Portagens: Preços nas autoestradas devem subir 1,84% em 2022

59 Comentários

Além da subida dos combustíveis, da energia, há agora também a informação que os preços nas autoestradas devem subir 1,84% em 2022.

De relembrar que em 2020 e 2021 os preços das portagens não foram alterados.

Portagens: Preços nas autoestradas devem subir 1,84% em 2022


Em 2020 e 2021 os preços das portagens não foram alterados…

O preço das portagens nas autoestradas deverá aumentar 1,84% em 2022, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação para outubro. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo informações, a fórmula [usada pelo INE] que estabelece a forma como é calculado o aumento do preço das portagens em cada ano está prevista no decreto-lei n.º 294/97. Esta fórmula estabelece que a variação a praticar em cada ano tem como referência a taxa de inflação homóloga sem habitação no continente verificada no último mês para o qual haja dados disponíveis antes de 15 de novembro, data-limite para os concessionários comunicarem ao Governo as suas propostas de preços para o ano seguinte.

Portagens: Preços nas autoestradas devem subir 1,84% em 2022

Em 2020 e 2021 os preços das portagens não foram alterados, após quatro anos consecutivos. Em 2019 as portagens nas autoestradas aumentaram 0,98%, depois de aumentos de 1,42% em 2018, de 0,84% em 2017 e de 0,62% em 2016.

Na estimativa rápida do Índice de Preços no Consumidor (IPC) hoje divulgada, o INE avança que a taxa de inflação homóloga, excluindo habitação, no continente terá sido de 1,84% em outubro.

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de outubro serão publicados dia 11 de novembro. Por agora é apenas uma previsão do que pode vir a acontecer já em 2022.

Em Portugal as autoestradas têm dois sistemas de portagem diferentes: pórtico e cabines de portagens. A melhor forma de pagar as portagens em ambos os sistemas é com um identificador eletrónico. O sistema de portagens eletrónico permite a identificação de veículos no momento da passagem no pórtico.

Partilhar:

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tonheco
    Tonheco

    Com a quantia bombástica que vamos colocar ao bolso com o desdobramento dos escalões de IRS, vamos poder pagar este aumento e muito mais.

    Socialismo – A igualdade na distribuição da miséria!

    1. Avatar de Fred
      Fred

      Não sei em que pais andas, mas o OE foi chumbado logo o desdobramento dos escaloes do IRS não vai avante.
      Falam do Socialismo, mas o PSD lá fazia muito pior, como se viu quando andou por lá.
      O problema do povo é que é sempre conta tudo e na hora de votar vota na abstenção porque é melhor ir para a esplanada do que perder 10 minutos a ir votar.

      1. Avatar de Tonheco
        Tonheco

        Ainda bem, pois o desbobramento era gozar com quem trabalha.
        O PSD é igual ao PS, o “D” é de dois, PS “Dois”.

        Mas não podemos esquecer que da ultima vez, o psd teve de pagar uma divida á troika que foi chamada pelo PS devido á bancarrota que criou.

        1. Avatar de Fred
          Fred

          Sabes que tás enganado, ou então és um tolo.
          A troika veio porque? porque o PSD, como toda a oposição so sabe fazer, é ser do contra pk sim e rejeitaram um PEC que fez. o pais entrar na bancarrota.
          O desdobramento é gozar com quem trabalha?!
          Epah para tares a falar assim és daquels que ganhas 65 mil ao ano sem mexer um dedo

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Eu ganho 150k ao ano a trabalhar 16h por dia, achas que ganho bem?
            Achas que devo pagar perto de 60% do meu ordenado para impostos?
            Pode ser a diferença entre poder contratar 1 ou 2 empregados, não seria melhor para o país poder gerar emprego e tantos como eu fazerem o mesmo para impulsionar a economia?
            Em vez disso preferem fazer um país subsistir à custa de impostos e nivelar por baixo quem “ganha bem”.

          2. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            O país já estava em banca rota, foi o ps que chamou a troika, porque por essa ideia também entrávamos em banca rota agora.

          3. Avatar de Tonheco
            Tonheco

            Ou és facicoso ou simplesmente ignorante, ou pior, socialista. A troika veio chamada pelo PS pelas mesmas razões das duas vezes anteriores, também chamada pelos mesmos. O resto é historinha para ignorantes comerem.

            Mostra números, mostra lá os magnificos valores que podemos arrecadar com o desboramento do IRS para ficarmos cientes de tal coisa magnifica. Como és Socialista acredito que números e contas não é contigo, mas faz um esforço.

            O fim do último socialismo (a par de espanha) na europa desenvolvida está para breve, aceitem que custa menos.

          4. Avatar de Tonheco
            Tonheco

            @Zé Fonseca A.
            O Socialismo é acima de tudo o materializar da inveja, onde a miséria é distribuida de forma abundante e igualitária.
            O despertar da subsidiodependência, do pedinchar dos fracos e desonestos.

          5. Avatar de Fred
            Fred

            Deves tanto trabalhar 16 horas por dia como eu ir comer todos os dias ao restaurante.

          6. Avatar de RatazanaDoPunjab
            RatazanaDoPunjab

            Quem chamou a Troika foi o Passos Coelho e quem espetou com o país na bancarrota foi o Trump.
            Depois veio o Bolsonaro e levou tudo…
            Vá, vamos todos repetir, virámos a página da austeridade, dez vezes…

          7. Avatar de RatazanaDoPunjab
            RatazanaDoPunjab

            Oh Fred, a sério que pensa isso que escreveu?
            Diga lá que está a brincar com a malta, vá….
            Repita comigo, virámos a página da austeridade.
            5 Vezes, ok?
            Vamos lá, 3,2,1…

        2. Avatar de Luis
          Luis

          @Fred eu sei que agora vai começar a propaganda socialista para as legislativas mas vai lá com calma que o país já não tinha sequer dinheiro para pagar os seus funcionários com as maluquices do Sócrates, maluquices essas que ele foi acusado em tribunal.. o que vocês socialistas mais sabem fazer é manipular e enganar o povo com “a direita é um papão só vos quer tirar o dinheiro” e no entanto vocês não passam de uns ladrões do dinheiro público

    2. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      Já não terás o desdobramento pois o OE2022 foi chumbado.
      E não foi pelos socialistas mas sim pelos comunistas e afins

    3. Avatar de Helio
      Helio

      É só agradecer aos criadores das PPP à cerca de 25 anos atrás, onde ficou bem ressalvado que em caso de quebra de contrato a indemnização pelo Estado às concessionárias é muito superior às portagens e impostos cobrados nas AEs.
      Viva as privatizações

      1. Avatar de Tonheco
        Tonheco

        Quando bem feitas, as PPP são uma excelente opção. O que não faltam é bons exemplos na Europa.
        O problema é que em PT as PPP são feitas por corruptos para corruptos.

        Na Venezuela, Cuba e Coreia do Norte não há PPP nem privatizações.

      2. Avatar de FreakOnALeash
        FreakOnALeash

        As PPP de hospitais com melhores índices de qualidade por menos custo ao estado do que hospitais do SNS…essas são de saudar!

      3. Avatar de Luis
        Luis

        Claro, outro maluco a criticar as PPP.. és como a maluca da temido que por ideologia socialista quis retirar a PPP do hospital de Braga e olha o que está a acontecer neste momento.. é lindo de se ver

      4. Avatar de PTO
        PTO

        Quem abriu a posta às PPP’s foi o PSD em 1994, com a criação da PPP com a Lusoponte, assinada pelo Ministro das Obras Públicas Ferreira do Amaral, no governo de Cavaco Silva.

        Graças a isso, a ponte Vasco da Gama que foi anunciada como sendo de custo zero para os contribuintes, já leva mais de 700 milhões pagos por esses mesmos contribuintes nas renegociações efetuadas.

        Curiosamente o Presidente do Conselho de Administração da Lusoponte é… o mesmo Ferreira do Amaral que negociou a PPP com a Lusoponte quando era ministro.

        E esta, hein?

        1. Avatar de Helio
          Helio

          O descambar para as privatizações começou nesse governo.
          Até março de 2030, a lusoponte tem as rendas garantidas

  2. Avatar de TS
    TS

    Nossos Impostos são inúteis, visto que temos de pagar taxas para usufruir de infraestruturas criticas para trabalhar…

  3. Avatar de Joao
    Joao

    La vamos ter aumento também nas SCUT… Já agora, para quando a manutenção na Via do Infante entre Castro Marim e Tavira? O asfalto tá uma lástima!

  4. Avatar de LM
    LM

    Só não os mando ir roubar para a estrada porque isso já eles sempre fizeram.

  5. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    E porque ? tem mais alguma coisa la ? aumentaram o salario das maquinas que estao a fazer de pportageiros?
    é um país de treta.

  6. Avatar de Fusion
    Fusion

    Adoro pagar as coisas duas vezes, fizeram as estradas com o meu dinheiro e agora ainda vou ter que pagar mais para andar nelas, que bom. Costa se tiveres a ler isto, dá-me o teu NIB assim o meu ordenado vai logo para ti e para os teus boys

    1. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      Além do NIB do Costa, deves pedir o de todos os anteriores e, porque não, os do futuro pois ninguém irá retirar as portagens nunca.

      1. Avatar de FreakOnALeash
        FreakOnALeash

        Nope! Pedir o NIB do Costa é o que faz mais sentido faz sentido, dado que o virar da página da austeridade correspondeu a pagares mais impostos do que os necessários para pagar a bancarrota socialista.

    2. Avatar de Helio
      Helio

      Há 25 anos que andamos a pagar os lucros das PPP, bem como a manutenção das mesmas pela via direta do estado (nossos impostos)

    3. Avatar de António Costa
      António Costa

      Eu também tenho de ganhar para comer, estamos todos no mesmo saco.

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Comé bruh? Doeu muito morreres pelas mãos da geringonça que criaste?

        1. Avatar de Fred
          Fred

          Não sei quem é mais parvo, tu por tares a responderes ou o outro por tar a passar pelo antonio costa

          1. Avatar de Fusion
            Fusion

            No fim o mais parvo és tu por não perceberes ironia, relaxa que a vida não tem que ser tão cinzenta, apesar de tudo ainda podemos rir e brincar com as coisas..

          2. Avatar de Fred
            Fred

            Para responderes assim é porque serviu-te a carapuça

          3. Avatar de dqdq
            dqdq

            vais dizer que não é mesmo o António Costa? :O

    4. Avatar de Infinity
      Infinity

      Calma que ainda vais pagar mais

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Não sei como o estado ainda não se lembrou de colocar portagens nas estradas nacionais

    5. Avatar de PTO
      PTO

      Com o teu dinheiro? LOL
      Se fosse com o teu (nosso) dinheiro ainda nem a A1 estava acabada.
      Foram feitas com dinheiro que veio da União Europeia, isso sim.
      Ganha juízo.

  7. Avatar de A.F.
    A.F.

    E estão a espera do quê? Que estes atropelos criminosos se resolvam sentados no sofá. Parem de reclamar e mais acção física. Muito mais vem ai, se nada fizermos.

  8. Avatar de Jonny
    Jonny

    Viva o Chega

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    Toda a gente refila mas anda de carro em Portugal….pagam automoveis ao dobro do preco, gasolina ao dobro do preco, portagens que nunca mais acabam e continuam a conduzir. Usem transportes publicos ou andem de bicicleta como eu, cujo estado ate me deu 500 euros na compra de uma nova e alem de saudavel poupam mto mais!

    1. Avatar de Elektro
      Elektro

      Pois, andar de bicicleta… Espero que com tantas bicicletas a circular começem a pagar IUC visto que a muitos ciclcistas a usufruir das estradas pagas por esses gajos que andam de carro e mota.

    2. Avatar de João Duarte
      João Duarte

      Temos de meter na cabeça que a maior parte das pessoas não moram nas grandes cidades e não trabalham perto do local onde moram. Em Lisboa é relativamente fácil andar de transportes públicos, eu próprio o fazia quando tinha de ir para Lisboa todos os dias, mas agora faço cerca de 30km para ir para o trabalho e tenho autocarros que passam de hora em hora. Metro não existe, táxis caríssimos e alternativas igual. Como eu está muita gente e transportes públicos não são alternativa.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Morasses na cidade ou entao perto da linha de comboio. Eu moro na Azambuja, faco 40km para chegar a Lisboa de comboio com a bike eletrica e vou para o trabalho. Nao pago portagens, gasolinas, apenas 30 euros de passe por mes.

        1. Avatar de Oiii
          Oiii

          Um grande LOLLLLLLLLL para os teus dois comentários
          Vai viver para o interior por exemplo e depois diz-me se também consegues fazer isso
          Portugal não é só Lisboa

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Interior porque? Se te queixas do interior muda de sitio ou cala a chaveta..e preciso ser burro reclamar e continuar ai

          2. Avatar de oiiiii
            oiiiii

            eu não moro no interior
            simplesmente dei-te um exemplo de uma área geográfica até consideravelmente grande que não tem as mesmas condições a nível de transportes públicos como Lisboa tem
            mas pronto, o burro pelos vistos sou eu… nem vou argumentar mais com quem não quer ver as coisas
            e termino com uma frase que ouço desde pequeno para resolver este tipo de discussão, até é boa para ti que andas de bicicleta
            “leva a bicicleta que eu fico com os pedais”

  10. Avatar de .
    .

    Coitadinhos dos doentes partidarios !

    Inflação a 1,8 , combustiveis e energia e mais esta renda e outras das PPP’s, mais que justifica aumentos de salarios, reformas como deve ser ou a maquina deixa de andar … e assim sendo nem privados se safam … e escravisar não e solução é dar tiros nos pés…

    Ja muito doente se esqueceu quem andou a vender os swap’s… quem andou a desviar os fundos comunitarios, BPN,BPP,SLN,etc, etc…

    De certo que não foram nem os ciganos, nem os trabalhadores, nem os reformados, e tambem não são esses que ajudam na fuga ao fisco para offshores…

    Saudinha !

  11. Avatar de José António
    José António

    É a bazuca… Mas o tiro sai sempre pela culatra e quem paga é o povo. Ops!

  12. Avatar de cross
    cross

    Capitalismo a funcionar como foi desenhado.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Socialismo queres tu dizer.

    2. Avatar de Duarte
      Duarte

      Somos um país socialista e não capitalista :|. E a maioris dos partidos em Portugal são socialistas :p

  13. Avatar de Infinity
    Infinity

    Mas o dinheiro vai ser usado para arranjar as estradas? é que a a23 e a a25 tem pior piso que as estradas da aldeia. Além que não sei para que serve a a25, uma vez que o limite em 80% do troço é de 100Km/h (mais vale ir pela nacional em que o limite é 90 e o piso é melhor)

  14. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Isto é facil de resolver, façam IVAucher para as autoestradas.

  15. Avatar de MANUEL MARTINS
    MANUEL MARTINS

    estes senhores , sabem da necessidade das mesmas para trabalhar , mas em vez de baixar o custo e com isso aumentar o fluxo , buscam sempre a formula mais facil ( copia estatal/fiscal ) , que é aumentar visto que os utilizadores nao tem outra alternativa

  16. Avatar de Lucas
    Lucas

    A solução para o país está no Chega e na IL. Os tais partidos que só enumeram os erros e não apresentam alternativas.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Tipo o BE e o PCP?

  17. Avatar de Andre Silva
    Andre Silva

    Caríssimos comentadores que já vem destilar ódio pelo costa, be, pcp.
    Isto nem com um governo do vosso adorado Ventura, Cotrim, e companhia, era evitável. Devido ao aumento da energia , combustíveis, etc nos mercados internacionais e não da responsabilidade de Portugal, há inflação e como tal ela é refletido em todos os preços. Sei que dava jeito culpar o costa, mas não! Não é.

  18. Avatar de Andre Silva
    Andre Silva

    Como Portugal não emite moeda, não pode controlar a inflação por si só.

  19. Avatar de Andre Silva
    Andre Silva

    O Zé tuga quer educação de borla, saúde de borla, apoios do governo de borla, descontar sobre o salário mínimo e ter uma reforma 20x superior mas não quer pagar impostos.

  20. Avatar de .
    .

    O Tuga tem sido é roubado como ninguém.