Apple pode estar a preparar uma consola para competir com a Nintendo Switch

32 Comentários

O mercado dos videojogos nunca deixa de ser uma boa aposta. E, atualmente, é um dos segmentos mais apelativos do mundo tecnológico. As novas consolas de marcas já populares atraem a curiosidade dos jogadores, ao mesmo tempo que novas empresas começam a dar os primeiros passos neste setor.

A Apple é sobretudo conhecida pelos seus iPhones, iPads e Macs. No entanto, os novos rumores indicam que a marca da maçã pode também estar a preparar uma consola portátil para competir com a Nintendo Switch.



Apple pode estar a trabalhar numa consola rival da Nintendo Switch

Já não é a primeira vez que existem rumores a indicar que a Apple estará a preparar uma consola de videojogos. Em maio deste ano surgiu o burburinho dessa possibilidade, no entanto cada vez mais é uma hipótese que vem ganho alguma força.

Segundo os últimos relatos, a empresa de Cupertino não está a preparar uma consola para desktop, mas sim um equipamento portátil destinado aos jogadores que se interessam por consolas como a Nintendo Switch. Para além disso, as fontes referem ainda que a consola da maçã contará com um design híbrido para que seja possível ligá-la também à televisão.

Nintendo Switch
Nintendo Switch

A Apple tem tentado inserir-se no mundo dos jogos aos poucos e poucos. Já conta com alguns títulos exclusivos na sua plataforma Apple Arcade e certamente que se lançasse uma consola não faltariam conteúdos de qualidade.

Ainda de acordo com as fontes, a empresa de Cupertino já está a desenvolver vários títulos e conta com diversos estudos que dão suporte à criação da consola. Para além disso, as alternativas aos jogos The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Mario Odyssey já estarão praticamente concluídas.

Relembramos que, em 1995, a Apple lançou a sua consola Pippin, que foi descontinuada depois no ano de 1996.

Consola Apple Pippin

Segundo algumas fontes, a pandemia da COVID-19 atrasou significativamente os planos da Apple neste setor. Mas acredita-se que, em breve, teremos uma consola com o símbolo da maçã desenhado em destaque.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Rumor antigo, já há mais de 10 anos que isso circula, não quer dizer que não se torne verdade.
    A meu ver é uma má aposta a menos que consiga assegurar bons exclusivos.

    1. Avatar de Vítor M.

      Tenho dúvidas, até porque a empresa está a potenciar a Apple TV com acessórios (suporte a) para tornar este dispositivo num meio-termo, com box TV e consola de jogos. Não me parece que a Apple vá avançar com uma consola dedicada, quando tem já um mercado de gadgets imponente na compra de jogos na App Store. No passado já tentou e falhou, por isso enveredou por outros caminhos.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Bom dia Vítor M, estou a já bastante tempo para comprar uma Apple Tv, mas acabei por comprar a Nvidea Sheald, mas sem nunca ter esquecido a Apple tv, a minha questão é sabe se da para instalar o APK da Nos tv na Apple TV?
        Eu em minha casa tenho Vodafone, mas utilizo a conta do meu pai para ver a aplicação da Nos Tv, mas nos últimos tempos com a nova atualização do APK não consigo ver os programas que já passaram, quando tento ver desliga-se a aplicação, se funcionar na Apple tv é desta que a compro.

        Obrigado e continuação de bom dia.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não escolheste mal não 😉 Bom, a NOS tem app para a Apple TV, a MEO também, só a Vodafone é que não (espera-se que em breve tenha). E funciona muito bem a app quer da NOS, quer da MEO. A Apple TV tem uma excelente qualidade e tem várias apps para “injetar” TV na box. Muita malta usa IPTV com a Apple TV via apps de IPTV disponíveis na App Store da Apple TV.

          1. Avatar de kyllaz
            kyllaz

            A app NOS só funciona ligada a uma rede NOS senão não consegues aceder. Quanto ao IPTV na Apple TV não se recomenda pois não consegues usar VPN e levas com o trafic shaping das operadoras que torna o serviço inutilizável. Mantém a shield que mto em breve vais ter app NOS para android TV

          2. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Obrigado Vítor e Kyllaz, pelo vosso esclarecimento “contraditório” 🙂
            Realmente fico na mesma com a duvida, praticamente só vejo dois canais de TV e ambos da grelha da Nos ou Meo, que é CI, Crime + Investigation, ou o DI Discovery Investigation.
            E ambos não constam da grelha da Vodafone
            Mais uma vez obrigado

          3. Avatar de Vítor M.

            kyllaz Sim na Apple TV só se pode usar a app da NOS com rede NOS, tens razão. Eu uso no iPad ligado à TV em determinadas circunstâncias. Mas percebi que ele usava a rede NOS do pai, afinal é a conta.

            Quanto à IPTV, quando usei, dava muito bem.

        2. Avatar de JPP
          JPP

          Apk = Android
          Logo esquece Apple

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Concordo contigo Vitor, mas verdade seja dita, os jogos para a apple tv são kid games que já tinhamos nos iPhones, e não vejo ninguém a preferir jogar na Apple TV.
        Se eles fizessem um improve deste segmento e até com cloud gaming de titulos AAA (exclusivos), talvez pudesse ter alguma penetração.

    2. Avatar de Gomes
      Gomes

      Esperemos que seja mentida, ainda por cima como o Zé já disse, produzir mais vidro para os ecrãs vai destruir o planeta.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Preocupa-te mais com o vidro e aço para paineis solares e EVs.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          É tudo a viver em casas sem janelas para poupar vidro

      2. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Enquanto ao vidro não existe preocupações!! O vidro é produzido pelo aquecimento da areia. A areia existe até em excesso no planeta. Se faltar é só ir ao deserto do Sahara buscar-la 😛

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Olha, o Samuel até sabe de onde vem o vidro, então só por saberes alguma coisa vou ajudar-te no restante.

          https://www.youtube.com/watch?v=6KzP-tobpMU
          https://www.bbc.com/future/article/20191108-why-the-world-is-running-out-of-sand

          Já agora, paineis solares são compostos 90% por vidro e isso tem implicações.
          https://www.reuters.com/article/china-solar-glass-idUSL1N2IJ0E2
          https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-11-05/a-glass-shortage-is-threatening-china-s-solar-power-ambitions

          Se queres algo mais proximo, toda a gente conhece alguém ou tem alguém na familia ligado à construção, basta questionar sobre os aumentos de preço betão, aço e vidro na construção civil, atrasos nas entregas e o impacto que isso vai ter no preço final das casas, inclusive já se antecipa que algumas empresas abram falencia porque os custos de construção vão ser superiores ao valor pelo qual venderam o projecto.

          Vá lá, olhar para o futuro com olhar critico não custa nada, é só ir buscar informação.

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            A grande maioria da areia é utlizada na Construcao, O vidro é uma pequena parte da equacao. Com a vantagem que o vidro é reciclavel teoricamante de forma ilimitada.

            A construcao de uma central nuclear/a carvao vai consumir muito mais areia que a construcao de parques paineis solares (que no final podem ser reciclados).
            Por isso faz todo o sentido ser contra a energia solar.

          2. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            O aumento dos preços é em todos os setores!! E isso é algo que no meu ver é muito suspeito!! Até parece que as empresas se reuniram em segredo para aumentar os preços.
            Portugal não tem falta de areia mas sim de juízo. Onde eu moro existe areia branca (rica em silica) e é exportada aos montes!! Além da areia branca há tem bem a normal e essa é só vê-la a sair em camiões uns atrás dos outros. Portanto um hiperlink para um site que contém informações erradas é um tiro que deste no pé 😛

          3. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Mais uma coisa os painéis solares são têm 40% de vidro. Cerca de 50% são células foto-voltaicas (na energia) e termo-voltaicas no (no aquecimento). O resto é metal.

          4. Avatar de Estradiol
            Estradiol

            Zé Fonseca, não mudes a qualidade das tuas fontes não… daqui a pouco andas a dizer que há falta de ferro no planeta e nem é reciclável LOLOL

          5. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Vocês precisam de fazer contas, para teres um parque de paineis solares capazes de produzir o mesmo que uma central nuclear gastarias 1000 vezes mais vidro/areia, além do mais, é verdade, o vidro é reciclavel de forma ilimitada, no entanto, os paineis solares duram 30 anos e como fica mais caro reciclar, limitam-se a enfiá-los em aterros e comprar novos, o que trás outros problemas a nível de poluição de lençois freaticos com cadmio.
            Aço e betão é a mesma questão, tudo reciclavel, problema que ninguém recicla nem vai reciclar tão cedo.

  2. Avatar de Nuno Pinto
    Nuno Pinto

    Ainda antes de chegar ao fim do artigo lembrei-me logo da Pippin…querem uma consola portátil Apple para jogos comprem iPad Mini dos novos e um comando e estão bem servidos a nível de hardware (falta é o software) Nota : eu uso o Apple Arcade desde o primeiro dia e ainda não é alternativa, está a crescer devagarinho….

  3. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    “Para além disso, as alternativas aos jogos The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Mario Odyssey já estarão praticamente concluídas.”

    Nem a SCIE nem os estúdios detidos pela Microsoft, nem nenhuma das grandes produtoras tem algo parecido com estes jogos, mas a consola da Apple vai ter!?
    WHEEEEZE!

    1. Avatar de Marco Freitas
      Marco Freitas

      Pois, lol. realmente a malta às vezes diz coisas sem saber bem o que está a dizer!

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Só? Splatoon, Metroid, Kirby, Smash,DK…Fora as que ficaram para a Microsoft com a venda de 49% das ações da Rare que pertenciam à Nintendo.

  4. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Sou utilizador Apple e tenho duas Switch, a normal e a Lite.Não estou a ver a Apple fazer peito à Nintendo nos exclusivos, porque quem compra a Switch é pelos exclusivos e a portabilidade.Tem que haver muito investimento e estudo de mercado da parte da Apple para conseguir saber que alternativas tem aos exclusivos na só da Nintendo, mas também da Xbox e PlayStation.Se falhar é mais uma Pippin.

  5. Avatar de traumatologiaeortopedia.com.br
    traumatologiaeortopedia.com.br

    Eles tem Mario e Fortinite?

    1. Avatar de FreakOnALeash
      FreakOnALeash

      Fortnite é IP da Epic é distribuído em todas as plataformas, mas acho que deve estar, ou estar para ficar fora da Apple dado a altercação de ambas as empresas em tribunal.
      Mario é IP da Nintendo…nunca apareceu em nenhuma plataforma que não fosse da Nintendo, salvo a excepção dos Nvidea Shield vendidos na China! Podes tentar usar emuladores, mas no universo da Apple nem sei se isso é uma realidade. Do que sei a única forma de jogar num equipamento da Apple é utilizando-o como tapete para o rato…Piada foleira!

  6. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    Por uns meros 2000€ com os comandos vendidos às parte.

    1. Avatar de BVM
      BVM

      e sem carregador

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        E jogos só com subscrição de 50€ /mês.

  7. Avatar de rm
    rm

    Numa coisa a ideia já é vencedora, vai conseguir ser mais cara do que a Nintendo já é..

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Só os fãs da marca é que vão comprar!!

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Para isso já tens a Steam.