AUTOvoucher: 145 mil reembolsos nos primeiros dois dias! Já aderiu?

27 Comentários

O programa AUTOvoucher arrancou no passado dia 10 de novembro e funciona de forma semelhante ao IVAucher, sendo transferido o valor diretamente para a conta do contribuinte, que terá de pagar com cartão bancário.

De acordo com dados recentes, nos primeiros dois dias foram processados 145 mil reembolsos, o que resulta num valor equivalente a 725 mil euros.


AUTOVoucher: cada contribuinte poderá receber um subsídio máximo até 25 euros

Num balanço disponibilizado à Lusa relativamente aos primeiros resultados do AUTOvoucher, fonte oficial do Ministério das Finanças adiantou que aderiram ao programa 2.900 postos de combustível, o que representa 90% do total, tendo sido processados “145 mil reembolsos nos primeiros dois dias”. O AUTOvoucher traduz-se no reembolso aos consumidores particulares, via conta bancária, de um apoio de 10 cêntimos por litro de combustível até ao limite de 50 litros mensais.

Na prática, tanto o IVAucher como o AUTOvoucher funcionam da seguinte forma:

  • PAGAMENTO: O pagamento é realizado na totalidade, com um cartão de pagamento de uma entidade aderente.
  • BENEFÍCIO IVAucher: Será reembolsado até 50% do valor pago no prazo de 2 dias úteis, na conta associada ao cartão utilizado no pagamento. O NIF associado ao Titular do cartão terá de corresponder ao NIF do Titular do benefício.
  • BENEFÍCIO AUTOvoucher: Será reembolsado no valor de 10 cêntimos por litro, até um limite de 50 litros, por mês em saldo AUTOvoucher, na conta associada ao cartão utilizado no pagamento.

No total, cada contribuinte poderá receber um subsídio de até 25 euros ao longo destes cinco meses, sendo que o apoio não utilizado num mês – em que o consumidor não necessite de efetuar qualquer abastecimento de combustível – acumula para os meses seguintes.

Este apoio às famílias insere-se num pacote mais vasto de medidas de mitigação do impacto da subida dos combustíveis que abrangem também as empresas, nomeadamente de transportes de mercadorias e de passageiros. O pacote contempla ainda um apoio ao transporte público rodoviário de passageiros (táxis e autocarros) no valor de 10 cêntimos por litro de combustível até ao limite de 380 litros por mês para os táxis e de 2.100 litros por mês para os autocarros.

A medida vigora entre 01 de novembro e 31 de março, traduzindo num ‘cheque’ que será de 190 euros para os táxis e de 1.050 euros no caso dos autocarros.

Entretanto,  foi decidido alargar o limite anual de litros elegíveis de gasóleo profissional para a devolução integral do ISP, atualmente balizado nos 35 mil litros por ano para as transportadoras de mercadorias.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lucas
    Lucas

    Eu acho que o governo é nosso amigo.
    A pplware também.

    1. Avatar de Oh
      Oh

      Vocês nuncam estão contentes. É impressionante.

      Esta medida não resolve tudo, óbvio.. mas ela existe. Vale o que vale. Se não queres usufruir disto, quando fores por gasolina, dás o meu nif 😉

      1. Avatar de R
        R

        Quanto ao usufruir, de acordo.
        Mas a medida é um insulto – então aumentam descaradamente os impostos e depois apresentam estes Vouchers?
        Pena que o jornalismo com escrutínio e pensamento crítico seja cada vez menos real.

      2. Avatar de GM
        GM

        São só artimanhas. Se fossem governantes sérios reduziam directamente no ISV, não criavam estas fantochadas. Afinal, palavra dada não é, nem nunca foi, palavra honrada.

      3. Avatar de Mapril
        Mapril

        Não basta a vida já ser complicada, tem que vir o governo complicá-la ainda mais. Se queriam baixar o preço, reduzissem o imposto, bolas. Enfim, é o governo que temos, que mais parece um casino, ele é sorteio de automóveis, ele é raspadinha, ele são vouchers…

      4. Avatar de Imf
        Imf

        Para que, so te dão 5€ por mes no máximo.
        Caso nao saibas também o patamar máximo de despesas gerais do IRD são 250€, logo ate podes ter 100mil€ em facturas.

        Mas podes dar me o teu NiF eu meto tudo em teu nome e ainda arranjo mais gente para por.

        Depois vais ter as finanças a perna, com despesa bem superiores ao teu ordenado, vais la tu justificar como gastas tanto dinheiro.

        1. Avatar de Imf
          Imf

          Descansa que esses 5€ por mes que te dao vais pagar o triplo no mínimo no supermercado.
          Nao ha refeições de borla

          Se eu tirar 100 € a 5 pessoas e der depois 5€ a cada um, não passo a ser bom samaritano.
          A menks que seja político “é um incentivo “

  2. Avatar de Theboice
    Theboice

    Então não dá por exemplo para o gás?

    1. Avatar de Marco Rua
      Marco Rua

      Dá tudo o que for comprar numas bombas desde que pago com cartao e de o nif.

  3. Avatar de Manuel
    Manuel

    Todos os dados de quem adere estão nas mãos de uma empresa estrangeira. Sem controlo. Leiam as condições dessa empresa. Temos um estado irresponsável.

    1. Avatar de Carolina Costa
      Carolina Costa

      está preocupado com isso ? edp, meos, nos, vodafones gmail, facebooks….. todos por ai fora fazem o mesmo, a empresa que detém o serviço ivaucher é a antiga pagaqui

    2. Avatar de lopes
      lopes

      Deves pensar que nas empresas que tens os serviços contratados, o dinheiro, entre tantas outras, não vendem os teus dados a terceiros querer ver.

  4. Avatar de .
    .

    Bom, ainda bem que sabem que só estão a contribuir para a outra economia excluindo a nossa mas depois não se queixem que o Pais anda menos bem…ou que têm de pagar muito mais impostos…

    Na minha opinião esse engodo é injusto e inconstitucional.

    Sabem que os dados valem biliões… enfim.

    https://pplware.sitedev.pt/motores/e-oficial-portagens-vao-subir-183-a-partir-de-1-de-janeiro-de-2022

  5. Avatar de Yur-pt
    Yur-pt

    Não percebi uma coisa. Se o reembolso é de 10 centimos por litro até um máximo de 50 litros, porque fui reembolsado de 5 euros quando meti apenas 33 litros? Pensei que só receberia 3.30 €.

    1. Avatar de Francisco Wicked
      Francisco Wicked

      O mesmo comigo. Meti 40€, descontei 30€ do cartão Continente e por isso a fatura foi emitida com 10€. Entretanto recebi logo 5€ do autovoucher.

      1. Avatar de Bruno Silva
        Bruno Silva

        Na primeira compra mensal num posto de abastecimento (porque pode até comprar apenas um jornal) recebe 5€. Se não fizer nenhuma compra em postos de abastecimento num determinado mês esses 5€ acumulam para o seguinte. Conclusão: se fizer uma compra num posto de abastecimento no último mês do incentivo, Março, recebe 25€ na conta… 5€ vezes os 5 meses anteriores.

        1. Avatar de eu2
          eu2

          E se for como o IVAucher mesmo que não gastes no último mês acabas por receber no IRS. Ou seja, isto é um apoio em dinheiro a todos os que aderem, dando a impressão que é preciso fazer compras para usufruir (pssstt: não é preciso).

        2. Avatar de eu2
          eu2

          E se for como o IVAucher mesmo que não gastes no último mês acabas por receber no IRS. Ou seja, isto é um apoio em dinheiro a todos os que aderem, dando a impressão que é preciso fazer compras para usufruir (pssstt: não é preciso).

          1. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            a sério? então vou deixar andar, tenho gasto no ultimos tempo mas acho que os últimos € não estão a retornar, sempre com contribuinte em locais onde já me devolveram uma vez, agora não recebo nada

    2. Avatar de eu2
      eu2

      Foi para despachar. Se não fosse reembolsado agora seria mais tarde, por isso é igual. O incentivo ao aumento do consumo é só aparência.

  6. Avatar de Guarda Serodio
    Guarda Serodio

    E se quiser pagar em dinheiro solicitando contribuinte na factura??

    1. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Só através de cartão MB dos bancos aderentes e tens que o registar no site

  7. Avatar de eu2
    eu2

    Espera aí, se eu der o contribuinte de outra pessoa, gasto os 5€ dela e recebo-os no meu cartão?

    1. Avatar de Fernando Duarte
      Fernando Duarte

      Não. O número de contribuinte e o cartão bancário com que paga tem que pertencer à mesma pessoa.

  8. Avatar de Elton
    Elton

    O nif está associado a um NIB.

  9. Avatar de Elisabete
    Elisabete

    Fiz um abastecimento de combustível no dia 10, mas ainda não recebi os meus 5€ de reembolso. Paguei com cartão e pedi fatura com NIF. Confirmei e o local onde abasteci (Intermarché) aderiu ao Autovaucher. O que poderá ter corrido mal?

    1. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      Nada, as vezes atrasa