Grupo de cidadãos Sul Coreanos processa Apple

48 Comentários

Depois de terminada a novela da recolha de dados sobre a localização dos utilizadores do iPhone, a Apple rumou a outras e novas guerras. Pensavam ter este assunto terminado e fechado para sempre. Foi uma assunção que veio cedo demais pois um grupo de 27 mil cidadãos da Coreia do Sul resolveu interpor uma acção em tribunal contra a Apple.

Este vasto grupo exige que a Apple lhes pague a levada soma de 26 milhões de dólares por violação de privacidade, através da recolha dos dados de localização dos equipamentos.



Cada um dos elementos do grupo exige a quantia de um milhão de won’s, cerca de 932 dólares. A acção foi colocada contra a Apple e a sua unidade Sul Coreana.

Um dos advogados deste grupo tinha já levado a Apple a tribunal no início deste ano e conseguiu que a empresa de Cupertino lhe pagasse a quantia de 1 milhão de won’s, num outro processo relacionado com o mesmo problema de recolha de dados por parte da Apple.

A própria entidade de regulação das telecomunicações da Coreia do Sul, a Korea Communications Commission, tinha já multado a Apple em 3 milhões de won’s por violação das leis de recolha de dados dos utilizadores.

Caso o tribunal dê razão a este grupo, a Apple volta a ter de pagar uma elevada multa por ter recolhido dados de forma não explicita para os utilizadores. Será provavelmente uma pequena gota de água para a empresa mais valiosa dos Estados Unidos, mas pode ter impacto noutros processos que venham a ser interpostos em outros tribunais pelo mundo fora.

Espera-se que a primeira audiência deste processo tenha lugar no próximo mês de Outubro ou Novembro. Os advogados deste caso esperam ainda que este grupo seja alargado e que novos utilizadores queixosos se juntem a este processo.[via]

Partilhar:
Tags:

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Migas
    Migas

    Isto é “a vingança do chinês” pela maldade que a maçã anda a fazer à Samsung, hehehe…

    1. Avatar de Vítor M.

      Heheh 😀 e por lhes estarem a fechar as lojas Apple falsas 😀

      1. Avatar de Quim
        Quim

        Coreia do sul não é China! 😛

        1. Avatar de Ryan
          Ryan

          A china fica mais perto da Coreia do que da Europa mas mesmo assim… uma coisa e a China e outra a Coreia…

          1. Avatar de Obrigatório
            Obrigatório

            Pela lógica apresentada inicialmente os portugueses são espanhóis ou marroquinos… e na verdade para muitos americanos (pelo que vi em reportagens da TV) até somos.

      2. Avatar de Vitor Costa
        Vitor Costa

        Bom dia, eu li mal??? “Grupo de cidadãos Sul Coreanos”, não sei onde viram a vingança dos Chineses lol e também não sabia que haviam lojas Apple Store falsas no Sul da Coreia lol e uma noticia que já a li há 2 dias chegou agora aqui ao vosso site?! 26 milhões de dólares? é noticia isto? (se calhar estou grumpy logo de manha) WHATEVER!!!

        Um resto de Bom dia…

        1. Avatar de F.C.
          F.C.

          Quem ta mal muda-se..

  2. Avatar de Ricardo C.
    Ricardo C.

    Excelente noticia! Todos deviamos seguir o exemplo e processar todas as empresas que nos fazem de parvos. A união faz a força!

    1. Avatar de Vítor M.

      Concordo plenamente, individualmente não conseguimos nada, mas se houver uma força de todos os prejudicados… aí faz barulho o protesto.

      Faz-me lembrar o caso recente da Mercedes, um queixou-se meses a fio à Mercedes, sozinho e nada… veio ele e mais alguns para as televisões… agora a Mercedes já se mexeu, antes tinha dito que não era nada com eles.

      1. Avatar de santiago
        santiago

        que caso da mercedes?

        quanto a mercedes so tenho uma queixa a fazer: paga-se para atualizar o gps do computador de bordo xD!

        Agora asserio que se passou?

        1. Avatar de Francisco Pinto
          Francisco Pinto

          Este caso!os carros ardiam sem razão aparente e a PJ provou que era por curte-circuito.

          http://www.youtube.com/watch?v=xxMNapPH7a0

  3. Avatar de vala
    vala

    Boas,

    Eu não sou muito fã dos produtos da maça, mas em relação a isto temos que ter calma. Custa-me a crer que uma marca conceituada como a Apple fosse fazer isso só para espiar os utilizadores. Penso que a finalidade é saber em que zonas se vendem mais iphones ou em caso de roubo ajudar a recuperá-lo. Invação de privacidade…é sem dúvida mas não acho que seja assim tão grave…

    1. Avatar de racpxt
      racpxt

      Mesmo que fosse só dados estatísticos, seria ilegal à mesma, pois trata-se de recolha de dados sem consentimento do utilizador, e na maior parte dos países isso não é considerado infracção, mas sim crime grave. E para saber onde vendem só precisariam de uma única localização, não de “tracks” completos…

    2. Avatar de Pedro Coelho
      Pedro Coelho

      Qualquer invasão de privacidade, por menor que seja é grave. Por alguma razão a questão da privacidade faz parte de um direito constitucional irrevogável, enquanto muitos outros direitos são apenas cíveis.
      O questão é sempre o pricipio da coisa, se te permites essa pequena invasão, ou se esta é possível, não sabemos até onde pode chegar.
      Há países que a invasão de privacidade pode ser condenada até a algum tempo de prisão. Portugal não é caso para isso, mas já obriguei um banco a remover todos os meus dados das suas bases de dados por possuir dados que não eram da sua conta, se bem que após três anos de pedidos à comissão nacional de protecção de dados. Mas o gozo que me deu entrar na sede do banco na Avenida dos Aliados com um oficial de justiça e um técnico informático da dita comissão e obrigar os técnicos deles a remover a minha ficha da base de dados deles e das cópias de segurança que diziam ter.
      Foi uma questão de principio, pois eles devem ter mais cópias ou arranjam os dados novamente.

      Cumprimentos,
      Pedro Coelho

      Cumprimentos,
      Pedro Coelho

  4. Avatar de Art
    Art

    Eu não sei o que faria com tanto won’s!!!!

    1. Avatar de santiago
      santiago

      vinhas para a europa e estavas pobre

    2. Avatar de Nuno Silva
      Nuno Silva

      Isso equivale a 645.56€ LOLOL….dá para comprar outro iPhone!

      1. Avatar de unknown

        Não é assim tanto… e preferia comprar um portátil invés de um Iphone :p

  5. Avatar de xmodpt
    xmodpt

    lol eu sei… comprava outro android !!!!

    1. Avatar de Jo§e
      Jo§e

      Mas eles só fazem isto para poderem comprar o novo iPhone. 😉

      1. Avatar de unknown

        hahaha bem visto! 🙂 e depois processam-nos de novo quando sair o 6 XD

  6. Avatar de Ryan
    Ryan

    Rivalidade de sistemas a parte, mas o assunto da privacidade esta cada vez mais pertinente nestes dias. E verdade que os diversos governos tentam controlar multidoes sob o agora eterno problema de terrorismo e sei mais que mas ha mais. O que nao entendo e o facto das empresas privadas tentarem fazer o mesmo. E daqui falo de todos os sistemas obviamente que a empresa falada no artigo e apenas uma, mas muitas mais ha. E que dirao voces do google. Bom para a busca, etc mas ha por ai dados dos meus gostos de navegacao que nao deveriam de andar. Ando com demasiado spam de cenas que nao interessam a ninguem mesmo. Eu nao posso passar preciosos minutos a limpar a mailbox ou seja la o que for com mails de parvos de publicadade.

    1. Avatar de unknown

      Quem é que não quer controlar a sociedade? Eles lá têm as suas razões… agr porquê? A resposta fica à deriva…

    2. Avatar de racpxt
      racpxt

      Tens toda a razão no que dizes. Mas em relação à tua dúvida… Os governos hoje são compostos de pessoal patrocinado pelas grandes empresas privadas, logo torna-se suspeito quem realmente “manda”… E quem está no topo é quem quer controlar.

      Quanto ao SPAM, a maior parte tem como origem o facto de terem apanhado o teu endereço. E o método mais simples de criar uma base de dados de endereços para spam é algo que a maior parte das pessoas lidam no dia à dia na sua caixa de correio sem se preocuparem, muito pelo contrário: “FDW: K cena engraxada”, “FWD: FWD: Mail da super-sorte. Passa para dar a volta ao mundo e terás sorte, corta a corrente e morre-te um filho ou outro próximo”, “FDW: FWD: FDW: coelinhas da mansão HD”. Mails que vão passando e acumulando cabeçalos com endereços, e quando chegam às mãos de um spammer, fica ele com uma pipa de alvos. Nesse caso pouco ou nada tem a ver com espionagem das empresas conhecidas de todos.

      1. Avatar de unknown

        É questão de termos cuidado onde expomos os nossos email’s 🙂

        1. Avatar de racpxt
          racpxt

          O problema é que mesmo sendo cuidadosos há sempre aquele amigo inocente que manda o junk mail para meio mundo e lá vai o nosso endereço à mistura.

      2. Avatar de Ryan
        Ryan

        Por acaso nunca reenaminho os mails da sorte e da corrente sei la do que porque nao quero.
        Uma vez fiz uma procura de um telefone. Passado umas horas… uma das contas gmail aparece com mails a faazer publicidade ao telefone. E destas coisas de que falo. Nao e so a Apple, ha o Google e muito mais.

    3. Avatar de Alfie
      Alfie

      São as empresas privadas que cada vez mais controlam a sociedade. Não é de espantar que a Apple o faça. Se pensarmos bem ao olhar para a propaganda que passa na comunicação social vemos que não passa tudo de uma forma de controlar os nossos gostos e forma de pensar (e isto é uma invasão de privacidade)e de gastar o nosso dinheiro. Porque não tentar saber por onde andamos, que lojas visitamos que locais são do nosso agrado? Já reflectiram no que o Multibanco sabe de nós? De cada vez que metemos o cartãozinho (plástico com chip processador) na ranhura estamos a anunciar o que fazemos, o que compramos, onde estamos (e quão distante estamos de casa)! E ainda não vi nenhum tecnocrata e info-dependente reclamar desta invasão (acho que devem gostar). E porque que é que as empresas querem controlar a sociedade? Ó inocentes criaturas e quem é que mete o dinheiro nos bolsos das multinacionais? Não é o Zé Povo?

  7. Avatar de Paulo Rodrigues
    Paulo Rodrigues

    Ora aí está Ryan, tocaste num ponto sensível, e que andamos todos a seguir as tendências em rebanho. E contra mim falo.
    Hoje, temos o Facebook, Google+, Dropbox, box.net, Google Docs, Skydrive, vem o iCloud e tantos outros serviços que pululam a rede. E que garantia temos nós de que os nossos dados estão, efectivamente a salvo de olhos indiscretos, e se mantêm privados? Muito pouca.
    Somos nós próprios a carregar as bases de dados da empresas de target marketing, mas sem o sabermos.
    Todos esses serviços são na sua maioria gratuitos. E o desenvolvimento quem o paga? É claro que a Microsoft, Apple, Google e outros que tais vendem os nosso gostos, a nossa privacidade, os nosso dados ou seja tudo aquilo que fazemos na internet.

    O problema é que não existe quem regule eficazmente este tipo de atuação, e vamos vendo estes casos isolados pelo mundo fora. E o que são 26 milhões de dólares para a Apple? Peanuts!

    É a minha opinião.

    1. Avatar de unknown

      subscrevo, ou seja, pouco ou nada irá influenciar o que têm feito até agora, ou seja, irão continuar -.-‘

    2. Avatar de Alfie
      Alfie

      O problema é que nós não nos queremos incomodar. Dá muito trabalho!

    3. Avatar de Srt
      Srt

      queres garantias?

      google truecrypt 😛

  8. Avatar de santiago
    santiago

    entao hoje nao fazem a rubrica da programaçao , estou aqui a espera ansioso 🙂

    1. Avatar de unknown

      O dia ainda vai a metade xD

  9. Avatar de nf
    nf

    Isto é daquelas coisas, acho que qualquer empresa que recolha dados sem pedir autorização ao utilizador para tal deve ser punida, mas tambem deve haver um pouco de bom senso nas atitudes, se a apple tivese colocado a simples pergunta de se autorizavam a recolha dessa informação toda a gente diria que sim. É como a google que guarda logs de tudo o que fazemos e quase ninguem sabe, mas tase bem, ainda ninguem se lembrou, mas se alguem se lembrar de fazer um grupinho pra meter a google em tribunal e a malta ganhar uns trocos a pala disso não se esqueçam de mim.

  10. Avatar de aver
    aver

    O tema do iPhone tracker já é um bocado velho. Entretanto saiu o iOS 4.3.3 que tinha que ver com isso, mas não lhe liguei importância, nem instalei.

    Ainda instalei o Footprintz do Cydia e mais uma app do Apple Store para ver se a informação do tracker tinha algum interesse mas não. Os pontos assinalados ficam a kilómetros de onde se andou. É do tipo indicar com a mão num mapa “Andei por aqui” e indicar um concelho todo.

    O do Android era bastante mais exacto. A propósito já saiu alguma actualização do Android que limitasse o tracker como aconteceu no iOS 4.3.3 ? Também abrangeu o Android 2.1 ?

    1. Avatar de xbyt
      xbyt

      Não sei como é o iOS mas no Android, pelo menos desde a versão 2.1 basta desactivar a opção de fornecer a localização. Há quem possa ter interesse em partilhar essa informação.

      1. Avatar de aver
        aver

        Do tracker do Android não sei muito mais do que o que está neste post de Abril + comentários.

        Enquanto, ao que tudo indica, os pontos do post, do Android, correspondem a localizações efectivas, no meu caso, com o iOS, os pontos estavam sempre a vários kilómetros do “alvo”.

        A questão na altura era a do tempo excessivo que o iPhone guardava esses pontos, comparativamente ao Android. Com o iOS 4.3.3 pode-se optar por limpar da memória “cache” todos os pontos, ou seja não se guarda nada.

        Guardar pontos em memória “cache” tem que ver com o tempo de resposta a um pedido de localização feito por uma app. Se essa informação existir a resposta é mais rápida, porque pode ser dada de forma aproximada (se não for uma app de navegação).

        Activar/desactivar o serviço de localização é uma coisa distinta (embora, se nunca for ligado não haja pontos para guardar em “cache”). No iOS, tal como no Android, pode ligar-se/desligar-se globalmente o serviço de localização – nenhuma app tem acesso à localização. No iOS (não sei se no Android) pode-se ligar globalmente o serviço de localização e seleccionar, uma a uma, as que têm ou que não têm acesso.

        Esta coisa já está debatida e analisada. No limite pode-se optar por não ter smartphone, ou não ter telemóvel, como Richard Stallman, que o considera um instrumento de Estaline (mas vai telefonando como os do outros 😉 )

        https://pplware.sitedev.pt/informacao/location-cache-map-o-android-regista-a-sua-localizacao/

        1. Avatar de aver
          aver

          … com os dos outros.

  11. Avatar de Ryan
    Ryan

    Opa andamos a ser mais controlados do que nunca. Quanto mais eficazes e mais interessantes ficam estes aparelhos electronicos ha coisas boas de um lado e mas de outro. Mas privacidade, por favor, ha limites.

  12. Avatar de unknown

    Qualquer dia, com esta cena das redes sociais, enviamos uma foto para lá, e outra vai para o servidor “deles” XD -.-‘

  13. Avatar de Deus
    Deus

    Eu não sou grande fã da maça mas acho que neste caso não é só ela, nunca miguem reparou que o gmail tem sempre publicidade relacionada com o nosso correio?

  14. Avatar de Sérgio Ferreira
    Sérgio Ferreira

    —Samsung—
    Headquarters: Samsung Town, Seoul, South Korea

    ____________________________________________________

    Hummm será que isto não foi jogada “patricinada” pala Samsung? (Atenção tenho um Galaxy S)

    Se assim o foi é de mau gosto, percebo mas é de mau gosto.

    nota: também é possível haver queixas contra o Android, correcto?

    1. Avatar de aver
      aver

      Ao que se diz a Apple está a tomar contra-medidas, fazendo um investimento gigantesco na Sharp coreana.
      Uma condição é que a Sharp crie um movimento popular que exija indemnizações à Samsung pelas mesmas violações de privacidade em equipamentos Android.
      Depois faz-se um encontro de contas.

      (Just kidding. O rumor sobre a Sharp existe).

  15. Avatar de Serva
    Serva

    Boa noite ,

    Lembro só uma coisa , a poucos meses foi feito um sensos aqui no Pplware e os resultados não me surpreenderam porque também não foi por acaso que escolhi este Blog tecnológico , aqui de facto existe massa cinzenta e está demonstrado isso mesmo nos posts acima .

    Isto para dizer que não vou acrescentar mais nada , só dizer de facto que concordo com a maioria dos comentários .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  16. Avatar de aver
    aver

    Por falar em queixas Apple – Samsung, estão lembrados que o Tribunal Distrital de Dusseldorf suspendeu, temporariamente, a venda do Galaxy Tab na Europa. Depois um porta-voz do tribunal disse que tinha dúvidas se a jurisdição do tribunal se estendia a toda a Europa (menos a Holanda, por questões jurídicas, de não aceitar a jurisdição alemã) ou só à Alemanha, o que gerou a maior das confusões – ou seja se o Galaxy Tab, com excepção da Alemanha, se se podia ou não vender no resto da Europa.

    A Apple apresentou também uma queixa contra a Samsung na Holanda, onde estão sediadas as empresas da Samsung que fazem a distribuição para a Europa mas agora abrangendo os dois Galaxys, o Tab e o smartphone:

    http://www.macworld.com/article/161838/2011/08/apple_files_inaccurate_evidence_in_dutch_samsung_case.html

    http://www.theregister.co.uk/2011/08/19/apple_samsung/

    Na Alemanha há novos capítulos a 25 de Agosto e na Holanda a 15 de Setembro.
    P.S: Acho que vai aumentar muito os pedidos de indemnização na Coreia.

    1. Avatar de Vítor M.

      😀 heheh és mau!
      Já estive a ver uns artigos interessantes, onde relacionam esta contenda com o aumento das receitas da Apple. A Apple é o maior cliente da Samsung e a Samsung ao produzir em escala para a Apple, consegue baixar o preço do fabrico dos componentes que usa nos seus smartphones 😀 Esperta a Samsung 😉 Amanhã vou deixar um artigo interessante, relacionado com esta parceria entre estas gigantes que embora pareçam de constas voltadas ainda trocam e geram mutuamente milhões de dólares na receita com os dispositivos Apple.

      1. Avatar de aver
        aver

        Geram porque têm contratos assinados. Quem não os cumprir sujeita-se a pagar indemnizações pesadas.

        A ponto a que isto chegou já não há volta a dar. A parceria entre os dois acabou. Acredito mais facilmente que a Apple compre a Nokia, por causa das patentes (tudo agora é acerca de patentes) do que assinar os contratos imensos com a Samsung.

        Agora, morre a HP e o webOS, a Microsoft definha, o Google está estagnado. Não convém que a Apple ganhe as guerras todas. Senão um destes dias não há concorrência.