Starlink apresentou uma nova antena, que vai contra tudo o que é normal

69 Comentários

Uma das grandes tendências do momento é o acesso à Internet via satélite. A grande impulsionadora é mesmo a Starlink de Elon Musk, que oferece um acesso de elevada velocidade, usando para isso a sua constelação de satélites próprios.

Esta empresa apresentou agora uma novidade para os seus potenciais utilizadores. Revelou o seu novo kit de acesso, que inclui uma nova antena, que tem uma forma que contraria tudo o que poderá ser considerado normal.

Starlink antena forma kit Internet

Desde sempre que nos habituámos a ver os pratos das antenas parabólicas com uma forma circular. Esta é a forma mais natural e que, aparentemente, seria a mais eficiente para conseguir a melhor recepção e potência de sinal.

A Starlink veio agora contrariar esta ideia, ao apresentar o seu novo kit de acesso, onde está presente uma nova antena. Esta tem uma forma completamente diferente do que nos habituámos a ver e do que se considera normal e mais eficiente.

Starlink antena forma kit Internet

Esta nova antena tem uma forma quadrada e mede 12 polegadas (30,48 cm) x 19 polegadas (48,26 cm), com um peso de pouco mais de 4 kg. Esta tem depois uma saliência curva para a parte posterior, dando-lhe a forma côncava, sendo tapada. Esta é menor que a antecessora circular de 23 polegadas de diâmetro.

As restantes características do kit são similares, embora agora exista um router Wi-Fi resistente a temperaturas extremas (até 50 ºC) e resistência IP54 à água. A própria antena também possui novas formas de ser instalada pregada na parede, em vez de apoiada numa base.

Starlink antena forma kit Internet

A Starlink tinha um desafio com as suas antenas originais, que tinham um custo de produção de 1.300 dólares. Ao vender o kit por 499 dólares, a Starlink perdia dinheiro. O objetivo de redução de custos resultou nesta nova antena, cujo custo de fabricação não foi detalhado.

Depois de quebrar barreiras e apostar num serviço completamente diferente, a Starlink volta a marcar uma posição. Desta vez com a sua nova antena do kit de acesso à Internet, que contraria tudo o que é considerado normal.

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel Silva
    Daniel Silva

    Viva, existem já antenas para captar sinal de satélite planas e quadradas da marca Selfsat diria portanto que este formato não é nenhuma novidade.

    1. Avatar de lopes
      lopes

      Dito pelo retardado aqui do sitio, não é…

    2. Avatar de Imf
      Imf

      Ja existe aos anos antenas de satelite quadradas, sao mais pequenas e tudo algumas com um diametro de 30 cm.

      Normalmente ninguém as quer apicar porque embora tenham muitos bons resultados são mais difíceis de ajustar ( apontar ao satélite).

    3. Avatar de wtvlol
      wtvlol

      Tudo o que o Musk apresenta é novidade.

      Qualquer dia dizem que inventou a roda…

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        É tipo a Apple

  2. Avatar de Jota
    Jota

    Adianta-lhes muito!!! Enquanto não baixarem drasticamente os preços, é um projeto que vai morrer à nascença!

    1. Avatar de Rui
      Rui

      O serviço não é caro, ADSL ou 4G pode não ser viavel, logo 99€ para um serviço destes é razoavel e não tem competidores, relembrar que se houver acesso a Fibra este serviço no maximo pode ser util para grande empresas como sistema de backup e se é esse o caso então 99€ é trocos. Isto não é para cidades com redes de fibra…

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Experimenta ir para um local remoto e vais ver o jeitaço que dá. O serviço não é para uso massificado, mas sim para locais onde não chega Internet por vias comuns. E até para proteção civil de vários países é uma solução interessante.

      1. Avatar de Reis
        Reis

        Eu com 1gbps de fibra a 24 euros ao mes a rir me! Paguem la os 99 euros mais 600 euros de antena por 100 megas hihi

        1. Avatar de Swappie Guy
          Swappie Guy

          200 canais
          500/100 Net
          Telefone com chamadas ilimitadas para rede fixa
          Telemóvel com 7GB + 3500min + 3500sms

          Ofertas:
          1 mensalidade
          1 voucher de 120€

          Mensalidade:
          39,99€

          Não é por isso que ando para aí a gabar-me, porque se onde eu vivo continuasse com ADSL também mudava para este serviço de satélite para ter uma conexão de internet decente.

          1. Avatar de Marcos
        2. Avatar de NMS
          NMS

          O serviço é O serviço destinasse principalmente a sítios sem cobertura de banda larga / 4G/5G.
          Por favor informem-se antes de se exprimirem por lerem “99€” + “internet” no mesmo texto.
          orientado a sitios sem cobertura de banda larga / 4G/5G.
          Por favor informen-se antes de se exprimirem por lerem “99€” + “internet”.

          1. Avatar de NMS
            NMS

            ***
            O serviço destinasse principalmente a sítios sem cobertura de banda larga / 4G/5G.
            Por favor informem-se antes de se exprimirem por lerem “99€” + “internet” no mesmo texto.

        3. Avatar de Vipan88
          Vipan88

          Numa galaxia perto de ti, existe um sistema solar, onde reside um planeta terra, e nele existe uma área geográfica ao qual chamamos de Portugal onde a cobertura de fibra óptica não é de 100%, que por acaso é um dos paises com maior cobertura desse planeta, mas isso não é importante para o caso, porque este serviço existe exatamente para aquelas situações onde não existe cobertura de fibra óptica e onde os habitantes necessitam de ter acessos dignos de internet como os restantes. Se necessitam e estão dispostos a pagar, não vejo qual é a sua questão face ao seu comentário.

        4. Avatar de darth
          darth

          se nao precisas mais de 1mb, entao perfeito. mas nem todos sao assim

        5. Avatar de R!cardo
          R!cardo

          É só artistas a fazerem comparações parvas

        6. Avatar de João Costa
          João Costa

          *remotos

        7. Avatar de Sonicreducer
          Sonicreducer

          Idea que há seres humanos com cérebros muito pequeninos …

        8. Avatar de Francisco
          Francisco

          E pelos vistos o 1gbps não chegam para deixares de ser burro

    3. Avatar de jaugusto
      jaugusto

      Pois … está morto e enterrado, deve ser por isso que os serviços cloud da google e microsoft estão a usar a starlink …

    4. Avatar de darth
      darth

      isto nao se destina apessoas com acesso a fibra. destina-se a pessoas que so tem adsl disponivel na zona, e que nunca vao ter um acesso decente pela meo ou nos

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Ou melhor, pessoas que nem ADSL conseguem ter, e nem rede móvel. E olha que é fácil de isso suceder.

    5. Avatar de zakarias
      zakarias

      Estás enganado, este projecto não se destina ás grandes metropoles. Se quiseres ter sinal no Alaska, na Antartida, na Somália ou numa ilha perdida no meio do pacifico, e nem é preciso ir tão longe, na Serra da Freita em portugal, estás lixado. Este é o target para este projecto, disponibilizar sinal em todo o mundo.

    6. Avatar de manuel castro
      manuel castro

      Jota, em Moçambique estou a pagar 100 dolares por 6 mbtis.
      Então 100 dolares por 50 ou mais mbtis são muito bem vindos.

      Não vejo a hora de receber a minha antena.

    7. Avatar de zequinha
      zequinha

      Estás a olhar para o passado!
      Isto é apenas o início!
      Daqui a poucos anos, os smartphones vão poder ligar-se diretamente á rede via satélite, em qualquer lugar, no meio do deserto ou do oceano.

  3. Avatar de Samuel
    Samuel

    Eu tenho a versão “antiga” desde de há uma semana e só tenho a dizer, passei de 1Mb para 350Mb por 99€, se é barato, não, se me compensou porque cancelei os serviços por satélite, SIM.

    1. Avatar de Reis
      Reis

      Fantastico, pagas 99 euros por 350 e eu por 1000 pago 24. Ja viste?

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        A questão não é essa, obvio que se ele tivesse essa opção seria a que ele escolhia.
        A verdade é que nem toda a gente tem acesso à fibra e nesse caso esta é a melhor solução.

      2. Avatar de Vivas
        Vivas

        eres um triste

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          ‘e o teu pai por não te abortar’!?
          Que mentalidade… Jazus!

      3. Avatar de Swappie Guy
        Swappie Guy

        Que engraçado não viveres num sítio onde só exista ADSL, embora eu tenha o serviço fibra com renegociação:

        200 canais
        500/100 Net
        Telefone com chamadas ilimitadas para rede fixa
        Telemóvel com 7GB + 3500min + 3500sms

        Ofertas:
        1 mensalidade
        1 voucher de 120€

        Mensalidade:
        39,99€

        Não é por isso que ando para aí a gabar-me, porque se onde eu vivo continuasse com ADSL também mudava para este serviço de satélite para ter uma conexão de internet decente.

      4. Avatar de RS
        RS

        Fantastico, que bom para ti, já viste a sorte que tens.
        Se calhar o Samuel só paga 99€ por 350Mb porque não tem outra opção, ou achas que ele paga porque quer?
        Ou vais-lhe dizer para ele mudar de casa?
        Há pessoas mesmo burras.

      5. Avatar de lopes
        lopes

        Olha o teu pai deixou-te mexer no pc hoje, e vens para aqui a dizer barbaridades novamente, incrível…

      6. Avatar de Tiago
        Tiago

        Reis, entende que a fibra não está disponível em todo o país.

      7. Avatar de Pedro Dias
        Pedro Dias

        Ao que te vejo a dizer aqui mal do serviço deves ser daqueles haters que depois chega a casa e usa o seu 1GB/s para espancar o palhaço a ver videos do Elon Musk.
        Já te explicaram no comentario anterior mas vamos ver se entendes…
        Tenho um terreno no meio do monte, não há fibra nem há adsl… o meu router 4g nunca chegou a atingir 1mb/s, ou seja, não há internet. o que fazias?
        Pagavas toda a infraestrututa para passar o cabo de fibra até tua casa ou aderias à starlink?
        Se mesmo assim continuares sem entender, sugiro que vás ao café mais proximo e compres um gelado. Como também não deves saber usar a boca podes usar a testa como tens feito até agora…

      8. Avatar de darth
        darth

        so que tu deves estar numa cidade, ele deve estar numa zona em que so ha adsl

      9. Avatar de Samuel
        Samuel

        Vá agora vai pró teu quarto arrumar os legos e e reza a Deus por morares num sítio que não é remoto que tens fibra.

        1. Avatar de Reis
          Reis

          Mudem de sitio se não tem servicos em condicoes. Eu moro em cascais a 30km de lisboa e tenho fibra ao maximo

          1. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            Claro, a primeira coisa que alguém pensa quando quer mudar-se das grandes cidades para locais mais calmos é baratos é Cascais…

          2. Avatar de lopes
            lopes

            Espera ai que eu vou ai já cortar-te a Internet, a luz e água para aprenderes, idiota a todos o níveis.

          3. Avatar de Reis
            Reis

            A vida não e pa pobres, inchem prai invejosos e deixem de chorar. Se moram na aldeia na barraca e porque querem

          4. Avatar de lopes
            lopes

            Com as calças do teu pai és um grande homem. LOL

          5. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Ou seja, mal sais da casa dos pais acaba-se a Internet.

          6. Avatar de Samuel MGor
            Samuel MGor

            Agora estás a ser troll 🙁 Achas que as pessoas têm dinheiro para pagar as rendas? Lá por tu teres usado criptomoedas para pagar essa casa mas sem elas também te queixavas 🙁

          7. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            @Reis, Cascais já acabou com os bairros de lata todos, o que tu queria dizer é que moraste em Cascais 🙂
            Mas se realmente moras em Cascais temos de combinar e ir ao Santini, comer um gelado

      10. Avatar de zakarias
        zakarias

        És o maior do bairro …

    2. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Atenção é ás super mega hiper limitações de uso que estão nas páginas 833 a 835, do contrato.
      Quando fiz os testes com o kit base, em Castelo Branco, recebi 4 avisos, por ter usado ficheiros de teste que eram vídeos e que aproveitei para usar os torrent para enviar para 3 pessoas diferentes. O mesmo ficheiro deu-me os 4 avisos de má utilização do serviço e que estava a violar os TOS…

      1. Avatar de darth
        darth

        com vpn talvez ajude, nao?

      2. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        Agora a dúvida, é estavas?
        Ou seja o conteúdo era ou não contra o ToS

    3. Avatar de Filipe
      Filipe

      Independentemente do que te possa parecer, 99€ por um serviço super básico de internet, para particulares é um flop. Este serviço será útil em último recurso por exemplo para empresas.

      Não venham com a história de que isto é um bom recurso para uma empresa para backups. Se uma empresa precisar de net para backups não vai mudar-se para um sítio remoto. Estão a gozar ou quê?

      Engraçado em como as pessoas se deixam levar tão facilmente e rapidamente por uma máquina de marketing e acham que têm ali uma espantosa relíquia…

  4. Avatar de Vasco
    Vasco

    Tecnologia espectacular e que irá ter concorrência à altura. Ontem estive precisamente a aconselhar essa solução para uma pessoa que tem casa numa ilha e gasta fortunas com várias ligações WiMAX para ter normalmente uma conectividade medíocre. É que só tem WiMAX ou 4g com péssima qualidade. Existe imensa gente que aguarda com a maior das ansiedades que o serviço entre em funcionamento, principalmente fora das zonas urbanas e em locais em que não chega fibra óptica, cabo e até cobre. E normalmente quem precisa de ter NET de banda larga fora das zonas urbanas não se importa de pagar 100 euros ou mais, desde que tenha a garantia de que de facto funcione bem a maior parte do tempo. Quanto ao formato destas antenas, não sendo a minha área, anos atrás vi diversos kits de recepção de TV por satélite com o mesmo formato quadrado e de fixação directa na parede, e eram aconselhados para instalações em vivendas principalmente por razões estéticas, em zonas
    centrais relativamente aos focos de determinados satélites e que obviamente não necessitassem por isso de antenas de alto ganho. Penso que será esse o motivo técnico dado que a starlink utiliza órbitas baixas, para além da redução de custos.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Este vai ser o último comentário que leio porque já deu para reparar que muitos de vocês vivem completamente distanciados da realidade. “normalmente quem precisa de ter NET de banda larga fora das zonas urbanas não se importa de pagar 100 euros ou mais”. Vivemos num país de milionários em cada esquina… Ridículo. Volte para o prédio sr. Vasco.

  5. Avatar de xyr
    xyr

    A forma quadrada não é nova , tenho uma antiga que é quadrada e pequena ….quanto ao uso a dar a isto , parece-me interessante se eu tiver uma casa numa zona isolada , sem cobertura de torre …e até há pouco tempo isso acontecia numa aldeia onde tenho uma casa . Chegou a andar por lá um camião com parabólicas , para dar acesso á net que vinha por satélite , mas foram só umas semanas.

  6. Avatar de Zé

    24 euros por 1 gbs de fibra?

    1. Avatar de Luis
      Luis

      No continente, secção de congelados, há ervilhas mais inteligentes que o rapaz da fibra gigabit por 24€

    2. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Não existe nenhum tarifário onde se pague 24€!!

  7. Avatar de lopes
    lopes

    Antenas para recepção de satélite fora do formato comum arredondadas(foco primário) e ovais (Offset) já há muito tempo que existem, foram criadas para situações discretas em que não era permitido aplicar as tradicionais.

    Esta antena nova difere apenas no formato, mas pelo que vejo na imagem, tem um aspecto quadrado mas no interior continua a possuir uma concavidade arredondada para refletir o sinal recebido.

    De facto este serviço continua a ser uma excelente alternativa para quem não tem acessos de fibra, ADSL ou Móvel decentes.

  8. Avatar de darth
    darth

    antenas parabolicas quadradas ja ha a muito.

  9. Avatar de lapizazul
    lapizazul

    Inovação: ZERO!!!!

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      ?
      Comparado com o que? Com a concorrência?

  10. Avatar de CaptianObvious
    CaptianObvious

    Antena Planar, uuuaaaaaaauuuuuu .. Pplware, menos..muito menos ;).

  11. Avatar de Gil Reis
    Gil Reis

    e resistência IP54 à água. alguém foi ver o que quer dizer IP54?

  12. Avatar de José
    José

    Para os iluminados que dizem que o serviço é caro e que pagam 1/4 do valor… experimentem ir para uma zona sem cobertura 4G ou até mesmo durante o verão no Algarve, e aproveitem as belas velocidades de 1Mb.
    Mesmo na Grande Lisboa por vezes as redes ficam de tal modo congestionadas que a velocidade contratada apenas se consegue com o servidor do ISP.

    Isto está pensado para zonas sombra, ou para quem pode!

  13. Avatar de Rui
    Rui

    Algumas antenas do mesmo genero:

    TECHNISAT DIGIDISH 33CM
    SELFSAT H30D4 Quad

  14. Avatar de Carlos Braga
    Carlos Braga

    Aproveitando a Vossa noticia gostaria que o pplware eventualmente fizesse um artigo sobre o Garmin Inreach que é um produto interessante para uso off-grid.

  15. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    Bela sanita quadrada.

  16. Avatar de Francisco Luis
    Francisco Luis

    Pode competir com INMARSAT?

    1. Avatar de rjSampaio