Maior central solar de Portugal vai ter mais painéis e armazenagem

34 Comentários

A maior central solar do nosso país está localizada em Alcoutim. Portugal tem apostado bastante na produção de energia verde. A instalação de infraestruturas tem ajudado o nosso país a ter produção própria, e as energias renováveis já abasteceram 61% do consumo até setembro.

A maior central solar de Portugal vai crescer. Os donos querem mais painéis e armazenagem.

Maior central solar de Portugal vai ter mais painéis e armazenagem


Maior central solar tem 661.500 painéis

Fica localizada em Alcoutim, no Algarve, a maior central solar e tem 661.500 painéis. É um parque que não tem subsídios, segundo revela o DN, o que significa que não tem um preço fixo para venda de energia que os consumidores teriam de pagar.

Este central solar começou a funcionar recentemente e produz energia que dá para fornecer 200 mil famílias. No total são 291 MW de potência distribuídos por 661.500 painéis solares instalados de forma não contínua num terreno de 320 hectares, intercalados por corredores verdes que permitem a circulação de animais. O investimento foi na ordem dos 170 milhões de euros.

Em declarações ao DN, o engenheiro Hugo Paz referiu que o objetivo para a central solar é instalar mais painéis e, consequentemente, aumentar a capacidade de produção de eletricidade que pode vender à rede, mas acima de tudo, instalar sistemas de armazenamento de energia.

A nossa licença permite-nos ter uma capacidade de injeção na rede de 200 mega volt amperes (MVA) e só usámos 172 MVA. O que nos permite instalar mais painéis e produzir mais eletricidade. Mas se tivermos armazenagem, então podemos instalar ainda mais painéis porque a podemos guardar e injetar na rede quando houver necessidade e quando ela estiver mais barata

Para este projeto da central solar  há 20 pessoas a trabalhar e 200 ovelhas. As ovelhas comem o pasto e permitem que não seja necessário cortar a erva. Hugo Paz  refere que atualmente há 200 ovelhas no espaço da central, mas querem mais 200.

Leia também…

Portugal: Energias renováveis abasteceram 61% do consumo

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Memória
    Memória

    Como não vivo em Portugal permitam-me perguntar se esta abundância de energia renovável (não sei bem o que isso significa), se tem traduzido num preço baixo de electricidade para o consumidor.

    Uma observação: é muito uma questão subjectiva, mas acho mais que horrível ver os campos cobertos de painéis, (como na primeira foto) ora se for algo que valha a pena, * pode* ser aceitável, mesmo com algum desgosto meu

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Foi feita uma pergunta normal, legítima e respeituosa que como resposta teve uma destilação de ódio sem mesmo responder á questão.
      O facto de não morar cá em Portugal não faz com que seja menos Português, assim como tambem não quer dizer que não pague impostos por propriedades que possa ter, ou que não seja um consumidor quando está em Portugal.
      Quanto ao Nuno, mais algumas horas de sono e um pouco de nívea nos cotovelos antes de se deitar talvez seja a receita ideal para um comportamento mais humano.

    2. Avatar de Gabriel Allon
      Gabriel Allon

      Nuno tonto. Não diga tontices.

    3. Avatar de Oscar
      Oscar

      Ohhh Memória, estamos a falar de Portugal. Os preços sobem habitualmente e o dinheiro vai para alguém.

    4. Avatar de FAR
      FAR

      Comentáriozinho típico de imigrante. Preocupe-se com o país onde está a contribuir, não com aquele que lhe financiou os estudos. Um pouco menos de hipocrisia ficar-lhe-ia melhor.

      Obrigado.

      1. Avatar de Memória
        Memória

        Este tipo de comentários devia ser equiparado a comentários abertamente racistas.

        Além disso os meus estudos foram financiados pelos meus pais e mais tarde por mim próprio logo que os pude pagar.

        1. Avatar de FAR
          FAR

          Está certo de que não beneficiou de qualquer apoio estatal? Tem a certeza de que pagou pela sua educação até ao 12º de escolaridade? Andou numa privada, foi? Ou se calhar julga que os processores (e restante pessoal de apoio pedagógico) vivem do ar e que as escolas foram plantadas com sementes de caju. Poupe-me à sua ignorancia/hipocrisia.

          E para sua informação o termo mais aproximado seria xenofobia, não racismo. A não ser que se considere uma raça à parte da dos demais portugueses. Vai na volta…

      2. Avatar de Francisco Wicked
        Francisco Wicked

        Comentário típico de quem tem inveja e precisa de compensar qualquer coisa.

        1. Avatar de FAR
          FAR

          Inveja do quê. exatamente? Faz você alguma ideia de quem eu sou e da vida que levo? E o mesmo em relação ao utilizador Memória?

          Veja lá bem se sou realmente eu que tenho de compensar o que quer que seja.

    5. Avatar de Tonheco
      Tonheco

      Em Portugal a aposta nas energias renovaveis não tem qualquer impacto positivo sobre o consumidor. Apenas as pessoas lindas do ambiente se sentem mais realizadas, apenas isso.

    6. Avatar de Paulo
      Paulo

      Depende da concorrência…
      Exemplo:
      Se eu criar um projecto destes consigo vender à EDP por um valor mais baixo que uma central a carvão ou gás. Mas isso não significa que a EDP baixe o valor final. Mas aumenta a margem de lucro deles.
      Neste caso, a EDP, só vai baixar o preço final se houver outras empresas a vender mais barato…

  2. Avatar de Naopossodizer
    Naopossodizer

    Não tem existido qualquer diminuição do custo da electricidade para o cliente final, até porque tem que ser pago o investimento.
    Demostra grande investimento do país em energias renováveis e o abandono das energias fósseis, e não temos qualquer interesse na energia nuclear.
    Se é bonito ou não, é diferente, são campos que não estavam a ser usados pra nada de especial, agora estão e vão trazer mais alguns postos de trabalho para a região.

    1. Avatar de Aquila Cunha Freitas
      Aquila Cunha Freitas

      Não sei como os ambientalistas vêm essa questão, a área poderia ser reflorestada já que os europeus acabaram com suas florestas e querem “preservar” as florestas dos outros.
      Obs. Quando digo reflorestar não quer dizer plantar floresta tropical, mas sim a flora nativa e restaurar fauna também nativa.

      1. Avatar de Manel
        Manel

        E como está evoluindo a reflorestação da Amazonia? Ah pois é…oops

    2. Avatar de manuel
      manuel

      Postos de trabalho? …”há 20 pessoas a trabalhar e 200 ovelhas”

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        E das 20 pessoas, 10 trabalham remoto em espanha.

      2. Avatar de FAR
        FAR

        Antes havia 0 pessoa e 0 ovelhas. Ganharam-se 20 postos de trabalho. E então? Nem todos os investimentos têm que agregar centenas ou milhares de empregos.

        1. Avatar de Tonheco
          Tonheco

          Muito pouco por tanto hectar.

          1. Avatar de FAR
            FAR

            Faça você melhor. Fico à espera (mas sentado).

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Deviam era encher o alentejo todo de paineis solares para sermos um pais 100% verde. Usar o mar para gerar eletricidade tambem e vender para o estrangeiro! Alem do mais, cobrindo o alentejo de paineis faz com que chova mais na regiao e torna mais verde o que se traduz em mais agua para agricultura na producao de vinho e azeite e encher o alqueva.

    1. Avatar de João
      João

      Era isso tudo e mais uma fabrica de unicórnios.
      Se as “energias renováveis” fossem ilimitadas e mais baratas já o mundo inteiro as usava e a dependência dos combustíveis fosseis já tinha sido reduzida.
      O problema é que o Sol só há de dia, quando há, o vento só há quando há, a agua não é ilimitada, a energia gerada através das ondas é uma utopia, etc. etc.
      Acreditem que isto ainda mal começou, pois a eletrificação dos automóveis, assim como a conversão do que for possível, para energias renováveis, vai fazer com que o preço de eletricidade dispare e nessa altura já não vai adiantar muito que a OPEP aumente a produção

    2. Avatar de manuel
      manuel

      Paineis solar podem produzir água, dessalinizando, e repondo albufeiras e açudes…

    3. Avatar de Tonheco
      Tonheco

      E onde se faz a agricultura? debaixo dos painéi? Viver na cidade dá nisto, a realidade começa a parecer ficção e a ficção realidade.

      1. Avatar de Nuno Teixeira
        Nuno Teixeira

        E quem te disse que aquela zona estava a ser usada para agricultura?

    4. Avatar de Paulo
      Paulo

      Nem era preciso o “Alentejo todo” apenas 10 km quadrados de painéis, e outro 1km de baterias e abastecia o país todo e ainda sobra…

      1. Avatar de João
        João

        Acabou de dizer uma grande asneira.

  4. Avatar de JS
    JS

    Tanto investimento e agora é que vai ser
    E o que é?
    Maior aumento do preço da eletricidade para não falar no Roubo dos combustiveis

    1. Avatar de João
      João

      Agora são dois a “roubar”

  5. Avatar de Tiago
    Tiago

    O que vale é que vem aí a bazooka !:)) Haja projetos ! Bbbuuuummmm !!!

  6. Avatar de Luis
    Luis

    De facto a escalada de preços da electricidade no mercado grossista ibérico (e não só) deve-se a um conjunto de factores, sendo os principais o aumento do preço do gás natural nos mercados internacionais, que é utilizado em centrais de ciclo combinado e que fixa o preço de mercado na maioria das horas (dado que o nosso mercado é um mercado marginalista), e à subida do preço dos direitos de emissão de dióxido de carbono (CO2). Caso sejam as centrais a gás natural a fixar o preço no mercado diário este naturalmente aumenta.

  7. Avatar de Marco
    Marco

    Esses 170 milhões de euros investido eles recuperam em 1 ano, ano e meio.. com o preço da eletricidade atualmente enfim.

  8. Avatar de rosa guilhermina lomba correia guedes
    rosa guilhermina lomba correia guedes

    Maior Maior Maior. Complexo dos Menores!
    Desde quando ser “maior” só por si é sinónimo de algo positivo?
    Parece-me estar a viver no Guinness, ou num país em que grande parte da população é como aqueles putos que medem o tamanho da pilinha

    Os interesses privados e as cumplicidades entre as empresas privadas e os governantes transformam toda e qualquer alternativa APENAS em mais um negócio – o que deveria ser uma medida para proteger o ambiente passa a ser apenas uma nova oportunidade de negócio.
    GREENWASHING
    Em vez de painéis solares em telhados das grandes superfícies já construídas ou em terrenos áridos, o governo português aposta em grandes centrais para as grandes empresas energéticas – leilões ganhos pela Iberdola, EDP, etc…

  9. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    Já baixavam era o preço da electricidade…

    Painéis solares a receber energia à borla (- custos de investimento e manutenção) e o zé povinho paga a electricidade a preço de ouro.

  10. Avatar de FreakOnALeash
    FreakOnALeash

    De saudar um investimento desta magnitude sem participação dos contribuintes, com vista a contribuir para a baixa dos preços de energia.
    Um parolo do PS ter aparecido como corta-fitas é que fica mal na fotografia!