Primeira bateria totalmente reciclada para elétricos já existe!

27 Comentários

O fim de vida das baterias que equipam os veículos elétricos ainda é um problema que os assombra. A solução mais mencionada é a sua reciclagem e, agora, uma empresa sueca desenvolveu a primeira do mundo totalmente reciclada.

A empresa pretende reutilizar 125.000 toneladas de baterias por ano.

Northvolt, empresa sueca que fabricou primeira bateria 100% reciclada para veículos elétricos

Com as alterações climáticas e com o tempo necessário para agir a esgotar-se, a transição para uma mobilidade elétrica é a solução mais apontada por muitos governos. Contudo, esta não é unânime, uma vez que alguns componentes dos veículos elétricos carecem de aperfeiçoamento, para se tornarem numa solução seguramente sustentável.

Um desses componentes é a bateria, cujo ciclo de vida ainda não é o ideal. Isto, porque a extensa exploração mineira associada às baterias de iões de lítio, bem como o seu fim de vida, contrariam o propósito sustentável dos elétricos.

Então, uma empresa sueca anunciou a primeira bateria do mundo totalmente reciclada. De acordo com um comunicado de imprensa, a Northvolt fabricou com sucesso uma célula com níquel, manganês e cobalto 100% reciclados. Segundo Emma Nehrenheim, responsável ambiental da empresa, o processo de reciclagem pode recuperar 95% dos metais utilizados, mantendo um nível de pureza equiparável ao metal utilizado pela primeira vez.

Emma Nehrenheim, responsável ambiental da Northvolt
Emma Nehrenheim, responsável ambiental da Northvolt

A Northvolt afirma que a sua iniciativa foi a primeira a reciclar uma bateria de veículos elétricos, utilizando materiais 100% reciclados.

Assim, representa um significativo avanço para a indústria global de baterias, uma vez que aproxima os veículos elétricos da verdadeira sustentabilidade.
Todo o processo de reciclagem aconteceu num único local, dentro dos laboratórios da Northvolt, em Västerås, na Suécia.

Os cobalto, manganês e níquel utilizados na nova célula de bateria foram recolhidos dos resíduos de baterias através de um tratamento hidrometalúrgico de baixa energia. Este envolve a utilização de uma solução aquosa para isolar os metais e esvaziá-los das impurezas restantes.

 

Primeira bateria de veículos elétricos 100% reciclada já existe. E agora?

Depois da conquista, a Northvolt pretende produzir células de bateria com 50% de material reciclado a uma escala industrial até 2030. Nesse sentido, a fábrica Northvolt Ett, em Skellefteå, na Suécia, será ampliada, por forma a criar espaço para a reciclagem de 125.000 toneladas de baterias por ano.

Em última análise, um compromisso de circularidade não só reduzirá significativamente os impactos ambientais da indústria de baterias, mas também contribuirá para a nossa visão de estabelecer uma nova referência de sustentabilidade na produção.

Disse Nehrenheim.

A responsável ambiental da Northvolt relembrou ainda que, com a velocidade a que se está a dar a revolução dos veículos elétricos, “250.000 toneladas de baterias atingirão o seu fim de vida, na Europa, em 2030”. Portanto, é preciso agir, trabalhando e investindo no sentido de encontrar soluções inovadoras.

 

Leia também:

Audi planeia criação de um centro de investigação para baterias de carros elétricos

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gustavo Jorge
    Gustavo Jorge

    Uma ótima notícia. Não sei pq não pensaram nisto desde o início. Se assim for, o resto dos países da Europa e mundo que façam a implementação deste processo o mais rápido possível. Resta saber quais serão os custos e quem vai suporta-los em cada país.

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Não pode. De acordo com os especialistas da caixa de comentários as baterias nunca vai ser recicláveis.

      Já a gasolina deve ser.

      1. Avatar de RC
        RC

        Gasolina é 100% reciclável, em fumo e calor. LOL

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Exacto…. a mineração a larga escala é o pior para o ambiente que podemos fazer

      1. Avatar de RC
        RC

        Por isso querem acabar com a mineração de elementos que só duram 1 vez.

    3. Avatar de Joao Santos
      Joao Santos

      Foi pensado desde o inicio. Dantes não existia volume de baterias e portanto não compensava fazer uma fábrica.
      Mesmo neste momento, o número de baterias para reciclar são mínimas.

      1. Avatar de RC
        RC

        Exacto, e muito procuradas, se souberem de alguma que não dê para veiculo electrico, chamem-me. hehehe

  2. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    Devem existir muitos asteriscos. Nada é 100% reciclável, existem sempre perdas.

    1. Avatar de RC
      RC

      Deve ler novamente, não dizem que reciclaram 100% de uma bateria, dizem que fizeram uma bateria com 100% de material reciclado.

    2. Avatar de David
      David

      “Nada é 100% reciclável” é uma afirmação falsa.

      Para que isto não desinforme quem vier aqui parar, ficam aqui alguns exemplos de materiais 100% recicláveis:

      Aço: “O aço é 100 por cento reciclável (…)”
      (Fonte: https://www.steel.org/sustainability/)

      Vidro: “O vidro é 100 por cento reciclável (…)”
      (Fonte: https://www.gpi.org/glass-recycling-facts)

      Alumínio: “O alumínio é 100 por cento reciclável”
      (Fonte: https://www.aluminum.org/industries/production/recycling)

      Cobre: “O cobre é 100 por cento reciclável”
      (Fonte: https://copperalliance.org/wp-content/uploads/2017/03/ica-copper-recycling-201712-A4-HR2.pdf)

  3. Avatar de Elton
    Elton

    Deve ser tipo os pneus reciclados.
    Usem-nos vocês.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      estou curioso…como ‘e ser assim tao ignorante no ano de 2021?

    2. Avatar de Francisco
      Francisco

      Este deve limpar o dito cujo diretamente às árvores, não vá o papel ultrasoft 3 folhas premium ter já passado noutros orifícios.

      1. Avatar de MataRatazanas
        MataRatazanas

        Parti-me a rir quando li este comentário

  4. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Ja tinha dito isto varias vezes no passado…a reciclagem das baterias vai ser um grande negocio e algo a apostar!

    1. Avatar de Atento
      Atento

      Na realidade já é e, como todos os bons negócios, é tratado em surdina e sem alarido.

  5. Avatar de PeterSnows
    PeterSnows

    Fixe ! 🙂

  6. Avatar de Thomas
    Thomas

    Se isto for verdade temos aqui uma empresta que vai ser rica. Vai buscar o material a custo “quase nada” para criar novo. Se usarem quase 100% é impresionante. Mas ha sempre um mas, é aguardar para ver qual é.

    1. Avatar de RC
      RC

      Não é só esta, a panasonic também já o faz em parte, entre outras empresas que estão a reciclar baterias.,

  7. Avatar de Jorge Santos
    Jorge Santos

    Que vai ser mais cara que a bateria nova ….

    1. Avatar de RC
      RC

      Antes pelo contrário, desde que se recicla baterias de chumbo, elas estão mais baratas.

  8. Avatar de PJA
  9. Avatar de Grunho
    Grunho

    Há muito que se sabe que os materiais aplicados nas baterias são na quase totalidade recicláveis, tirando o plástico do invólucro e pouco mais. O problema não está aí, está no custo da reciclagem versus extracção de materiais novos. É a única razão por que ainda não se começou a reciclar baterias em grande escala.

    1. Avatar de RC
      RC

      Também com os oleos lubrificantes usados, oleos vegetais, baterias de chumbo e um cem numero de coisas que era caras de reciclar e agora viraram negócio. Entretanto já começa a ser rentável, isto porque os processos são cada vez mais simples, também porque as leis já obrigam à vários anos a que os fabricantes o façam, quem tiver curiosidade consulte a lei 6/2009.

  10. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    O lobby dos EVs em força.

    1. Avatar de RC
      RC

      Finalmente existe um lobby maior que o petróleo. LOOOOOOL

    2. Avatar de RC
      RC

      Quem diria, fabricantes que têm dezenas de modelos a combustão, e têm apenas um ou dois modelos electricos, aderiram ao maior lobby de sempre.

      Respeite e aceite que dói menos….