deves considerar um “presidente” como o Biden que só nos primeiros 12 dias de mandato assinou mais Ordens Executivas que o Trump e o Obama juntos e que pressiona constantemente as big tech para censurar a oposição como um herói patriota!

      E enquanto estás preocupado com o financiamento de pessoas que doam o seu salário presidencial, não te esqueças de pagar os impostos provenientes dos acordos climáticos, para que outros possam andar a viajar nos seus jatos privados e nos seus Rolls-Royces à tua custa.

  8. Avatar de Ruca
    Ruca

    O Chapolin Colorado!

  9. Avatar de Luiz carlos
    Luiz carlos

    Não acredito que um asteroide tão guande chega na terra a galáxia tem a sua defensa e micil nem um tem capacidade de voar tão longe e se for desparado perto de nós nos mata mais rápido