iPhones demoram mais a receber novas funcionalidades – Porquê?

21 Comentários

Se está dentro do mundo dos smartphones, já se deve ter questionado sobre o porquê de os iPhones se atrasarem para a festa quando se trata de introduzir novas funcionalidades nas máquinas da Apple. Contrariamente, os smartphones Android parecem obter novas funcionalidades a toda a hora – até fica difícil de acompanhar todas elas.

Mas porque é que os iPhones são tão lentos a introduzir novas funcionalidades? Descubra hoje algumas razões.

O porquê dos iPhones serem tão lentos a receber novas funcionalidades



Leitores de impressões digitais por baixo do ecrã, smartphones dobráveis, etc. Os dispositivos Android parecem obter sempre as características mais recentes antes dos iPhones. Mas porquê?

Características dos iPhones têm de se integrar no Ecossistema da Apple

Uma das maiores razões pelas quais os iPhones são tão lentos a introduzir novas funcionalidades é que cada nova funcionalidade introduzida não está limitada ao próprio iPhone. Esta tem de encontrar o seu lugar em todo o ecossistema Apple – precisa de funcionar bem em quase todos os produtos Apple.

Para o fazer, são necessários testes rigorosos para garantir que não existem problemas antes da funcionalidade ser aprovada. Cada nova funcionalidade precisa de ser adaptada de modo a funcionar em completa sinergia com outros dispositivos e funcionalidades Apple.

As decisões para um novo iPhone são tomadas com meses de antecedência, por vezes anos. E, enquanto os fabricantes de Android parecem lançar constantemente novas funcionalidades, fazê-lo é mais difícil para os iPhones devido ao seu ecossistema profundamente integrado e congruência com outros produtos e serviços Apple.

Imagem ecossistema da Apple

A Apple mantém a consistência dos iPhones acima das tendências

Não é novidade para ninguém que os smartphones Android são lançados em todas as formas e tamanhos, enquanto os iPhones normalmente permanecem mais ou menos os mesmos ao longo dos anos. Embora os fãs do Android possam discordar, isto não é necessariamente a Apple a ser preguiçosa, mas sim a estar consciente da sua base de consumidores.

Alterar demasiado o design ano após ano só dificulta a imagem de marca que um fã de iPhone tem da Apple. Por exemplo, por muito odiada que seja, mesmo por alguns utilizadores de iPhone, ainda assim é icónica e facilmente identificável à distância.

A manutenção da consistência do design, tanto para hardware como para software, assegura que um utilizador de iPhone continuará a atualizar para outro iPhone. Isto ajuda-os a saber o que esperar da sua compra e a não estarem sujeitos a quaisquer surpresas indesejadas que os dispositivos Android possam oferecer.

Imagem consistência da Apple acima das tendências

Contudo, com as marcas chinesas a tornarem-se mais populares a cada dia pelos seus smartphones premium, mas acessíveis, existe certamente mais pressão sobre a Apple para justificar o preço dos seus iPhones.

Software sem falhas acima de características divertidas

Se tiver visto as revisões e comparações online do iPhone, poderá ter notado como estes parecem lidar muito bem com as funcionalidades principais em comparação com smartphones Android de igual preço, tais como chamadas, videochamadas e gravação de voz.

Como existem significativamente menos iPhones do que smartphones Android, os programadores de aplicações como o Instagram e Snapchat podem otimizar melhor as suas aplicações para correr num iPhone. Contrariamente, os smartphones Android obtêm uma solução de tamanho único descuidado.

Facilidade de utilização tem prioridade sobre a personalização

Embora o Android seja conhecido por dar aos utilizadores a possibilidade de escolha e a liberdade de fazer com que os seus telefones sejam mais pessoais, os iPhones estão mais concentrados na padronização e na oferta do que funciona melhor para a maioria das pessoas.

Imagem facilidade de utilização acima da personalização

A vantagem aqui é a facilidade de utilização, maior integração, melhor consistência, e maior segurança e privacidade que se obtém com os produtos da Apple. Mas todas estas vantagens têm o custo de perder a liberdade de personalizar as suas máquinas ou desfrutar regularmente de novas funcionalidades inovadoras.

Em todos os seus produtos, quer seja um iPhone ou um MacBook, a Apple dá prioridade à facilidade de utilização e simplicidade em relação à personalização. É por isso que os iPhones são tão fáceis de operar e não têm tanta curva de aprendizagem como alguns smartphones Android podem ter.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de FT87
    FT87

    Sem dúvida do melhor que há e tao cedo não existirá nada parecido

  2. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Partilho da opinião que para fazer receber chamadas e SMS, no IOS é mais fácil, mas tudo o que passe disso na minha opinião é mais complicado.
    Eu deixei de utilizar IPhone na versão 5, e até hoje não sinto saudades nenhumas.
    Sou cliente Apple, Imac, IPad, IPod é muito próximo Apple TV, mas para mim um tlf pessoal tem de ser isso mesmo, pessoal, poder configurar a gosto e não dentro do que a Apple acha aceitável, foi isto que me levou a abandonar o IPhone, na altura por um toque de telefone que não estivesse já nas opinião não era possível alterar isto é um dos exemplos, compramos um IPhone novo e parece que continuamos com o mesmo, nada muda.
    Atualmente tenho o Note 10+ e graças a Spen não há telefone melhor para trabalho.
    Antigamente chega ao final do dia com papelinhos com recados e notas até na cuecas, mas desde que comprei o Note 8 e depois o 10 isso acabou

    1. Avatar de David
      David

      Concordo! O único problema da Google é o ecossistema… demasiados e não haver uma conformidade… do o exemplo, um relógio com Android que seja decente, verdadeiramente decente para se utilizar como o fazendo com o Apple Watch… onde tudo funciona como deve ser

  3. Avatar de Francisco Esteves
    Francisco Esteves

    Alguém acreditou neste artigo?

  4. Avatar de jk
    jk

    facilidade de utilização isso é mentira
    ha algumas coisas no iphone que é mais complicado de fazer por exemplo transferência de ficheiros ligar e desligar o gps é preciso ir as definições etc….

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Não discordo de ti, especialmente na questão de transferência de ficheiros; no entanto, quem é que ainda liga e desliga o gps? Não conheço ninguém…

      1. Avatar de Vítor M.

        É um facto. O que se desliga hoje num smartphone?

    2. Avatar de Zaark
      Zaark

      Depende do utilizador. Para alguém mais versado nos meandros técnicos, o Android é mais flexível na transferência de ficheiros. Mas para o Average Joe, os ficheiros vão para a iCloud e ele vê eles aparecem automaticamente no seu Mac ou Windows (com iCloud instalada). Mas a coisa ainda assim melhorou bastante com a introdução da app Files há uns anos; antes era bem pior, nisso tenho de concordar a 110%.

      Quanto ao GPS, pessoalmente não ando a ligar nem a desligar. O iOS trata da gestão dele por mim. Creio, a meu ver, que para o comum utilizador também seja mais simples assim.

      No final do dia, é uma questão de gostos. Ambos são impecáveis a fazer chamadas, portanto estamos todos bem

    3. Avatar de Looop
      Looop

      Transferencia de ficheiros dificil? Caramba e so usar o airdrop, icloud ou o itunes por cabo e transfere tudo. Quem usa windows como eu e so usar o cabo ou o smb por wifi que com router wifi6 transfere a mais de 900mbps

      1. Avatar de David
        David

        Ficheiros, pois!
        Catalogamos as fotos por tags em vez de pastas! Pq na aplicação das fotos ele mostra-as todas juntas! Somente as tags é que as juntam mediante datas, local, tema etc etc… na verdade estão todas juntas…

  5. Avatar de Manuel Costa
    Manuel Costa

    O sistema da Apple é totalmente fechado e nunca tem mais de 100 drivers registados. É um problema do próprio IOS que a Apple não mudou já desde 2004 para cá. É uma forma de facilitar a operação. Quando se aproximam dos 100 drivers, é quando descartam versões dos equipamentos. O MacOs já recebeu um update que permite chegar aos 999 drivers mas, a empresa continua abaixo dos 100, por ser mais simples de formatar a utilização e quando surgem bugs é mais fácil saber qual é o que gera o problema.
    Enquanto que o Android tem 833000 milhões de drivers personalizáveis, o que impede estar a criar um programa para aqueles equipamentos em específico.
    O mesmo se passa com as actualizações. Enquanto que a playstore suporta 9 versões do Android, o Itunes suporta 2 versões do IOS e 4 do MacOS. Se não fizerem o update são atirados borda fora pois não conseguem fazer actualizações sem actualizar o itunes.

    1. Avatar de David
      David

      Mas para que complicar?
      Agora está na moda cada um fazer o seu processador… imaginem o que irá ser após!
      Ao invés de simplificar estão a complicar! E para que? A Apple exagera para o menos possível a Google ou comunidade Android/Windows/Linux etc… querem abranger um mundo inteiro e para que? De que serve serem o maior se não são coerentes nem consistentes?

  6. Avatar de iDroid
    iDroid

    “833000 milhões de drivers personalizáveis” – Mais mil milhões menos mil milhões, correto?

  7. Avatar de carlos
    carlos

    eu como ainda gosto de transferir mp3 por pastas uso o a app documents para transferir para o iphone

    1. Avatar de David
      David

      MP3? Se usarmos um leitos MP3 à “antiga”, no meu local de trabalho somos obrigados pq não è autorizado o uso do telemóvel! Mas as músicas nos telemóveis funcionam como as fotos… colocamos em pastas mas depois quando carregamos numa pasta, ficam todos juntos!

  8. Avatar de HUGO SANTOS
    HUGO SANTOS

    Gostei do artigo, mas parem de chamar as pessoas fãs disto ou fãs daquilo. As pessoas adquirem os produtos e marcas que mais gostam e lhe convêm de acordo com as suas posses e necessidades.

    Claro que há consumidores que só compram determinada marca, como há consumidores que só compram Renault ou Mercedes, mas esses são os burritos que não percebem que as marcas têm melhores ou piores momentos na sua existência e o que hoje é espetacular, amanhã já foi ultrapassado.

  9. Avatar de Estefâneo Empregos
    Estefâneo Empregos

    Excelente artigo @Pplware.

  10. Avatar de V.T.
    V.T.

    Parabéns pelo artigo, assim sim!

  11. Avatar de LarilasOS
    LarilasOS

    Eu adoraria mudar de novo para o iPhone….estou espectante do iPhone 14 pois acredito já não trazer a nodge (que eu até acho giro mas…rouba espaço para assistir a vídeos no Youtube por exemplo), mas é-me difícil largar o meu Redmi Note 9S pelas suas funções…eu não quero saber da “personalização” porque, muito sinceramente, eu gosto de usar o smartphone exatamente como vem de fábrica…no meu Redmi a única coisa que personalizo no Home Screen é fazer pastas para as apps que mais uso e assim sei sempre onde elas estão…coisa que até mesmo o iOS permite fazer….mas funções como “Aplicações Clonadas” ou poder escutar Youtube mas com o ecrã desligado, só com a aplicação oficial Youtube e sem pagar a mensalidade do Youtube Premium valem ouro…ah e tal…vou nos transportes públicos e posso escutar um concerto inteiro que esteja lá no Youtube e ter o ecrã desligado e o telemóvel no bolso…
    Ainda assim, mesmo descorando essas features que vêm na MiUI 12…ficaria contente se a Apple aumentasse a velocidade de carregamento do Magsafe para pelo menos 30W…Vá lá Apple, podes continuar com a tua porta lightning mais obsoleta que um Nokia 3310 mas por favor, aumentem lá a velocidade de carregamento sem fios…só isso já me faria mudar…até porque uma cena fixe é que no iOS podes continuar a ter os serviços da Google como Google Photos, Google Drive, Google Maps, Google Calendar, etc…já o contrário é quase que impossível.

  12. Avatar de Daniel
    Daniel

    Tanto ano depois, mesmo discurso e a Apple ainda não o patrocinia… não é justo… tanto amor… Talvez estivesse na hora, sei lá, de começar a ler sobre tecnologia e ler sobre quais as empresas que realmente tem revolucionado o mundo tecnológico.

  13. Avatar de ZE
    ZE

    Ios sempre antiquado