SpaceX mostra no vídeo ‘Gateway to Mars’ a nave que levará humanos até Marte

22 Comentários

Marte é o próximo grande objetivo da exploração espacial. Levar humanos ao planeta vermelho é já visto como um ponto importante para a sobrevivência da espécie. Como tal, a SpaceX, assim como outras agências espaciais, desenvolve tecnologia para alcançar esse feito. Num vídeo agora apresentado, a empresa de Elon Musk mostra mais detalhes da nave espacial que fará a viagem tripulada até Marte.

Gateway to Mars oferece um pouco mais de informação sobre os esforços e desenvolvimentos da SpaceX. Este vídeo é um fragmento do que foi apresentado num documentário na Netflix, Contagem Decrescente: A Missão Inspiration4 no Espaço.


Gateway to Mars é o sonho a tornar-se realidade… o ser humano em Marte

A SpaceX lançou um vídeo onde é apresentada a sua nave espacial reutilizável, antes do seu primeiro voo de teste orbital que espera realizar nas próximas semanas.

Assim que a próxima fase de testes for concluída, a SpaceX deseja voar com uma nave estelar até a Lua, pousá-la em posição vertical na superfície lunar e, em seguida, trazê-la para casa. As missões tripuladas à Lua provavelmente terão lugar a seguir. Contudo, o objetivo final é enviar uma nave estelar tripulada a Marte, embora que não se espera que isso possa acontecer tão cedo.

Estas imagens são um fragmento do que a SpaceX mostrou num documentário na Netflix.

Vídeo original

A SpaceX já testou a Starship numa série de voos curtos de alta altitude. A nave, movida por seis motores Raptor, teve um bom desempenho no ar, mas caiu no final da missão ao tentar pousar em pé – até o último voo em maio, quando a SpaceX finalmente conseguiu uma aterragem bem-sucedida.

 

A Crew Dragon é atualmente a única nave ao serviço dos Estados Unidos

A empresa está atualmente a aguardar a permissão da Federal Aviation Administration (FAA) para lançar a Starship no topo do seu novo foguete Super Heavy que enviará a nave espacial no seu primeiro voo orbital.

Presumindo que a FAA dê luz verde, a SpaceX lançará a missão orbital das suas instalações em Boca Chica, Texas. Conforme já foi explicado, a cada três minutos após a descolagem, a nave estelar se separará do poderoso impulsionador de primeiro estágio.

Imagem da nave da SpaceX a Crew Dragon

A nave voará então em órbita pela primeira vez. Pouco depois, a nave espacial realizará um splashdown ao largo da ilha havaiana de Kauai, com toda a missão prevista a durar cerca de 90 minutos. Em voos futuros, a nave espacial aterrará direita em Terra, para que possa ser renovada para outro voo.

A SpaceX afirmou que o objetivo do voo é recolher o máximo de dados possível para compreender plenamente a dinâmica de entrada da nave estelar e aprender mais sobre o que o veículo experimental durante o voo. Utilizará então estas descobertas para melhorar a próxima versão da nave espacial.

Entretanto, a SpaceX prepara-se atualmente para lançar mais quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional este fim de semana, utilizando o seu foguetão Falcon 9 e a nave espacial Crew Dragon.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    As Madres Gretas do Clima não vão protestar por causa da gigantesca poluição que provocam em cada lançamento!?!!?!?!

    1. Avatar de Vítor M.

      Já se ouviram alguns zunszuns já.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Também já ouvi qualquer coisa 🙂
        Mas o que eu refiro sempre aqui no Fórum, é que sermos fundamentalistas do ambiente (Europa), tem custos muito elevados para os europeus, até porque quem mais polui (China e Índia), estão a borrifar-se para o ambiente e as nossas empresas altamente reguladas têem de competir com eles…… e quem perde somos nós europeus (desindustrialização ou mesmo deslocalização).

        A China só este ano vai construir 43 centrais a carvão!!!!! Nós desmantelamos as 2 que restavam e vamos confiar apenas nas renováveis…… que toda a gente sabe que não são estáveis nem previsíveis (basta um dia sem sol ou sem vento………)

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Falas sempre da china, como exemplo. Gostas assim tanto da poluição e do Smog deles? A china também polui os rios e afins entre outras coisas. A índia é igual, compara um rio deles com um dos nossos. O deles aparentemente é motivo de orgulho.

          Achas mesmo que a Europa e Portugal estariam melhor se deixassem de preocupar com a poluição? Portugal estaria muito melhor com SMOG e poluição atmosférica? Qual é a piada de viver numa cidade coberta de fumo em que muitas vezes nem se ve o céu?

          Tenho um vizinho que tem a casa suja cheia de lixo, será devo deixar de limpar a minha casa?

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Quando eu o que tem a casa limpa tem tudo muito mais caro e até arrisca a sua sobrevivência, porque toda a indústria muda-se para o vizinho! E o vizinho não está minimamente interessado em melhorar o planeta que é de todos, pergunto que o Bobo da corte (Europa) é que tem de pagar a factura sozinha!

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Não esquecer que também possuem salário mais baixos, mais horas de trabalho e menos (se algumas) férias. Se é para fazer como eles que seja tudo.
            Temos que começar a poluir, ganhar metade e trabalhar o dobro, para sermos competitivos e melhorar a qualidade de vida

    2. Avatar de Manuel
      Manuel

      mas porque é que vocês falam sem saberem ahah estes foguetões sao a metano poluem exatamente 0 e advinha o metano é produzido atraves de dioxido de carbono ahah existe sim um impacto na vida animal perto do porto espacial visto ser uma zona de grande biodiversidade e este porto vai acabar com grande parte dela

      1. Avatar de João Santos
        João Santos

        uau… o metano polui exatamente 0…
        brilhante Manuel, brilhante

        1. Avatar de Manuel
          Manuel

          pronto claramente não sabes ler mas eu faço um desenho: eu disse que os foguetões a metano poluem 0 não que o metano polui 0, o resultado da combustao do metano com oxigeneo liquido apenas produz água como subproduto por isso o metano é um excelente combustivel para se usar em marte porque pode ser feito atraves de dioxido de carbono.
          vá joazinho para aproxima investiga antes de fazeres figuras

      2. Avatar de eu2
        eu2

        Se entra CH4 no foguetão, tem de sair C e H (senão um dia vai rebentar de tão cheio que fica). O C costuma sair em CO2.

        1. Avatar de Lopes
          Lopes

          CH4 + O2 -> CO2 +2H2O

  2. Avatar de Memória
    Memória

    Tudo feito em estúdio para controlar as mentes das pessoas.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Quantos KM tem esse estúdio? É que quando se ve ao vivo no se consegue ver as paredes.

    2. Avatar de João
      João

      existem montes de pessoas a filmar as rendondezas eu proprio já estive lá ao pé portanto que completa estupidez, segunda para controlar o que ? estão a tentar que as pessoas pensem exatamente o que? tu deves pensar que o pessoal nao tem mais nada que fazer

      1. Avatar de Memória
        Memória

        São pagos pela Nasa. São atores. Não se deixem iludir! Acordem!

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Que troll espectacular, entretenimento de primeira!

    3. Avatar de José Machado
      José Machado

      É isso e mandar postas em forums com rumores e nomes anónimos.

  3. Avatar de TugaStone
    TugaStone

    Em que canal vai passar? é na Netflix?

  4. Avatar de Manuel Costa
    Manuel Costa

    Em 2017 prometeu que teria 40 Red Dragon com 440 humanos a caminho de Marte antes do “fim de 2020”. Entretando a Dragon, pintada de vermelho, só tem uma versão que está exposta.
    Agora, anuncia 70000 pessoas a caminho de Marte “antes do fim de 2024”, pelo meio tem um contrato para a “mini micro” Starship para ser o módulo de aterragem do Artemis.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      não sei onde viste o tal anuncio das 70000 pessoas deves ter sonhado de certeza ahah

  5. Avatar de PJA
    PJA

    É pena ver a SpaceX em projectos de alguma pouco realistas e sem benefícios imediatos para a humanidade. O espaço junto ao planeta é mais interessante e com desafios. Mas a empresa é do Sr. Elon Musk e ele é que sabe.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Estás a dizer que só os projetos com benefícios imediatos para a Humanidade é que interessam?