Mercado automóvel europeu com os piores resultados desde 1990

7 Comentários

Não será novidade para ninguém que a pandemia por COVID-19 teve efeito negativo em vários setores da sociedade. Como temos acompanhado, o segmento automóvel foi um dos que mais sofreu e os números são claros. O mercado automóvel europeu registou em outubro a maior queda desde 1990!

Outubro foi o quarto mês consecutivo em baixa no mercado automóvel europeu.

Mercado automóvel europeu com os piores resultados desde 1990


Queda nas vendas no mercado automóvel é devido à escassez de semicondutores

De acordo com o comunicado da Associação de Construtores Europeus de Automóveis (ACEA), com 665.000 veículos vendidos, as matrículas registadas caíram 30,3% em outubro de 2021 em relação a outubro de 2020. A ACEA nunca registou um número tão baixo em outubro desde que começaram as primeiras estatísticas em 1990.

Nos principais mercados houve um forte recuo, com uma queda de 35,7% em Itália, de 34,9% na Alemanha, de 30,7% em França e de 20,5% em Espanha. Nos primeiros 10 meses do ano, as vendas permanecem ligeiramente acima do nível de 2020 (+2,2%) a nível europeu.

Segundo a ACEA…

Apesar da recente queda nas vendas devido à escassez de semicondutores, os ganhos obtidos no início do ano permitiram permanecer em números positivos

Mercado automóvel europeu com os piores resultados desde 1990

Além disso, a procura continuou positiva em três dos quatro principais mercados automóvel: Itália (+12,7%), Espanha (+5,6%) e França (+3,1%). Na Alemanha, os resultados pioraram desde janeiro até agora em comparação com os de há um ano (-5,2%), precisou a associação que representa os 15 principais fabricantes europeus de veículos.

Com a pandemia por COVID-19 começamos também ouvir falar na crise dos semicondutores. Os semicondutores são circuitos integrados que permitem que os dispositivos eletrónicos (ex. telemóveis, computadores micro-ondas, processem, smartwatches) armazenem e transmitam dados. De referir quem em setembro a produção automóvel caiu 35,7% em setembro.

A Europa “continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional – com 87,3% –, com a Alemanha (16,7%), França (14,3%), Itália (13,4%) e Espanha (12,1%) no topo do ‘ranking’”, segundo a ACAP.

Leia também…

Semicondutores: Produção automóvel cai 35,7% em setembro

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Ferreira
    João Ferreira

    Gasolina e Gasóleo caros. Com os países a banirem certos carros de entraram em cidades, com os carros a hidrogénio e elétrico caros como tudo e pouco cómodo para abastecer normal que poucos estão dispostos a trocar de carro ou comprar um. Dar 15k por um carro a combustão que passa a valer 10 mal sai do stand e depois vai valer zero para revenda porque ninguém o vai querer daqui a 5 a 10 anos porque não pode ir a vários locais. já para ter um elétrico equivalente tens de ir para os 30k e para já a maioria a esses preços tem baterias fracas e nem sabemos como vai ser o mercado em 2 mão… Enfim, há muito duvidas.

  2. Avatar de Test User
    Test User

    Devia voltar incentivos para abate na compra de carros.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Não, não devia. Mais incentivos para não se dar uso ao que já se tem é o que levou ao estado que se está.

      1. Avatar de Test User
        Test User

        Estas gozar. Mais uso que em Portugal.
        Idade média dos carros subiu para 13,2 anos.

        Se é para dar carro antigo para abater para comprar um novo. Não faz sentido o que estas dizer

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Deitar ao lixo carros que ainda andam e sem avarias é um crime ambiental, além de um atentado à economia, na medida em que são quase todos importados.

  3. Avatar de Grunho
    Grunho

    Numa altura destas é o cúmulo da ingenuidade comprar carro novo a petróleo. E se for eléctrico é caríssimo, além de ainda muito pouco prático em comparação com os de combustão. Portanto, o mais lógico é esmifrar até ao fim os que existem e adiar o investimento num novo.

    1. Avatar de Cars_hater
      Cars_hater

      Metam os olhos no que este senhor escreveu, o Único comentário de jeito!!! Apoiadissimo caríssimo Grunho a 200%, comprar carro novo ou eléctrico? Se o atual ainda anda é investir nele e quando as coisas evoluírem, no sentido de haver maior autonomia para os eléctricos e ainda menos poluição para os carros a combustão… ai sim é fazer granda largada de touros (sentido hipotético não para ferir suscetibilidades). Boa continuação!