O acesso à sua conta Google vai mudar radicalmente a partir de 9 de novembro

68 Comentários

A Google está constantemente a tentar garantir a segurança dos seus serviços e dos seus utilizadores. Para além de criar e aplicar mecanismos que elevam estes padrões, procura também dar aos utilizadores as ferramentas para se protegerem.

Com esta ideia de base, a gigante das pesquisas vai em breve tomar uma medida única e que muda radicalmente as suas contas. A partir do dia 09 de novembro, todos os utilizadores dos seus serviços vão ter de usar a validação de dois passos, tornando o smartphone numa peça essencial.

Google autenticação validação passos segurança

A validação de 2 fatores ou, autenticação de 2 fatores, como também é conhecida, é um mecanismos que permite uma autenticação segura, bastando ao utilizador conhecer a sua palavra passe. Este processo inicial é compensado por um segundo, onde existe uma informação que o utilizador controla.

A Google acredita que este será o mecanismo mais seguro e que quer ver a ser usado pelos seus utilizadores. Há vários anos que já podia ser ativado, mas agora o processo vai mudar e todos os utilizadores vão passar a ter ativo.

Google vai ativar autenticação de 2 fatores em mais de 150 milhões de contas

Já se sabia que a Google ia tomar este movimento, mas sempre sem ter sido revelada a sua data de entrada em funcionamento. A gigante das pesquisas revelou agora mais informação e marcou finalmente uma data. Será no dia 9 de novembro que tudo será mudado e a segurança será aumentada.

Muitos utilizadores têm já esta funcionalidade ativa e a ser usada, garantindo assim uma segurança mais elevada. O processo é simples e requer apenas o smartphone para que seja fornecida a segunda autenticação do utilizador.

Quem não quiser aguardar pela próxima semana, pode ativar a validação de dois passos. Basta aceder a este link e depois à zona Segurança. Aqui vai estar presente a opção validação de dois passos, devendo ser seguido todo o processo, que é muito simples.

Certamente que é uma mudança que irá ter muitos resistentes, mas é um passo necessário. Com a validação de dois passos a Google garante uma segurança muito mais elevada e que vai proteger os seus utilizadores de forma muito eficiente.

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de atento
    atento

    Entendo que a validação de 2 passos é importante para a segurança.
    Mas se não houver telemóvel? Como se faz? Nem toda a gente quer ter ou pode ter telemovel…

    1. Avatar de pjgerardo
      pjgerardo

      Tens outros métodos como códigos de backup e SMS (embora SMS precise de um telefone na mesma)
      E tens as apps de autenticação, nunca procurei mas de certeza que devem existir na versão PC

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      quem n tem smartphone hoje em dia? Ate o meu tetraavo tem! Deixem se de coisas, smartphone hoje em dia é tao normal como ter um carro e uma casa….mal seria se em Portugal alguem n tivesse.

      1. Avatar de Jota
        Jota

        A questão não é “quem não tem telemóvel”, a questão é “Quem não quer dar o nº de telemóvel”!

        1. Avatar de Mitra
          Mitra

          Não é preciso dar numero de telemóvel já expliquei mais abaixo como não dar o numero e funciona na mesma.

        2. Avatar de Filipe
          Filipe

          Já o deram para criar a conta. Aproveito o que o Miguel escreveu e digo: “deixem-se de coisas”.

          1. Avatar de Manuel Costa
            Manuel Costa

            Não dei nenhum número à google… ainda tenho 2 contas do Gmail test que uso regularmente, nunca foram atacadas e a única mudança é que deixei de receber os popups de terem adicionado novidades para experimentar e responder ao questionário (ali por 2011-2012).

      2. Avatar de Zé d'Avó
        Zé d’Avó

        Não é essa a questão, ter ou não ter. Já me aconteceu o telem. cair pela enésima vez e ficar apagado para sempre. Compra-se outro, certo, mas se for online estás lixado, tb precisas de telem., moral da história, tens que ter 2.
        Eu só não quero é dependências absolutas, poder optar.

    3. Avatar de Pintor
      Pintor

      Qualquer programa de gestão de passwords permite activar no próprio programa.

  2. Avatar de Mitra
    Mitra

    Resumindo a google vai ter acesso ao numero de telemóvel de toda a gente?
    Ou podemos activar isso sem numero de telemóvel?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Teoricamente com o Google Authenticator dá.

      1. Avatar de pjgerardo
        pjgerardo

        Não é teoricamente, dá mesmo e não precisa de ser o autenticador da Google, pode ser qualquer um, eu uso o da Microsoft porque dá para fazer backup.

        1. Avatar de Manuel
          Manuel

          Sim, pode-se utilizar qualquer app de autenticação contudo só é apresentado essa possibilidade quando se dá um número válido. Ou seja, sem número… nada feito.

          1. Avatar de pjgerardo
            pjgerardo

            Vê a resposta do Mitra abaixo

        2. Avatar de Mike
          Mike

          O da google tambem da pra fazer backup

        3. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Mas o Google Authenticator, pelo menos, tem um problema gravíssimo, que é caso o telemóvel avarie, seja roubado, etc, perdes o que lá tinhas. Permite transferir as autenticações para outro smartphone, mas caso o teu avarie já foi. Precisas sempre de guardar os QR code iniciais para poder adicionar.

          1. Avatar de pjgerardo
            pjgerardo

            Mudei para o da Microsoft depois de usar o da Google durante anos precisamente por conta disso. O da Microsoft deixa fazer backup para a nuvem com a conta Microsoft

      2. Avatar de Joaquim
        Joaquim

        Eu uso o authy. para poder sincronizar entre os meus vários telemóveis (1 deles iphone 6s).
        E tenho root no telemóvel, por isso faço backup do authy para o aegis (app 2fa para uso local, sem cloud).
        Aegis também dá para exportar e por exemplo por num cartao sd, para backup das keys

    2. Avatar de Mitra
      Mitra

      Já activei sem numero de telemóvel, quando vou activar a função 2FA aparece para adicionar o telemóvel como método de recuperação mas aparece uma opção que deixa escolher “outros meios” e gera uns CÓDIGOS DE BACKUP e assim já deixa adicionar o 2FA.

      O processo pode ser um pouco complexo para pessoas de idade, acho que muito pessoal vai fazer borrada e ficar com a conta bloqueada.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Guarda bem esses códigos de backup. Um dia podem ser importantes.

        1. Avatar de Mitra
          Mitra

          Sim já os guardei.

      2. Avatar de Manuel
        Manuel

        Obrigado pela diga, contudo não vejo a possibilidade de colocar a app TOTP como autenticação de padrão. Todos os meus dispositivos onde eu esteja ligado com a minha conta Google continuam a receber mensagens a pedir confirmação se fui eu, mesmo escolhendo autenticação com código TOTP as mensagens continuam nos dispositivos. É chato.

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      Lol.
      Achas que não tem já?
      Se tens um telemóvel Android já aos anos que a Google sabe *tudo* o que fazes no telemóvel.

    4. Avatar de StupidDGS
      StupidDGS

      BBurr0, aprende a ler. Usa a aplicação que não tens de dar o numero a ninguem.

  3. Avatar de doido
    doido

    Eu larguei a google há muito… Inclusive modifiquei a rom do telemóvel para não ter serviços google associados. Agora a bateria em vez de de 1 dia, dura 3.
    Ainda assim, se se vier a provar necessário, largo o telemóvel também.
    Farto deste poder e controlo das grandes tecnológicas, que se deitam na mesma cama sua grandes governos mundiais, inclusive a nossa comunista Europa

    1. Avatar de cesar
      cesar

      Nao sei que calhau tinhas, mas o meu xiaomi de 300 euros aguentava-se 2 a 3 dias com boa utilização e tinha as coisas da google

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Só mesmo utilizando o aparelho pouco e desligando-o à noite.

        1. Avatar de adbu
          adbu

          Só mesmo andando com dados e wi-fi desligados

    2. Avatar de Rui Miguel
      Rui Miguel

      Uns nascem como o sexo errado, tu estás no século errado. É perfeitamente compreensível. Bom era na altura pré revolução industrial.

    3. Avatar de Luis Rosalino
      Luis Rosalino

      “doido” se te convences que nao precisas de smartphone, parabéns porque para além de seres mt forte para ouvir as opinioes dos outros, vais tmb contra a corrente o que não é fácil pois o sistema está montado e n é facil sair dele. Eu tmb opto por n ter carro, sao custos absurdos, e todos os dias sou bombardeado com todo o tipo de pessoas a dizerem me q tenho d ter um carro…

      1. Avatar de Zé d'Avó
        Zé d’Avó

        Betinhos da cidade não precisam de carro, para quê? Transportes (quase) gratuitos pagos pelo orçamento e emprego ou escola a 2 passos… Os outros na província que se lixem e que paguem carro e impostos.

        1. Avatar de Luis Rosalino
          Luis Rosalino

          só me deste razão, o meu contexto é viver na cidade e de não precisar de carro por causa de todas as razões que disseste e mais algumas, ainda assim ha bananas que n olham para o contexto e tentam argumentar com as suas ideias de outro contexto…

        2. Avatar de scp
          scp

          Então e se não houvessem transportes públicos na cidade a gasolina e os impostos do carro seriam mais baratos? Não.

  4. Avatar de Maria
    Maria

    Nem toda a gente quer dar o n. telemovel a uma empresa que não tem nada a ver com isso

    1. Avatar de pjgerardo
      pjgerardo

      Não precisas de dar número de telefone nenhum, só usar uma app de autenticação e nem precisa de ser o google autenticador, eu uso o autenticador da Microsoft por exemplo.

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Como falei mais acima, é preciso dar número sim. Só depois é apresentado a possibilidade de utilizar uma app de autenticação.

        1. Avatar de Mitra
          Mitra

          Não é preciso nada, acabei a pouco de fazer o processo e não me obrigou a dar o numero de telemóvel, no entanto tiver que activar os códigos de backup para me deixar adicionar o 2FA.
          Mas funcionou tudo bem sem numero de telemóvel.

          1. Avatar de Manuel
            Manuel

            Sim, acabei de experimentar, contudo não é perfeito. Mesmo escolhendo autenticação com app 2FA (e entrando com sucesso na conta) a Google continua fazendo spam a todos os meus dispositivos com mensagens a pedir confirmação se fui eu a fazer login. É ridiculo.

          2. Avatar de pjgerardo
            pjgerardo

            Manuel pode ser ridiculo para ti, mas eu que tenho a minha “vida” no Google quero ser avisado em todos os dispositivos de cada login novo (são só logins em sitios que nao logamos antes), porque um dispositivo roubado ou um acesso indevido pode ser bastante grave para a maioria das pessoas, roubo de identidade, contas bancárias, etc

    2. Avatar de Mitra
      Mitra

      Já activei sem numero de telemóvel, quando vou activar a função 2FA aparece para adicionar o telemóvel como método de recuperação mas aparece uma opção que deixa escolher “outros meios” e gera uns CÓDIGOS DE BACKUP e assim já deixa adicionar o 2FA.

      O processo pode ser um pouco complexo para pessoas de idade, acho que muito pessoal vai fazer borrada e ficar com a conta bloqueada.

  5. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Isso vai causar imensos problemas a quem tem serviços a usar POP ou IMAP na conta Gmail, com a autenticação de 2 fatores deixa de funcionar. Há programas de faturação que fazem uso disso para envio de e-mails, e há quem use Thunderbird por exemplo para aceder à conta Google.

    1. Avatar de pjgerardo
      pjgerardo

      Para isso tens as “app passwrods”: https://support.google.com/accounts/answer/185833?hl=en
      Não precisas de ter a conta inteira desprotegida só porque usas uma app que não suporta 2FA

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Supostamente isso precisa que se possa adicionar essa password à app, certo? Não estou a ver isso ser possível num programa de faturação.

        1. Avatar de pjgerardo
          pjgerardo

          Não, é uma password para ser usada apenas por uma aplicação e usando essa password em vez da password da conta não pede 2FA. Pode criar uma destas password “especiais” para cada aplicação não compativel.

    2. Avatar de OF
      OF

      Tenho gmail configurado como IMAP no thunderbird e 2FA activo.
      O que é que poderia não estar a funcionar?

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Isso é porque estás a usar o Oauth 2.0. Experimenta não usar e vais ver. E isso aplica-se a qualquer programa que não suporte Oauth 2.0. Há milhões de pessoas por todo o mundo a usar IMAP e POP do Gmail em software de terceiros.

  6. Avatar de Ze Nandoooo
    Ze Nandoooo

    E um mail geral?

    Uma associação tem um e-mail, acessível por várias, pessoas. Só “o presidente” é que pode aceder porque é ele que tem o telemóvel?

    Pior para mim é isto: Preciso de me logar num PC público porque a minha bateria morreu e preciso de resolver coisas. Ardeu?

    1. Avatar de pjgerardo
      pjgerardo

      Se te logas em PC’s publico sem 2FA activo, isso é o menor dos teus problemas 🙂

    2. Avatar de pjgerardo
      pjgerardo

      Se associação funciona assim é porque o responsável de IT não pesca nada de IT. Contas não se partilham em lado nenhum. O CEO da minha empresa pode pedir a minha password que eu não dou e o IT também não sabe, só tem o poder de fazer reset. Existem razões técnicas para isto funcionar assim e uma delas é se alguém fizer algo errado como apagar ou partilhar ficheiros confidenciais o que fica registado é a conta do utilizador.
      Cada pessoa na associação deve ter a sua conta pessoal e depois são criados alias como “infomacões@minhaempresa.pt” que são direcionados para todos os utilizadores que devem ter acesso a esses mails.

      1. Avatar de Manuel Costa
        Manuel Costa

        És uma criança… muito criança.
        O email é uma excelente ferramenta para partilhar dados entre pessoas. Se estou no meu trabalho e preciso de um ficheiro, ou pago 50 euros por uma conta de telemóvel e a empresa paga 600 euros por um contra e serviços cloud ou temos um email comum, acessível de qualquer computador (ou telemóvel) para tirar os ficheiros necessários.
        Muito mais simples, barato e eficaz, principalmente quando se precisa de um documento geral e não se vai andar com papéis atrás ou enviar antecipadamente.
        Quando se está no local é fácil aceder e enviar para quem é o destinatário. Já me safou muitas vezes até a chegar a serviços públicos e era preciso outro documento. Aceder ao mail, enviar para a pessoa das finanças que o imprime e voilá, 8 horas de trabalho poupadas e sem gastar mais dinheiro.
        É algo muito comum em escritórios de tudo existir um mail comum para guardar a documentação geral. Salva muitos dias de trabalho. Os outros assuntos são individuais e poupa-se andar a usar o acesso aos sites ou pedir cópias de documentos ou ter de voltar, fazer uma cópia e regressar ao local para a entregar.
        E acerca de redes públicas, uso a Meo que me dá serviço livre onde exista um router MEO. Tenho contas da google criadas em 2003, ainda na fase que era Google Mail, quando passou a Gmail, continuou e continuo a usá-las. As duas receberam os parabéns de estarem activas há mais de 17 anos, no dia 1 de Janeiro de 2021.

  7. Avatar de Sergio
    Sergio

    Percebo a questão da segurança.. mas pelo que percebi, esqueço-me do tlm em casa e quando chegar ao trabalho nao posso usar o mail?
    Isto devia de ser opcional, nem todos os tipos de contas precisam de algo assim, principalmente quem usa apenas para enviar emails basicos, nao faz sincronizações, nem aloja documentos importantes.

  8. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    É mais seguro mas é uma situação chata. Se não tiver o tlm comigo não consigo ver o mail.

  9. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Não vou ativar isso nem que a Google me force!! Não vou dar o meu nr de telemóvel nem outro dado qualquer.

  10. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Fiz o procedimento mesmo agora.Muito obrigado,Pedro Simões. 🙂

  11. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Já agora,o Pedro tem todos aqueles smartphones que estão na imagem do meio(Xiaomi 11 T, Samsung Galaxy Z Fold3 5G, Huawei Mate 20 Pro, Oppo Find X3 Pro, Oppo CPH2247) e o tablet Huawei MediaPad M5 Pro ?? Eu estou atónito,palavra de honra. 😐

    1. Avatar de Pedro Simões

      Calma, não é um depósito de telefones. São equipamentos que me passaram pelas mãos.

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Ok,compreendo.Já me parecia uma coleção de smartphones,kkk. 🙂

  12. Avatar de Ruca
    Ruca

    Existe gente que não quer saber da sua conta de email. Por ignorância ou por ser desleixado. Já vi um smartphone na Fnac com uma conta Google pessoal com a caixa de email pessoal à disposição de todos. Se foi o próprio é mau, se foi alguém maldoso a usar a conta de outro agora fica salvaguardado, já não o pode fazer novamente.

  13. Avatar de joao moreira
    joao moreira

    Quem não usa telemóvel, smartphone por questões de saúde, como faz?
    Os meus olhos não conseguem ler nesses dispositivos.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Eu também já vejo um pouco mal.Antes do fim deste ano já devo usar óculos definitivamente. 🙂

  14. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    O pessoal tem medo de dar o numero de telemovel com medo que a Google faz o rastreio por onde anda ou então que alguem da Google lhes telefone eheheheheh mas no entanto andam com a localização ligada nos telemoveis e nos GPS…

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      O problema é o spamm. É que dar o número vai ser partilhado como acontece com o facebook… em que as pessoas recebem 50 chamadas de spamm mensalmente para coisas estúpidas. Além de que há muita gente que usa tarifários limitados que obrigam a pagar SMS e chamadas individualmente. Só que a miudagem acha que 1000000% das pessoas já paga 300 euros mensais pelos serviços de internet e telemóveis.

  15. Avatar de Joao Matos
    Joao Matos

    Só velhos do Restelo.
    Estas caixas de comentários estão cheias de gente que só sabe criticar porque sim!
    Incrível como não conseguem ver que isso é uma coisa boa e dificulta que vos roubem as contas.
    Por causa de gente assim é que há tantas burlas.
    Deixem-se de ser profissionais da crítica fácil.
    Informem-se antes de dizer baboseiras.

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Quando começares a receber telefonemas da Xscopre a querer vender-te novos serviços de telemóvel e 500000 SMS mensais de publicidade, logo percebes as baboseiras.
      Já agora, seu burro, há pessoas que pagam tarifários livres que terão de pagar cada SMS para aceder ao mail… nem todos são ricos para pagar 300 euros mensais para ter 6 telemóveis e uma ligação de 999mbs em casa.

      1. Avatar de João Matos
        João Matos

        Caro Manuel Costa tenho o sistema de dupla autenticação na minha conta do Gmail desde que a Google disponibilizou o serviço.

        Não recebo mais chamadas de bancos, seguradoras, companhias de telecomunicações e afins que outras pessoas que conheço e nem conta da Google têm.

        Deixe-me só corrigir uma coisa, ninguém paga um único SMS para aceder ao email! Sabe quantos é que eu paguei desde que tenho o serviço de dupla autenticação ligado? ZERO! A Google envia-lhe a si um SMS com um código para entrar, isto se você optar por receber o código por SMS, porque existem outras formas de o obter.
        Você paga os SMS que recebe? Aconselho-o a mudar de tarifário.

        Mais uma vez, se não sabe fique calado ou fale apenas depois de se informar. Deixe de ser burrinho.

  16. Avatar de António
    António

    Alguém sabe se também será aplicado a contas institucionais? Google educação, etc?

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Segundo a google será para todas.
      Recebi agora o mail a dizer que amanhã tenho de registar o telemóvel ou usar uma forma de autenticação secundária.

  17. Avatar de pj
    pj

    Eu não quero estar seguro.
    esses merd.. querem é ter dados e mais dados dos utilizadores.