Apple traz o MagSafe 3 para o novo MacBook Pro… velhos e bons hábitos!

30 Comentários

Esta é uma novidade importante. Conforme foi apresentado no evento, os novos MacBooks Pro, para além dos poderosos SoC que os equipam, trazem também MagSafe 3. Recuando um pouco ao passado, esta tecnologia foi introduzida no MacBook Pro em janeiro de 2006. O MagSafe é a tecnologia que permite que a tomada se ligue ao Mac através magnetismo.

A grande vantagem deste método é permitir que o cabo, ao ser puxado, não arraste o computador. O cabo sai sem ser danificado. Esta ficha está de volta depois da Apple a ter removido nos anteriores MacBooks.

Imagem MacBook Pro com MagSafe


MacBook Pro traz agora MagSafe

A Apple abandonou o MagSafe há cinco anos, quando mudou para o carregamento USB-C nos seus novos portáteis. Contudo, o MagSafe 3 traz o conhecido conector de libertação rápida de volta para esta última linha de máquinas MacBook Pro.

Além dos seus chips M1 Pro e M1 Max, os novos computadores de 14 e 16 polegadas trocam a tão odiada Touch Bar em favor de teclas físicas e trazem de volta as portas adicionais (HDMI, SDXC) que os utilizadores avançados tanto reclamam por elas.

Imagem portas do MacBook Pro
Transfira fotografias e vídeos com o leitor de cartões SDXC. Ligue uma televisão ou outros monitores com a saída HDMI. Ouça música com uma saída para auscultadores de 3,5 mm com deteção e ajuste automáticos para equipamento de alta impedância. Use as três portas Thunderbolt 4 para ligar periféricos ou monitores de alta velocidade e a porta MagSafe 3 para fazer carregamentos rápidos.

Um acréscimo menos familiar é o novo notch no topo dos ecrãs mini-LED de 120Hz.

Agora, uma excelente novidade efetivamente foi a volta da ligação MagSafe. Esta tecnologia de segurança, favorecerá efetivamente as pessoas desajeitadas com mesas cheias de cabos. Aliás, já vimos no iPhone como foi um excelente avanço.

De acordo com a Apple, os novos MacBook Pros ainda podem carregar via USB-C Thunderbolt, mas a ficha MagSafe 3 atualizada oferece mais energia do que antes. Sem fornecer especificações detalhadas, a Apple diz que, com carregamento rápido, o MacBook Pro pode carregar até 50% em apenas 30 minutos.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Igual ao surface e outros iguais

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      vês o número à frente do MagSafe? será para embelezar ou será porque já existiram outras versões do magsafe em MacBooks… quem sabe desde de 2006?

    2. Avatar de André R.
      André R.

      Quem nasceu primeiro? O Surface ou Macbook Pro?

    3. Avatar de sayWhat
      sayWhat

      Tudo a ver…

    4. Avatar de Andre Barbosa
      Andre Barbosa

      Não sei porque deixaram de usar Magsafe. É só das melhores coisas que há. O meu portátil diário é um Surface Laptop 4 e o conector magnético da Dock Station é super fácil de usar. Muito melhor que USB-C como tinha no portátil anterior.

  2. Avatar de AqueleAmigo
    AqueleAmigo

    De facto fizeram bem em trazer coisas antigas para os novos macs. Claramente foram um “flop” , sobretudo a barra touch..
    Espero pra ver se a performance é tão boa como dizem, gostei bastante do que vi aí.

    O notch é que enfim.. Nem vale a pena dizer nada.

    1. Avatar de Imf
      Imf

      Notch é ja uma marca simbólica da Apple.

      Nao reclama

  3. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    Finalmente!!!
    A Apple voltou atrás com o magsafe, com o teclado, com a barra, tem HDMI, SDXC.
    Em 2015 o Macbook pro era um senhor portátil (com tudo isto e mais a placa de rede e USB tipo A), agora temos de pagar o dobro para ter o mesmo!! Eu adoro o macbook pro, mas com esse preço não posso ter um, mais vale comprar um HP Elitebook com windows, custa metade!
    E para quem disser que o mac os é muito bom, é verdade, mas se não posso ter($$$) um BMW serie 7, ando de BMW serie 1, que faz a mesma viagem Porto-Lisboa.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Se achas que faz a mesma coisa é porque nunca fizeste uma viagem num série 7, sinto-me mais desconfortável num sofá de 5000€

      1. Avatar de PAULO SILVA
        PAULO SILVA

        Eu fiz alusão a viagem…, não é a mesma coisa um S7 e um S1, mas para quem precisa apenas de realizar tarefas mais básicas, (ou viagens mais curtas…) o HP é uma escolha mais sensata.

    2. Avatar de André R.
      André R.

      Costuma-se dizer: se não tens dinheiro para andar a cavalo, anda de burro.

    3. Avatar de Pedro Oliveira
      Pedro Oliveira

      Não podia estar mais de acordo. Mas ainda reforço. Andamos todos a comprar adaptadores que agora vão para o lixo porque já não precisamos deles porque imaginem só: voltou o MagSafe, uma tecnologia deixada para trás a 5 anos. Na verdade, só mais umas portas usb-c no Mac e uma HDMI estava mais que bom. Tiraram tudo, obrigam a malta a comprar adaptadores, agora voltam a colocar tudo. Nada como saber fazer negócio.

      P.S. sou utilizador de MacBook Pro a mais de 10 anos

    4. Avatar de Rrrrrrr
      Rrrrrrr

      compra um chromebook… ha por 200 paus! 🙂

  4. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    O notch … A Apple não acerta uma desde que o Tim ficou á frente do leme.. mas pronto ao menos o magsafe está de volta e a porta HDMI e o leitor de cartões.
    Vamos lá ver os internos.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      O magsafe voltou, assim como a porta HDMI e o leitor de cartões (já para não falar dos novos e excelentes processadores), e mesmo assim o Tim não acerta uma?

  5. Avatar de Francisco Esteves
    Francisco Esteves

    Deixem-se de tretas e metam usb-c reversível

    1. Avatar de Eu sei lá
      Eu sei lá

      Tem três portas com o conector USB-C que são Thunderbolt 4 (40Gb por segundo).
      Está na imagem acima.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        É o que dá não ler a notícia.

  6. Avatar de Depp
    Depp

    Agora tem um noch… Ahahahah.
    Engraçado o artigo não referir isso…

    1. Avatar de Vítor M.

      Estás distraído, há um só com isso 😀

    2. Avatar de Eu sei lá
      Eu sei lá

      O que a Apple diz é: tem um ecrã, com notch, que rouba espaço há moldura.
      Afinal, com que espaço ficou a moldura? Praticamente nenhum.
      Colocar um ecrã mais pequeno com a câmara na moldura, maior – era o que acontecia antes.
      O que é preferível?
      – Uma moldura maior (com a câmara na moldura) e ecrã mais pequeno?
      – Ou moldura mas pequena e um ecrã maior (com notch)?
      Isto passa pela utilização e não por uma questão estética.

      1. Avatar de André R.
        André R.

        Há malta que prefere um apêndice por cima da moldura que estica e encolhe… gostam de pontos óptimos para avarias…

      2. Avatar de Depp
        Depp

        Claramente câmara por cima da moldura.
        Agora ter uma lomba no meio do ecrã que vai tirar espaço na mesma ao ecrã é só parvo…
        Mas é Apple… outra coisa não seria de esperar

  7. Avatar de Hugo
    Hugo

    Detesto apple, pelo seu sistema pouco versátil….Mas finalmente fizeram alguma coisa de jeito, hdmi, sdcard, ucb-c, adeus barra tatil inútil, magsafe era dispensável mas sim é mais seguro mas também se desliga mais facilmente o que as vezes incomoda..
    Ficou a faltar só o ecrã tatil..
    Quando tiver compro um Mac… Já esteve mais longe…

    1. Avatar de João
      João

      Tambem faltou uma porta RJ45.
      Mesmo assim já não é mau reconhecer que o mundo não gira todo à volta da Apple e que a porta hdmi fazia muita falta.

  8. Avatar de Eu sei lá
    Eu sei lá

    Quanto ao MagSafe :
    Tinha um Mac com MagSafe – de facto não tinha qualquer dificuldade para encontrar a porta para o por a carregar, a atração magnética tratava disso.
    Passei para um MacBook Pro com porta USB-C e estranhei bastante. Acontece-me ter que inclinar o Mac para acertar com a porta (sendo certo que com pouca luz dificilmente se acerta à primeira).
    Saúdo por isso o regresso do MagSafe. A porta HDMI e, já agora, o leitor de cartões, não estava à espera, mas dão jeito. Falta uma porta USB-A e a porta RJ45 (para cabos de rede). Isto de acabar com as portas que toda agente precisa não vai com nada.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      @Eu sei lá, em tom de brincadeira, espero que não fique ofendido, mas espero que a sua dificuldade em acertar em buracos no escuro seja algo passageiro 🙂 , como diz o outro,” Portugal precisa de si”
      Para mim um portátil já pouco ou nade serve, tenho um Macbook pro de finais de 2011, e acho que à mais de 2 anos que não o ligo, para aquilo que faço hoje em dia o Ipad serve.
      Estou a trabalhar a partir de casa com Imac ligado a Windows, ao inicio foi um grande problema com os acentos mas agora já é automático.
      Só por curiosidade na minha última viagem que foi a Polonia a vinda tive de fazer check in no balcão na transportadora aérea e estava um daqueles aviso que não podemos levar tesouras bombas e coisas do género e estava lá também um aviso para o Macbook Pro, salvo erro de 2015 a 2017 tinha de informar, alguém sabe o porquê?

  9. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Para o ano vem com porta de rede e USB type A… Só “inovações”.

  10. Avatar de JS
    JS

    Não percebo a implicância com o notch.
    Tenho um MBA, e tem uma borda no topo para albergar a webcam.
    Se posso usar (praticamente) toda a board tenho a contrapartida de ter um notch para a webcam e demais sensores, why not ?
    Esteticamente é bonito? A meu ver não.
    Funcionalmente? É quase perfeito. Mais perfeito seria se a webcam fosse built-in no ecrã como alguns telemóveis já apresentaram…

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      tenho as minhas dúvidas quanto à funcionalidade ser perfeita!
      Vais ter aplicações que usam o ecrã todo com a barra de menus lá enfiada, enquanto que outras aplicações não podem usar o ecrã e entram em modo de compatibilidade com a barra de menus à baixo do notch! Dito de outra forma, meia volta a barra de menus muda de posição vertical, o que não é propriamente o mais agradável.