COP26: Portugal contra financiamento europeu para energia nuclear

68 Comentários

Deverão os países apoiar financiamento para energia nuclear? A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima ainda dura e termina a 12 de novembro (sexta-feira). Designada de COP26, por ser a 26.ª conferência do tipo, tem reunido os vários líderes mundiais e já resultou o primeiro rascunho de um possível futuro acordo global – ver aqui.

Amanhã, Portugal e outros países, vão assinar declaração para excluir energia nuclear do financiamento europeu.

COP26: Portugal contra financiamento europeu para energia nuclear


Dinheiro europeu deverá ser para projetos de energia sustentáveis…

Portugal e vários países europeus vão assinar na quinta-feira uma declaração que exclui a energia nuclear das fontes energéticas consideradas sustentáveis, defendendo que não possa receber financiamento europeu, anunciou hoje o ministro do Ambiente e Ação Climática. Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha e Luxemburgo estão entre os subscritores do documento, que será apresentado na conferência.

Em declarações aos jornalistas portugueses na cimeira do clima da ONU, João Pedro Matos Fernandes defendeu que é “absolutamente essencial garantir que o dinheiro europeu, mesmo para projetos dentro da Europa, se faz exclusivamente para projetos do domínio da energia que sejam considerados sustentáveis”.

COP26: Portugal contra financiamento europeu para energia nuclear

Queremos deixar claro que há um conjunto de países, incluindo alguns que têm nuclear, como é o caso de Espanha, que sentem que uma coisa é a utilização da energia nuclear, e até a admissão de alguns projetos do nuclear, mas daí a ele ser considerado sustentável de forma a obter fundos comunitários para a sua construção, isso nem pensa

Referiu João Pedro Matos Fernandes.

Matos Fernandes notou que há posições divergentes relativamente à produção de energia a partir de fontes nucleares, o mais notável dos quais a França – cuja produção energética depende em dois terços de fontes nucleares – e alguns países de leste.

Durante as últimas três décadas, as Nações Unidas têm reunido os países do mundo para uma discussão acerca do clima – COP – dando relevância ao tema das alterações climáticas e inserindo-o, como tópico preponderante, na agenda política global.

Leia também…

COP26: Rascunho da declaração final alerta o mundo para a urgência em garantir um futuro

Partilhar:
Tags:

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Henriquetas
    Henriquetas

    Mas portugal manda?

    Temos de ter uma energia de recurso quando as outras falharem isso é ser estupido por tudo num cesto..

    1. Avatar de Não digo
      Não digo

      Verdade por isso é que a Alemanha está abandonar o nuclear… Nós temos energia de recurso quando as outras falham, chama-se hidro eléctricas, são autênticas baterias

      1. Avatar de André Silva
        André Silva

        Desde que chova… está tudo bem. O que não é atualmente o caso.

        1. Avatar de GM
          GM

          Desde que chova…ou que Espanha abra as comportas deles. De outro modo chuchamos no dedo. E não esquecer que as mesmas barragens que são acumuladores de energia são também acumuladores de água para consumo humano e para rega.

      2. Avatar de Gondzilla
        Gondzilla

        E por isso é que a Alemanha tem de importar energia de França (produzida de fontes nucleares) quando as outras falham.

  2. Avatar de R
    R

    Uma vergonha e hipotecam as boas alternativas. Não estudam, não ouvem os especialistas e decidem pelo que lêem no Facebook – querem ser populares. Que tristeza.

  3. Avatar de R
    R

    E uma vergonha também é a ilustração que o Pplware escolheu para ilustrar o artigo. Só se for para ilustrar o que vai nas cabeças dos ignorantes que nos representam.

    1. Avatar de PGomes
    2. Avatar de Mitra
      Mitra

      Não anda muito longe da realidade, em vez de estarem no solo estão no subsolo milhares de toneladas de resíduos radioactivos que são extramente perigosos para o humano e planeta por milhares de anos…
      Em casa para sentires que a casa está limpa barres o lixo para baixo do tapete?

      1. Avatar de eu2
        eu2

        Não, pago a alguém para o colocar num monte.

      2. Avatar de BC
        BC

        Nao fazes puto de ideia de como se armazenam os residuos radioactivos, pois nao?

        1. Avatar de CC
          CC

          O Japão atira os barris com resíduos radioativos para o fundo do oceano, e depois pasma-se que as populações junto a esses locais sofrem com doenças cancerígenas em número bem acima da média, já para não falar dos pescado… Espanha guarda os barris em antigas minas junto à fronteira, muitos desses locais são sismicamente instáveis, França vice versa, mas desde que dê dinheiro é sempre a bulir. Já se sabia que França quer impor energia nuclear na Europa, para o Micron é a: “A Europa tem de ser independente de países externos…” mas ser dependente de França est trés magnifique! Não interessa minimamente a Portugal que tem Sol que chegue para paineis solares, Éolicas e está a investir a sério num projecto de hidrólise para produção de energia eléctrica na antiga refinaria de Sines. Interessa sim a França que se está marimbando para o problema que dos residuoes nucleares que eles mesmos ainda não tém solução.

          1. Avatar de R
            R

            Vá lá estudar… e veja menos pseudo-documentários.
            É que nem vou perder tempo com o resto mas os reactores de última geração utilizam como combustível os resíduos existentes.

          2. Avatar de Tonheco
            Tonheco

            Lol, mais um licenciado em holywood e facebook!

    3. Avatar de FAR
      FAR

      Por acaso, a imagem poderá parecer um pouco tendenciosa 😀

    4. Avatar de RC
      RC

      A noticia só é boa se for sensacionalista.

  4. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Santa ignorância, sem nuclear estamos acabados.

    1. Avatar de Mitra
      Mitra

      Mais o contrário, o planeta existe desde sempre sempre o nuclear.
      O nuclear é que mata o planeta!

      1. Avatar de Mitra
        Mitra

        Diz isso aos mais de 1600 mortos e nas gerações de famílias que vão sofrer com doenças que o acidente nuclear de Fukushima criou, criaram uma área de exclusão de 20KM e foram desalojadas mais de 140.000 pessoas.
        E olha que diziam que era bem segura, até o pior acontecer…

        1. Avatar de MP
          MP

          Esse número de mortes é uma porção pequeníssima das mortes causadas pelas outras fontes de energia. Centrais energéticas a carvão, além de poluirem muito mais o planeta causam doenças pulmonares as pessoas que estão a volta delas. Só o nº de mortes na contrução de barragens e centrais eólicas ultrapassa em MUITO as mortes causadas pelos grandes acidentes nucleares que vimos até agora.

        2. Avatar de Mitra
          Mitra

          MP ai então uma barragem mata mais pessoal que um acidente nuclear?
          OK já não discuto mais só espero que no próximo acidente nuclear deis o nome como voluntário para ir limpar aquilo, depois não te queixes que ao terceiro mês estás a comer de palhinha, e ao quarto…

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Claro e o planeta tambem teve sempre 8B de pesssoas.
        Nuclear é a energia mais limpa e com menos pegada ecológica que existe, precisas de te informar.

        1. Avatar de klimane
          klimane

          Onde moras? Estamos a pensar instalar uma e à tua porta já vi que fica bem.

          1. Avatar de Tonheco
            Tonheco

            Muitos Portugueses já têm, e á muitos anos.

        2. Avatar de TiagoC
          TiagoC

          Se és um dos que acredita na lavagem cerebral de que o planeta tem gente a mais e é essa
          a causa dos problemas, então faz um favor à humanidade…

      3. Avatar de R
        R

        @Mitra
        Agora faça o favor de esclarecer os que recebem tratamento de radioterapia contra o cancro que estão a matar o planeta.

  5. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Mais uma vez vem a conversa da energia nuclear a baila. Realmente nao ha bom senso nenhum, basta na UE fazerem mais um pouco de pressao e os paises comecam a aderir a essa bosta. E so fazerem chantagem, nao custa nada. A vida das pessoas cada vez vale menos para esta canalha.

  6. Avatar de Redin
    Redin

    Para estar atento…

  7. Avatar de Mouro
    Mouro

    Então o que vamos usar para ter energia e ao mesmo tempo ajudar a combater o aquecimento global e as alteraçoes climaticas ?

    1. Avatar de Não digo
      Não digo

      O que Portugal usa, fontes renováveis, a energia atomica não é limpa e tem os seus perigos

      1. Avatar de KodiakShadows
        KodiakShadows

        @ Não digo, o teu nick cai-te que nem ginjas, é melhor ficares calado ahahahaha

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    O lobby da energia nuclear está em todo o lado não se deixem enganar com a treta que a energia nuclear é segura e limpa.
    Investiguem sobre os lixos radioactivos gerados por essas centrais nucleares para onde vão.

    Nuclear Não!

    1. Avatar de Imf
      Imf

      Vao para paises como Portugal, qye são contra, tudo,mas para receber umas massas para e terrar lixo tóxico ja nao ha problema.

      Investiga também isso.

      1. Avatar de Mitra
        Mitra

        Gostava de saber onde é que Portugal esta a armazenar lixo nuclear vindo de centrais nucleares.
        Mais fake news.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Entao vai lá investigar onde os resíduos nucleares são depositados, como, e qual o impacto deles no ambiente e depois investiga também sobre reactores gen IV e diz-me quais os resíduos que eles produzem… faz la um bom trabalho de investigação para poderes ter uma opinião formada sobre o assunto em vez de replicares o que ouves no café.

      1. Avatar de Mitra
        Mitra

        https://www.youtube.com/watch?v=kYpiK3W-g_0
        Sim, sim são todas boas, nunca produzem lixo… O pai natal este ano vem de cor de rosa!

    3. Avatar de BC
      BC

      Nem tu sabes para onde vão, por isso escusas de tentar alarmar a malta. Informa-te primeiro, e depois volta aqui.

  9. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Tugas politicos idiotas , quando a Energia Nuclear é das mais limpas. Pois é que ao apoiarem matavam a galinha dos ovos de ouro diga-se, a energias Solar e eólica que Portugal pode produzir devido ao seu ponto geográfico.

    1. Avatar de Mitra
      Mitra

      “quando a Energia Nuclear é das mais limpas”

      Nem li mais nada…

    2. Avatar de CC
      CC

      Se a energia Nuclear fosse limpa Portugal já a teria, além de outros países, quem não quer energia barata? Ainda para mais quando Portugal é geologicamente rico em Uranio. O problema do nuclear é exatamente o facto de não ser limpa nem inofensiva, bem longe disso, não adianta enterrarem os resíduos radioativos, mais cedo que tarde chegam à superfície. A radiatividade transmite-se em todas as direções, e materiais, ar, água, pedra, seja qual for o material, ha certamente elementos que são menos permeáveis, como o chumbo que já de si é um elemento tóxico para a biomassa, no entanto dá-lhe tempo e nem o chumbo resiste. Guardar elementos radioativos a centenas de metros de profundidade não resolve qualquer problema, já ouviram falar do gás radão? pois, também se forma a milhares de Km da superfície do planeta e no entanto aflora!

      1. Avatar de Tonheco
        Tonheco

        O radão forma-se naturalmente a partir do decaimento do uranio e em elementos de origem granitica. Não tem necessariamente de se formar a milhares km, isso é um autentico disparate.

        1. Avatar de CC
          CC

          Era para comprar um livro de piadas, mas basta ler aqui os comentários, isso sim verdadeiros disparates, então o granito forma-se a que profundidades? Daqui a nada estão a dizer que o granito é sedimentar, tamanha a falta de estudo demonstrado! Foste ler umas coisas à internet e não percebeste nada do que leste! Para teres noção o granito forma-se a cerca de 30 km da crosta terrestre já a mina com maior profundidade existente situa-se a cerca de 5 km da crosta, agora já deu para perceber o disparate?

  10. Avatar de Aquila Cunha Freitas
    Aquila Cunha Freitas

    Parece que a maioria aqui que é contra energia nuclear está presa nos anos 2000. Hoje em dia existe formas seguras de descartar lixo tóxico e até reaproveitar-los para gerar ainda mais energia. Sem contar que é uma fonte de energia constante e pode ser usada até para dessalinização da água do mar. Alguém aqui referiu uma mencionou barragens como energia reserva, mas esquece de vez enquanto há fortes secas principalmente nesta latitude e o impacto ambiental (convenientemente) nem se fala (também aplicável para parques de energia eólica e solar). Não quero dizer que a matriz energética tenha que ser 100% nuclear, mas com certeza tem seu lugar.
    Pronto, políticos vão sempre fazer politicagem e o gado segue ao som do berrante.

    1. Avatar de Mitra
      Mitra

      Estás a espalhar fakes news não existe centrais nucleares em funcionamento que não gerem lixo nuclear, e as modernas o que tem para oferecer é armazenar em túneis debaixo delas todo esse lixo nuclear.

      Olhem para o que o lobby nuclear fez na Finlândia, até videos lança no youtube mostrando uma central nuclear de ultima geração.
      https://www.youtube.com/watch?v=kYpiK3W-g_0

      Sabes qual foi a inovação no final?
      Enterrar no subsolo o lixo nuclear 🙁

      1. Avatar de Áquila Freitas
        Áquila Freitas

        Como assim? Eu não disse que não exista centrais nucleares em funcionamento que não gerem lixo nuclear. Realmente é difícil ter algum diálogo produtivo desta forma. Acredito que acusar-me de espelhar notícias falsas colando notícia falsa nas minhas palavras é bem imoral e anti-ético, com todo respeito. Por fim, poderíamos passar aqui o dia todo a partilhar artigos para cada um defender a sua tese e não iriamos a lado nenhum. Lobbies sempre existiram e sempre vão existir de qualquer coisa, maioria dos políticos não têm intelecto para propor legislação sem lobby. Lobby do petróleo, nuclear, solar, eólica, etc… funcionam da mesma forma, cada um puxa para seu próprio umbigo.

    2. Avatar de FAR
      FAR

      O assunto em causa trata de apoios financeiros, não de proibição. Fala-se de apoio financeiro. É verdade que os processos de geração de energia nuclear evoluiram, mas também é verdade que estão longe de serem tão limpos como as fontes renováveis são. Existem muitas fontes de energia naturais que ainda são atualmente muito subaproveitadas. Faz sentido que o investimento vá na direção do “verde” e não do “mal menor”. Pela mesma lógica manteríamos os veículos a combustão ad-eternum, pois estes são cada vez mais evoluídos e os seus subprodutos novcivos são cada vez menores.

      1. Avatar de Áquila Freitas
        Áquila Freitas

        Eu não disse nada relacionado à proibição. Eu disse que o ideal seria uma matriz energética diversificada, que inclua nuclear. E a minha crítica às fontes renováveis são a falta de resiliência, nem sempre há vento/chuva/sol, excesso de calor ou frio os torna inúteis momentaneamente, e achar que esses recursos são vão sempre estar disponíveis na hora que mais se precisar é um desprezo a imprevisibilidade da natureza. Quanto à comparação final, não sei se é aplicável, é como se eu me defendesse com um “smartphones não acabaram com as calculadoras” (muito relativista).

      2. Avatar de André Silva
        André Silva

        As renováveis são limpas? para onde vão as hélices das eolicas em fim de vida? Não são passiveis sequer de reciclar ou reaproveitar.

  11. Avatar de André Silva
    André Silva

    Com o crescendo de carros elétricos, se não tvermos uma fonte de energia estável como o nuclear, é para esquecer este meio de transporte.
    AInda se vive assombrado com chernobyl e Fukushima. Mas esquecem-se que hoje em dia é possivel fazer reatores mais pequenos e com um nivel de eficiencia estupendo. Não é só com ventoinhas e telhados que lá vamos. Basta ver o nosso mix ao dia de hoje em datahub.ren.pt para perceber que nem vento nem água.

  12. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Bom esta tudo dito. Quando a maioria de voces acha que a energia nuclear e benefica e nao tras problemas de saude para as pessoas, palavras para que ? A partir daqui se a comunicacao social disser que me*da e boa para comer as pessoas acreditam. Descartam o lixo radioactivo com uma rapidez incrivel. Nao admira que o covid teve tanto sucesso, basta a comunicacao social falar de maravilhas ou de desgracas e o pessoal acredita.

  13. Avatar de MP
    MP

    É verdade que a energia nuclear faz a sua contribuição para a poluição do planeta com os resíduos nucleares, mas pior que estes residuos nucleares é a poluição que é feita quando geramos energia com o carvão.
    Temos sempre a alternativa de usar energias renováveis, mas isso atualmente é impossível, não temos capacidade para armazenar toda a energia que é gerada. Uma boa alternativa para salvar o nosso planeta seria usar energia nuclear até que tenhamos uma maneira de armazenar toda a energia gerada por meios renováveis (solar, éolica, …).

  14. Avatar de António
    António

    Energia em grande escala, capaz de alimentar em ciclo constante a industria e grandes metrópoles, só a nuclear.

  15. Avatar de Pedro L.
    Pedro L.

    O Galamba vê sempre mais longe (em 2018)

    “O urânio só seria um activo para o país se estivesse nos planos deste Governo investir no nuclear, […] pelo que entendemos que as reservas de urânio existentes em Portugal não são um activo estratégico e como tal devem ser vendidas”, afirmou o secretário de Estado da Energia, João Galamba, que intervinha pela primeira vez neste cargo no parlamento.

  16. Avatar de Jorge Silva
    Jorge Silva

    A energia mais eficiente e mais limpa não é sustentavel?

  17. Avatar de pois
    pois

    ao inves de “COP26: Portugal contra financiamento europeu para energia nuclear”

    devia ser “COP26: Portugal vota a favor de continuar no 3º mundo”

  18. Avatar de traumatologiaeortopedia.com.br
    traumatologiaeortopedia.com.br

    Eu acho que tem de investir, melhorar a tecnologia, mudar a fissão para fusão, descartar melhor os resíduos. Um país não tem grandes fontes de água e tem de comprar de outros países ou queimar óleo?

  19. Avatar de Tonheco
    Tonheco

    Mas poeque raios colocaram uma imagem com barris de material radioativo espalhados pela chão e uma Central a carvão?

  20. Avatar de Tonheco
    Tonheco

    A ignorância acerca da energia nulear nos comentários é enorme.
    Estudem e deixem de ver netflixs e hollywoods!

    1. Avatar de CC
      CC

      Eu já fiz estudo de decaimento radioativo em laboratório de faculdade e correlação de incidencia de radiação com doenças oncológias em diversas áreas geográficas, em Portugal normalmente é sobre gás radão, os meus colegas de outros países partilham dados de áreas com problemas de radiação de origem humana. É esta a minha ignorância, mas pergunto já que o seu texto foi curto: “O que sabe sobre radiação? É só de internet e neflix ou já pôs a mão na massa, salvo seja!?”

      1. Avatar de Tonheco
        Tonheco

        Não pense que percebes de energia nuclear (e centrais) poruq enão percebes.
        Por teres mexido numas botas de borracha não penses que ercebes alguma coisa de pneus.

        Sobre radiação sei talvez tanto você, sobre centrais e produção de energia a partir de fissão sei muito mais. 9 anos em Almaraz.

  21. Avatar de Ricardo Carvalho
    Ricardo Carvalho

    Anda aqui muito ignorância relativamente ao nuclear e aos riscos que representa. Quem estiver interessado em ver uma estatística sobre Energy Source VS Mortality Rate pode consultar este link:
    https://www.statista.com/statistics/494425/death-rate-worldwide-by-energy-source/

    Quem estiver interessado em ler sobre os novos reatores de fissão nuclear de Molten Salt já em testes pela China, e que produzem uma ínfima parte dos resíduos nucleares e mais energia do que um reator de Urânio, e que tem um Half-Life dos resíduos de cerca de 300 anos ao contrário do Urânio que são milhares de anos, pode consultar este link:
    https://www.europeanscientist.com/en/features/china-shows-us-the-path-to-the-nuclear-future/

    Estes novos reatores vão ser o futuro da produção energética. Não existe nenhuma fonte de energia que consiga suprir a demanda energética a nível mundial que não seja o nuclear. A Finlândia está também a criar novos sistemas de armazenamento de resíduos bastante mais seguros.

    O principal entrave a este tipo de energia, é o estigma associado à palavra Nuclear, mais do que propriamente o risco que representa, mas o medo e a ignorância sobre o assunto é tanto que as pessoas fecham de imediato a porta a esta solução.

  22. Avatar de Eddy
    Eddy

    Mas estão a falar da energia nuclear de fissão ou fusão?
    Parece que não há distinção, a julgar pelo artigo e pelos comentários.

    1. Avatar de Ricardo Carvalho
      Ricardo Carvalho

      Fissão Nuclear = Reatores normais, bombas atómicas, etc. tudo o que foi implementado comercialmente até hoje.

      Fusão Nuclear = Ainda em investigação, Reator Experimental ITER em França, “Power of the Sun”

      1. Avatar de Eddy
        Eddy

        Eu não preciso que me expliquem as diferenças de uma e de outra.

        Só queria perceber se o COP26 se refere à energia nuclear como um todo ou apenas energia nuclear de fissão…
        O texto do Pplware só refere como energia nuclear.

        1. Avatar de Ricardo Carvalho
          Ricardo Carvalho

          A COP26 deve referir-se apenas a energia de Fissão, pois são as únicas disponíveis comercialmente para produção elétrica. Agora, não acredito que interrompam os subsídios para a investigação da energia de Fusão, como no caso do reator em França ITER. Se realmente a fusão for comercialmente viável, acabam-se os problemas energéticos no mundo, pois a fusão não tem resíduos.

  23. Avatar de Luna
    Luna

    É uma grande pena esta decisão. A energia nuclear seria muito útil como transição para as energias mais renováveis enquanto estas não conseguem substituir as não renováveis completamente… vejam aqui: https://youtu.be/EhAemz1v7dQ