Atualização: Utilização de bodycams por polícias em Portugal em votação hoje

33 Comentários

Atualização: A utilização de bodycams por polícias foi aprovada pelo Parlamento.

A utilização de sistemas de videovigilância pelas forças e serviços de segurança é uma realidade já em vários países. Portugal prepara-se para seguir o mesmo caminho e a utilização de bodycams por polícias vai hoje a votação.

A votação final acontece após o texto final ter sido aprovado na quarta-feira na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias pelo PS, PSD, CDS-PP e Chega.


Bodycams devem ser colocadas de “forma visível” no uniforme das autoridades

De acordo com informações do próprio Governo,  as “bodycams” estarão ligadas a uma plataforma, na qual tudo será “controlado à hora, minuto e segundo”.  A utilização deste sistema de vigilância só deverá acontecer apenas quando um agente avistar algum sinal. “Não é uma câmara que esteja sempre a gravar. Não é para o polícia andar na rua com ela ligada. Tem que haver um sinal por parte do agente de que vai começar a gravar”.

Na votação de hoje, fica de fora o texto relativo à proposta de lei apresentado pelo Governo a visualização e ao tratamento pelas forças de segurança de dados por um sistema de gestão analítica, captação de dados biométricos, a utilização pelas polícias de câmaras em ‘drones’ e na vigilância marítima e fluvial.

Segundo o documento, a utilização das ‘bodycams’, uma das reivindicações dos elementos da PSP e GNR, depende de autorização do membro do Governo que tutela a força de segurança”.

A proposta indica que as ‘bodycams’ devem ser colocadas de “forma visível” no uniforme e a captação e gravação de imagens e som podem apenas “ocorrer em caso de intervenção de elemento das forças de segurança, nomeadamente quando esteja em causa a ocorrência de ilícito criminal, situação de perigo, emergência ou alteração de ordem pública, devendo o início da gravação ser precedido de aviso claramente percetível, sempre que a natureza do serviço e as circunstâncias o permitam”.

A captação e gravação de imagens é obrigatória quando ocorra o uso da força pública sobre qualquer cidadão ou o recurso a quaisquer meios coercivos, especialmente arma de fogo, sendo proibida “a gravação permanente ou indiscriminada de factos que não tenham relevância probatória”, de acordo com a proposta.

Leia também…

Polícia Municipal pode vir a usar “bodycams”? Autarcas querem!

Atualização:

O Parlamento aprovou a utilização de sistemas de videovigilância pelas forças e serviços de segurança, que vai permitir aos polícias usarem câmaras nos uniformes.

Ainda assim, o diploma teve os votos contra de BE, PCP, PEV, IL, da deputada não inscrita Joacine Katar Moreira e de quatro deputados do PS. Os restantes deputados socialistas, PSD, CDS-PP, PAN e a deputada não inscrita Cristina Rodrigues, votaram a favor.

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vrael
    Vrael

    Ou seja beneficia os policias e acho bem porque é uma profissão de risco mas em nada ajuda os civis, pois só grava quando ativada, se o polícia não ativar não grava nada ou seja se for má conduta policial não há provas… Devia estar a gravar a toda a hora de trabalho, tirando a hora de almoço ou pausas onde poderia ser removida para tal

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Não é quando o polícia activa… é quando estão a caminho de uma operação policial onde é 100% certo que os criminosos vão queixar-se de “brutalidade policial” e milhares de advogados vão exigir milhões de euros de indemnização além de penas suspensas para crimes de 10 ou mais anos de prisão efectiva. São activadas remotamente e quando os polícias saem dos carros patrulha vão estar a filmar até regressarem ao carro e a missão ser dada como terminada.
      Nos EUA, 99,1% das queixas por agressões policiais desapareceram com a utilização das câmaras e as penas subiram 28% além de milhares de criminosos apanharem penas suplementares por acusarem as autoridades falsamente.

    2. Avatar de Imf
      Imf

      Beneficia os polícias hahahaha

      Agora é que se vai ser se são ou nao competentes…
      Acredito que vai haver mais polícias com medo de as ligar que ao contrário.
      Ainda hoje estive numa esquadra por 1h, vi 4 ocorrecias, e nao foram a nenhuma/empurraram com a barriga.

      Quand tem de ir, tentam despachar, para nao ter de preench papel.

      Em Portugal so trabalham para o amigo/ conhecido, ou quando envolve €€€, que é o que da progressões de carreira.
      Tudo o resto estas emtrege aos lobos, orienta te

      1. Avatar de Pedro F.
        Pedro F.

        Como é que a câmara que eles só ligam se quiserem vai ajudar? É que escreveste muito mas não percebi o que muda com a câmara… Podes elucidar?

  2. Avatar de Tonheco
    Tonheco

    Já deveria estar em uso, isto só vai favorecer os policias que são constantemente vitimas de ataques noticiosos manipulados pelos média.

  3. Avatar de eu
    eu

    Peca por não estar sempre ligada.
    Devia ser ligada quando inicia o turno/sai do posto e desligada quando terminava/regressa ao posto.

  4. Avatar de lopes
    lopes

    Lá fora este sistema está sempre ligado, cá é só quando justifica, enfim…

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      MENTIROSO!!!
      Só são activadas quando os polícias estão em missão, quer seja por despacho ou por envio para situação de crime. Só são activadas aquando da saída dos carros patrulha e as imagens são gravadas em cartões de memória e enviadas para um serviço centralizado, onde são guardadas por 2 a 3 anos, ou mais, caso existam crimes registados. O polícia pode activá-la manualmente caso esteja em patrulha ou fora de serviço, se surgir alguma situação de possível crime.

      1. Avatar de lopes
        lopes

        Mentiroso é vossa Excelência, que fala sem saber, e depois vem para aqui desinformar.

        Lá fora as autoridades as câmeras estão sempre ligadas, seja no agente seja na viatura em que este se desloque e não como afirma só quando é necessário.

        Lá fora as autoridades não é como as nossas aqui que até fecham os olhos para não se chatearem.

        1. Avatar de Samuel MGor
          Samuel MGor

          E às vezes nem saem do “quartel”. Sei do que falo porque é rara a vez que vejo a policia (GNR) a patrulhar a cidade 🙁

        2. Avatar de onurb82
          onurb82

          Oh Lopes, por a ninharia que esse pessoal ganha andar a levar no focinho de toda a gente, desde entidade patronal a cidadão, acha sua excelência que eles não fazem bem em não se chatear!?

          Eu, sem ser técnico superior tenho um salário semelhante a esses desgraçados , de segunda a sexta, ninguém me chateia…

          É preciso estar mesmo perdido para querer ser um policiazinho, neste pais pequenininho!!!

          Ironizam nas redes sociais e com razão: “PARA LEVAR NO FOCINHO, LEVO DA MINHA MÃE!”

  5. Avatar de (˵ ͡° ͜ʖ ͡°)
    (˵ ͡° ͜ʖ ͡°)

    Estar sempre ligada só se for para saber se policia esta cumprir funções ou a dormir na hora de serviço, agora que devia estar sempre ligada quando interpela qualquer cidadão, nem que que fosse só para perguntar as horas ao interpelado, ai devia ser obrigatório estar ON-FILM.
    Tanto o, “criminoso”, cidadão como o, “criminoso”, policia estariam sempre protegidos de falsos argumentos.

  6. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    O uso de bodycams só peca por tardia.
    É bom tanto para os polícias e para os cidadãos.
    O vídeo não mente!
    Espero que as bodycams estejam ligadas para qualquer interação que os policias tenham, que seja para perseguir um assaltante ou simplesmente perguntar as horas a alguém.

    Alguém sabe se poderemos requisitar alguma gravação efetuada?

    A boleia dessa lei, poderiam deixar os cidadãos filmar em locais públicos e quem estiver nesses locais.

  7. Avatar de Str
    Str

    É uma boa ideia sem duvida, mas a “captação e gravação de imagens e som podem apenas “ocorrer em caso de intervenção” abre a porta a desculpas do tipo “não pude activar o equipamento a tempo de gravar a ocorrência desde o seu inicio” e assim muita coisa passar oculta

  8. Avatar de Sergio
    Sergio

    Também sou a favor, contudo fico incrédulo como é que pensam nesta tecnologia sem antes dar condições básicas sanitárias nalguns balneários por esse país fora

  9. Avatar de Vasil
    Vasil

    É agora que deixam de haver casos de “racismo”.
    Como por exemplo, daquela vez que um gajo que estava a espancar a mulher, e recebeu as forças de segurança à pedrada…

    Ou daquela sujeita que se recusou a pagar bilhete no transporte público e ainda agrediu o condutor….

  10. Avatar de Pedro Gonçalves
    Pedro Gonçalves

    Acho muito bem, é bom para todos tanto para a cidadão comum como para a polícia, aliás até nas ruas havia de ter câmaras de vigilância.

  11. Avatar de Manuel Moita
    Manuel Moita

    Uma treta se são eles que a ligam quando estão a molhar a, sopa não a ligam e só mais um Grande negocio para um corrupto qualquer

  12. Avatar de Jota
    Jota

    É bom para todos!

    1. Avatar de Jota
      Jota

      É bom para toda a gente de boa fé, menos para os criminosos!

  13. Avatar de Tonheco
    Tonheco

    Com estas camaras as “empresas” de combate ao racismo e xenofobia vão perder a quase totalidade do seu conteúdo, pois a adulteração passa a ser inútil.

  14. Avatar de Luís Costa
    Luís Costa

    Já vem tarde, agora é que vamos ver aqueles que utilizam todos os “ismos” a espumar

  15. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    A palavra de ordem sempre foi transparencia, e nada melhor que haver essa transparencia com as cams. Agora obviamente se nao estao constantemente ligadas, muita coisa pode acontecer ate “eles” ligarem a camera. Essa situacao devia ser bem analisada, mas como tudo o que acontece em Portugal, fazem sempre as coisas de maneira que lhes convem, para haver manobras escondidas debaixo da mesa. Nesses casos a transparencia deixa de existir.

  16. Avatar de @McGoms
    @McGoms

    Concordo plenamente com isso.
    Mas, entretanto vem os senhores do RGPD e tudo volta ao que estava.

    1. Avatar de lopes
      lopes

      Não, não vêm porque teve de haver alterações em algumas leis para permitir que isto fosse aprovado, mesmo por causa de ir de encontro com o RGPD. mais uma vez leis que não eram atualizadas desde mil novecentos e carqueja.

  17. Avatar de Infinity
    Infinity

    Se for como o carro do Cabrita, o sistema também se vai desligar quando der mais jeito

  18. Avatar de Grunho
    Grunho

    Usadas por polícias ou pelo cidadão comum potencialmente afectado pela actuação deles, quanto mais câmaras melhor. E o cidadão comum precisa tanto de câmaras quando interage com polícias quanto os polícias quando interagem com o cidadão comum. Transparência absoluta, quanta mais melhor, é usar e abusar. A via publica não é sítio de privacidade. Privacidade é em casa e no WC.

  19. Avatar de Realmouro
    Realmouro

    Desperdicio dos meus impostos.

  20. Avatar de .
    .

    Talvez ajude … a ver o que também pode estar em causa…

    https//www.reuters.com/investigates/special-report/amazon-privacy-lobbying/

    e muito mais fica por dizer.

  21. Avatar de Zed
    Zed

    Dei uma vista de olhos pelos comentários e não vi os tolinhos da privacidade aos berros, estou admirado.

  22. Avatar de Zé

    Sim!! Quero ficar famoso no YouTube!

  23. Avatar de Tecnical
    Tecnical

    Por mim, acho uma medida excelente.
    Só gostava de saber se um cidadão, ao ser abordado, pode solicitar que a câmara seja ligada. Ou é ao critério da polícia?