COVID-19: Vacinas que bloqueiam a transmissão chegam em 2022

64 Comentários

São vários os países que estão já a passar por uma “quinta-vaga” de COVID-19. Os números têm levado alguns governos a atuar de emergência, definindo novas restrições. Portugal, com 86% da população vacinada, também vê a pandemia crescer, mas longe de cenários do passado.

Uma boa notícia é que as vacinas que bloqueiam a transmissão chegam já em 2022.

COVID-19: Vacinas que bloqueiam a transmissão chegam em 2022

Vacinas funcionam à base de microespículas, como se fossem um selo adesivo

As vacinas de segunda geração que já permitem bloquear a transmissão do SARS-CoV-2 devem já chegar no próximo ano. Manuel Santos Rosa, professor catedrático da Faculdade de Medicina de Coimbra, refere que só as vacinas bloqueantes permitem ganhar tempo e vencer a batalha contra a COVID-19.

Numa entrevista cedida ao Diário de Notícias, Manuel Santos Rosa diz que estas novas vacinas já estão em fase avançada de desenvolvimento nos Estados Unidos mas também na Europa, nomeadamente na Alemanha e no Reino Unido.

Sabemos que o inverno lhe é favorável [ao vírus] e desfavorável aos humanos e a ciência tem na calha a perspetiva de novas vacinas, uma segunda geração, à base de microespículas, como se fossem um selo adesivo, que poderão ser já bloqueantes à transmissão e eficazes no reforço da imunidade celular

COVID-19: Vacinas que bloqueiam a transmissão chegam em 2022

Para o imunulogista é preciso também acabar com o “mito” da “imunidade de grupo”…

Na minha opinião, este conceito é um equívoco que tem de ser desfeito. Já todos percebemos que as vacinas atuais não são totalmente eficazes a evitar a transmissão do vírus. Isto quer dizer que até poderíamos estar todos vacinados que, mesmo assim, uma percentagem continuaria a transmitir o vírus

O médico considera que foi um erro o alívio de algumas medidas de proteção individuais.

O novo coronavírus, designado SARS-CoV-2, foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019 na China, na cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido identificado anteriormente em seres humanos. A fonte da infeção é ainda desconhecida.

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SC
    SC

    Pelo título quase pensei que estávamos a falar de um telemóvel?

    1. Avatar de NS
      1. Avatar de rui
        rui

        Isso é que não!
        Eu estou a espera da 3 dose para já ter 6G
        Dai só para cima!
        🙂

        1. Avatar de roger
          roger

          Não é 5g, mas tem muitos MB por mês. Chama-se VAERS e segue uma parte dos efeitos adversos reportados por médicos americanos 🙂

          Year Zip File CSV File
          (VAERS DATA) CSV File
          (VAERS Symptoms) CSV File
          (VAERS Vaccine)
          All Years Data* 452.71 MB
          2021* 153.03 MB 564.83 MB 68.51 MB 50.27 MB
          2020 11.32 MB 42.23 MB 4.57 MB 4.50 MB
          2019 11.22 MB 41.38 MB 4.70 MB 4.45 MB
          2018 10.31 MB 39.95 MB 4.61 MB 4.47 MB

          Como chamam em isto? Exponencial?

          Estas é que vão ser boas… enfim!

          1. Avatar de Zed
            Zed

            Exponencial? Não fazes ideia do que é isso… não deste isso no ensino básico?!
            E agora medimos as reações adversas em MB? 😀
            Deste-te ao trabalho sequer de abrir os ficheiros?
            Efeitos adversos: “dor e vermelhidão no local da injeção (a sério?!), ansiedade, ardor (no local), No adverse event (este é o “efeito adverso mais perigoso!), reação local, fadiga, dor, comichão, pesadelos, alcoolismo, sexo anal (!!!), desconfort/dor no pénis…”
            A lista continua, é extensa, mas penso que por esta amostra dá para entender a relevância dos “MB” todos.

          2. Avatar de roger
            roger

            @Zed,

            Ensino básico és tu que não deves ter para não reconhecer isso
            https://bloximages.newyork1.vip.townnews.com/thedesertreview.com/content/tncms/assets/v3/editorial/b/fc/bfceceac-e366-11eb-b1b2-ff2d8dc7df92/60ecccb3389b9.image.png?resize=990%2C530
            como exponencial.

            Também não é casual ver papers como:
            Why are we vaccinating children against COVID-19?
            https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S221475002100161X?via%3Dihub

            ou algo mais casual como:
            Estimating the number of COVID vaccine deaths in America
            https://www.skirsch.com/covid/Deaths.pdf

            E se és dos que gosta de fact-checks, eu até te ajudo. Os teus colegas já andam a enquadrar a história desta forma:

            https://www.reuters.com/article/factcheck-coronavirus-usa-idUSL1N2R00KP

            onde tentam convencer o leitor que o VAERS não tem qualquer underreporting dos casos, ao contrário dos artigos já referidos.

          3. Avatar de Xato
            Xato

            Roger , não ligues, é gente que pensa que a terra é redonda.

    2. Avatar de Memória
      Memória

      Eu pensei que fossem novas vacinas para nos proteger das actuais vacinas, LOL

  2. Avatar de João Ferreira
    João Ferreira

    Já há tratamentos em via de serem aprovados por isso estas já vem tarde.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Aprovados ou autorizados?

  3. Avatar de gabriel
    gabriel

    Acabar com o”mito” da imunidade de grupo… é cada bacorada… vai ver a Suécia… “Já todos percebemos que as vacinas atuais não são totalmente eficazes a evitar a transmissão do vírus. Isto quer dizer que até poderíamos estar todos vacinados que, mesmo assim, uma percentagem continuaria a transmitir o vírus” – ahhhhh, pois é… então não eram os não vacinados que provocavam a pandemia?!

    1. Avatar de Carolina Costa
      Carolina Costa

      a diferença é que nos países menos vacinado continua a morrer muita gente relativamente aos paises com mais vacinados.. é essa a vantagem da vacina nunca ouvi falar noutra vantagem da mesma

    2. Avatar de Zed
      Zed

      Quem disse que os não vacinados provocam a pandemia? Os não vacinados provocam é o aumento do número de internamentos, que é o pior problema da covid.

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Por acaso não. É o inverso. Ora vê os dados em vez de confiar nos media.

        1. Avatar de Zed
          Zed

          Vê tu os números, mas com olhos de ver, não caias na burrice de não entender que se todos estivessem vacinados, todos os internados e todos os óbitos seriam vacinados.

        2. Avatar de Mico
          Mico

          Agora de forma séria..

        3. Avatar de Eu
          Eu

          Quando consideram mais válido um post no Facebook do que os media de um país livre…

    3. Avatar de Luis
      Luis

      Mas que analfabetos…. a vacina diminuiu os internamentos, já está mais que provado em centenas de estudos. Havendo menos internamentos, o pessoal entope menos os hospitais que têm LIMITE de camas. Os Hospitais têm espaço limitado… não entendem isso negacionistas? Deviam ir a vossa casa cada vez que escrevessem negacionismos e vacinar quem não está também.

      1. Avatar de Pedro V
        Pedro V

        Há chumbo com fartura para te receber.

    4. Avatar de Luis
      Luis

      Mas que analfabetos…. a vacina diminuiu os internamentos, já está mais que provado em centenas de estudos. Havendo menos internamentos, o pessoal entope menos os hospitais que têm LIMITE de camas. Os Hospitais têm espaço limitado… não entendem isso negacionistas?

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Parece que andaste a ver televisão a mais. Até falas como eles.

      2. Avatar de PM
        PM

        Recebes por MBWAY das farmaceuticas?

        1. Avatar de Eu
          Eu

          Só não nos deixamos enganar por meia dúzia de pseudo juízes e pseudo jornalistas que só querem relevância nas redes sociais. E depois chamam aos outros ovelhas, enquanto alimentam o seu rebanho…

  4. Avatar de Luis
    Luis

    Mas que analfabetos…. a vacina diminuiu os internamentos, já está mais que provado em centenas de estudos. Havendo menos internamentos, o pessoal entope menos os hospitais que têm LIMITE de camas. Os Hospitais têm espaço limitado… não entendem isso negacionistas?

    1. Avatar de Memória
      Memória

      Luis, a sua cassette entrou num circulo vicioso.

  5. Avatar de Fusion
    Fusion

    Oh então quer dizer que assim os chips vão deixar de transmitir ?

    1. Avatar de PM
      PM

      Não… o 5G vai bombar no corpo dos vacunados e o que têm a 3ª dose ja estão 6G Ready

      1. Avatar de paocomsalada
        paocomsalada

        tanto ponto g, isso é estimulo a mais

        1. Avatar de rui
          rui

          NUNCA é demais ponto G.
          🙂

    2. Avatar de paocomsalada
      paocomsalada

      nunca foste vacinado, pela tua conversa então todas as vacinas tinham chip, só levaram firmware update foi?
      smartphones com facebooks e etc instalados não trasmitem já? amigo basta estares ligado a internet.. seja iphone, android, sailfish ou o raio de judas…. quando voltar tudo a ser offline como era(não vejo isso a acontecer) vais deixar de ter esse medo.
      desde o momento que vi aparecer a cloud como uma “solução” que entendi que privacidade ia ser para esquecer.. e achar que o chip vem na vacina ao enves do “Smartphone” é só ser o mais esperto de todos ahahahahha.
      até com e dados desligados eles sabem onde andas e o que andas a fazer, e sabem com quem estas diariamente tambem. a rede de comunicação aumentou bastante nos ultimos 10 anos e a maneira que os aparelhos comunicam é insana.
      a vossa maneira de pensar as vezes assusta, não queres ser controlado? deita o telefone fora, larga os luxos(smartphone, internet, carro, comboio viagens, restaurantes) e vai viver para o meto da Amazonia ou o que resta dela. que lá sem esses aparelhos não te encontram.

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        bruh chill, o meu comentário foi irónico

      2. Avatar de João
        João

        A mais perfeita resposta que já vi ao pessoal que tem a fobia do controlo e depois usa smartphone e internet. Excelente.

  6. Avatar de JC
    JC

    Eu é que não quero levar com mais nenhum upgrade ou update ou lá como querem chamar

  7. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Quinta vaga,eu nem acredito. 🙁

  8. Avatar de Fo
    Fo

    Espetacular 5.5G sem os bugs do 5G!

    1. Avatar de rui
      rui

      Não. 6G já.
      🙂

  9. Avatar de NS
    NS

    Se não fosse o último parágrafo do artigo, eu nem imaginava o que era a covid,

  10. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Os negacionistas são especialistas em burrologia… A ciência em ser completamente burro!

    1. Avatar de Miguel Felicio
      Miguel Felicio

      Mais vale um burro com cérebro do que uma ovelha no curral sem ele…

      Se caso ainda tiver cerebro, use o… é muito util…. e muita gente o tem, e nem o sabe usar.

      1. Avatar de Secadegas
        Secadegas

        Ui… Encontramos um á solta.

  11. Avatar de xyr
    xyr

    ….Há cerca de um ano Geert Vanden Bossch dizia que um dos motivos porque as atuais vacinas não serviam era exatamente por não impedirem a infeção dos vacinados e falava nesta novas vacinas que irão surgir. Foi ridicularizado , chamaram-lhe veterinário , e ainda chamam ( falei com uma jornalista da SIC /Expresso que lhe chamou isso )..mas agora , surpresa das surpresas , afinal ele tinha razão….Quanto à segurança das atuais vacinas , basta dizer que o numero de mortes provocados pelas atuais vacinas nos US num ano é superior ao numero de mortos provocado por todas as outras vacinas juntas desde 1990…esclarecedor. Claro que estamos a falar de um numero muito inferior ao de vacinados , nem podia ser de outra forma. A única forma de encararmos estas atuais vacinas é como um passo no caminho , que nunca mais deve ser repetido. Vamos com calma e sem histerismos.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      1º Fontes? Um post do facebook? Ou um site que qualquer um pode fazer?
      2º Não podes comparar números absolutos. Tem que ser em percentagem em relação ao número de vacinas administradas.
      3º Compara a percentagem de vacinados que morreram (da vacina ou do vírus) com o que desceu da percentagem de mortes em não vacinados.
      Quanto ao senhor que menciona, com isto no site: ““Who shed more, the vaccinated or unvaccinated?” or “Who is better protected, the vaccinated or the unvaccinated?” are simply completely irrelevant”… Dizer que é irrelevante querer saber quem está melhor protegido, se os vacinados ou não…

      1. Avatar de xyr
        xyr

        Note that the total number of deaths associated with the COVID-19 vaccines is greater than the number of deaths associated with all other vaccines combined since the year 1990.

        Fonte http://vaersanalysis.info/2021/10/08/vaers-summary-for-covid-19-vaccines-through-10-1-2021/

        Estamos a falar de efeitos da toma da vacina

        1. Avatar de Pedro V
          Pedro V

          Agora a desculpa é que está em inglês.

      2. Avatar de xyr
        xyr

        Questions like: “Who shed more, the vaccinated or unvaccinated?” or “Who is better protected, the vaccinated or the unvaccinated?” are simply completely irrelevant when it comes to understanding the real challenge posed by this pandemic. Everyone should know by now that ALL of us could shed ‘more’ or ‘less’ virus than anyone else or could be ‘more’ or ‘less’ susceptible than anyone else, regardless of our vaccination status.

        Frases completas fazem mais sentido

    2. Avatar de xyr
      xyr

      Cometi um grande erro .O melhor é deixar o texto em Inglês…‘imperfect’ vaccine relates to a vaccine that has no viral transmission-blocking capacity….foi o que ele sempre disse ..bem diferente do que eu disse : vacinas não serviam era exatamente por não impedirem a infeção dos vacinados

      1. Avatar de Pedro V
        Pedro V

        E ficaste a falar sozinho. Os crentes não te querem responder. É demasiada areia para a carripana deles.

  12. Avatar de Joao Miguel
    Joao Miguel

    mais vale tarde que nunca…

    1. Avatar de João
      João

      Tarde????
      Vacinas um ano depois do vírus, medicamentos 2 anos depois e vacinas de nova geração para breve….

  13. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Que eu tenha conhecimento não há nenhum medicamento que não tenha contra indicações, pelo menos daqueles que eu já tomei e infelizmente são muitos.

    1. Avatar de rui
      rui

      Exactamente.
      Mas para os negacionistas, o medicamento perfeito não tem efeitos secundários.
      Esse medicamento existe e é fabricado na “terra do nunca foi nem nunca será”….

      Comem todos os dias coisas com mais quimicos que as vacinas. Vão comprar anti inflamatórios sem receita e tomam aquilo tipo rebuçados, mas as vacinas é que fazem mal…..

      Especialistas de Facebook e afins…

      1. Avatar de paocomsalada
        paocomsalada

        especialistas de facebook e internets onde o chip esta na vacina

      2. Avatar de Sardinha Enlatada
        Sardinha Enlatada

        Rui so um reparo. Nao sao AS VACINAS, e a vacina Covid. Consegues descobrir a diferenca ?

        1. Avatar de rui
          rui

          Conversa da treta!

          Continuam com a conversa que foram feitas a pressa? Vocês nasceram ontem?
          Tecnologias e conhecimentos com dezenas de anos e vocês continuam com essa conversa.
          Efeitos secundarios das vacinas Covid? Diz qual delas tem maior percentagem que outros medicamentos.
          E já perguntei:
          São TODAS as vacinas Covid? Mesmo tendo elas tecnologias diferentes (mRna ou vector).
          TU CONSEGUES PERCEBER A DIFERENÇA?

          Não percebem nada disso, mas gostam de mandar bitaiques….

          Por mim, acho que a austria é que faz bem, assim como TODOS os paises que estão a por restrições ao não vacinados. Quem não quer viver em sociedade vai para o meio do mato.

          1. Avatar de meister
            meister

            vacinas mRNA:

            O uso de vacinas de RNA remonta ao início da década de 1990

            Em 2005 publicaram um artigo que resolveu uma das principais barreiras técnicas usando nucleosídeos modificados para obter mRNA dentro de células humanas sem detonar o sistema de defesa do corpo.

            Até 2020, as empresas de biotecnologia mRNA apresentaram resultados ruins testando medicamentos mRNA para doenças cardiovasculares, metabólicas e renais; metas selecionadas para o câncer; e doenças raras como a síndrome de Crigler-Najjar, com a maioria descobrindo que os efeitos colaterais da inserção do mRNA eram muito graves.
            As vacinas mRNA para uso humano foram desenvolvidas e testadas para as doenças raiva, Zika, citomegalovírus e influenza, embora nenhuma delas tenha sido adotada anteriormente para uso generalizado.

            Antes de dezembro de 2020, nenhum medicamento ou vacina mRNA havia sido licenciado para uso em humanos, mas tanto a Moderna quanto a Pfizer/BioNTech estavam perto de garantir autorização de uso emergencial para suas vacinas COVID-19 baseadas em mRNA, que haviam sido financiadas pela Operação Warp Speed (diretamente no caso da Moderna e indiretamente para a Pfizer/BioNTech).

            Antes de 2020, nenhuma plataforma tecnológica de mRNA (droga ou vacina) havia sido autorizada para uso em humanos, de modo que havia risco de efeitos desconhecidos, tanto de curto como de longo prazo (como respostas autoimunes ou doenças).

            A tecnologia mRNA é promissora?
            sem duvida que sim.

            vacinas vetor viral:

            O estudo da tecnologia teve inicio em 1988.
            É a primeira vez que a tecnologia de vetor viral é usada em larga escala.
            Porque será?
            Não será devido a problemas tecnicos parecidos com os da tecnologia mRNA?
            Esta tecnologia foi “posta de parte” no fim dos anos 90 por problemas relacionados com os efeitos secundarios que se conhece.
            Mas já há uma vacina com esse mesmo princípio contra o vírus ebola. Seu uso foi aprovado em julho do ano passado pela EMA.

            Resumindo, tecnologias com dezenas de anos, problemas com dezenas de anos resolvidos em um ano. nada melhor que o desespero para que o parasitismo possa proliferar.

            O que seria melhor que uma pandemia para testar novas tecnologias de forma rapida e massiva e esperar para ver o que acontece?

            Não estou vacinado nem vou estar com estas vacinas, no entanto quando estiver disponivel a vacina da Novavax (que funciona de acordo com o princípio das vacinas contra a hepatite B ou tétano) pondero seriamente fazê-lo.
            Só ainda não tomei a decisão definitiva pelo simples facto de estar na espectativa de aparecer uma vacina com tecnologia semelhante a da Novavax, que seja esterilizante.

            O que é viver em sociedade?

            Viver em sociedade e não poder questionar as coisas?
            É não poder ter espirito critico?
            É ter que levar com politicos corruptos sem questionar nada e no fim dizer amém.
            É ter que levar com a maior campanha de assassinato de personalidade de que há memória?
            É não ter acesso a dados para revisão (nem pela classe médica) como a DGS tem estado a fazer?

            Isso não é viver em sociedade e viver em uma Seita apocalíptica onde o lider fala e os seguidores obedecem e isso recuso-me a faze-lo.

            cumprimentos.

  14. Avatar de AlexX
    AlexX

    Portanto, até podiam estar todos vacinados que, mesmo assim, uma percentagem dos vacinados continuaria a transmitir o vírus aos outros vacinados 😀
    Folgo em saber que a vacina serviu para algo e nem foi necessário transformá-los em borboletas.

  15. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Mais um lote de vacinas que vai ajudar a engordar a conta bancaria de alguem.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Então também podemos dizer sem vacinas vamos continuar a empobrecer todos, porque quem está doente não vai para o privado, vai para os hospitais públicos

    2. Avatar de Memória
      Memória

      Estas novas vacinas são para contrariar os efeitos das outras … 🙁

  16. Avatar de Memória
    Memória

    Dois videos importantes de John Campbell, bastante relevante para Portugal que por
    razões (supostamente) genéticas tem quase 2/3 da sua população com deficiência mais ou menos
    grave de vitamina D3, e sobretudo no Imverno

    John Campbell: High Vit D, low deaths
    Systematic Review and Meta-Analysis

    Parte 1
    https://www.youtube.com/watch?v=fbGug3rczx4

    Parte 2
    https://www.youtube.com/watch?v=V5g9AVqRsjo

    COVID-19 Mortality Risk Correlates Inversely with Vitamin D3 Status, and a Mortality Rate Close to Zero
    Could Theoretically Be Achieved at 50 ng/mL 25(OH)D3:

    Results of a Systematic Review and Meta-Analysis

  17. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Quem esta doente com covid, tirando os mais frageis, tome um ben-u-ron que isso passa. Nao era assim que curavam no inicio o covid ? Agora ja nao cura e ?