Calor gerado pela mineração de Bitcoins vai aquecer uma cidade no Canadá

15 Comentários

A mineração de criptomoedas traz algum impacto ambiental sobre o qual já aqui tivemos oportunidade de falar. Por exemplo, em julho referimos que um sistema de mineração aqueceu um lago glaciar em Nova Iorque. No entanto, parece que essas consequências podem ser transformadas em vantagens.

De acordo com as últimas informações, o calor gerado por sistemas de mineração de Bitcoins vai ser usado para aquecer uma cidade no Canadá. No fundo trata-se de uma reciclagem do calor emitido pelas ASICs.



Calor gerado para minerar Bitcoins vai aquecer a cidade do Canadá

A MintGreen é uma empresa do Canadá destinada à mineração de criptomoedas, mas com o objetivo de o fazer através de tecnologias ecológicas e limpas. Dessa forma, a empresa está a desenvolver uma parceria com a Companhia de Energia Elétrica de Lonsdale de forma a fornecer aquecimento doméstico e industrial para a cidade de North Vancouver através do processo de mineração de Bitcoins.

Em concreto, o projeto da MintGreen é que as suas ‘caldeiras digitais’ recuperem 96% da energia gerada na mineração de Bitcoins como calor que depois será usado para abastecer as comunidades e para processos industriais.

Esta nova fonte de calor será implementada no próximo ano de 2022 e vai evitar a produção de 20.000 toneladas gases de efeito de estufa por megawatt.

De acordo com Colin Sullivan, CEO da MintGreen, em entrevista ao site Coindesk, a empresa usa uma tecnologia de ‘imersão’ que capta o calor produzido na mineração e o direciona para concessionárias de água quente, conhecidas como “District Energy”, para depois ser encaminhado para o cliente. O executivo adiantou que uma dessas concessionárias fornece cerca de 100 prédios e vai vender o aquecimento por via de um acordo contratual a longo prazo.

A reutilização do calor da mineração não é um processo novo, no entanto tem sido usado em menor escala. A MintGreen pretende então que o sistema esteja instalado e a funcionar até ao inverno do próximo ano.

De acordo com os censos de 2016, a cidade de North Vancouver conta com uma população de 52.898 pessoas.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cross
    cross

    A mim já me aquece uma divisão inteira. Este inverno ligo menos um aquecedor.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      A mim a casa… É uma m**da no verão, mas agora no inverno é top!

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Aqui em casa é igual de inverno a rig que tenho consegue aquecer a casa em 50%, menos tempo de AC tenho que ter ligado.

  2. Avatar de Turboman
    Turboman

    Já somos 2 🙂

  3. Avatar de Jota
    Jota

    Só faltava esta, noticias à Apple! Daqui a pouco a energia gasta pela mineração é uma coisa boa para o planeta!

    1. Avatar de Bitola
      Bitola

      E é bom. Se quiseres viver como um primata respeitando o planeta então vai viver para o mato e come erva.

      1. Avatar de Nuno Teixeira
        Nuno Teixeira

        Quando começares só a consguir comer calhaus não te venhas queixar…

    2. Avatar de JR
      JR

      Se for bem utilizada é algo bom como estão a descrever.
      Como qualquer ação tem dois lados, parte boa e parte má.
      Basta querer saber se compensa a parte boa perante a má

    3. Avatar de paulo
      paulo

      as luzes de natal gastao mais que a rede do btc, as maquinhas de secar roupa so na america gastam mais que a rede do btc ! voces sao muito manipulados pelas infos dos midia!

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Isto vai de encontro a um facto que vejo ignorado por cientistas, pelo menos que eu saiba…
    E se o aquecimento global é gerado em maior parte por motores, aquecedores, até calor corporal, etc.
    As fontes de calor são imensas, não sou contra as teorias mais usuais, mas acho subestimam a quantidade de calor gerado por todo o conjunto de fontes de calor, é que normalmente elas convertem algo à temperatura ambiente para calor.

    1. Avatar de FAR
      FAR

      E os cigarro também! Que lolada…

    2. Avatar de wtvlol
      wtvlol

      O gelado que tens na testa derreteu mais rápido.

    3. Avatar de Luis Borges
      Luis Borges

      “E se o aquecimento global é gerado em maior parte por motores, aquecedores, até calor corporal, etc.”… Lamento… mas nao. Logo… “google it”.

  5. Avatar de Eu sei lá
    Eu sei lá

    “A MintGreen é uma empresa do Canadá destinada à mineração de criptomoedas, mas com o objetivo de o fazer através de tecnologias ecológicas e limpas”
    “O site Coindesk” diz que o CEO da MintGreen, lhe disse que (…).

    Fui ver o site da MintGreen – está em construção. Costuma querer dizer que a empresa não existe.
    Existe uma frase “HACKING ENERGY ECONOMICS” e o símbolo da BTC.

    Aposto o que quiserem em como a história do aquecimento da cidade com o calor gerado pela mineração da BTC – é treta.