Cidade portuguesa vai ter projeto pioneiro de injeção de hidrogénio verde

39 Comentários

O primeiro projeto de injeção de hidrogénio verde na rede de gás em território português – Green Pipeline Project -, foi apresentado esta sexta-feira pela GGND (Galp Gás Natural Distribuição).

Este projeto, pioneiro em Portugal, vai abranger 80 clientes residenciais, terciários e indústria. Saiba qual foi a cidade escolhida.


Clientes irão receber uma mistura de gás natural e hidrogénio

A GGND, detentora de nove empresas de distribuição regional de gás em Portugal e líder do setor, apresentou hoje no Seixal o primeiro projeto em Portugal de injeção de hidrogénio verde na rede de gás, o Green Pipeline Project.

Como ponto de partida, esta rede irá abranger 80 clientes, que terão a oportunidade de receber uma mistura de gás natural e hidrogénio já a partir de janeiro de 2022, dando assim um importante passo no processo de transição energética em Portugal.

O Green Pipeline Project conta com a participação de vários parceiros, desde a área da engenharia à construção, juntando os contributos da academia e de instituições públicas e privadas. O hidrogénio verde, combustível 100% renovável, vai ser produzido no Parque Industrial do Seixal, através da parceria da GGND com a empresa portuguesa Gestene.

Cidade portuguesa vai ter projeto pioneiro de injeção de hidrogénio verde

De acordo com o comunicado enviado ao Pplware, numa fase inicial do projeto será injetado 2% de hidrogénio na rede de gás natural, subindo gradualmente esta percentagem até um máximo de 20% num período de 2 anos.

O hidrogénio verde é um combustível 100% renovável. Produzido através da eletrólise da água, que consiste na separação das moléculas de hidrogénio e oxigénio, com recurso a um eletrolisador alimentado com energia elétrica renovável.

O hidrogénio pode substituir o gás natural nas diversas aplicações em que este é hoje utilizado, destacando o potencial para a utilização na indústria, mobilidade, ou utilização em edifícios, tendo como grande contributo para a descarbonização o facto de ser libertada apenas água para a atmosfera após a utilização do hidrogénio.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Redin
    Redin

    Anseio poder ainda assistir no meu tempo de vida útil a esta revolução tecnológica da energia.
    E para quem vier contrapor com “Lóbis” aqui ou acolá, eles também existem nos combustíveis fosseis mas prefiro ter os primeiros. Não que os deseje.

    1. Avatar de Ricardo Gomes
      Ricardo Gomes

      essa ja esta a acontecer com paineis solares em casa para producao propria + carros electricos, o resto com o hidrogenio ja te expliquei que isso nao vai acontecer e alias nem percebo porque razao alguem quer um sistema de producao e distribuicao… ja agora hidrogenio verde como o artigo diz nao existe… é outra campanha de marketing

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Tenho painéis solares em casa e lg Chem para armazenamento, maioria do ano não tenho custos de electricidade. De qualquer forma isso será apenas possível para uma pequena percentagem mundial, não só por falta de condições como por falta de capital de investimento. Mesmo que isso fosse possível pra todos enfrentarias um problema gravíssimo de falta de matérias primas assim como uma elevação dos níveis de poluição para valores 1000 vezes superiores ao dos combustíveis fósseis.
        Hidrogénio verde é obtido através de energias renováveis e é mais verde e menos poluente que qualquer outra fonte energia, tirando claro o nuclear que é a energia mais limpa e com um life span maior.

  2. Avatar de luz
    luz

    o hidrogénio sim …é uma verdadeira alternativa ecológica

    o elétrico seja nos painéis, seja nos carros é apenas um protótipo que nada tem de verde

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Como é obtido o hidrogénio?

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Não se deve olhar para o hidrogénio sob a perspetiva de locomoção motora para veículos. Isso apenas é um aproveitamento que em ultima análise vai muito mais para além da sua função motora. Os resíduos e poluição são zero.
        Mas o seu maior trunfo está destinado ao armazenamento de energia que de outra forma se torna com as baterias muito oneroso, volumoso e com questões a longo prazo difíceis de prever.
        As eólicas só funcionam quando há vento, avariam e o seu tempo útil de vida é ainda duvidoso sob a perspetiva do meio ambiente quanto aos materiais em fim de vida.
        As placas solares só funcionam de dia e mesmo assim a sua eficiência de depende do angulo de captação solar, manterem-se limpos de poeiras, a grande área de ocupação e novamente os materiais em fim de vida também deixam duvidas.
        De que adianta eu descobrir a “alquimia do ouro” se a sua consequência me faz perder a vida?

        1. Avatar de Ricardo Gomes
          Ricardo Gomes

          não é possivel criar hidrogenio apenas com energias renovaveis… alem de bastante dispendioso nao é seguro o armazenamento do mesmo… muita gente compara o mesmo ao gas mas nao tem a minima nocao do que acontece em caso de explosao :)… igualmente, para armazenar 22kwh de energia precisas de gastar 100kw… nao ha nada…mesmo nada de positivo no hidrogenio… até as baterias menos eficazes no mercado, são mais eficazes.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Só mitos, tens de te informar melhor

          2. Avatar de Gomes
            Gomes

            Para quem duvida disso, está aqui uma imagem bastante esclarecedora: https://i.ibb.co/5rRbYJk/The-efficiencies-in-comparison.jpg

            Comparar a eficiência de 70/90% desde que a energia é produzida até ser usada por um carro elétrico a baterias, contra os 25/35% de um carro a hidrogénio, é como comparar água com vinho. O hidrogénio está mais perto da eficiência fraca de um carro a Gasóleo, que da de um carro a Baterias.

        2. Avatar de Ricardo Gomes
          Ricardo Gomes

          Zé Fonseca, eu não falo de cor como é o teu caso… Se não sabes volta para a escola.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Claro que falas, do que ouves no café, das teorias da conspiração do YouTube e das redes sociais, tens de te informar e não vir dizer baboseiras como o hidrogénio explodir… hoje em dia gasolina, etanol e gás natural representam um risco bem maior e estão presentes em todo lado.

          2. Avatar de Ricardo Gomes
            Ricardo Gomes

            oh Zé, tu numca viste uma bomba de Hidrogenio na tua vida, muito menos sabes como sao construidas, quem as constroi, o pk dos 700 Bares, nem sequer sabes que nao consegues atestar um carro atras do outro e que existe um periodo de espera de 30min entre eles… e como ja disse o hidrogenio é altamente explosivo :), aora vai la, deixa de dizer asneira e volta pra escola.

          3. Avatar de Ricardo Gomes
            Ricardo Gomes

            Armazenamento a 40 graus negativos, nao é o ideal para nenhum material, custos superiores a 1 Milhao por posto de carregamento e custos de manutençao de 100mil por ano…boa sorte a pagar o hidrogenio ao KG 😉

          4. Avatar de Eu
            Eu

            Ricardo, como é que o tempo de carga entre viaturas demora 30 minutos? Que banha da cobra estás a tentar vender?

    2. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      Os carros a hidrogénio são eléctricos.
      A eficiência de um carro 100% eléctrico é muito maior à de uma a hidrogénio
      A energia para se fazer a electrólise da água é renovável sendo que é uma maneira de agir como uma bateria, produzir hidrogénio quando há excesso de produção eléctrica.

      1. Avatar de Luís Silva
        Luís Silva

        Claro. E muita gente fala e não sabe que, para obter hidrogénio é preciso uma grande quantidade de eletricidade.

    3. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Não leste a fonte do hidrogenio pois não?

  3. Avatar de Jota
    Jota

    Tudo o que meter a Galp, é para chular os portugueses!

  4. Avatar de jon@x
    jon@x

    Para mim esta é a melhor opção e só espero que os (des) governos não se aproveitem para nos chularem. Mas se o fizerem só teremos de sair à rua. Esta opção vai permitir-nos muito em breve de temos pilhas a hidrogénio que darão por longos anos energia para as nossas casas.

  5. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Esta solução e o nuclear são as únicas alternativas viáveis para a descarbonizacao.
    O nuclear ainda consegue ser mais cost effective, ideal seria juntar as duas e ter um reactor nuclear a gerar energia para a produção de hidrogénio.

    1. Avatar de Ricardo Gomes
      Ricardo Gomes

      Pois vamos gastar 100kw em gasolina para por depois 22 na estrada? Estes calculos sao de rir…até termos a Fusao, e se nao quieremos andar a pe ou de bicicleta, a unica solucao passa por: agua, vento e sol 😉

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Passaria, se tivesses vidro, aço, betão, lítio, níquel, cobalto e fosfato para por todo o mundo a usar renováveis e se isso não fosse ter um impacto ambiental 1000 vezes pior que os combustões fósseis…

        1. Avatar de Gomes
          Gomes

          Eu já fiz a minha parte e fui ontem ao Decathlon comprar uma tenda de campismo. Entre isso ou ir morar para uma casa que é feita de betão, aço e vidro, ao menos estou a salvar o planeta.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            E a partir de que é feita a tenda? 🙂

  6. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Eletrólise da água? Vão acabar com a água parar os nossos netos?

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Mais um que lhe passou ao lado a aula de eletroquímica na escola.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        As novas oportunidades não leccionam química 😀

    2. Avatar de Luís Silva
      Luís Silva

      Senhores professores então expliquem-me lá que se desdobrarmos a água em oxigénio e hidrogénio… onde é que continua a manter-se a água.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Eu explico senhor aluno.
        A combustão do Hidrogénio dentro da viatura com o Oxigénio do exterior, tem como resultado agua. Ora aí tens um recurso renovável. Foi esta a parte que perdeste na aula.
        Por acaso a foto e o texto do artigo dizem tudo o que parece não te teres dado ao trabalho.

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          E por acaso a água gasta para fazer 1l de hidrogenio é a mesma que é criada ao gastar esse mesmo 1l?

          Anyway, conversa da treta…

          1. Avatar de Eu
            Eu

            Bom, és mesmo cabeça oca.

          2. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            Ui, com argumentos assim.

        2. Avatar de Luís Silva
          Luís Silva

          Deixa-me rir antes que me esqueça! E as perdas?
          “Energia verde” é uma falácia. Lá porque a eletrólise da água é feita através de eletricidade obtida de forma natural, não quer dizer nada; e por estar em bandeirolas e rótulos, muto menos.
          Tu próprio disseste “A combustão do Hidrogénio…”; então se se há combustão de Hidrogénio, nunca a água formada pela combustão é igual à agua fornecida pela eletrólise. Também disseste “… com o oxigénio do exterior” – então queima-se oxigénio, o que também não é bom.
          Tendo em conta os biliões de carros e lares no mundo, é um desastre!
          Além de mais, sabe-se que para obter hidrogénio é preciso uma grande quantidade de eletricidade! O que não leva vantagem aos prejuízos tidos com as baterias.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Leva, porque podes armazenar. Além que água é o elemento que tens em maior quantidade, não estamos a falar de água potavel, estamos a falar de água do mar, não vais roubar água a ninguém no futuro.
            Só tens duas alternativas para a descarbonização, hidrogenio, nuclear, ou ambas. Não existem mais alternativas, e o nuclear é visto pelas populações como um bicho papão quando é a energia com menos mortes associadas.

          2. Avatar de Eu
            Eu

            Ó caro Luis Silva, a palavra “combustão” dentro do contexto da frase que eu apliquei, é para ser lida com olhos de inteligente e não de burro.
            A combustão de que falei não destrói o componente hidrogénio como o carburante gasolina ou gasóleo. Ela permanece ate que essa “combustão” reaja com o oxigénio. Se queres ser assim tão picuinhas e incendiador de opinião, claro que nesse processo algumas perdas existem tal como a emissão de calor nesse processo mas é de tal forma pequena que nem dá para considerar.
            Aconselho-te a parares de respirar e fazes um favor ao mundo. Deixas assim de produzir CO2 com a tua respiração.

          3. Avatar de Luís Silva
            Luís Silva

            ó “Eu”, Estou a ver que és um intelejumento na matéria. Fica com a tua que eu fico com a minha

  7. Avatar de Olavo Rasquinho
    Olavo Rasquinho

    É interessante esta discussão sobre energia verde. Estou de acordo que a fusão nuclear poderá um dia ser a solução , mas o grande problema consiste no facto de ser necessário electricidade para … gerar eletricidade. Por enquanto ainda não é rentável…

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Nenhum engenheiro de bancada poderá estar mais de acordo se pensarmos apenas por esse prisma.
      Gerar eletricidade para gerar eletricidade… para armazenamento. De noite as placas solares não funcionam como é óbvio e o vento nem sempre existe. Por isso é que é necessário armazenar em forma de hidrogénio porque atualmente não existe capacidade de armazenamento em baterias que satisfaça a procura e necessidade.