Arábia Saudita: Principal exportador de petróleo quer ser neutro em carbono até 2060

21 Comentários

Tendo em conta as alterações climáticas e os objetivos traçados pelos líderes mundiais, os objetivos têm-se acumulado e os horizontes temporais têm surpreendido. Caso de surpresa é o principal exportador de petróleo do mundo, a Arábia Saudita, querer ser neutro em carbono até 2060.

Além disso, prometeu duplicar a sua meta de redução de emissões anual.

Petróleo na Arábia Saudita

O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, revelou recentemente que o país pretende atingir a neutralidade carbónica até 2060. Mais do que isso, o maior exportador de petróleo do mundo pretende duplicar a sua meta anual de redução das emissões de carbono.

O Reino da Arábia Saudita pretende atingir emissões de carbono zero até 2060, no âmbito do seu programa circular de economia de carbono, de acordo com o plano de desenvolvimento do reino […].

Disse Mohammed bin Salman.

Com esta meta estabelecida, o príncipe herdeiro e o ministro da Energia garantiram que o país enfrentará as mudanças climáticas, ao mesmo tempo que garantirá a estabilidade do mercado do petróleo. Afinal, a Arábia Saudita é membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e o maior exportador do combustível.

Durante a Saudi Green Initiative (SGI), que acontece antes da COP 26, a conferência da ONU sobre as alterações climáticas, Mohammed bin Salman revelou que o reino juntar-se-á a uma iniciativa global para reduzir as emissões de metano em 30%, em relação aos níveis de 2020, até 2030.

Petróleo na Arábia Saudita

Enquanto signatária do Acordo de Paris sobre as alterações climáticas, a Arábia Saudita também se comprometeu em reduzir as emissões de carbono para cerca de 280 milhões de toneladas, sobrepondo-se ao objetivo anterior de 130 milhões.

O país tem vindo a ser criticado por agir lentamente face às alterações climáticas. Aliás, o Climate Action Tracker atribuiu-lhe a classificação mais baixa possível de “criticamente insuficiente”. Então, de entre os projetos ecológicos que tem anunciado, em março, comprometeu-se a gerar 50% das suas necessidades energéticas a partir de energias renováveis até 2030, bem como plantar milhares de milhões de árvores.

Além da Arábia Saudita, também o maior produtor de petróleo, os Emirados Árabes Unidos, anunciou um plano para emissões líquidas zero até 2050, ultrapassando a ambição do primeiro em 10 anos.

 

Leia também:

EUA querem que 45% da eletricidade provenha de energia solar em 2050

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu gostava de perceber porque a familia real saudita tem mais de 350 bilioes de euros e o povo continua a migrar para a europa! Eles tem mais que dinheiro para se sustentarem mas vem para a europa a dizer que precisam de ajuda…ainda mais? A europa e os estados unidos compram lhes o petroleo ha anos, n fossemos nos eles ainda viviam em tendas!

    1. Avatar de Sardinha Enlatada
      Sardinha Enlatada

      Que lógica de comentário…

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Não deixa de ser mentira..

        1. Avatar de Fusion
          Fusion

          Verdade * ‍♂️

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      E se não fossem eles a produzir petroleo metade do mundo vivia em tendas e já não existiam baleias no mundo.
      Memória curta, esquecem-se do motivo pelo qual surgiu a necessidade de petroleo…

      1. Avatar de alt.menino
        alt.menino

        Explica ? por favor…. obrigado.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Se não sabes tens de pegar num livro de história.

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Fácil, deixem de utilizar combustiveis fósseis…..

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Muito facil mesmo, é só regressar à idade da pedra.
        Já agora voltem a caçar baleias para extrair o oleo para termos luz de noite.

    4. Avatar de Cristina Rodrigues
      Cristina Rodrigues

      Porque têm só tipo maior parte do óleo no mundo. Nada mais.

  2. Avatar de Tonheco
    Tonheco

    Estes já aprenderam como se faz. Não é necessário fazer nada, basta palavras bonitas para agradar.
    Datas certas? Esssas só as passadas.

  3. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Vá lá… já começaram a abrir a mente e os olhos…

  4. Avatar de Fo
    Fo

    40 anos… lol
    Depois vão fazer poços de lítio…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Depois? Já têm muitos Billions em edge funds que investem em mineração de metais.

  5. Avatar de JJ_
    JJ_

    Em 2050/2060, boa parte dos que fizeram essas promessas, seja de que país foi, já não estará vivo, e por isso irão por as culpas neles por não terem feito o que prometeram. E depois os da altura, vão novamente dizer o mesmo, resumindo… vai-se a ver, e fica tudo na mesma… Na mesma não fica, porque em 2070, o planeta por este caminho, esta completamente lixado e nada do que hoje temos, conseguiremos ter.

    1. Avatar de Maresia
      Maresia

      Títica promessa de lixo mesmo à politico. Por cá diz-se a mesma coisa. Só cai quem não sabe o que anda a fazer neste planeta. Memés, no fundo.

  6. Avatar de alt.menino
    alt.menino

    Documentário : O poder por trás da energia (documentário) https://youtu.be/M3Eo0PiqgHY percam um bocadinho de tempo……

  7. Avatar de alt.menino
    alt.menino

    O tema que é descrito no documentário já tem uns bons anos e até hoje……. somos todos ……

  8. Avatar de alt.menino
    alt.menino

    Vão encher o deserto de painéis solares ? As coisas mudam, rodam. Deus queira nunca comece lá a chover…… senão o valor é 0. O Valor está nas pessoas……

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      encher o deserto de painéis solares é uma boa ideia.
      As coisas mudam sim e sempre iram mudar. O valor está na capacidade de adaptação. Sobrevive e evolui aquele que tiver maior capacidade de adaptação. Aqueles que se acomodem não chegam longe

  9. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    E um leão quer ser vegetariano.