Siga em direto online o debate sobre o Orçamento do Estado 2022

60 Comentários

Esta quarta-feira poderá ficar na história de Portugal! Hoje debate-se a aprovação ou não do Orçamento do Estado para 2022. A votação acontecerá da parte da tarde e as posições até agora conhecidas apontam para o chumbo.

Será que é o fim da “geringonça”? Ou será que ainda haverá um trunfo para os minutos finais?


Debate na generalidade do Orçamento do Estado para 2022

O Orçamento do Estado (OE), instrumento de gestão que contém uma previsão discriminada das receitas e despesas do Estado, incluindo as dos fundos e serviços autónomos e o orçamento da segurança social, é da iniciativa exclusiva do Governo.

De acordo com as informações, este é o Orçamento do Estado com «o maior investimento social de sempre». Apoio às famílias, combate à pobreza, apoio aos idosos e agenda do trabalho digno são «prioridades estratégicas».

Do que se sabe, o PS irá votar a favor. Já O PAN e as deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues irão abster-se. O PSD, BE, PCP, CDS, IL e Chega vão votar contra… mas tudo pode mudar.

 

Parte da tarde…

Partilhar:
Tags:

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Mogas da Silva
    Carlos Mogas da Silva

    “Siga em directo”….. mas um link para o “directo” não há….

    1. Avatar de eu2
      eu2

      No final há um retângulo que diz DIRETO e qur tem um homem a falar.

      1. Avatar de Carlos Mogas da Silva
        Carlos Mogas da Silva

        Ah boa…. O Brave bloqueia, nem sequer vejo link/miniatura/whatever. #mybad

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          E o que da usar browsers da treta, usasses chrome ou safari que ja funcionava perfeitamente. Brave e coisa de hipster

          1. Avatar de Luis
            Luis

            “browsers da treta”
            Porque é que a tua escolha é melhor que a dele?

          2. Avatar de Carlos Mogas da Silva
            Carlos Mogas da Silva

            prefiro levar com menos anuncios e menos tracking…. Obrigado.

          3. Avatar de Miguel
            Miguel

            Carlos entao n te queixes toto, o brave ja foi apanhado a vender dados mas pronto acredita no que quiseres. Menos seguro e mais limitado

          4. Avatar de Joe
            Joe

            Não funciona com chorme!!!

          5. Avatar de :-)
            🙂

            @Miguel
            1. O Brave não foi apanhado a vender dados, o Brave foi apanhado a colocar referral tags sem consentimento do utilizador em certos links.
            2. O Brave não é um “browser da treta”, tem como base Chromium que é a base do Chrome.

            E antes de me chamares fanboy, eu nem uso o Brave, uso Firefox.

          6. Avatar de Miguel
            Miguel

            Bem sei que n tens capacidade para mais mas entre brave e firefox sao os 2 porcaria, usa chrome e ve se cresces

        2. Avatar de pedro
          pedro

          nao estarás numa empresa que bloqueia o acesso a redes sociais?

        3. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          O Brave não bloqueia, é o browser que uso e estou a conseguir ver.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Porque insistes em usar essa porcaria e n usas o chrome? Mania dos geeks totos de oculos com arames quererem ser diferentes so porque sao carecas e sem amigos…

          2. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            @Miguel calma… tanta frustração acumulada no mesmo ser humano é só deprimente de se ver… Uso o Brave, por escolha, não sei há quanto tempo não vens a Portugal, mas ainda somos um pais democrático onde somos livres de fazer escolhas.

        4. Avatar de xyr
          xyr

          Eu tenho o Brave e não bloqueia nada …

  2. Avatar de Tonheco
    Tonheco

    PS faz buraco financeiro, aumenta a dívida, e desaparece deixado o fecgar da porta para outros?

    Hummmm….onde é que eu já vi isto? Mas ok, o tuga merece isto e muito pior. O bom disto (chumbo do orçamento) é que as probabilidades de nunca mais ter de ouvir as alarvidades da Joacine são grandes.

  3. Avatar de dqdq
    dqdq

    calma. eu pago.

  4. Avatar de Darkny
    Darkny

    Esquerdalhas embora

    1. Avatar de Esquerda sempre
      Esquerda sempre

      Porque os das Direitas são Melhores?
      Pois se não houvesse a esquerda se calhar ainda viviamos atrasados e com Lapis Azul ido para a prisão a falar dessa maneira
      Se tivesse vivido no tempo do Salazar ja não falava assim
      Gostava que pessoas que têm essas ideias recuassem no tempo para ver o que era melhor até parece que no tempo do PCoelho era melhor?
      A mim eles são todos iguais vão para AR para tratar da vida deles e não querem saber de Nos para nada
      Mas vivemos muito melhor do que á 50 Anos atras e isso deveu-se á Democracia implantada

      1. Avatar de Urtencio
        Urtencio

        A que horas te levantaste para ir para o posto do medico hoje?

        1. Avatar de Campos
          Campos

          O urtencio vai trabalhar

      2. Avatar de dqdq
        dqdq

        Há 50 anos ainda se sabia escrever.

      3. Avatar de Realista
        Realista

        Vivemos melhor que à 50 anos atrás porque desde que entrámos na UE tem entrado €€€ europeu a fundo perdido como não há memória na história de Portugal. Muita gente esquece-se disso.
        Não é graças aos portugueses nem à democracia implantada. Aliás, esta democracia implantada (não confundir com o conceito de uma democracia séria), apesar dos biliões a fundo perdido que entraram da UE, conseguiu mesmo assim criar uma das maiores dívidas que actualmente existe a nível mundial (percentualmente ao PIB).

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Esquerdas ou direitas ? Alguma vez foste governado por outros ? E em que estado está o país ?

  5. Avatar de Duarte
    Duarte

    Enfim eles são todos iguais, queria vê-los sentadinhos ali sem ganhar 1 tostão, assim é que faziam algo por Portugal.
    Deixem os jovens entre os 16 e os 18 participar no parlamento, têm mais ideias do que eles todos juntos.
    Porque não criar novas fábricas públicas? Aproveitar os terrenos? Usar a tecnologia e empresas?
    O governo está velho velho velho…

    1. Avatar de Tonheco
      Tonheco

      Fábricas públicas? Jovens de entre os 16 e os 18 anos? Ideias de quam nunca pagou impostos, trabalhou ou pagou contas?
      Em menos de 6 meses transformavam isto numa venezuela.

      Mas é verdade que está velho, mas o problema nem é esse, é a corrupção, nos velhos e nos novos.

      1. Avatar de Duarte
        Duarte

        Minha história, comecei a trabalhar com 12/13 anos para ajudar a casa dos meus pais, estudava e fazia biscates, hoje com 23 anos tenho casa e carro para pagar com empréstimos ativos, tenho que colocar comida na mesa e pago quase tudo em casa.
        Vê-se a diferença entre um simples mestrado e quem tem o 12º ano, a minha mulher tem o 12º e corrida a ordenado mínimo
        Isto também está mal em Portugal

        Mas a ideia é essa é meter pessoas “irresponsáveis” lá dentro, os miúdos fazem mais e melhor do que eles todos, enquanto andarmos com governos velhos isto não anda.
        Corrupção existe até em países ricos, o problema não está só aí

        1. Avatar de Rolha
          Rolha

          A tua história é isso mesmo, a tua história. Lá porque te consideras um gajo de 23 anos responsável que já trabalha desde os 12/13 anos (trabalho infantil) não quer dizer que os jovens são todos mais responsáveis que os velhos ou vice versa e não te esqueças que os jovens de hoje são os velhos de amanhã. Pela tua lógica então o parlamento só devia admitir jovens entre os 16-18 anos que passado 5-6 anos deveriam ser substituidos por outros jovens de 16-18 anos porque e cito “jovens entre os 16 e os 18 (…), têm mais ideias do que eles todos juntos.”. Os jovens podem e devem participar na sociedade e na sua politica mas a tua ideia sobre o assunto é perfeitamente ridícula. Mas tambem compreeendo porque tens 23 anos e já és um bocado velho para teres ideias boas 😛

    2. Avatar de dqdq
      dqdq

      Calma aí Tiagovski.

  6. Avatar de TaBomTa
    TaBomTa

    Uma vergonha este debate. Sinceramente. So mentiras atras de mentiras. COmo o governo consegue, em resposta aos outros, conseguir ficar sempre na mó de cima, pois nao da qualquer hipótese de resposta para rebate. ENfim ….mentiras atras de mentiras, mas já dizia a minha avó: “a estatística da para muita coisa. Os números não enganam, mas a interpretação dos mesmos sim. Dois macacos e duas bananas. SE um macaco comer as duas bananas, segundo a média, cada macaco comeu uma”. É o que se passa com este debate! Enfim. Como é que têm a distinta lata de dizer que o governo do PSD foi aquele que fez aumentar a carga fiscal, com a troika, como se a mesma não tivesse sido necessária por causa do governo anterior? Como é que com a distinta lata, se diz que a DÍVIDA PUBLICA BRUTA DESCEU, quando ela subiu para 140% do PIB? Nao percebo! Nós precisamos desta malta, o povo português é BURRO politicamente falando. Deixem-se ficar em casa sem votar, e depois temos destas coisas, daqueles que vivem destes politicos de promessas e favores….somos uma VERGONHA

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Emigra, aqui em Munique vive-se mesmo bem sem a escumalha tuga a vigarizar. A maioria dos tugas so se queixa mas dps nao passam de vigaristas que nao fazem nenhum, so querem subsidios e viver a conta.

    2. Avatar de Duarte
      Duarte

      Mesmo, qualquer ataque feito ao governo do PSD na altura do P. Coelho não vale de nada. Ele teve que fazer o que teve que fazer por causa da maneira que o PS deixou o país. Ninguem faria aquilo por vontade propria porque sabe que é perder votos.

      1. Avatar de KeyboardWarrior
        KeyboardWarrior

        Xiiiiiiiii, não dias verdades. O tuga não gosta de ouvir isso.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          O passos coelho foi bom? Esta gente e doida! So o fechar os estaleiros de Viana do Castelo e privatizar a TAP onde os lucros iam para o americano e os prejuizos para o contribuinte…opa so tem o que merecem!

          1. Avatar de Luis
            Luis

            A TAP com lucros?? Bateste com a cabeça? Mas qual dizer que foi bom ou que foi mau sequer?? Foi fazer o que ninguém queria fazer, seguir o documento que o Sócrates assinou para ser cumprido pelas porcarias que o socialismo fez

          2. Avatar de PML
            PML

            O Passos Coelho teve uma fase boa (com o ministro das finanças Vitor e o Álvaro Santos. Quando mudou para a Albuquerque e deu a mão ao Relvas, foi pior do que certas fases do atual governo. A história da TAP não é como dizes. Contido, talvez o pior dele tenha mesmo sido a privatização da REN e dos CTT. Duas empresas vitais (principalmente a primeira que foi dada aos chineses) e que agora são controladas por estrangeiros. As duas foram sua decisão em ir além da troika. Não era uma obrigação vender. Por estas (e outras) não o quero ver mais à frente de qq governo, mas menos ainda este atual pântano.

      2. Avatar de iAndroid
        iAndroid

        Pois, foi, foi muito bom, ate a frota automóvel teve de renovar com novos contratos, lol. Não abram a pestana que não é preciso. Não gosto do PS, mas tambem não podemos ser ignorantes o suficiente para dizer que o Passos foi bom. Seria bom se a primeira medida fosse reduzir os custos diretos do governo ao invés de aumentar as cargas fiscais do povo, entre outras.

      3. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Ah que memória curta. Sabes o que motivou a vinda da troika, não sabes ? Quem é que chumbou o PEC 4 ??

      4. Avatar de Sardinha Enlatada
        Sardinha Enlatada

        Duarte o PPC foi tao bom tao bom que nao conseguiu aprovar um pacote de leis para combater o enriquecimento ilicito. Me engana que eu gosto, e tao bom. Ja parafrasenado aqui um comentador com a frase” Oh Sr Doutor com todo o respeito o que eu queria era manda-lo a me*da!!” Com isto nao estou a defender nem o PS nem PSD sao todos iguais so que uns sao ilusionistas e outros parecem os paladinos da verdade mas olhando-se para o espelho sao exactamente iguais. Eles fartam-se de rir na vossa cara e voces nem se apercebem disso.

    3. Avatar de Luis
      Luis

      Tens que perceber que o PS já está em modo campanha, como a esquerda toda está.. o mais nojento é manipularem o povo dizendo “atenção não votem na direita que eles é que nos levaram para a bancarrota” esta gente não tem vergonha

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Oh luizinho ja se esquece do estado em que ficou o pais com o cavaquismo do psd? Os fundos europeus que arrasaram a industria do pais, que n criou 1 km de ferrovia que tanto falam agora por causa do ambiente, que foi buscar eucaliptos para tornar as nossas florestas num inferno todos os veroes pois ate entao n havia um unico incendio. Continuem a pensar que o PSD e a salvacao….eu so volto a Portugal quando a Alemanha comprar o pais e puser um ministro alemao a tomar conta de Portugal.

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Ui queres ir atrás é isso? O PS é que é lindo com as suas bancarrotas desde 1975, nunca tivemos uma estabilidade económica em democracia, é sempre o PS e a sua esquerda maluca a gastar o que não tem para depois vir o PSD endireitar contas.. e olha que nem sou do PSD mas Portugal cresceu mais foi no tempo do Cavaco já agora.. e para quem não gosta da direita e está num país que tem sido governado pela direita é cá de uma insensatez

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Ninguem falou em nao gostar da direita, mas o PSD é tudo menos direita! Os fundos europeus no tempo do cavaco fez com que o pais crescesse porque chegavam milhoes todos os dias, mas nem um TGV ou aeroporto digno de nome foi feito. Lisboa continua com um metro pequeno sem eletricos para os suburbios como Loures, Sacavem, Oeiras. O cavaco so fez trampa porque arrasou a economia portuguesa. Na polonia chegam milhoes e o governo polaco recusou se a fechar empresas para beneficiar alemaes como fizeram em Portugal. Nao ha ca submarinos comprados por 1 biliao para ficar no estaleiro etc….Portugal neste momento so serve para ferias e reformas de velhos ricos

          2. Avatar de Luis
            Luis

            Claro, passou tanto tempo e o PS e a esquerda tem a maioria nestes últimos anos e mesmo assim com o dinheiro que vem da UE não conseguem fazer nada a não ser complicar tudo na nossa economia com burocracia rígida e aumentar ainda mais a despesa pública e aumentar a dívida?? Realmente

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            O problema é que desde 95 que não temos dois mandatos consecutivos de PSD, é sempre 2 PS seguido de 1 PSD para levantar as contas, assim nunca atingiremos estabilidade, até porque as politicas socialistas fazem com o país dependa unica e exclusivamente de impostos, por isso somos dos países de europa com maior carga fiscal e menores salarios e isso tem impacto na competitividade das empresas que têm de pagar TSUs e IRCs absurdos para a sua realidade, isso impede que gerem emprego e consequentemente riqueza.

  7. Avatar de Sergio
    Sergio

    Independentemente da importância do debate, não percebo o enquadramento do pplware com esta noticia..
    É apenas gerar clicks e 100 comentários apenas a falar de ideologias politicas?

    “Ah e tal.. a tecnologia e a sua evolução em Portugal também depende do orçamento”.. essa não cola, se não tinha de ter noticias de todas as áreas e feitos.

    Mais filtragem por favor.. dignifiquem o bom portal que o pplware é

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Tens ai muita frustacao dentro, tem calma contigo rapazito.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Lol dá para ver pelos teus comentários anteriores quem é o frustrado.

        Só porque acho que o tema deve ser discutido no forum ou blog de politica/economia ou noticias em geral, sou frustrado?
        Terei todo prazer em falar contigo sobre politica, num local onde placas graficas têm mais noticias do que esse tema.

        Eu como leitor diario do pplware tenho direito de expressar educadamente a minha opiniao, se eles a levam e conta ou não, já faz parte da gestão deles.

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          “não tem mais noticias”

    2. Avatar de Alex
      Alex

      “Mais filtragem por favor.. dignifiquem o bom portal que o pplware é”

      Lol sê sincero e admite que queres é mais censura de opiniões de que não gostas

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Censura? lol
        Oh rapaz eu até penso mais à direita.. simplesmente acho que cada macaco no seu galho, se estamos no site de tecnlogia porquê falar de forma acesa em politica?

        Se soubesses a quantidade vezes que hoje ja abri sites dedicados a esse tipo de info, estavas caladito

  8. Avatar de Nuno Aguiar
    Nuno Aguiar

    Este é um assunto de interesse transversal, independentemente de qualquer àrea.
    E cultura, instrução e informação nunca foram excesso…

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eia….. este Miguel é que é parvo!!
    So ele é que sabe e MAI NADA!!!
    Com gentinha desta iremos sempre pelo bom caminho……

  10. Avatar de Filipe
    Filipe

    Depois de ler os comentários só tenho a agradecer ao Miguel por não estar cá em Portugal e que se mantenha na Alemanha por muitos anos. Não precisamos cá de pessoas frustradas com a vida a insultar os outros escondendo-se atrás do tela. Que atitude mais arrogante e completamente descompensada da realidade. Enfim…não te reproduzas por favor e se o fizeres mantém os teus offspring fora de portugal. Obrigado 🙂

  11. Avatar de andre
    andre

    No tempo da troika tínhamos uma irmã gémea, a irlanda estava no mesmo problema que nós, mas eles optaram pelo caminho correto, o da promoção da iniciativa privada mediante a redução de impostos, e agora estão a anos luz de nós com um governo de esquerda que só se preocupa em salvaguardar direitos para que o povo possa produzir pouco e estar com o seu emprego seguro.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      É verdade. Mas o mindset dos irlandeses está num patamar diferente do nosso. É algo cultural que nos falta. Já trabalhei com empresas de lá e as pessoas têm uma postura e pragmatismo na avaliação do ambiente envolvente e na tomada de decisões que dificilmente se encontra nas empresas portuguesas. E o resultado está à vista.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Isto é total verdade

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      Toda a comparação com a Irlanda é errada, concordo contigo que podíamos aprender muito com a ideologia praticada na Irlanda. Mas a crise na Irlanda foi causada por um único e exclusivo motivo, o colapso do mercado imobiliário.
      E como todos nos sabemos, porque sentimos na pele, esse foi um problema aos vários problemas que Portugal já tinha antes de 2008.
      Fazendo uma analogia, é como comparares a recuperação de uma pessoa saudável com covid, com a recuperação de um bronquite asmático com covid .

  12. Avatar de .
    .

    Que medo !

    Que dizer ?!

    Partidos “dos offshores” … Nuncio !

    Pais de escravos ….

    Pais de mentecaptos …. doentes partidários ….

    Numa comunidade igualmente má …

    Europeus de 5 cls

    Elites de esgoto ….

    Vamos todos falar com o Sr. PRESIDENTE ….

    SUBSIDIAR as empresas sediadas nos offshores e tratar as pessoas pior ainda …

    So pode dar cocó …. ainda assim há quem o coma …

    bom proveito !

  13. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    Entretanto,hoje o Presidente foi ao multibanco!Terá ido pagar contas?Não poderia te-lo feito em casa?Enfim o homem está completamente senil.