O início do Universo nunca existiu? Mas… então quem nos enganou?

71 Comentários

A humanidade olha para o espaço e precisa compreender como foi o início de tudo. Vivemos num Universo que não conhecemos nem sabemos onde começa e onde acaba. A única esperança que tínhamos era de recolher indícios de como foi que tudo começou. Mas… e se afinal nunca começou?

Sim, talvez não tenha havido começo. Talvez o nosso universo sempre tenha existido. Pelo menos é que nos vem dizer agora uma nova teoria da gravidade quântica.

Ilustração do início do Universo


Universo: Então não houve o Big Bang?

Bruno Bento, um físico português que estuda a natureza do tempo na Universidade de Liverpool, no Reino Unido, empregou uma nova teoria da gravidade quântica. Esta abordagem foi chamada de teoria do conjunto causal, na qual o espaço e o tempo são divididos em pedaços discretos de espaço-tempo.

A algum nível, existe uma unidade fundamental de espaço-tempo, de acordo com esta teoria.

A realidade tem tantas coisas que a maioria das pessoas associaria à ficção científica ou mesmo à fantasia.

Explicou Bruno Bento.

O físico e os seus colaboradores utilizaram esta abordagem causal para explorar o início do Universo. A equipa descobriu que é possível que o Universo não tenha tido início – que tenha sempre existido no passado infinito e só recentemente evoluiu para o que chamamos o Big Bang.

Ilustração do início do Universo

 

Singularidades: só sabemos que nada sabemos

A gravidade quântica é talvez o problema mais frustrante que a física moderna enfrenta. Existem duas teorias extraordinariamente eficazes sobre o universo: a física quântica e a relatividade geral.

A física quântica produziu uma descrição bem sucedida de três das quatro forças fundamentais da natureza (o eletromagnetismo, a força fraca e a força forte) até escalas microscópicas. A relatividade geral, por outro lado, é a descrição mais poderosa e completa da gravidade jamais concebida.

Contudo, apesar de ter os seus pontos fortes, a relatividade geral é incompleta. Em pelo menos dois lugares específicos do universo, a matemática da relatividade geral simplesmente decompõe-se, não produzindo resultados fiáveis: nos centros dos buracos negros e no início do universo.

Estas regiões são chamadas “singularidades”, que são pontos no espaço-tempo onde as nossas leis atuais da física se desmoronam, e são sinais matemáticos de alerta de que a teoria da relatividade geral está a tropeçar em si mesma. Dentro destas duas singularidades, a gravidade torna-se incrivelmente forte a escalas de comprimento muito pequenas.

Assim, para resolver os mistérios das singularidades, os físicos precisam de uma descrição microscópica da forte gravidade, também chamada teoria quântica da gravidade. Há muitas ideias concorrentes por aí, incluindo a teoria das cordas e a gravidade quântica em loop.

E há outra abordagem que reescreve completamente a nossa compreensão do espaço e do tempo.

 

Teoria do conjunto causal

Em todas as teorias atuais da física, o espaço e o tempo são contínuos. Eles formam um tecido liso que sustenta toda a realidade. No tal espaço-tempo contínuo, dois pontos podem estar o mais próximos possível um do outro no espaço, e dois eventos podem ocorrer o mais próximos possível no tempo.

Mas outra abordagem, chamada teoria dos conjuntos causais, reimagina o espaço-tempo como uma série de pedaços discretos, ou “átomos” de espaço-tempo. Esta teoria colocaria limites estritos sobre o quão próximos os eventos podem estar no espaço e no tempo, uma vez que eles não podem estar mais próximos do que o tamanho do “átomo”.

Por exemplo, se estiver a olhar para o seu ecrã a ler isto, tudo parece suave e contínuo. Mas se olhar para o mesmo ecrã através de uma lupa, poderá ver os pixels que dividem o espaço, e descobrirá que é impossível aproximar duas imagens no seu ecrã mais do que um único pixel.

Fiquei emocionado quando encontrei esta teoria, que não tenta apenas ser o mais fundamental possível — apresentando-se como uma abordagem à gravidade quântica que repensa a noção do espaço-tempo — mas que também dá um papel central ao tempo e ao que significa a sua passagem.

Explicou o investigador à revista Live Science.

 

O Universo e o início dos tempos

A teoria do conjunto causal tem implicações importantes para a natureza do tempo.

Uma grande parte da filosofia do conjunto causal é que a passagem do tempo é algo físico, que não deve ser atribuído a algum tipo de ilusão emergente ou a algo que acontece dentro do nosso cérebro que nos faz pensar que o tempo passa; esta passagem é, em si mesma, uma manifestação da teoria física.

Assim, na teoria do conjunto causal, um conjunto causal irá crescer um ‘átomo’ de cada vez e tornar-se cada vez maior.

Disse Bento.

Portanto, sem uma singularidade do Big Bang, como é o início do nosso universo? Foi aí que Bento e o seu colaborador, Stav Zalel, aluno de pós-graduação do Imperial College London, pegaram no fio da meada, explorando o que a teoria do conjunto causal tem a dizer sobre os momentos iniciais do universo.

O seu trabalho aparece num artigo publicado a 24 de setembro na base de dados de pré-impressão arXiv. (O artigo tem ainda de ser publicado numa revista científica revista por pares).

Há agora uma densa linha de estudo. Conforme referem os investigadores, há ainda muito trabalho para ser feito.

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Imf
    Imf

    Sempre foi uma teoria… e uma teoria nao deixa de ser so uma ideia.
    Muito mal explicada, o bigbag.
    Mas sempre houve outras teorias, a do bigbang era so a mais aceite, internacionalmente.
    Basicamente tinham de contar uma história…mas ao menos foi bem mais plausível que “Deus”

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Entre uma entidade superior que criou tudo e tudo ter sido criado a partir de uma explosão gigante de uma partícula minúscula, de massa infinita… Qual será mais plausível? 😀
      É preciso muita fé para acreditar em qualquer uma das duas.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Então de onde “apareceu” essa entidade superior? E o que existia antes da entidade superior criar o universo? Existia onde?

        1. Avatar de zé touche
          zé touche

          Este história que tudo que existe foi criado por alguém e que Deus criou Deus (ou a si próprio) a partir do nada não tem nem pé nem cabimento :p

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Essa entidade sempre existiu, pois ela não é afetada pelo tempo, ao contrário de nós
          Racionalmente, não temos capacidade para entender isso
          A meu ver, foi Deus que fez com que o big bang acontecesse, pois não é possível a natureza ser tão perfeita sem uma inteligência superior

          1. Avatar de Jose
            Jose

            Se aceitarmos que tempo é mais uma dimensão (como muitos se referem à 4ª dimensão), podemos dizer que ao serem criadas todas as coisas, o tempo também foi criado, logo esse problema não se coloca.

    2. Avatar de André R.
      André R.

      Ele só criou o Mundo em 6 dias e depois descançou até hoje…
      Nós continuamos a criar durante 5 dias e descansamos 2… e o ciclo recomeça todas as semanas…
      Injusto…

      1. Avatar de FAR
        FAR

        descansou*

        A resposta que o seu comentário merece.

    3. Avatar de Miguel Ferreira
      Miguel Ferreira

      talvez fosse bom estudar um pouco de ciência para perceber o que “teoria” significa num contexto científico. A teoria go Big Bang, acoplada à teoria da inflação, é a única teoria que explica a evidência existente. As outras teorias praticamente morreram com a descoberta da radiação de fundo cósmica e nunca conseguiram explicar a abundância relativa dos elementos químicos no cosmos. Há, de facto, coisas que não são perfeitamente compreendidas no contexto do big bang, mas essas mesmas coisas também não eram explicadas nas outras teorias. Como processo evolutivo físico, o modelo ∧-CDM está estabelecido. Se é a origem do universo ou um ponto de flexão de um cenário maior é uma questão que transborda o estrito sentido científico, sendo até mais ver uma questão metafísica. A especulação de base física é útil e até necessária, mas não pode ser posta no mesmo patamar de uma teoria científica, que é um esquema lógico-matemático que relaciona evidência experimental numa narrativa explicativa coerente e com poder de predição. Uma teoria física não é “só uma ideia”, e muito menos pode ser “muito mal explicada”. A matéria e energia escuras, presentes no modelo, até poderão não existir, mas isso significa que a teoria da relatividade geral precisa de ser modificada, o que até agora não é exigido pela evidência existente.

  2. Avatar de UNKNOWN
    UNKNOWN

    Mais uma Teoria sem sentido. O criador Deus, Bal, criou tudo e todos e faz mas sentido que estas teorias pseudociência.

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      e quem é que criou Deus?

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        É tudo deuses por aí abaixo (referência à teoria das tartarugas infinitas que sustentam a Terra)…

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Ele próprio, através de nada

      3. Avatar de Samuel MG
        1. Avatar de Ivan Faria Galvão
          Ivan Faria Galvão

          clap clap!!!

      4. Avatar de Luis
        Luis

        Já pensou na numeração. Qual o primeiro e último número? Somos ensinados que a numeração vai de menos infinito a mais infinito. Compreendemos? Não totalmente, mas no entanto aceitamos, aliás toda a nossa vida é regulada por números, pela matemática. Por isso repudiar a ideia de um criador sem provar que tal ideia está errada, é puro preconceito!

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          O errado é achar que uma discussão sobre um ser sobrenatural consegue ser elevada a uma discussão científica que requeira provas da sua não existência!
          Nada no mundo do sobrenatural consegue ser distinguido da mera subjectividade opinativa dum ser humano.

        2. Avatar de RicM
          RicM

          Não entende mesmo como funciona o ónus da prova, pois não?. Veja aqui: https://dicionario.priberam.org/%C3%B3nus%20da%20prova
          Quem afirma que algo existe é que tem que prová-lo. E mais, se acha que é permitido afirmar que algo existe sem provas (um livro “sagrado” não serve de prova), também tem que admitir afirmar o oposto sem provas.

          Os cientistas que defendem a teoria atual mais aceite do início do universo fazem-no baseados em dados recolhidos através de observações científicas. Os crentes baseiam-se num livro escrito por “sua” ordem em que diz que “ele” próprio existe; que conveniente.

        3. Avatar de Nuno Palma
          Nuno Palma

          É fácil rebater a teoria do criador. Não há qualquer prova que a sustenha, ao contrário das restantes e foi inventada numa altura que nem se sabia que a terra girava em torno do sol.

          1. Avatar de Curioso
            Curioso

            Não se sabia? Curioso…
            Se vale alguma coisa para si, deixo esta citação: “Ele estende os céus do norte sobre o vazio, Suspende a terra sobre o nada…”
            Isto “só” foi escrito há 3500 anos..

          2. Avatar de FAR
            FAR

            @Curioso a demonstrar ipsis verbis o chamado salto quântico 😀

          3. Avatar de JJ_
            JJ_

            A prova é aquilo que te rodeia e a tua própria existência. Analisa ao detalhe a complexidade do ADN, de uma célula, do cérebro, dos olhos e de mais um numero enorme detalhes do corpo humano.

            Analisa o detalhe e tira as tuas conclusões, se essa complexidade surgiu do nada ou se foi criada.

            Muitos cientistas acreditam em Deus e não é por isso que tem menos credibilidade.

          4. Avatar de AlexX
            AlexX

            @JJ_
            Uma curta história para corroborar esse comentário, vale o que vale
            youtube.com/watch?v=sPF6az2BlxE

    2. Avatar de zé touche
      zé touche

      Pois, esta história que tudo que existe foi criado por alguém e que Deus criou Deus (ou a si próprio) a partir do nada não tem nem pé nem cabimento :p

    3. Avatar de Miguel Ferreira
      Miguel Ferreira

      O deus Bal criou balidos, compreensíveis e atraentes apenas para cérebros de ovelha, incapazes de compreender ciência.

      1. Avatar de Simões
        Simões

        Em Portugal foi o deus Fal… E criou os falidos

  3. Avatar de Dinis
    Dinis

    Sinto que este comentário devia ser eliminado. É publicidade

  4. Avatar de dude
    dude

    Faz mais sentido um ser imaginário, que nos criou, todo poderoso, que nos observa e nos deixa viver na mer**, só porque sim.

    1. Avatar de neo
      neo

      E se não passarmos apenas de uma simulação feita numa banal experiência cientifica esquecida num “computador” qualquer de outra dimensão…

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        O cenário da simulação é o mais provável, segundo muitos cientistas.

        1. Avatar de Miguel Ferreira
          Miguel Ferreira

          Muitos?!!! Cientistas?!!!

          1. Avatar de FAR
            FAR

            “Cientistas” (com aspas em caps lock e a bold)

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Ou seja, um dos piores filmes de sempre tornado realidade? Já chega ter se levar com mais um matrix e o reavivar dos fanboys de gabardine preta.

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          Acho que estás a confundir com a squid game.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Olha, venha o diabo e escolha, pelo menos squid game tem um seguimento logico e sangue, bem mais entertaining, embora ambos maus.

        2. Avatar de iDroid
          iDroid

          Estás a dizer que o Matrix se compara ao Sharknado? Há cada um que parecem dois…

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Sharknado sempre estimula o cerebro.

        3. Avatar de Luís Costa
          Luís Costa

          Um dos piores filmes? Parece-me que tens algum problema psicológico com homens de gabardine preta.. fizeram te mal foi? tadinho

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Achar que os Matrix são bons filmes é não perceber nada de cinema.
            Vi umas 3 a 4 vezes cada um, e gostei muito, numa altura que era um adolescente e a minha compreensão cinematografia não ia além do entretenhimento, hoje em dia facilmente posso recordar os filmes com saudosismo e com capacidade de abstração desse sentimento para me recordar a porcaria tão grande que ele é, não só como filmes mas como filme de ficção, mau plot, maus dialogos, efeitos especiais medianos para a altura e o roll de actores do pior que já vi, principalmente o Keanu Reeves e a sua mono expressão.

    2. Avatar de Roberto
      Roberto

      Segundo a bíblia , ele não nos está a deixar viver na “mer**” só porque sim. A bíblia explica que surgiu uma rebelião contra o governo de Deus no Universo que levantou muitas questões, e a Terra e os humanos ficaram diretamente envolvidos nessa questão.

      Tudo o que tem acontecido desde o início da civilização humana até aos nossos dias está a “provar” ou a responder as questões levantadas nessa rebelião, e tudo o que está a acontecer com a humanidade vai ser usado como referência ou prova final e eterna para que nunca mais aconteça com ninguém, nem nunca mais se questione o direito de Deus governar o universo e os seres inteligentes

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Mas sabes que uma obra de ficção quando é escrita e rescrita por muitos autores ao longo do tempo, vai ficando cada vez mais confusa. E tu já apanhaste um desses livros mais recentes que já teve manipulações e adições em relação ao original.

      2. Avatar de Abreu
        Abreu

        O antigo testamento e uma cópia dos livros dos mortos

  5. Avatar de scp
    scp

    Mas o big bang não foi provado com o bosão de Higgs? Alguém pode esclarecer.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      O bosão de Higgs está relacionado com a massa das partículas; uma partícula com massa tem que ter o bosão de Higgs (algo que os fotões não têm, por exemplo).

      O bosão de Higgs foi nos media referido como a partícula de Deus, e nada tem a ver com Deus nem está diretamente ligado ao big bang.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Não, foi provada a formulação de matéria através de dark matter e com isso se teoriza que o universo teve lugar, prová-lo só daqui por uns 1000 anos, isso se a teoria estiver certa. Acredito que tudo tenha iniciado com a tao afamada partícula de Deus, no entanto duvido que tenha sido um “Big Bang”.

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Não tarda vão dizer que são os negacionistas do Big Bang.

  7. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    O que os cientistas chamam de Big Bang é na verdade mais um dos vários que já existiram.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Agora só basta provarem a frequência e amplitude dos ciclos

  8. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Seja o que isto for, a nossa consciência não consegue conceber alguma coisa que seja ilimitada e/ou que não tenha principio e fim

    1. Avatar de Luis Costa
      Luis Costa

      Estou contigo, o tempo de universo está para além da nossa imaginaçao. É so aceitar que ele sempre existiu e que sempre esteve em turbulência

  9. Avatar de Nick
    Nick

    A teoria do Big Bang e’ irracional. O Universo, ou seja, todos nós mais o meio envolvente e’ composto por elementos químicos e energia. Não pode haver início nem fim do Universo, mas sim interações entre estes elementos químicos, muitas vezes acionadas pela energia.
    Não faço ideia porque se fala no início. Isto e’ como a religião, uns acreditam porque sim e outros não.

    1. Avatar de Miguel Ferreira
      Miguel Ferreira

      Evidência experimental é chinês para si_

      1. Avatar de Nick
        Nick

        Então apliquemos a evidência experimental ao facto de, dizem, o universo estar a expandir. Mas concluir daí que houve Big Bang é ir longe demais. É preciso acreditar muito, ter fé. Não admira porque muitos cientistas têm fé.

  10. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Tudo teve de ter um início, como é óbvio.
    Este Universo é “recente” e ainda nem sequer fechou o seu círculo contínuo oval, embora esta parte do Universo esteja na parte que vai entrar pela primeira vez na existência deste Universo na sua decomposição, voltando a matéria à sua forma original para depois ser então unida em novas formas.
    Este Universo não existe por tanto desde sempre. Aliás nem esta criação existe desde sempre.

    1. Avatar de Nick
      Nick

      “Tudo teve de ter um início, como é óbvio.”
      Então qual o início do Oxigénio, do Hidrogénio, do Carbono, de todos os elementos da Tabela Periódica? Não sabes, mas acreditas que tudo tem de ter um princípio, estás a confundir tudo com a vida, essa sim tem princípio e fim.

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        O início está nos elementos básicos, que são unidos pelos seres da natureza de tal forma que se transformam nesses elementos todos, e que eventualmente se irão decompor novamente nos elementos básicos originais para recomeçar o círculo mais tarde, unidos em novas formas.

  11. Avatar de George Orwell
    George Orwell

    “Mas… então quem nos enganou ?”
    Aparentemente, Lemaître, Hubble, Hawking e mais alguns, embora eu não esteja nada seguro disso porque, na minha modesta opinião, penso que estes estão mais próximos da realidade do que os mentores desta nova teoria a que chamam de teoria do conjunto causal.
    Se por esta nova teoria, de um conjunto causal irá crescer um átomo de cada vez, ou seja, não em simultâneo, então que variável separa os átomos pré-existentes do novo senão a variável t = TEMPO. Einstein partiu da premissa de não haver interações instantâneas para formular a relatividade geral. E não há volta a dar, o tempo tem de fazer parte a equação, tempo que pode contrair ou expandir em consonância com uma curvatura de espaço – tempo, realidade que os relógios atómicos já demonstraram. Aliás, esta teoria pretende substituir uma singularidade por um conjunto causal pelo que sempre se questionará sobre o que causou esse conjunto causal, ou seja, a causa primeira.
    Mas ambas as teorias – big bang e conjunto causal – deixam sem resposta uma questão primordial : mesmo chegados à conclusão de que o Universo partiu do nada, num dado momento quais eram as condições iniciais que então prevaleciam? Aparentemente poucos cientistas podem ou querem teorizar sobre isto, só têm respostas para o momento depois e não para o momento zero.
    Querem sim fazer crer que tudo aconteceu aleatoriamente e toda a simetria cosmológica é produto de um acaso ou caos que, pasme-se, produz um universo organizado por leis para deleite dum minúsculo ser humano abrigado algures num minúsculo ponto azul, como se antes do ser humano ninguém tenha criado coisa alguma, pelo que o homem seria o único ser conhecido dotado de consciência finalística.
    Na verdade, um universo organizado por teorias científicas é um mistério bem superior à existência de um caos à toa.
    Ora, o universo não pode ter uma explicação sem uma entidade que seja a causa de si mesmo, o que não é o caso do ser humano que a ciência dá como um produto de uma evolução. E a matéria como realidade em si é uma realidade que é determinada por outra a existir e a produzir um efeito de maneira certa e determinada, por exemplo a poeira estelar, não tem a potencialidade de gerar constantes e formas matemáticas perfeitas como por exemplo a equação de primeira grandeza da onda relativística descoberta por Paul Dirac, pelo contrário sofre destas formas matemáticas que na concepção de Pitágoras, Platão e Galileu, só para citar estes, transcendem o ser humano, organizando e regulando o universo, conferindo-lhe uma ordem não resultante de um acaso ou caos.

    Assim, urge por a tónica maior numa consciência independente de outra qualquer realidade, não limitada por outra do mesmo género e que não requeira o conceito causal de uma outra coisa da qual tenha que ser formada, um ser absoluto infinito e eterno por oposição a um ser humano limitado e que não existe por si mesmo.

    Resumindo, a ciência pode descrever química das tintas ou pigmentos e a escala da pintura do universo, mas nada nos diz ou pode dizer sobre o pintor, apenas se preocupa com “the day after” e chega a afirmar que basta a pintura ou até que foi a pintura que criou o pintor.

  12. Avatar de Tadeu
    Tadeu

    “Mas… então quem nos enganou?”
    só alguém que não entende o que é a ciência e o que é uma teoria, é que poderia sentir-se enganado

  13. Avatar de Vasco
    Vasco

    Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, Antoine-Laurent de Lavoisier. Eu penso que a noção de princípio e fim é apenas cerebral. Faz sentido para nós porque delimita quantidades de informação gigantescas num quadro (ou matriz, conforme quisermos) limitado, finito, essencial para podermos sobreviver. Foi útil, evolucionariamente, criarmos conceitos como os de início e fim, apenas.

  14. Avatar de Curioso
    Curioso

    “Mas quem nos enganou??!”
    Não é preciso ter um doutoramento para entender este provérbio: Quando um cego guia outro cego, ambos caem no buraco…

  15. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    O que é o principio e o que é o fim ? e onde estão estas entidades ? Tudo tem principio e tudo tem fim, mas tudo é relativo. Qual a dimensão do nosso principio das coisas ? E onde vai ser o fim ? Raio do fim-de-semana…tenho de largar o vicio…

  16. Avatar de Luis J.A. de Sousa
    Luis J.A. de Sousa

    Depois de ler todos os comentários à um que me despertou a atenção: a do Neo que entre outras coisas afirma que ” somos uma simulação feita numa banal experiência cientifica” …eu diria que somos ou existimos dentro de um corpo/organismo (universo) as proporções e escalas provam que somos ridiculamente pequenos e insignificantes e que ainda não descobrimos ou compreendemos o porquê da nossa existência à qual estamos muito limitados (tempo) como também a capacidade de preservar a raça (humana) começa a questionar-se cada vez mais…átomos (matéria) versus pixels (imagem) tipo rewire life coaching não poderá ser a solução final esta passa inequivocamente por uma palavra de 4 letras: AMOR

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Mas ainda não descobriste que somos um vírus ?

  17. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    o principio e o fim nunca existiu na consciencia de Deus, por essa razao nos passamos por varias Eras para ficar escrito no universo a consciencia dessa Era, e a vida segue. Por isso que cada vez mais as pessoas estao a conseguir diferenciar o bem do mal. E nao, nao e nada relativo na vida. So pessoas de mente aberta e que conseguem entender as coincidencias da vida. Existem algumas por esse mundo fora.

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      As pessoas estão a conseguir diferenciar o bem do mal ? Em que mundo paralelo é que isso está acontecer ?

    2. Avatar de Vasco
      Vasco

      Bem e mal são conceitos válidos às escala humana e nesse sentido o homem é a dimensão de todas as coisas… As que conhece, acrescentaria. Quando uma estrela se transforma em supernova ou quando um gama ray burst destrói um sistema de planetas com vida nascente, ou até vida inteligente, estamos perante um acto que não pode ser avaliado através das nossos conceitos. Da mesma forma, quando o nosso corpo elimina uma célula cancerosa, estamos perante uma defesa da vida uns layers acima da vida celular… Penso que o bem e o mal são verdades, válidas mas apenas relativas às nossa própria moldura cognitiva.

  18. Avatar de Duarte
    Duarte

    Assim do nada todos os comentadores do PPLWARE viraram PhD em física teorica eheh.

    1. Avatar de Miguel Ferreira
      Miguel Ferreira

      Especialistas-minuto! A web está cheia deles… tão inconscientes que não conseguem perceber a sua própria ignorância.

      1. Avatar de RJ45
        RJ45

        Calma, Miguel, se chegamos até aqui foi porque muitos ignorantes conseguiram evoluir e compreender o passado. O que é difícil para muitos especialistas é saber o que é a energia, e como e quando esta evoluiu para dar origem à massa. Curvaturas para estes especialistas são as femininas, mas com calma chegam à curvatura do espaço-tempo.

  19. Avatar de AlexX
    AlexX

    Muitas pessoas (mesmo sendo minoria) nunca acreditaram na teoria do big bang, ou na forma como esta é contada. Os que acreditaram foi porque assim escolheram e quem se sente enganado, a ser justo só pode apontar o dedo a si próprio. Agora foi apresentada mais uma teoria (que nem surge duma ideia nova), nada de mais. E ainda não se sabe no que vai dar. Caso seja revisada, a teoria agrade e avance com muitas publicações, entrevistas e livros que vendam bem, é só descartar a teoria actual e acreditar na nova. Haver um português na equipa até é boa notícia.

    Quem sabe dentro de um par de anos voltem a apresentar outra teoria onde defendam que afinal estamos imóveis e no centro do universo. O nosso universo. E cada um de “outros mundos” quiçá inalcançáveis no estado físico possa ter o seu próprio universo.

    Enquanto as pessoas procurarem por respostas para as quais a ciência não pode ter a humildade de responder “não sabemos”, não faltará quem esteja disposto a saciar-lhes a curiosidade com mais uma teoria fundamentada por conceitos matemáticos avançados.

  20. Avatar de DOMINGOS RIBEIRO VELOSO
    DOMINGOS RIBEIRO VELOSO

    O Universo infinito = Infinito Universo