Reguladores dos EUA alertam que a China pode vir a dominar as tecnologias avançadas

23 Comentários

Os agentes dos Estados Unidos da América têm vindo a alertar o país para os avanços tecnológicos da China. Mais do que isso, acreditam – e temem – que o país asiático poderá vir a dominar as tecnologias avançados, fazendo frente à supremacia americana.

Um dos medos implícitos prende-se com uma possível vantagem militar garantida pela China, bem como o domínio de outros setores essenciais nos EUA.

China e EUA

De acordo com a Associated Press, os funcionários da National Counterintelligence and Security Center (NCSC) estão a emitir avisos sobre as evidentes ambições da China relativamente à Inteligência Artificial, e a outras tecnologias avançadas. Na base desses avisos está o eventual surgimento de uma vantagem militar pela China, bem como o possível domínio de outros setores essenciais nos EUA, como os cuidados de saúde.

Com os avisos, os funcionários do NCSC pretendem que os executivos, académicos, e funcionários do governo local e estatal estejam cientes dos riscos de aceitar investimentos chineses ou conhecimentos especializados nas indústrias-chave. Com isto, não tencionam promover a rejeição de investimentos chineses. Por sua vez, procuram encorajar os esforços para controlar a propriedade intelectual e implementar medidas de controlo e segurança.

Conforme explicou a mesma fonte, as agências de segurança nacional estão a pressionar publicamente a China, naquela que é, para muitos, a maior ameaça estratégica para os EUA. Por sua vez, a China tem acusado os EUA de fomentar o medo sobre as suas intenções, tendo atacado os serviços secretos americanos pelos seus juízos sobre o país, incluindo alegar que os líderes chineses têm ocultado informações importantes sobre a pandemia pela COVID-19.

Michael Orlando, o diretor interino do NCSC
Michael Orlando, diretor interino do National Counterintelligence and Security Center.

O governo chinês já declarou os seus objetivos relativamente à tecnologia. O nome “Made in China 2025” dirá respeito à criação de tecnologias lucrativas associadas à robótica e a outros campos do conhecimento.

Por outro lado, Michael Orlando, o diretor interino do NCSC, disse que os EUA “não se podem dar ao luxo de perder” terreno para a China nas várias áreas que incluem Inteligência Artificial, sistemas autónomos, computação quântica e biotecnologia.

Embora não tenha dito que os EUA deveriam restringir ou proibir o investimento chinês em determinados setores, uma vez que o seu papel não é sugerir políticas, alertou para o (preocupante) potencial da China em ser superior.

 

Leia também:

China quer calar jornalismo de investigação. Há mais uma baixa importante

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jota
  2. Avatar de Vitor Tavares
    Vitor Tavares

    Pois…acho que o “alerta” já vem tarde. Tudo estava bem quando as grandes multinacionais Americanas “deslocaram” a sua produção para a China por motivo da mão de obra barata para aumentarem exponencialmente os lucros. No fundo os “Chinocas” apenas aproveitaram o que os “Gringos” lhes ofereceram… desde a construção de grandes fábricas bem equipadas que criaram milhões de empregos,o conhecimento através das tecnologias “importadas”,o envio dos seus melhores “cérebros” para estudarem nas grandes universidades ocidentais e para fechar o ciclo esses “cérebros” regressaram (na sua maioria) para ensinar nas universidades locais e formar uma “elite” que em termos de conhecimentos deixa os Americanos a “léguas”.E a China teve sempre outra vantagem que é um mercado interno infinitamente superior ao Norte Americano e dele pouco (agora nada) depender e uma sociedade “faminta” de deixar para trás a “miséria” dos anos anteriores e que com o aumento do poder de compra consome cada vez mais!

  3. Avatar de CC
    CC

    “…bem como o possível domínio de outros setores essenciais nos EUA, como os cuidados de saúde.” LOLLOL LOL
    Isto de um país que nem Serviço Nacional de Saúde tem, vergonhoso!

    1. Avatar de Sabichao
      Sabichao

      Para quem tem dinheiro, os serviços de saude nos EUA são os melhores do mundo. Tens é que ter dinheiro para pagar.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Exatamente, tanto que vão pessoas daqui fazer tratamentos aos EUA, terapias inovadoras por exemplo. Havendo dinheiro, existem cuidados de saúde de topo.

      2. Avatar de RPG
        RPG

        Pois, só é pena isso servir apenas uma minoria da população.. que bela sociedade. Os que não conseguem ter um seguro de saúde que ronda os 5000$ mês, que se Fo***.

        1. Avatar de MM
          MM

          Já tentaste ir ao dentista do Serviço Nacional de Saúde ?

          1. Avatar de RPG
            RPG

            Comparar um dentista com serviços BÁSICOS de saúde, que qualquer ser humano deve ter, inclusive emergências fruto de acidentes, doenças graves, etc, etc.. Parece-me é que alguém precisa de frequentar o serviço nacional de educação com urgência.

  4. Avatar de Carolina Costa
    Carolina Costa

    continuem a comprar as “eletrónicas” tudo da china.. depois não se queixem que o barato hoje pode sair muito caro amanha

  5. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Também natural toda a gente compra coisas de lá xiamis, e marcas assim só porque é mais barato, pronto e o ser mais barato dominam

  6. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Eu já defendo o interesse e segurança nacional há muito, compro sempre batata portuguesa, nem espanhola entra em cada

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E faz bem, até porque é de melhor qualidade.

  7. Avatar de alt.menino
    alt.menino

    Obrigado, EUA. Obrigado, serviços secretos americanos….. vocês são todos, muito nossos amigos. Sai-se do sal, para nos pormos na salmoura. https://youtube.com/shorts/0ih36JsIYkI?feature=share

  8. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Estes Amaricados só agora é que acordaram ahahaha, entreteram-se com o Iraque, Irão, Siria, Afeganistão e só agora é que viram, já vão tarde

  9. Avatar de Mitra
    Mitra

    Os americanos naquela cabeça só se preocupam com Comunistas e toda a sua vida anda a volta da Rússia nem dormem a pensar nisso, quando o pior perigo para o Mundo crescia, crescia e agora já é tarde.

    Não foi faltava de aviso.

    1. Avatar de KodiakShadows
      KodiakShadows

      Qual perigo? Dos Chineses nunca ouvi falar que eles nos últimos 50 anos tivessem entrado em Guerras, guerras é que é um perigo. Eles gastam dinheiro a formar jovens nas Universidades Europeias e outros continentes. As pessoas não imaginam quanto o Governo Chinês gasta por ano com os cerca de 25 Mil alunos que todos os anos estudam na Escócia. O que eles gastam num ano é talvez aquilo que os americanos gastaram num dia em todas as guerras que criaram e onde se meteram. Eu lido diariamente com estudantes chineses, eles são educados, respeitadores e fazem vida como qualquer estudante tuga vive, quando vai para fora estudar para fora, excepto a cometer loucuras de pôr a vida em risco.

      1. Avatar de PGR
    2. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      Realmente, todo esse sensacionalismo se chama xenofobia, os americanos sempre fazendo o coleguinha com mais vantagem o violao para poderam SAIR com certos dos conflitos e guerras, agora que o perigo ja cresceu vemos o resultado nos ataques terroristas, o perigo esta onde menos se imagina!!!!

  10. Avatar de Maats
    Maats

    Não, a malta vai toda comprar Iphones…. Os americanos que façam o mesmo que os Chineses relação qualidade/preço que a coisa equilibra, agora querem ser gulosos nos lucros depois queixam-se… azar!
    São ditadores, vão dominar o mundo e blá, blá, blá tá bem abelha quem não gosta não compra é simples, eu se puder comprar um produto de qualidade igual ou superior chinês a 10, não vou comprar a 30 só porque é americano mas isto sou eu e a maioria com certeza, e se calhar muitos até dos que vêm para aqui defeneder o contrário… enfim!

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Tal e qual como eu faço!! Muitas vezes o produto chinês é barato e de qualidade!! Se posso comprar lâmpadas led a €2,50 ( 3W a 5W) não vou dar €10 (6w a 10w). Recentemente comprei um candeeiro a €7,90 (chineses) e vi esse mesmo candeeiro noutra loja (tuga) a €30 euros.

      1. Avatar de Maats
        Maats

        Samuel fazes tu, eu e aposto que a maioria que vem para aqui falar mal dos chineses e dos produtos chineses… Então mas tem algum sentido lógico o que a malta diz aqui? Nenhum! Fizeste mal, devias ter dado os 30€ para ajudar a loja portuguesa e os proprietários em vez de ajudares os chineses… chamavas era os indignados para pagar os 30€ 😀

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Aposto eles, da loja, foram comprar uma data deles aos chineses e depois vendem-os mais caro. Isto acontece em todas as lojas!! Vão comprar aos chineses mudam a embalagem ou metem a etiqueta a dizer feito em Portugal quando é um produto chinês.

          1. Avatar de Maats
            Maats

            Ah pois, “tudo” vem de lá ou é feito lá a verdade é esta mas a malta gosta de dramatizar e acreditar que não (óbvio que agricultura, vinhos etc não, mas falo em grosso modo material eletrónico etc) … que os Iphones são feitos pelo Sr. Manuel que arranja TV’s, e as linhas de fabrico são em Matosinhos ou coisa do género…