Combustíveis com 10 cêntimos de desconto por litro? IVAucher é o “segredo”

74 Comentários

O Programa IVAucher é um sistema de incentivos do Governo Português, que vai permitir aos consumidores acumular o valor do IVA pago nos setores do alojamento, cultura e restauração. Mas há agora uma novidade!

O Governo vai usar o programa IVAucher para baixar preço dos combustíveis em 10 cêntimos por litro. Saiba como.

Combustíveis com 10 cêntimos de desconto por litro? IVAucher é o "segredo"


IVAucher: 0,10 € por litro até março de 2022 até um máximo de 50 litros/mês

O ministro das Finanças fez saber esta sexta-feira que o Governo vai começar a devolver em novembro aos portugueses 10 cêntimos por litro de combustível até março de 2022 até a um máximo de 50 litros por mês. Para isso, o Governo vai recorrer à plataforma do IVAucher.

No máximo o desconto mensal nos combustíveis será de cinco euros por pessoa e de 25 euros no total dos cinco meses. João Leão estima que este “desconto” para os contribuintes irá custar 133 milhões de euros nos cinco meses.

O ministro das Finanças justificou o limite máximo de 50 litros por mês com o “padrão médio de consumo mensal” dos portugueses e com o “elevado” impacto financeiro da medida.

Combustíveis com 10 cêntimos de desconto por litro? IVAucher é o "segredo"

Relativamente ao funcionamento, ainda não há muitos detalhes. No entanto, do que se sabe, será semelhante ao IVAucher. O contribuinte terá de primeiro pagar a totalidade do custo do combustível que atestar, pedindo fatura com o número de contribuinte (NIF). Depois terá de aderir ao programa IVAucher, assim como as gasolineiras.

O desconto é devolvido na conta bancária “após o primeiro consumo mensal elegível”, refere um documento do Governo onde é referida esta nova medida.

Comentários

74

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    Finalmente mais uma boa medida deste governo apoiado pelas esquerdas, com estes 5€ por mês muita gente já chega ao fim do mês mais desafogada.

    1. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      Haha

      Opah.. é melhor que nada neh..

  2. Avatar de Str
    Str

    Sai mais um balde de areia para os olhos da malta

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Sois mesmo mal agradecidos… não é uma boa medida? 5€ é muito bom, já dá por exemplo para um almoço ali na tasca do Zé Manel com 1 copo de vinho do bom. Se fosse o Governo do Passos Coelho não havia nada, assim é melhor do que nada. Se este Governo cair, vou voltar a votar nele.

      1. Avatar de Str
        Str

        eheheheh só me resta decidir onde investir esses 5 euros que vou poupar

        1. Avatar de Luis
          Luis

          É uma decisão que está hoje a ser pensada por muitos Portugueses.

        2. Avatar de Manuel Costa
          Manuel Costa

          Se votar no Chega ou IL poderá comprar um BMW de 180000 euros, ficará por 140000 euros e você poderá gastar 40000 euros de combustível gratuito no primeiro ano de utilização. Se for empresário em nome individual o carro ficará em 100000 euros e terá 80000 euros de combustível para usar durante 5 anos.
          Pelo seu bem, vote em quem o defende.

          1. Avatar de KeyboarWarrior
            KeyboarWarrior

            Ou continua a votar nos mesmos que estão no poder à 40 anos e continua pobre….

          2. Avatar de Luis
            Luis

            Devem te pagar bem para vires vomitar propaganda socialista por aqui.. já não é a primeira vez naião

          3. Avatar de RatazanaDoPunjab
            RatazanaDoPunjab

            Manuel Costa, já tive oportunidade de lhe dizer, isto se o comentário não foi censurado, que me ofereço, com toda a boa vontade do mundo, para lhe pagar um bilhete, de avião, só de ida, para Cuba, Venezuela ou Coreia do Norte.
            Fica vc feliz porque vai para o seu paraíso e nós tb porque nos vemos livres de si.
            Esteja à vontade para aceitar a minha proposta.
            Única condição nisto é que tem que lá ficar no mínimo 5 anos, que é para poder aproveitar com todo o gosto as coisas boas do socialismo.
            Aproveite, do que está à espera?

        3. Avatar de Pedro
      2. Avatar de paulo
        paulo

        Mas no governo do Passos coelho mesmo com a troika, o gasóleo era bem mais barato.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Pois era mas qual era o salário mínimo na altura do Passos eram 300€ É qualquer coisa nem aos 400€ chegava e agora é o dobro da altura não se esqueça disso também é normal que fosse mais barato nesse tempo

          1. Avatar de JR
            JR

            O ordenado minimo aumentou seguinte a inflação constante.
            Por isso o que diz não tem efeito

          2. Avatar de mykos
            mykos

            Isso é mentira. Desinformação.

            O Passos Coelho foi primeiro ministro de 2011 a 2015.

            https://www.pordata.pt/Portugal/Sal%C3%A1rio+m%C3%ADnimo+nacional-74-7892

          3. Avatar de Luis
            Luis

            Espalhar mentiras é feio oh comuna

          4. Avatar de RatazanaDoPunjab
            RatazanaDoPunjab

            Carlos, os aumentos dos ordenados têm sido, quando os há, em função da inflacção.
            Logo, e em virtude dos preços de muitas coisas terem subido tipo foguete, como o imobiliário, rendas, etc, além de não termos ganho poder de compra, até o perdemos, em alguns casos…

      3. Avatar de jaugusto
        jaugusto

        Não havia nada porque o país estava falido e de gatas com pilantragem xuxa, agora acabou a troika e continuam a carregar!!!

        1. Avatar de RatazanaDoPunjab
          RatazanaDoPunjab

          Jaugusto, não diga isso, então não sabia que segundo a nova história quem faliu o país e chamou a troika foi o Passos?

      4. Avatar de Estefâneo Empregos
        Estefâneo Empregos

        O país está na desgraça que está graças a pessoas como você!

        1. Avatar de RatazanaDoPunjab
          RatazanaDoPunjab

          Estefâneo, se acha que está na desgraça, e acha bem porque está mesmo, então daqui a poucos anos vai sentir saudades destes tempos porque vamos estar bem pior.
          A despesa fixa do Estado não pára de subir.
          Só há duas maneiras de pagar isto, endividamento e aumentos de impostos.
          Agora escolha…

          1. Avatar de Estefâneo Empregos
            Estefâneo Empregos

            Vai-me desculpar mas não concordo. O país está como está graças ao grande problema político que temos, lesam o país e encargam os portugueses a ficar a pagar por isso. Este governo atual é incompetente para estar à frente de um país como Portugal.
            Preparemo-nos para mais uma banca-rota…

          2. Avatar de Luis
            Luis

            @Estefâneo, mas uma das causas dessa bancarrota será a que foi referida, aumento da despesa pública recorrente, aquela que já não há volta a dar a não ser que venha novamente a troika dizer para os socialistas deixarem de aumentar a clientela

          3. Avatar de Estefâneo Empregos
            Estefâneo Empregos

            @Luis o aumento da despesa pública é sempre a derivação da situação causa/consequência. Tudo se deve a uma má gestão ou acha que as despesas públicas aparecem sem razões/motivos?
            Concordo consigo! Mais uma bancarrota socialista…

          4. Avatar de Luis
            Luis

            @Estefâneo má gestão não digo, isto é mais uma de jobs for the boys.. quanto mais tiverem o rebuçado mais fácil o PS se mantém no governo.. depois ainda ficam contentes com a descida do desemprego mas em que essa descida se deveu a contratação pública.. enfim, fujam enquanto podem

  3. Avatar de Zed
    Zed

    Portanto… de 1.20€ que cobra por litro, devolve 10 cents… se não fizerem muitos km!

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Se pagas 2 euros por litro vais pagar esses 2 euros por litro e esperar que o posto de combustível tenha aderido ao IVaucher!! Se não aderiu os 10 cents que iam para o IVAucher já não vão 😛
      Faz lembrar os cartões dos supermercados pagas tudo e vão 20 cents (já chegou a ir 5 euros) para o cartão.

      1. Avatar de Zed
        Zed

        É o faz de conta do governo…

  4. Avatar de Bruno
    Bruno

    Quem reclama que esses 5 euros não são nada é porque não precisa deles e já tem um bom ordenado e vida organizada.
    Claro que gostava que me dessem 100 ou 200, mas como isso não vai acontecer, assim do nada esses 5 euros por mês, cumulativamente enquanto a medida durar vão se transformar em 10 e depois 15 e depois 20 euros. É pah assim de repente já são mais alguns sítios que não ia ter na carteira portanto aplaudo esta e qualquer medida que me ponha dinheiro na carteira.

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      A malta da direita queria 50000 euros para usarem nos popós de luxo que gastam 400 euros por semana, para irem para as universidades e discotecas.

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Nem mais, 5€ muito bom, são 1000 escudos na moeda antiga! Só os ricos de direita é que vêm para aqui gozar com esta medida.

      1. Avatar de Pjs
      2. Avatar de Maresia
        Maresia

        Esta politicagem fanática topa-se à distância. Não admira que o país esteja como está. Eu tinha vergonha de existir.

      3. Avatar de GM
        GM

        Até seria de apluadir a medida, se não tivesse o IVAucher no meio. Eu vou ser um que não irá beneficiar com o eleitoralismo, já que não aderi, nem vou aderir, ao IVAucher. Era tão mais fácil reduzir de forma directa o ISP, e consequentemente o IVA que incide sobre todo o bolo que compõe o preço dos combustiveis.

      4. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Se 5 euros por mês fosse muito!! Eu num dia de compras gasto 3 a 4 vezes mais!! Temos pena que não tenhas percebido as cenas mas eu vou resumir para ti:
        PAGAS O COMBUSTÍVEL E PODES GANHAR 10 CÊNTIMOS, TAL E QUAL NA RASPADINHA SÓ QUE É 10 CÊNTIMOS EM VEZ DE 1 A 10000 EUROS.

    3. Avatar de Pe@ce
      Pe@ce

      Já dá para mamar umas cervejas.

    4. Avatar de paulo
      paulo

      tu é que nao sabes de nada!! de onde vem o dinheiro para dar estes fundos! quando os fundos para este apoio acabar o problema vai la estar a mesma e tu com uma inflacao maior! o povo nao tem a minioma ideia como isto funciona!

    5. Avatar de RatazanaDoPunjab
      RatazanaDoPunjab

      Bruno, desculpe me a franqueza, vc é o estereótipo do Tuga normal.
      Qualquer esmola é bem vinda.
      Tenha alguma dignidade…

  5. Avatar de Tiago
    Tiago

    Medidas para encher chouriços, dos 25€ aplicados no IVAucher para depois os “usufruir” o contribuinte terá de gastar 50€ para serem deduzidos lol

  6. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Só 10 cents por litro e só através do IVAucher!! Quem não têm vai lixar-se não é ? Não tenho e por isso o governo que meta esse 10 cents no traseiro mas lá bem fundo.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      E talvez até gostem!

  7. Avatar de Robin
    Robin

    Vou ali a bomba di jumbo e tenho 12 centimos sem estes malabarismos.

    1. Avatar de Armando Viseu
  8. Avatar de lucas
    lucas

    Estes trafulhas desfazer os contratos ruinosos pela mafia do partido isso é que não !!! Num País decente estavam todos presos.

  9. Avatar de Milton
    Milton

    Aderir aO ivaucher é complicado para muitos portugueses.
    Além de que a empresa que explora o ivaucher ser privada e ficar com acesso a dados do user.
    Não era mais simples baixar em 10 cêntimos o preço do litro?

    Deve ser muito estúpido!

    1. Avatar de Ogoid
      Ogoid

      é nisso que devíamos estar a discutir e não o valor ridículo que nos querem “devolver”.
      Utilização de uma aplicação que obriga que instales e saibas usar, que limita a forma de pagamento, que a “devolução” do dinheiro é estranha…
      Mais o facto de ter sido criada por uma empresa (será de algum amigo?) que de facto fica com dados pessoais.
      Mas ficamos entretidos com a questão politica…

  10. Avatar de Carlitos Tenório
    Carlitos Tenório

    Qualquer medida que tencione atenuar o efeito do aumento do preço de vida no comum cidadão é válida e bem vinda. No entanto, é uma medida cega. É para todos. Para quem não tem como suportar um aumento como também para quem o pode suportar.
    Depois, usa uma plataforma com participação de uma entidade intermediária, estranha ao estado, para intermediar uma relação que devia ser apenas de Entidade Estado & Contribuinte.

  11. Avatar de Ricardo Gonçalves
    Ricardo Gonçalves

    e os velhotes vão lhes ensinar a registar no ivaucher ???!
    em vez de fazerem desconto direto nas margem fazem por programinhas , quem sabe de tecnologias safa-se com 5 euros(incrivel) o resto do povo que nem sabe o que é isso do ivaucher fica arder…

  12. Avatar de Ruca
    Ruca

    O pior é que estes tipos, aumentaram um imposto que deveria ser temporário e ficou fixo. Além de que um governo que aplica um imposto altíssimo sobre combustíveis mais as outras taxas e a isso soma IVA no fim não é gente séria. Cobram impostos e depois pagamos outro imposto sobre a carga fiscal. É do mais desonesto que existe.

  13. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Incrível, ainda têm o descaramento de gozar com os portugueses… Uma esmola de 5 euros por mês, chega a ser ofensivo

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Eis uma das razões que me leva a não votar em qualquer eleição:( É tudo farinha do mesmo saco só muda é o nome que está na embalagem! Eles só vão mudar o pensamento quando houver 90% de abstenção a nível nacional 🙁

      1. Avatar de JP
        JP

        Ao não votarmos só estamos a dar poder a quem lá está e aos fanáticos dos partidos que votam independentemente de quem lá esteja o que ajuda a piorar a situação.

  14. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    IVAucher é uma treta. Aderi, comi em restaurantes enquanto a medida esteve em vigor, pedi factura com o NIF e no site diz-me que tenho zero euros. Devo ter tido o azar de frequenter restaurantes não aderentes. Se calhar com os combustíveis é a mesma coisa. Vou começar a perguntar se são aderentes antes de atestar.

    1. Avatar de Antonio
      Antonio

      Igual com uma amiga. Já usou o ivaucher a mais de 3 semanas e ainda nem sequer viu o retorno do guito. E ainda querem adicionar esta app para descontar 10 cêntimos? Good luck

      1. Avatar de Ricardo Jose
        Ricardo Jose

        Oh pah…
        Isto de facto nos comentários vale tudo… ao menos um bocadinho de seriedade intelectual.

        Gabriel, se diz que tens 0 euros é porque não foste a restauração, hotelaria ou cultura durante o período de acumulação. A acumulução dependia do CAE do sítio onde pediste factura.

        Das duas uma, ou os sítios onde pediste factura, registaram para o totta e roubaram o IVA que pagaste ou então tens que questionar porque é que as facturas que tens na tua posse não foram contabilizadas.

        Ou então é mais um caso de que se reclama nas caixas de comentário mas nos locais onde se deve não.

        E eu podendo, apesar de não estar de acordo, até perceber o porquê de não mexer no ISP porque é uma medida menos controlável no impacto orçamental, não estou minimamente de acordo com o uso do Ivaucher porque é um método que não é universal e como tal injusto.

  15. Avatar de Leandro
    Leandro

    Simplesmente ridículo. Tal como referido já por alguns membros desta comunidade, existem questões relacionada com privacidade que deviam ser bem esclarecidas. Que transações, realizadas com o cartão bancário associado, são partilhadas com estas entidades? Não vão estas entidades ser “notificadas” de todos os pagamentos que realizamos? No website do Ivaucher penso não haver qualquer esclarecimento sobre estas matérias.

    Relativamente ao desconto do combustível é simplesmente rídiculo. Areia para os olhos dos Portugueses. Ainda me custa a perceber com é que o povo não se revolta com isto e como é que algumas pessoas acham que isto é alguma ajuda. É ridículo simplesmente e temos, pelo bem da nossa sociedade, de exigir uma melhor governação.

    Caros compatriotas, não me levem a mal mas por favor, mas não fiquemos contentes com estas poucas migalhas que nos dão. Não se esqueçam que temos das cargas fiscais mais elevadas da europa, custos de mobilidade (com portagens e combustíveis) dos mais elevados.

    1. Avatar de Maresia
      Maresia

      O povo não se revolta? Porque não começas tu a revoltar-te? É mais fácil escrever palavras de ordem do sofá e mandar os outros à frente. Que memezada. Começa a culpar-te e deixa de culpar os outros em primeiro lugar.

      1. Avatar de RatazanaDoPunjab
        RatazanaDoPunjab

        Maresia, o povo vai revoltar se quando mudar a cor do governo.
        Os indignados profissionais neste momento estão a mamar do estado.
        Quando a mamã acabar é que eles saiem da toca e a fazer manifestações das 09 às 17.
        Mais não, isso já são horas extras…

  16. Avatar de alt.menino
    alt.menino

    O smartphone foi a maior invenção a nível de vigilância e todas as aplicações nele instaladas, a maior invenção na coleta de dados….. agora pensem. Já está acontecer, já está ai….. 🙂

  17. Avatar de Miguel
    Miguel

    Só faltava esta instalar tretas para aderir a descontos, e dar dados a empresas terceiras que nada tem a ver com o estado?
    Mas poderia ser pior imaginemos que se lembravam de criar uma app “stayway preços altos” e obrigavam a instalar, quem andasse a cima do limite de velocidade a queimar bumba perdia o desconto…

    Os portugueses são mesmo mansos como dizia o Cavaco ao governador Americano, metam o desconto e o voucher no sítio que eu cá sei…

  18. Avatar de pedro
    pedro

    mais um malabarismo de 5 euros por mês para enganar os trolhas, coisa que este governo é especialista !!!

  19. Avatar de Estefâneo Empregos
    Estefâneo Empregos

    Certamente este governo tem o record de mais medidas lançadas / aplicadas.
    Desta forma confirma-se no caos que se encontra.

  20. Avatar de Aaa
    Aaa

    Vergonhoso…. Ivaucher é mais uma medida para favorecer o meu amigo privado.

  21. Avatar de Maresia
    Maresia

    Se o Estado diz que é bom, então sabemos já que é mau.

  22. Avatar de contacto
    contacto

    Com 5 eurinhos vou comprar uma sande e uma aguinha.

  23. Avatar de Manel ze
    Manel ze

    E eu que não percebo nada de internet, como me safo.
    Isto é mesmo areia para cima dos olhos dos portugueses.
    Tenham vergonha e baixem os impostos ou metam as gasolineiras na ordem.

  24. Avatar de Nelson
    Nelson

    “…autorizo, por intermédio da Saltpay (…), o meu prestador de serviços de pagamento (…) a comunicar a esta as operações de pagamento que sejam por mim realizadas com qualquer um dos meus cartões de crédito ou de débito…”

    E vocês estão confortáveis com isto???

    1. Avatar de GM
      GM

      Eu fiz um das Caldas ao IVAucher

    2. Avatar de Ogoid
      Ogoid

      Diria que nos dias de hoje, poucos estarão confortáveis mas tens solução? Uma solução que tenha impacto? Impacto politico? Sem ser aquela solução que todos sonhamos 🙂

      1. Avatar de GM
        GM

        Comecemos por ignorar as soluções mirabolantes do (des)Governo. Já transmite uma mensagem . O resto vem a seguir. Aliás, começou em 26/9.

  25. Avatar de Mapril
    Mapril

    Eu sei lá o que é isso do ivaucher! Mas por que esta gente gosta tanto de complicar? A vida já não é complicada que chegue? Cortem mas é nos impostos, po***

  26. Avatar de Tiago Matos
    Tiago Matos

    Isto é absurdo, imaginem que isto durava 10 anos. em 10 anos juntas 500 euros. Em 10 anos provavelmente já tenho filhos e esse dinheiro vai todo com o cão do Miguel em menos de 2 meses.
    Isto para ter algum impacto deveria ser um desconto de pelo menos 25 cêntimos por mês.
    Portugal tem cerca de 630 automóveis por 1000 habitantes, o que dá no total cerca de 6,930,000 automóveis no total (valores especulativos claro). Se cada automóvel abastecer 50 litros por mês de gasolina durante 5 meses a um preço a rondar os 1,80€, nesses 5 meses são gastos em gasolina cerca de 3,118,500,000€.
    Agora fazendo a mesma conta mas com 0,10 cêntimos por litro de desconto, em 5 meses são gastos 2,945,250,000€, o que dá uma diferença de 173,250,000€ gastos.
    Agora, quanto é que o estado realmente perde com este “desconto”?
    É fácil, fazemos as contas não ao preço dos combustíveis mas sim aos 61% em impostos (ISP e IVA) sobre o preço da gasolina:
    Assumindo novamente o preço da gasolina a 1,80€, os impostos sobre esse valor rondam os 0,70€.
    Fazendo as mesmas contas acima, em 5 meses o estado recebe 24,255,000.
    Com o desconto, os 61% equivalem a cerca de 0,66€, e o estado em 5 meses vai buscar 22,869,000 o que é uma diferença de 1,386,000€.
    Notem que isto é tudo especulativo, não tem de ser concretamente gasolina nem tem de ser este o preço e estes valores não servem de nada para além de fazer uma pequenissima análise com base no que sabemos, porque provavelmente ninguém sabe a história a metade.
    Mas acham que o estado perde muito com isto? Oh coitadinhos se perdem, coitadinhos. Vamos lhes dar 10% do PIB anual para compensar.. oh espera, eles (não só o estado atual) roubaram-no… pois é.
    Se acham que eles estão a fazer algum esforço, pensem 2 vezes.

    Peace.