Que pena! Novo MacBook Pro não vem com HDMI 2.1

79 Comentários

O novo MacBook Pro já vem com HDMI, mas…! A Apple apresentou ontem os novos e poderosos MacBook Pro. Tal como informamos no dia do evento, o novo MacBook Pro está disponível com o SoC M1 Pro ou com o M1 Max.

Os preços começam em 2349€ e, apesar do valor elevado, a Apple não incluiu uma interface HDMI 2.1. O que significa?

Que pena! Novo MacBook Pro não vem com HDMI 2.1


HDMI 2.1 suporta vídeos 4K com uma taxa de atualização de 120 Hz

O novo MacBook Pro é o mais poderoso de sempre segundo revela a Apple. Esta nova máquina está disponível com um tamanho de 14,2″ (pela primeira vez), além da versão de 16″. O lançamento da nova máquina da Apple marca também o regresso do MagSafe para carregamento. Outra das novidades é a inclusão de uma interface HDMI e é aqui que a Apple não apostou na mais recente versão.

De acordo com as informações, o novo MacBook Pro vem com HDMI 2.0, em vez da versão 2.1. Foi em janeiro de 2017 que a HDMI Fórum anunciou, durante a CES2017 que decorreu em Las Vegas, uma nova versão do padrão HDMI, o HDMI 2.1. Esta versão tem suporte para resoluções 8K com uma taxa de atualização de 60Hz e High Dynamic Range (HDR) e oferecer uma “brutal” largura de banda de 48 Gbps. Para resoluções 4K o HDMI 2.1 consegue ter uma taxa de atualização de 120Hz.

É verdade que esta aposta apenas na versão 2.0 não é grave, mas com esta versão não será possível ter vídeos 4K a uma taxa de atualização de 120Hz.  A Xbox Series X e a PlayStation 5 já têm suporte para 4K com uma taxa de atualização de 120 Hz

A versão 2.0 “apenas” suporta 4K com uma taxa de atualização de 60Hz e static HDR.

Que pena! Novo MacBook Pro não vem com HDMI 2.1

É curioso que a Apple não tenha incluído HDMI 2.1 nos modelos de MacBook Pro porque a Apple TV 4K que foi lançada no início deste ano tem uma interface HDMI 2.1.

O modelo de 14″ começa a ser vendido hoje desde 2 349,00 €. A versão de 16″ por 2 849,00 €. Começam a ser enviados para os compradores já na próxima semana.

Comentários

79

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    Nem dá para acreditar nos preços…
    Atenção que sou fã da marca.

    1. Avatar de Some_IT_Guy
      Some_IT_Guy

      Não sei qual o espanto. Até não acho caro de todo.
      Vejamos um portátil PC equivalente em funcionalidades e preço: Portátil MSI 16.1″ Creator Z16 i7 32GB 1TB RTX 3060 QHD 120Hz -2500€
      Se compararmos specs por specs o Macbook Pro é superior: melhor processador, melhor gpu, mais autonomia, indiscutivelmente melhor display, etc (isso acreditando nos branchmarks apresentados)
      Ou seja, para dar 2500+ num computador, sem dúvida o Macbook é melhor escolha.
      Agora se é para navegar, ver filmes, redes sociais e Office não justifica o investimento

      1. Avatar de Estradiol
        Estradiol

        Isso não é correcto. A versão BASE que custa esse valor não tem a potência gráfica duma 3060 nem corre Windows de forma nativa, daí que se falas de jogos não é tão simples; no entanto o MBP 14/16 como máquina e para profissionais é superior.

        1. Avatar de João Ferreira
          João Ferreira

          Comparas a grafica mas não compares o ecra, touchpad, colunas, saida de phones com amplificado, etc…

          1. Avatar de sómaisum
            sómaisum

            touchpads com vidro laminador, e as drivers windows são top…. Não estão assim tão fora das dos macbook pro (mas continuam inferiores). Colunas sim, ponto válido, mas… é um portatil… Um par de colunas de 50€ faz melhor serviço que qualquer portátil 🙂
            qualquer jack em portateis é amplificado, mas, se falas por ser alta-impedancia, ainda nao se sabe que valores eles referem… 100ohm? 600ohm? teclado? discutivel, há melhores em diferentes portateis…. webcam? garantidamente melhor a do mac… quantidade de i/o? inferior a maior parte… Magsafe? é melhor sem dúvida.. queres continuar a comparar e a perder?
            Mac não é mau, mas é um preço alto para a performance comparativa com outros sistemas no mercado.. unica coisa que não é comparavel é o OS, mas, a diferença já foi maior…

      2. Avatar de adbu
        adbu

        Tens o Lenovo Legion 5 15.6″ com 16G de RAM, RTX3060 por 1 199,90€, bem menos que os 2349 € do mac de 14”.

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          melhor não ires por aí!

        2. Avatar de João Ferreira
          João Ferreira

          Ous eja só comparas a ram e a grafica mas esqueces o SSD, Processador, ecra, colunas, touchpad, etc. Oviamente não é para jogos, a maioria dos portateis para jovens até tem um monitor rasca para o preço, mas para profissionais de edição de video e modelação 3D deve ser o melhor portatil do mercado. Ao nível de uma estação fisica. Aposto que a nivel de processamento de video e conversão vai estar ao njivel do Mac Pro.

        3. Avatar de Luis
          Luis

          Bom computador mas está num campeonato diferente do MacBook Pro, esse Lenovo nem SO tem instalado de raiz.

      3. Avatar de sómaisum
        sómaisum

        Razer Blade 14 (já que o novo Macbook Pro mais barato é o de 14″) 1800€ com rtx 3060, ryzen 9, 16gb ram, 1tb ssd). O Macbook Pro 14 com o CPU mais fraco, e com 1tb de disco é 2200. 20%. para mim pelo menos, ainda é dinheiro para menor performance. Não esquecer, que usei o Razer por ter um chassis unibody de Aluminio, tal e qual o Macbook, e com ecra 100% DCI. Podia usar um Asus G14, que fica por 1400 salvo erro, com a mesma performance (e melhor arrefecimento, logo, melhor performance), e ai, a diferenca ainda e maior.

        Não é fanatismo, nem nada, mas, a Apple “abusa” nos preços, já que pode.. Não ha grande oferta de coisas similares no mercado, com aspecto premium, com “pedigree”, wtv… Em relação ao Display… Tenho dois Macbook Pro 15+16 (um meu, outro da empresa) e um Razer de 2019, e, a nivel de reprodução de cor, são exactamente iguais….
        Com expção de os ecras dos Mac serem glossy, e a protecção que eles trazem ir desaparecendo com o tempo (parecem riscados ou wtv, mas dá para limpar).
        Ecras glossy são piores para reproducao de cor (ou precepcao da reproducao de cor), mas fazes parecer tudo mais vibrante..

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          Não é a proteção do ecrã a desaparecer, é a gordura no teclado que passa para o ecrã quando fechas a tampa.

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            E querem os fanáticos fazer acreditar que valem 2300 a 2600€

        2. Avatar de Luis
          Luis

          Link para esse computador com esse preço?

    2. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      Se comparares com um dell com specs semelhantes o preço é ela por ela. Para a qualidade de melhorias, aquele ecra que é melhor que muitos monitores de 1000 euros mais specs que estão ao nivel de um high end laptop o preço está decente.

    3. Avatar de Stanley
      Stanley

      Sem conexão 4k por HDMI para monitor externo. Ca%$#0

      1. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        O HDMI 2.0 dá para conexão 4k.

  2. Avatar de Some_IT_Guy
    Some_IT_Guy

    Temos que utilizar um cabo ou adaptador de thunderbolt 4 para HMDI 2.1 e assim já temos 4k a 120hz. Na loja com nome de rio brasileiro custa cerca de 40 paus.

  3. Avatar de Gil Reis
    Gil Reis

    estes gajos brincam os os preços 😀

  4. Avatar de sayWhat
    sayWhat

    Não é grave, mas sim…
    Pelo preço, deveria ser 2.1

    1. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      +1

      Eu acho que sendo um produto premium de 2021 deveria ter no mínimo isto e portas usb. Enfim.. é incrivel como esta marca faz tantas coisas boas e tantas tão ridiculas.

      Anda lá Vítor, vem lá dizer que o pessoal não precisa disto e que isto afinal é uma cena boa Lol

      1. Avatar de sayWhat
        sayWhat

        Eu retirava aquela porta USB-C que está ao lado da HDMI e colocava uma porta USB-A.

        1. Avatar de Miguel Ferreira Pinto
          Miguel Ferreira Pinto

          A USB-C é também porta de carregamento, o que me parece até útil, face à massificação do USB-C.

          Eu que tenho um Air com USB-C e iPad USB-C agradeço isto para viagens, por exemplo.

      2. Avatar de sayWhat
        sayWhat

        Mas não deixa de ser um excelente produto, principalmente, se tiver a eficiência que afirmam ter.

      3. Avatar de Vítor M.

        O drama, a tragédia…o horror…. 😀 por causa disso tu já nem vais comprar? Meu Deus!!!! Vais ver o quanto isso vai ser importante nas vendas 😀 e quantos utilizadores irão precisar de ter está opção.

        No meio de tanta coisa boa, de facto não tem, ao que tudo indica, HDMI 2,1 que permite resoluções 4K com uma taxa de atualização de 120Hz. Só tem 4K a 60Hz… que pata jogar numa TV a partir do mac fica chato, se a TV suportar 120Hz… é capaz de se perceber.

        Haverá quem precise, então estes Macs são são para eles.

        Mas… Esquece lá isso. Deixa-os chegar ao mercado e depois falamos no que de facto tem ou deixa de ter e o que vai servir ou deixar de servir. Não sofras por antecipação.

        1. Avatar de sómaisum
          sómaisum

          Para jogar…. Talvez o Mac não seja a melhor opção (sim dá.. mas.. para jogar… really….?) E para a maior parte faz tanta falta quando o cartão SD… Dai terem voltado a colocar…

          1. Avatar de Vítor M.

            Pois, jogar não vejo como uma máquina que precise de uma ligação HDMI 2.1. Há um ou outro cenário que poderia ser interessante, mas é nicho. Muito mais interessante é o poder de processamento, a qualidade do ecrã e uma bateria que dura… e dura…

            O resto foi a Apple a corrigir invenções, como o teclado de volta ao que sempre foi bom, o MagSafe e o leitor de cartões SD. São sem sombra de dúvidas máquinas muito à frente da concorrência em muitos dos principais aspetos.

            Agora… custam molhos de euros… mas valem bem cada nota.

        2. Avatar de Ze Nandoooo
          Ze Nandoooo

          Se não é relevante, porque escreveram o artigo e porque começam o título com “que pena!” ?!

        3. Avatar de rui
          rui

          mesmo que a tv suporte e tivesse hdmi 2.1 se a gráfica não der conta do recado (que é o mais provável) não ia servir de nada ter o 2.1

          1. Avatar de Vítor M.

            Além disso… claro. Mas na realidade, para que serve numa máquina destas de trabalho a tecnologia do HDMI 2.1? Que cenários tiram proveito deste salto do HDMI 2.0 para o 2.1? Eu tenho a minha ideia, e alguns dos mais “plausíveis, embora de nicho”, mas posso não os estar a ver todos.

          2. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            rui,
            a gráfica dá conta do recado, tanto que se pode ligar a 2 monitores 6K de 10bit a 60Hz da Apple pela portas Thunderbolt. No melhor modelo até consegue ligar a 3 monitores 6K mais um ecrã 4k ao mesmo tempo.
            A questão é que já existem 3 portas Thunderbolt 4 e a somar ao aumento da largura de banda de ligação à memória RAM, poderá não deixar muito de sobra para mais outra porta com necessidade de grande largura de banda.

      4. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Tem 3 portas USB…

    2. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      imagino que seja uma questão de largura de banda disponível no interface do processador… Eles tiveram que ir buscar espaço a algum lado para aumentar a largura de banda da memória.

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Comprei o macbook pro 14 com M1 MAX 32 cores e 64gb de ram para editar videos que faco com o iphone mas sobretudo para ver netflix, spotify e youtube. O ecra é o melhor que ja vi num portatil mal posso esperar que chegue!

    1. Avatar de adbu
      adbu

      para netflix, spotify e youtube tens soluções bem mais económicas. Espero que isso seja meme

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        A diferença entre meme e estupidez é sem dúvida muito ténue…

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Para editar vídeos que fazes com o iphone, o próprio iphone serve perfeitamente. Para netflix, spotify e youtube, um portátil de 800€ faz o serviço com o mesmo desempenho.

      1. Avatar de Pedro F.
        Pedro F.

        Não digas isso. Todos sabemos que para netflix, spotify e YouTube precisamos de 23 cores e 64gb de RAM!
        Nunca menos!

  6. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Mas em compensação traz uma monocelha! 😀
    E perdeu a touch bar que era “uma maravilha”…

  7. Avatar de poiou
    poiou

    Tendo em conta que cobram 20€ por um pano, noves fora, o adaptador de HDMI 2.1 vai custar 200€.
    Ou seja, tudo como dantes, quartel general em Cupertino.

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      esse pano é indicado para limpar um ecrã de 6000 euros com um vidro com acabamento especial para reduzir reflexos.

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        😀 😀 😀

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          tem a sua piada sem dúvida, até porque o pano parece pequeno para um ecrã daqueles, mas já na altura do lançamento a Apple pedia às pessoas para terem cuidado com a forma como limpavam aquele tipo de superfície do ecrã.

      2. Avatar de Pedro F.
        Pedro F.

        Sim, porque vidros “especiais” para reduzir reflexos nem existem há 20 anos nem nada…
        Foram inventados intem pela Apple e só podem ser limpos com este pano feito com algodão que eles próprios cultivam…
        Não vá o pano de algodão normal riscar este vidro delicado…

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          Pedro F. aconselho a ires ler qual é o tipo de acabamento e verás que não é o acabamento de há 20 anos…

          1. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            A sério que me estás a tentar convencer que é preciso um pano especial para limpar este o vidro desse ecrã?
            Acreditas mesmo nisso ou estás só a tentar justificar a cegueira de quem o compra?

          2. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Pedro F., não disse em lado nenhum que precisas dum pano especial para limpar, o que fiz que referência é que a superfície daquele vidro requer cuidados extra na limpeza para não riscar o acabamento.
            O que a Apple faz é vender um pano que diz ser compatível com essa superfície.

          3. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Todos os vidros requerem cuidados especiais para não riscar. Uns mais, outros menos…
            Um pano não risca vidro nenhum…
            Quem quer acreditar nisso que o compre que os combustíveis é que são caros.

          4. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Pedro F., mais uma vez te digo para ires ler sobre o tipo de acabamento.

          5. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            É um vidro com textura. Não há muito para ler… Se o limpares todos os dias vais ficar sem textura uses um pano normal ou um pano de 25€ com uma maçã desenhada…
            Se o limpares com o esfregão bravo ganha uma nova textura na hora…

          6. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Pedro F., lá estás a entrar na falácia de que disse que só se pode limpar com este pano…

          7. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Não, não estou. Nem sei de onde vem essa dedução…

          8. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            se não era esse o sentido da tua frase então estás a ser desonesto contigo e com os outros já que um pouco de experiência de vida já deveria ter te ensinado que há tecidos menos abrasivos do que outros, assim como há tecidos que limpam melhor do que outros.

          9. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Desonesto é querer ganhar 24€ num pano.
            E também defender esse pano sem perceber que não.oassa disso. De um pano. E é engraçado falares em panos menos abrasivos quando é a própria Apple que lhe chama pano de polimento quando o objetivo é o oposto para não perder a textura…

          10. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Pedro F.
            tal como é desonesto ganhar dinheiro a vender roupa de marca!
            Mas tu não estás aqui a ganhar dinheiro estás a vir com falácias…
            Chamar-lhe pano de polimento não significa ser um pano para desbastar superfícies, abrasivo, significa ser um pano para limpar, até porque algo abrasivo de forma alguma iria manter a textura da superfície.
            Em vez entrares numa espiral de falácias em que entras em profundas contradições, talvez devesses ser mais calmo e informares-te como deve ser já que a Apple caracteriza o material como sendo suave e não abrasivo.

          11. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Tu e as falácias… Não sei onde leste a falta de calma, mas se há coisa que tenho a potes é calma.
            Contradições tens tu na forma imparcial de interpretares o marketing que absorves como verdade absoluta…
            Vai mas é comprar uns panos desses de 25€ antes que a Apple deixe de os fazer e ficas sem ter como limpar esse vidro de “nanotextura”…

          12. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Pedro F.,
            enfim… à falta de argumentos vêm os ad hominem

          13. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Falta de argumentos? Quem é que está a tentar justificar o preço do plano?

          14. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            e onde é que me viste a justificar o preço?
            enfim… há pessoas que realmente decidem embicar sem perceber o que os outros estão a dizer!

          15. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            E tu a dar-lhe com a farinha…

  8. Avatar de João Ferreira
    João Ferreira

    É HDMI 2.0 porque partilha largura de banda com o SD card. Para ser 2.1 teria de perder mais um porta thunderbolt que é muito mais útil pois serve para tudo (dados, som, energia e data).
    O HDMI apenas está lá para aqueles que precisam de ligar a um projector ou Tv antigos de uma sala de conferencias. Para isso chega e sobra. É um especie de adaptador inbutido visto que o portatil está mais grosso e há espaço. Para ligar a um monitor ou algo mais moderno deves usar o thunderbolt 4. Thunderbolt > hdmi 2.1 porque permite fazer muito mais.

  9. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O pior não é ter HDMI2.1… Pelo que vi na net, é não ter face ID…

  10. Avatar de Once upon a time
    Once upon a time

    Computador para 2 anos porque já sabemos como é para reparar essas máquinas overrated … Um Mac novo quase.
    Só compra quem quer e quem não tem noção nenhuma do conceito preço performance

    1. Avatar de Marcos Correia
      Marcos Correia

      Tenho um Macbook Pro late 2013 e o único problema que teve foi neste ano uma coluna que foi para a sucata e deu para reparar na boa.

      1. Avatar de asdasd
        asdasd

        A bateria ainda não inchou? vai com sorte….

  11. Avatar de Ze
    Ze

    Abusaram e pecaram!

  12. Avatar de lopes
    lopes

    Steve Jobs na tumba – Não tem HDMI 2.1???? Porquêêêê???? Já não se fazem visionários como antigamente.

  13. Avatar de Jota
    Jota

    …mas claro, as ovelhas vão continuar a seguir o pastor!

    1. Avatar de Joao Pequeno
      Joao Pequeno

      melhor comentário!

  14. Avatar de Pedro F.
    Pedro F.

    Não tem e muito bem! Já levam uma de inovação para o próximo modelo!
    Há que fazer render a fruta.

  15. Avatar de Francisco Esteves
    Francisco Esteves

    Vou aproveitar e comprar também o pano de limpeza, julgo ser compatível com esse modelo https://www.apple.com/pt/shop/product/MM6F3ZM/A/pano-de-limpeza

    1. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      Este é o pano mais caro e com maior compatibilidade do mundo!

      1. Avatar de asdasd
        asdasd

        É tão bom que pode limpar os moveis com ele também.

      2. Avatar de Francisco Esteves
        Francisco Esteves

        Tenho um Mac com 10 anos que nunca o limpei por falta de um micro-fibras compatível, finalmente vão lançar o iMicroFibers

    2. Avatar de Nuno Teixeira
      Nuno Teixeira

      Faz já a compra antes que esgote porque só vai estar disponível a 7 de dezembro

      1. Avatar de Francisco Esteves
        Francisco Esteves

        Já meti alarme e tudo, obrigado pela dica

  16. Avatar de asdasd
    asdasd

    Eram mais 500 euros

  17. Avatar de rm
    rm

    Qual é os espanto? Estamos a falar de produtos apple.. HDMI 2.1 talvez daqui a 2/3 anos.. o costume..

  18. Avatar de Hugo
    Hugo

    Que novidade.. A Apple usa em tudo tecnologia arcaica.. Para maximizar o lucro..
    Taxa de atualização em telemóvel Android e PC já existe a desde 2016 e só agora chegou aos modelos da Apple.. Sobrancelha é ridículo e agora nos macs tb.
    Agora processador é de louvar a inovação, e voltarem com as portas tb.. Assim já se chama portátil.. Não tinha jeito nenhum andar com adaptadores as costas…

    1. Avatar de Vítor M.

      Estás totalmente errado e o crescimento do mercado Apple mostra isso de forma taxativa. A empresa tem acertado nos produtos e, como vemos, mesmo tendo um preço premium, continua a vender muito e a ter performances acima dos seus concorrentes. Repara por exemplo nos novos Apple Silicon. Depois da Apple ter começado há anos com o desenho da arquitetura dos seus SoCs para o iPhone, iPad, Apple TV e HomePod, depois de desenhar os processadores para os AirPods e Apple Watch, a empresa está a mudar o mundo dos portáteis e desktops. E isso é importante para o desenvolvimento da tecnologia. 😉